Ações da B2W Digital - Lojas Americanas e Submarino (AMER3): e agora? Cai ou sobe?

A B2W Digital - Lojas Americanas e Submarino (AMER3): o que muda na hora de você investir depois de aprender o método que eu conto neste texto?

As ações da B2W Digital - Lojas Americanas e Submarino (AMER3) são de uma das maiores empresas de comércio eletrônico e físico do Brasil. Mas será que só essa informação justifica a escolha por investir nesse ativo?

As ações da B2W Digital - Lojas Americanas e Submarino (AMER3) são o tema deste artigo que pretende responder a essa pergunta. Porém, a resposta não está somente em conhecer a empresa e seus negócios. Acima de tudo ela está em sabermos ler o comportamento dos investidores institucionais, os participantes fortes que se antecipam aos movimentos importantes de queda e de alta da bolsa, ou por estarem bem informados ou por eles mesmos provocarem ou desencadearem esses movimentos de acordo com seus interesses. O Raio X Preditivo ensina você a ler o volume financeiro de ativos negociados e, através dessa informação, saber o momento certo de investir ou de fazer trades de curto ou curtíssimo prazo, tanto na compra quanto na venda.

A B2W Digital - Lojas Americanas e Submarino tem 907.116.900 de ações ordinárias e, desse total, 596.086.291 (65,71%) estão em livre negociação.


O QUE É A B2W DIGITAL - LOJAS AMERICANAS E SUBMARINO - E SUAS AÇÕES (AMER3)?

Segundo a página das ações da B2W Digital - Lojas Americanas e Submarino (AMER3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

• Atividade Principal: Comércio varejista e atacadista em geral de quaisquer bens e serviços por meio de diversos meios em especial da Internet e de lojas físicas sem restrição a outros meios.

Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Comércio / Produtos Diversos.

Americanas S.A. (anteriormente Lojas Americanas S.A. e B2W Digital S.A.) é uma holding brasileira do varejo. Foi criada em 1929 em Niterói pelo austríaco Max Landesmann e pelos norte-americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger.

Hoje, são 3800 lojas em todo o Brasil e quatro dos principais e-commerce do país. É a quarta maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar de 2015.

Com sede no Rio de Janeiro, tem quatro centros de distribuição, em Nova Iguaçu (Rio de Janeiro), Barueri (São Paulo), e Recife (Pernambuco).

Ainda em 2012, anunciou um centro de distribuição na cidade de Uberlândia (Minas Gerais) para as plataformas de e-commerce (Americanas.com, Shoptime e Submarino).

É controlada por três empresários: Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, o mesmo trio que comanda a Inbev (antiga AmBev), GP Investimentos, América Latina Logística e outros grupos. A rede comercializa mais de 80 mil itens de quatro mil empresas diferentes.

Segundo a página de relacionamento com o investidor da companhia, a Americanas S.A. oferece uma plataforma física com diversos formatos de lojas, além de contar com uma plataforma digital, com variadas marcas.

• Americanas: A Americanas.com é a maior loja online brasileira com milhões de produtos disponíveis em mais de 40 categorias. Eleita pelos clientes como a nº 1 em atendimento e loja mais querida da internet, a Americanas.com oferece a melhor experiência de compra e diversas opções de entrega aos clientes. A marca é democrática, inclusiva e presente no dia a dia dos brasileiros. Os clientes podem comprar pelo site, app ou em quiosques instalados nas lojas e receber seus produtos em casa ou nas mais de 1.700 Lojas Americanas, espalhadas por todo o país.

• Submarino: O Submarino é uma marca digital, referência em livros, games, tecnologia, e entretenimento. O objetivo da marca é levar uma experiência inovadora aos clientes por meio dos assuntos que estão em alta na internet e dos principais lançamentos, sempre com um conteúdo de qualidade. Além disso, o site e o aplicativo do Sub apresentam uma navegação ágil e personalizada, que potencializa a experiência de compra e a busca por novos produtos. Veja mais no site!

• Shoptime: O Shoptime é o maior canal de home shopping da América Latina. Especializado na demonstração de produtos ao vivo, está no ar 24 horas todos os dias, levando aos clientes conteúdo e entretenimento. O Shoptime oferece itens exclusivos e soluções práticas para o dia a dia com suas marcas próprias Casa & Conforto (cama, mesa e banho), Fun Kitchen (eletroportáteis), La Cuisine (utilidades domésticas) e Life Zone (esporte e lazer).

