Como navegar ao lado de um navio de carga gigantesco usando apenas um barco a remo: Conheça o Volume!

O navio Maersk Triple E dificilmente passa despercebido nos portos por onde atraca.

Com capacidade para 18 mil contêineres é o maior cargueiro do mundo.

Ele tem 400 metros de comprimento (isso mesmo, quase meio quilômetro). Só para escala, imagine que dar 50 voltas em torno dele, se isso fosse possível, na água, seria o equivalente a uma maratona.

Suas 53 mil toneladas (descarregado) equivalem a cinco Torres Eiffel.

Seus dois motores conseguem levar esse colosso a 35 quilômetros por hora, podendo chegar a 46 quilômetros por hora.

Consomem, cada, 20 mil litros de combustível por dia. Seus dois hélices de quatro lâminas cada têm 10 metros de diâmetro.

Pode ter certeza que sua aparente lentidão expressa grande potência: mover milhões de quilogramas a essa velocidade produz uma força de arrasto difícil até de imaginar.

Se você fosse um barquinho a remo, a última coisa que você iria querer era estar no caminho desse monstro.

E mais: não iria querer estar sequer a 50 metros dele.

A força de arrasto não só iria balançar seu bote a ponto de virá-lo: iria sugá-lo para debaixo da água como se fosse um graveto.

A imagem chega a ser assustadora.


1. A REALIDADE DO MERCADO

A bolsa de valores está cheia de "Maerks Triple E". São os investidores institucionais, aqueles participantes do mercado cujas posições e potência financeira são tão gigantescas que, assim como o navio, cada mudança de trajeto precisa ser milimetricamente calculado.

Imagine o custo, em combustível, para fazer esses colossos darem a volta, irem de um trajeto para o leste para um trajeto para oeste. Se o capitão quer mudar o rumo do navio, precisa começar a fazê-lo quilômetros antes: não dá para dar uma cavalo de pau com um bicho desses.

Do mesmo modo, para os investidores institucionais saírem de posições vendidas gigantescas para posições compradas, o início do movimento começa muito, mas muito antes do momento em que conseguimos perceber (sem as ferramentas adequadas) que esse movimento, simplesmente pelo comportamento do preço.


2. BARQUINHOS SENDO SUGADOS PELA FORÇA DE ARRASTO DOS TITÃS

Diariamente vemos os barquinhos a remo dos traders de varejo sendo arrastados pela força dos investidores institucionais para o fundo do mar.

Os investidores institucionais são responsáveis por mais de 80% dos negócios do mercado. Seu rastro é visível como aquele deixado por centenas de metros de turbulência atrás de um "Maerk Triple E", mas é solenemente ignorado pelos pequenos traders ou porque não têm as ferramentas ou porque simplesmente não sabem que esse rastro é importante.

Pois eles estão concentrados nos preço e ignoram o volume: isso mesmo, usam metodologias e indicadores baseados em preço e, assim, tratam navios gigantescos como se fossem jet-skis. Se aproximam deles de qualquer modo e morrem, sem saber surfar o arrasto adequadamente.


3. O PREÇO NUNCA ESQUECE O VOLUME

Quando um volume muito grande se movimenta em determinada faixa de preço, essa faixa de preço fica marcada. Pense na cicatriz aberta no mar calmo quando esse grande navio singra sua superfície. O preço não esquece o volume por um tempo mais ou menos longo, por vezes minutos, por vezes meses ou até anos.

Assim, o valor de um ativo quando passa por esse rastro, por essa cicatriz, terá certos comportamentos importantes quando passar por ele novamente.

Essas regiões de alto volume, onde 70% dos negócios do mercado ocorre em certo intervalo de tempo é o que chamamos de "Zona de Valor", aquele intervalo em que o grosso do mercado aceita negociar, onde os Maerks Triple E aceitam navegar. Isso acontece em qualquer ativo da bolsa de valores. Dentro das Zonas de Valor teremos ainda os Pontos de Controle (POC), pontos com volume concentrado.

Acima da Zona de Valor, estamos em uma área de sobre-combra. Abaixo dela, em uma área de sobre-venda.

E, no meio disso tudo, pontos em que os Maerks Triple E apertam o acelerador, tornando a força de arrasto em sua popa ainda mais avassaladora.


4. COMO USAR OS PONTOS DE ACELERAÇÃO DOS GIGANTES

Os nós de alto volume, os picos de alto volume, os momentos em que os navios de carga do mercado dão aquela acelerada, podem servir como referência não para nos afogarmos puxados para as profundezas por eles, mas para surfarmos adequadamente as ondas que esses investidores institucionais estão levantando no mar do mercado.

É importante que você tenha as ferramentas corretas para mapear esses nós, esses pontos de aceleração, que você saiba mapeá-los para saber o momento certo de entrar numa onda. Como um surfista, você não quer ser encoberto, levar uma "vaca"... você pode ir com a onda, em harmonia.

Via de regra, esses momentos de alto volume, ainda que no passado, são respeitados pelo preço: são os verdadeiros suportes e resistências. E isso não tem nada a ver com os fatos, notícias, acontecimentos que provocaram esse volume anterior. Especular sobre isso é pior que usar astrologia para negociar. O volume elevado em certa zona de preço é mais poderoso que qualquer acontecimento político ou econômico.

