Ações da Cosan (CSAN3): Ainda está bom para investir?

Em cinco minutos eu apresento você às ações da Cosan (CSAN3) e ainda te apresento um método para decidir se está na hora de comprar ou de vender

As ações da Cosan (CSAN3) são as ações de uma empresa que começou no ramo dos combustíveis à base de cana de açúcar (álcool), mas que, agora, diversificou, tendo sob seu guarda-chuva companhias como a Raízen, Comgas, Moove e Rumo, diversas delas também com ações negociadas na bolsa de valores. Será que é um bom investimento?

As ações da Cosan (CSAN3) são o tema deste artigo, já que queremos responder com precisão esta pergunta. Porém, a coisa mais fundamental que precisamos saber na hora de comprar ou vender ações na bolsa de valores é saber se os investidores institucionais (big players) estão interessados ou apostando na alta desse ativo. E isso só é possível fazer através da análise cuidadosa do volume de negociação, que revela a posição desses participantes fortes. Através disso, o Raio X Preditivo consegue encontrar regiões de entrada seguras tanto para investimentos de longo prazo como para trades de prazo mais curto. Por isso, fique atento aos tópicos em que introduzimos essa metodologia.

A Cosan tem 1.874.070.932 ações ordinárias e, dessas, 1.171.063.698 (62,49%) estão em livre negociação.


O QUE É A COSAN E SUAS AÇÕES (CSAN3)?

Segundo a página das ações da Cosan (CSAN3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

• Atividade Principal: Produção de Açúcar, Etanol e Cogeração de Energia. Distribuição de Combustíveis, Produção e Distribuição de Lubrificantes. Tranporte e Carregamento de Açúcar, Operador de Terras e Distribuição de Gás.

• Classificação Setorial: Petróleo, Gás e Biocombustíveis / Petróleo, Gás e Biocombustíveis / Exploração, Refino e Distribuição.

Segundo a página de relacionamento com o investidor da companhia, a Cosan é uma holding que investe em negócios dedicados à logística integrada e à diversificação da matriz energética brasileira. Tem quase 40 mil profissionais e seu portfólio reúne grandes empresas líderes em seus respectivos setores.

Raízen: Criada a partir de uma joint venture entre a Cosan e a Shell, a Raízen é uma empresa integrada de energia, referência na produção de açúcar, etanol e bioenergia, e uma das maiores no setor de distribuição e comercialização de combustíveis do país, além de ser uma das quatro maiores companhias em faturamento do Brasil.

Compass: empresa que atua e investe em quatro segmentos de negócios (infraestrutura, distribuição, comercialização e trading), se estabelecendo como uma plataforma complementar de atividades para explorar as oportunidades do setor de gás natural e energia no país, e que já conta em seu portfólio com a maior companhia de gás natural encanado do país, a Comgás.

Moove: uma das maiores empresas de lubrificantes do país, que atua globalmente na produção e distribuição das marcas Mobil, Comma e marcas profissionais. No Brasil, a empresa tem como foco a produção e distribuição de lubrificantes da marca Mobil, a distribuição de óleos básicos, além da rede de franquias especializadas em serviços automotivos Zip Lube.

Rumo: é hoje a maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina e oferece uma gama completa de serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. As cinco concessões ferroviárias que opera se estendem sobre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e os estados da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

O que são as ações da Cosan (CSAN3)?

Uma única ação de uma empresa corresponde à menor fração possível da totalidade de seu capital social. Se pegarmos o valor de uma ação e multiplicarmos pelo total de ações, aquilo corresponde ao valor, segundo o mercado, da empresa toda em determinado momento.

Uma empresa vende ações – ou seja esses seus “pequenos pedaços” – na bolsa de valores a fim de captar recursos para seus projetos. Quem compra as ações passa a possuir, literalmente, um pedaço da empresa e, a partir daí, passa a dividir o risco do empreendimento na esperança de que as coisas vão bem, que os recursos captados sejam bem aplicados e, com o tempo, a empresa passe a valer mais.

Portanto, os recursos captados no dia da abertura do capital, conhecido como IPO (Oferta Pública de Ações), deverão ser usados da melhor forma possível. A partir daí, as ações passam a refletir a “opinião” do mercado a respeito do valor da empresa, valor que flutua de acordo com a demanda e a oferta desses papeis. Se tem muita gente querendo comprar ações da Cosan (CSAN3) o preço sobe. Se tem muita gente querendo vende, o preço cai. Devido a esse mecanismo sutil, nem sempre o valor das ações reflete o que a empresa realmente vale (tanto naquele instante tanto quanto de forma potencial no futuro). Isso dá várias oportunidades de compra, tanto para o longo prazo quanto para o curto.