• Sou Barato: O Sou Barato é a melhor opção quando o cliente busca por uma oportunidade imperdível de compras. Oferece produtos com preço ao alcance de todos. Os clientes podem escolher entre produtos internacionais, reembalados e usados e oferece mais de 70 milhões de ofertas, com entrega rápida e garantida para todo o Brasil, seja dos produtos nacionais ou importados.

• Americanas Empresas: é o e-commerce de vendas B2B da Americanas S.A., criado para facilitar a experiência de compra de negócios de todos os tamanhos e segmentos. É o principal canal digital para compras empresariais no país e tem tudo o que as empresas precisam em um só lugar: condições exclusivas, as melhores marcas e produtos, integrações com sistemas de compras e atendimento dedicado a empresas.

• Lojas Americanas: As Lojas Americanas do formato Tradicional foi o primeiro modelo de lojas da Companhia. Contando com uma área de vendas média de 1.000 m², têm reposição automática de estoques e sortimento de até 60.000 itens.

• Americanas Express: criado em 2001, foi concebido segundo o “conceito de vizinhança”. As lojas contam com uma área de vendas média de 400 m², logística just-in-time e sortimento de até 15.000 itens.

• Local: As lojas de conveniência, Local, foram concebidas em 2017 buscando estar cada vez mais presente no dia-a-dia dos clientes. As lojas contam com uma área de vendas média de 100 m², reposição diária de estoque e 80% do mix de produtos voltados para conveniência alimentar e sortimento de até 3.000 itens;

• Ame Go: criada em 2019, permite que os clientes comprem os produtos sem fila e sem checkout, de forma autônoma, com o auxílio de inteligência artificial, machine learning e computer vision. As lojas contam com uma área de vendas média de 50 m² e sortimento voltado para conveniência.

• Americanas Digital - O formado de lojas Digital, consiste em lojas com uma área de vendas média de 70 m², cerca de 70% do mix de produtos composto por eletroeletrônicos, com foco também na oferta de serviços e O2O.

• Ame - Fintech e plataforma de negócios mobile, é uma das primeiras iniciativas da IF e vem revolucionando a forma como as pessoas lidam com dinheiro. O número de downloads do app já ultrapassou 17 milhões, permitindo que os clientes paguem suas compras com o app em todos os sites, em 3 milhões de estabelecimentos e nas 1.707 Americanas de todo país.

• LET’S: também é uma das iniciativas do nosso motor de inovação. A LET’S é a plataforma de gestão compartilhada dos ativos de logística e distribuição do Universo Americanas, que tem por objetivo otimizar a integração das plataformas físicas e digital por meio de um modelo flexível desde o recebimento do pedido até a entrega. Isso nos traz importantes sinergias operacionais, importantes sinergias e otimiza a experiência do cliente.

• +AQUI: é a plataforma responsável pela gestão e promoção de serviços da Americanas, oferecendo aos clientes soluções nas verticais de crédito, seguros, cartões de conteúdos, serviços e venda assistida. Com o objetivo de disponibilizar crédito, proteger o patrimônio e superar as expectativas dos clientes com um atendimento de excelência, a +AQUI busca parcerias com empresas especializadas que são destaque em seus setores de atuação, ampliando o portfólio de serviços e garantindo soluções para as diversas demandas.

O que são as ações da B2W Digital - Lojas Americanas e Submarino (AMER3)?

As ações de uma empresa são “pequenos pedaços” dessa companhia. Cada uma é a menor fração possível da totalidade do “capital social” a ela correspondente. O capital social é tudo o que uma empresa vale em determinado momento.

Uma empresa decide vender seu capital social na bolsa para arrecadar recursos para se desenvolver. Se os recursos arrecadados forem bem utilizados, a empresa, como um todo, passa a valer mais. Quem comprou ações, vai perceber que essas ações, como um todo passarão a valer mais também na mesma proporção.

Ao comprar ações, me torno sócio, acionista, investidor e, por conseguinte, estou aceitando dividir os riscos desse empreendimento com a companhia.

Se a empresa cresce, além de as ações valorizarem, eu tenho a chance de receber parte dos lucros em forma de dividendos.