Sua estratégia, portanto, precisa estar atenta ao volume do passado, em que pontos os grandes volumes aconteceram e à observação de como o preço se comportou ao encontrar esses nós de grande valor. Se você ficar satisfeito com o comportamento do preço nesses pontos, se é possível fazer uma leitura preditiva a partir deles, esse ativo é um grande candidato a trades de alta probabilidade.

Dessa maneira, é possível colocar nosso pequeno veleiro em um mar apinhado de cargueiros gigantescos, não só sobreviver como também chegar mais rápido.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

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Comentários

Higor Medeiros03/05/2020

Boa noite Satinho. Top a matéria. Parabéns. TMJ

fernando03/05/2020

Muito bom, uma aula. abs

Cirleno03/05/2020

Muito bom Sato, assisti o video e depois vim aqui dar uma conferida no seu blog, top D+. Parabéns! #TMJ Sato & Osnei OBS: Poderia criar uma artigo explicando como relacionar time frames diferentes para uma estratégia de como operar conforme o perfil do trade. Ex. Se ele quer um trade rápido (DT) combine isso com isto, se quer um trade mais lento (ST) use isso e isto e se quer encarteira por um período maior como position. Por favor. Obrigado!

Dionizio03/05/2020

Top

José Luiz03/05/2020

Melhor conteúdo sobre análise técnica!!!

sellen03/05/2020

show de bola prof. sato tmj!!! nao perco 1 vídeo do nosso exécito.

Soraia Alvarez Alvarez04/05/2020

Somos alunos raiox eu e meu esposo e vosso conteúdo é excepcional!

João George04/05/2020

Muito legal

Raphael Araujo05/05/2020

Show Sato! #TMJ

felipe06/05/2020

Boa satinho, excelente material... como sempre bem didaticos e figurativos.. obrigado pelo conhecimento #tamojuntosatoeosney

Douglas Rodrigues Farias06/05/2020

Parabéns Sato, por este belo artigo. Escreve um artigo sobre Prop Trading.

Guilherme07/05/2020

Top. Sato, ensina a gente usar opções simples.

Ederaldo Bueno de Macedo Junior08/05/2020

Obrigado, a teoria fica cada vez mais clara, portanto a prática ainda não muito. TMJ!!!

Edson Ottenio08/05/2020

Muito bom Sato! É uma pena que haja muitos oportunista nesta era digital dizendo 'ate' que big players não existem e pior levando incautos a acreditarem e tomarem grandes prejuízos. Parabéns a você e sua equipe, não só pela matéria esclarecedora mas principalmente por compartilhar um conteúdo verdadeiramente sólido. Ainda esses dias vi três vídeos de um "instrutor" fazendo um workshop, três vídeos, três.... sem conteúdo nenhum, uma vergonha! Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho!

Augusto Miranda08/05/2020

Parabéns . TMJ Sato e Osney. Raio X é FODAA!!!!

Leda08/05/2020

O exemplo do Antonov e agora do Maersk triple E é excelente para entendermos que o tempo dos institucionais é outra realidade. Essa analogia ajuda muito na hora do time de entrada/saída das operações, sempre me lembro do antonov e pacientemente monitoro o fluxo.

Josué Ventura09/05/2020

Bom dia Sato, excelente conteúdo. A comparação feita ficou muito didática, de fácil absorção do conteúdo.

Guilherme 09/05/2020

Conteúdo incrível como sempre, uma visão profissional do mercado, obrigado Sato

João George09/05/2020

Muito bom Sato!! Excelente conteúdo!!

Pedro M Tondelli09/05/2020

TMJ Sato. Obrigado por tudo. Operando junto com os Maersk Triple E. Abraços

João Batista 10/05/2020

Muito bom, conteúdo explicativo, pratico, fácil de entender. Estou aguardando a plataforma e o seu livro para colocar na minha cabeceira. Apesar de fazer parte do RAIOX desde o início, agora que realmente estou tendo o tempo de ler e estudar e acho que vocês são de outro planeta! Tamo junto inclusive para fazer parte do novo projeto da mesa proprietária e/ou qualquer outro de vocês. Só tenho agradecer pelo conhecimento. Não estou muito focado em ganhar, mas sim aprender apesar de já está caminhando para os sessenta e oito anos.  É como a Cora Coralina diz “O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende com a vida e com os humildes”

Luiz G D. Spezia10/05/2020

Volume é tudo!Excelente artigo Sato!

Neuton10/05/2020

Exelente, aula top.

Leila10/05/2020

Comprei vários cursos, o que mais me identifiquei foi o do Sato. Realmente seus indicadores nos ajudam muito. As aulas de domingo são muito boas. Gratidao!!

Anderson Nunes13/05/2020

Excelente conteúdo Sato, e parabéns pelo trabalho de abundância

Andre Pereira14/05/2020

Sensacional Sato, analise bastante pertinente e clara. Muito obrigado por compartilhar sua experiencia e proporcionar este aprendizado magnifico! TMJ SATO!!