Os participantes que gostam de valorizações de curto prazo são os traders, que não estão interessados em virar sócios, mas tão somente lucrar em valorizações momentâneas. Eles compram e vendem quando obtém lucro. Ou vendem quando tiverem um prejuízo, depois de comprar e a ação ir contra as suas expectativas.

Os traders também podem vender ações, se acharem que elas vão cair de preço: alugam ações, vendem e recompram quando estão mais baratas. O nome dessa operação é venda a descoberto e é bem comum no mercado, facilitada pela área de BTC das corretoras de valores.

História da Cosan (CSAN3)

  • 1936 - A usina Costa Pinto, em Piracicaba, foi comprada pelos irmãos Pedro Ometto e João Ometto, e o sócio Mário Dedini em 1936. O grupo Pedro Ometto, sob liderança de Pedro Ometto, cresceu.
  • 1949 - Fundou a usina da Barra, a maior de todas, administrada por Orlando Chesini Ometto.
  • 1986 - Rubens Ometto Silveira Mello começou a trabalhar para o grupo Pedro Ometto. Era o responsável pelas usinas de Costa Pinto e Santa Bárbara, essa última desativada em 1995. Também em 1986 comprou o controle do grupo Bom Jesus que incluía as usinas de Santa Helena, São Francisco e Ipaussu, formando o grupo Cosan/BJ.
  • 1988 - Com a morte de Orlando, houve um conflito entre os primos herdeiros. O conflito se iniciou por conta de um acordo de acionistas de 1985, com vigência de vinte cinco anos, sobre o controle das unidades do grupo.
  • 1989 - Em assembleia extraordinária, o grupo Pedro Ometto afastou os diretores irmãos Rubens Ometto Silviera Mello e Celso Silveira Mello Filho, filhos de Isaltina. Em dezembro de 1989, a justiça cancelou essa assembleia extraordinária, retornando Rubens e Celso à diretoria. As desavenças duraram muitos anos. O grupo era o maior produtor de açúcar e álcool do mundo com vinte duas empresas e moagem de 10,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 5% do total brasileiro.
  • 1996 - Reorganização acionária. A empresa holding de Isaltina, Celisa Participações, se transformou em Nova Celisa com o controle das usinas do grupo Bom Jesus e a participação acionária no grupo Pedro Ometto (usinas Costa Pinto e da Barra, entre outras). Rubens passou a ter metade da Nova Celisa.
  • 2000 - Foi criada oficialmente a Cosan S.A. Indústria e Comércio.
  • 2002 - Comprou o controle da usina da Barra em Barra Bonita, consolidando o controle do antigo grupo Pedro Ometto.
  • 2005 - Abriu seu capital no novo mercado da Bovespa.
  • 2007 - Primeira oferta pública na bolsa de Nova York.
  • 2008 - Adquiriu o controle dos ativos brasileiros da ExxonMobil. Também nesse ano criou a Rumo, empresa de logística.
  • 2009 - Comprou a empresa fabricante do açúcar União.
  • 2011 - Criou a joint venture Raízen com a Shell.
  • 2012 - Comprou a Comgás.
  • 2015 - Organizou a fusão da Rumo com a ALL.


AÇÕES DA COSAN (CSAN3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Cosan (CSAN3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Os negócios são todos em meios eletrônicos, possibilitados pela Plataforma Unificada Multiativo (PUMA). Os pregões viva voz desapareceram há mais de dez anos.

Com isso, podemos negociar ações, como as ações da Cosan (CSAN3) a partir de casa, com um computador comum, ou mesmo um celular, uma conexão com a internet e uma conta em uma corretora de valores.

É quando, então, entramos num dos ambientes mais competitivos do mundo, a bolsa de valores. Nela algumas das empresas mais poderosas do mundo se digladiam, lutando por liquidez.

Elas se aproveitam de momentos de grande euforia, como quando a bolsa chegou a 120 mil pontos para vender ativos aos possuidores fracos. E de momentos de grande desespero, como a crise do novo coronavírus, para comprar dos desesperados que compraram no topo do mercado, por preços irrisórios.

Por isso, é muito importante ter a seu lado uma metodologia focada em volume, a fim de acompanhar o comportamento desses participantes fortes do mercado. Uma das metodologias com melhor desempenho nesse sentido é o Raio X Preditivo.

Quais ações a Cosan possui?