História da B2W Digital - Lojas Americanas e Submarino (AMER3)

  • 1929 - Fundada pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger que partiram dos Estados Unidos em direção a Buenos Aires com o objetivo de abrir uma loja no estilo Five and Ten Cents (lojas que vendiam mercadorias a 5 e 10 centavos, na moeda americana). A ideia era lançar uma loja com preços baixos, no modelo que já fazia sucesso nos Estados Unidos e na Europa no início do século. No navio em que viajavam, conheceram os brasileiros Aquino Sales e Max Landesman que os convidaram para conhecer o Rio de Janeiro. Na visita ao Rio de Janeiro, os americanos perceberam que havia muitos funcionários públicos e militares com renda estável, porém com salários modestos, e a maioria das lojas não eram destinadas a esse público. As lojas existentes, em geral, vendiam mercadorias caras e especializadas, o que obrigava uma dona de casa ir a diferentes estabelecimentos para fazer as compras. Foi assim que decidiram que o Rio de Janeiro era a cidade perfeita para lançar o sonhado empreendimento – uma loja de preços baixos para atender àquela população “esquecida” e que vendesse vários tipos de mercadorias. Eles desejavam oferecer uma maior variedade de produtos a preços mais acessíveis. Assim, no ano de 1929, inauguraram a primeira Lojas Americanas, em Niterói com o slogan “Nada além de 2 mil réis”. No fim do primeiro ano, já eram quatro lojas: três no Rio e uma em São Paulo.
  • 1940 - A Lojas Americanas tornou-se uma sociedade anônima, abrindo seu capital.
  • 1982 - Em 1982, os principais acionistas do Grupo Garantia entraram na composição acionária de Lojas Americanas como controladores.
  • 1999 - Criação da Americanas.com e Submarino.
  • 2005 - Submarino abre capital (IPO).

Aquisição do Shoptime.

Aquisição da Ingresso.com

  • 2006 - Criação do Submarino Finance.

Oferta adicional de ações após o IPO do Submarino (follow on).

Criação do Submarino Viagens.

Fusão da Americanas.com e Submarino resultando na criação da B2W

  • 2007 - Incorporação da B2W com o Shoptime.

Aquisição do direito de uso da marca BLOCKBUSTER® na internet.

Expansão da operação de viagens para as 3 marcas com a criação da B2W Viagens

  • 2008 - Inauguração do novo Centro de Distribuição da B2W
  • 2009 - Expansão internacional da Ingresso.com para o México
  • 2010 - Expansão internacional da Ingresso.com para a Argentina.

Expansão internacional da Ingresso.com para o Chile

  • 2011 - Aumento de Capital no valor de 1 bilhão de reais.

Lançamento do site SouBarato.

Inauguração do Centro de Distribuição da B2W em Recife.

  • 2012 - Anúncio do Plano de Investimentos de 1 bilhão de reais para os próximos 3 anos.

Inauguração de 4 novos CDs (RJ, SP, MG e PE)

  • 2013 - Aquisição da Click Rodo e da Uniconsult.

Lançamento da categoria de Moda.

Aquisição da Tarkena e da Ideais.

Lançamento do Marketplace.

  • 2014 - Aumento de Capital de R$ 2,38 Bilhões.

Lançamento da plataforma Seller.

Aquisição da Transportadora Direct.

Inauguração de 4 novos CDs e expansão de 1 CD.

Lançamento da Digital Finance

  • 2015 - Lançamento da B2W Fulfillment.

Aquisição da e-smart.

Aquisição do Sieve Group.

Alienação de B2W Viagens.

Inauguração de 2 novos CDs.

Lançamento do cartão SouBarato.

Alienação de Ingresso.com.

Lançamento do Submarino Prime

  • 2016 - Aquisição da Boo Labs, start-up de inteligência artificial.

Aprovação do aumento de capital de R$ 823 Milhões.

Lançamento do B2W Ads.

Acordo operacional com a Vialog

  • 2017 - Aumento de Capital de R$ 1,2 Bilhões.

Abertura do canal Shoptime para o Marketplace.

Lançamento do Marketplace no B2W Empresas.

Lançamento do Americanas Prime.

Lançamento do C2C

  • 2018 - Lançamentodo AME Digital.

Inclusão das Ações BTOW3 no Ibovespa.

Lançamento do programa Crédito Seller.

Ame passa a ser aceita em todos os sites da B2W.

Início da aceitação da Ame em lojas da Lojas Americanas

  • 2019 - Lançamento da Americanas Mundo.

Lançamento do app de crowdshipping VOE.

Definição da estrutura societária da Ame.

Anúncio do aumento de capital de R$ 2,5 Bilhões.

Ame anuncia parcerias com a Linx e com a Mastercard.

Ame anuncia parceria com a VTEX. Dezembro – Realização do Investor Day19.

Ame anuncia parcerias com Stone, Cielo, e Banco do Brasil

  • 2020 - Janeiro – B2W ganha a certificação “Great Place to Work 2020”.

Aquisição do Supermercado Now.

Ame anuncia parceria com a BR Distribuidora.

B2W anuncia parceria com a BR Distribuidora.

Parceria entre Supermercado Now e Grupo Big.

Lançamento Americanas Mais e Conclusão Aumento de Capital.

Emissão de Bonds: USD 500MM.

  • 2021 - Aquisição da Shipp.

Aquisição da Nexoos.

Combinação operacional de B2W e Lojas Americanas, resultando na criação da americanas SA


AÇÕES DA B2W DIGITAL - LOJAS AMERICANAS E SUBMARINO - (AMER3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Americanas (AMER3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 através de um sistema de negociação eletrônica chamado Plataforma Unificada Multiativos (PUMA). Com um celular ou um computador conectado à internet e uma conta em uma corretora de valores, podemos comprar e vender ações ou qualquer outro ativo negociado na bolsa de valores.

Milhões de brasileiros aproveitaram toda essa facilidade e entraram na bolsa entre 2018 e 2019 e início de 2020. Sem saber que estavam entrando em um dos mercados mais competitivos e sanguinários que existe. Estavam movidos por um momento de otimismo e euforia econômica, com tantas mudanças prometidas na economia. A bolsa não parava de bater recordes.

A esta altura, os investidores institucionais já estavam distribuindo ativos para as novas pessoas físicas chegando e até mesmo para fundos de ações de menor porte. É isso que os investidores institucionais fazem: distribuem ativos nos momentos de otimismo e recompram quando todos estão em pânico.

Foi isso o que aconteceu na crise do novo coronavírus. As ações começaram a despencar e muitos novatos e investidores de menor porte passaram a vender as suas ações, desesperados. Os investidores institucionais já estavam comprando: baratinho, baratinho.

É assim que eles agem.

Por isso, é importante ter a seu lado uma metodologia que permita a leitura do comportamento dos investidores institucionais. Isso só é possível através da análise do volume de negócios: eles são responsáveis por 80% dos negócios ou mais apesar de estarem em pequeno número (poucas empresas podem ser consideradas “big players”).

Atualmente a metodologia que melhor faz a leitura do volume é o Raio X Preditivo.

Quais ações a Americanas possui?

A Americanas possui apenas ações ordinárias, que dão direito a voto nas assembleias e também têm direito a proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio.

Qual são os códigos das ações da Americanas

O código das ações da Americanas é AMER3. Todas as ações da bolsa são reconhecíveis por seus códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral, também conhecido como ticker.

As ações da Americanas (AMER3) são negociadas em quais bolsas?

As ações da Americanas, além de serem negociadas na bolsa de valores brasileira, também participam do mercado dos Estados Unidos através de suas ADRs (American Depositary Receipts). As ADR permitem que ações nacionais sejam negociadas nos Estados Unidos.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA B2W DIGITAL - LOJAS AMERICANAS E SUBMARINO - (AMER3)?

Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Americanas (AMER3):

Trade com ações da Americanas (AMER3)

Os traders não estão interessados em ficar sócios de uma empresa, virar acionistas ou investidores.

Eles querem ter lucro no curto prazo em operações de trade que podem ser classificadas de acordo com sua duração: day trade (começa e termina no mesmo dia), swing trade (operação dura alguns dias), position trade (operação dura algumas semanas). A duração, na verdade, é regida de acordo com o tamanho dos “alvos” de variação de preço do ativo.

• Se achamos que o preço da ação vai subir, compramos. Encerramos a operação com uma venda, que pode representar lucro ou prejuízo.

• Se achamos que o preço da ação vai cair, vendemos. Encerramos a operação com uma venda, que pode representar lucro (se o preço cair) ou prejuízo (se o preço subir).

Vender ações que você não tem pode parecer estranho aos iniciantes, mas é possível através do aluguel de ações. Esse tipo de operação é intermediado pela corretora de valores e é bem comum. O seu nome é “venda a descoberto” ou venda descoberta. Em inglês, “short”.

Ganhar dividendos com ações da Americanas (AMER3)

Os investidores preferem comprar ações de empresa que acreditam que valorizarão no longo ou longuíssimo prazo. Vão comprar e não vão largar mais. Mesmo que valorizem, mesmo que despenquem. Se desvalorizarem, inclusive podem vir a aproveitar para comprar ainda mais ações.

Além disso, os investidores vão escolher empresas que paguem bons dividendos. Com os dividendos, eles compram mais ações que, então, pagarão mais dividendos, e assim por diante.

Claro que, para esse caso, é preciso verificar se a companhia costuma pagar dividendos com regularidade e se o valor desses dividendos é bom (dividendo yield). O dividend yield é uma porcentagem que indica quanto o dividendo representa frente ao valor total da ação.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA B2W DIGITAL - LOJAS AMERICANAS E SUBMARINO - (AMER3): QUAL DECISÃO TOMAR?

Mais do que números de resultados ou notícias ou dados da empresa, julgamos que o comportamento institucional é determinante para a decisão do pequeno investidor ou trader na hora de comprar ou vender uma ação.

Os big players são responsáveis por mais de 80% do volume de negócios das bolsas mundiais. Esse volume denuncia se eles estão se posicionando na compra ou na venda de ativos e antecipa movimentos importantes de preço.

Se há um fator que deve ser levado em consideração para sabermos se devemos investir em qualquer ação, este fator é o volume de negócios e em que contexto.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA B2W DIGITAL - LOJAS AMERICANAS E SUBMARINO - (AMER3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro.
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta.
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda.
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem.
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro.

A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA B2W DIGITAL - LOJAS AMERICANAS E SUBMARINO - (AMER3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que considera o volume como a causa dos movimentos de preço.

O preço é uma informação secundária!

Sem o volume o preço não se move ou, então, quando se move, não tem força para sustentar um movimento sólido.

Por outro lado, se observamos as causas (volume), conseguimos nos adiantar aos efeitos.

Como a maior parte do volume de negócios das bolsas mundiais é de responsabilidade dos investidores institucionais (estima-se que mais de 80%), podemos considerar que o Raio X Preditivo é uma metodologia que estuda o comportamento desses participantes fortes.

Dessa forma o pequeno investidor e o pequeno trader, conseguem se posicionar de acordo com o comportamento desses big players, encontrando zonas de negociação mais seguras, com maior potencial de ganho e menor risco.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA B2W DIGITAL - LOJAS AMERICANAS E SUBMARINO - (AMER3)?

• Se inscreva em um curso sobre bolsa de valores, trade e investimento na bolsa. Sem isso, não há como se dar bem em um mercado tão competitivo.

• Abra sua conta em uma corretora de valores.

• Primeiro treine na conta demo: aplicar seus conhecimentos novos na conta demo vai ser mais fácil pois não há o fator emocional da perda real de dinheiro envolvido.

• Sem obter sucesso na conta demo, não será na conta real que você conseguirá. A conta real é mais difícil e você deve estar seguro do que está fazendo.

• A partir de um treinamento na conta demo, de estudo aprofundado em uma metodologia que analise o volume (recomendamos o Raio X Preditivo), passe a operar ações da Americanas (AMER3) em sua conta real.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA B2W DIGITAL - LOJAS AMERICANAS E SUBMARINO - (AMER3)

As ações das Americanas (AMER3) se inserem no setor de varejo, que é bastante sensível às questões econômicas nacionais. Por exemplo, inflação alta e juros altos impactam fortemente nas vendas dessas empresas. No entanto, quedas no preço desses ativos podem configurar boas oportunidades de compra para o longo prazo, por exemplo. Tudo depende de como conseguimos detectar se os grandes players estão vendo ou não como, sim, uma oportunidade. Podemos fazer isso através de uma leitura correta dos volumes de negociação que só esses participantes deixam como pista. Para uma leitura correta desses indícios você pode contar com as ferramentas e os conceitos do Raio X Preditivo.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

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