A Cosan possui ações ordinárias: ações que dão direito a voto nas assembleias, mas que também recebem dividendos. É preciso ter um grande número de ações para participar das assembleias, pois cada uma equivale a um voto.

Qual são os códigos das ações da Cosan

Todas as ações da bolsa de valores são conhecidas por seus códigos de negociação ou tickers que são formados por quatro letras e um numeral:

• Ordinárias: CSAN3

As ações da Cosan (CSAN3) são negociadas em quais bolsas?

As ações da Cosan (CSAN3) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, a B3, mas também nos mercados dos EUA, no formato de ADRs ou, como consta no site da empresa, ADSs (American Depositary Shares). Trata-se de um recibo representativo de ações emitidas por empresas que não são domiciliadas em território norte-americano. De maneira prática, uma ADS pode ser vista como uma ferramenta utilizada pelos investidores que negociam nas bolsas dos Estados Unidos para adquirir ações de companhias de outros países. Ao comprar uma ADS, o investidor não está necessariamente comprando a ação de determinada empresa, mas sim títulos representativos daqueles papéis. As ADSs são cotadas e negociadas em dólares, e, no caso da Cosan S.A., são listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

Os emissores de ADSs são tipicamente grandes companhias que buscam aumentar seu acesso ao mercado de capitais internacional. Qualquer empresa que seja de fora dos Estados Unidos e deseje aumentar seu capital e liquidez pode emitir ADSs.

Como investidor nacional você pode aplicar em ADSs. Porém, para comprar e vender suas ADSs, o investidor precisa ter uma conta no exterior.

O banco depositário das ADSs da Cosan é o J.P. Morgan Chase Bank. As instituições financeiras que exercem essa atividade são responsáveis por todos os serviços de emissão e transferência de ações para um programa de DS (Depositary Shares). O banco é responsável por todo o serviço aos acionistas, desde o seu cadastro até o pagamento de dividendos em dólares.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA COSAN (CSAN3)?

Podemos ganhar dinheiro com ações da Cosan de diversas maneiras:

Trade com ações da Cosan (CSAN3)

O trade não prevê grande permanência na operação.

A ideia é entrar na operação e, assim que se atingir um certo patamar de lucro, sair dela:

• Se achamos que vai subir, compramos. Encerramos a operação com uma venda com lucro (caso a ação suba) ou prejuízo (caso a ação caia)

• Se achamos que vai cair, alugamos ações e vendemos. Encerramos a operação com uma compra com lucro (se a ação cair) ou com prejuízo (se cair)

A venda de ações que não temos é possível através de aluguel de ações, uma operação facilitada pelas corretoras de valores. É bem comum. Esse tipo de venda é chamado de venda a descoberto ou, em inglês, “short”.

Ganhar dividendos com ações da Cosan (CSAN3)

Os investidores preferem a compra de ações para ficar com elas durante muitos anos ou décadas. Se a ação cai, eles aproveitam para comprar mais. Eles preferem ações que paguem dividendos. Com os dividendos compram mais ações.

Claro que, para isso ser possível, é necessário que a empresa seja lucrativa e, portanto, tenha bons dividendos. Sempre verifique se a empresa paga dividendos regularmente a cada trimestre e que o dividendo é bom (através do dividend yield).


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA COSAN (CSAN3): QUAL DECISÃO TOMAR?

O modelo de negócio de uma empresa como a Cosan é bastante complexo: investimento em empresas das mais variadas áreas. Você precisaria não só entender os negócios dessas empresas individualmente, mas saber o impacto de acontecimentos como a recente crise do Novo Coronavírus sobre elas.

Existe uma maneira mais realista e simples de se fazer isso: observar o comportamento dos investidores institucionais. Eles estão comprando (acumulando) ou vendendo (distribuindo)?

Se estão comprando, isso pode ser um bom sinal, de que há uma expectativa de que as ações subam... e a própria demanda e o eventual esgotamento da oferta, podem fazer o preço subir.

Se estão vendendo, a própria oferta e o esgotamento da demanda podem fazer o papel cair em algum momento.

Esse tipo de leitura serve para posicionamentos tanto no curto prazo quanto no longo. E esse tipo de leitura, que é feito a partir do volume de negócios, atualmente, no Brasil, só o Raio X Preditivo dá.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA COSAN (CSAN3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro.
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta.
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem.
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro.
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA COSAN (CSAN3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que prioriza a análise do volume de ativos negociados, considerando esse fator como o combustível do movimento dos preços, sendo a causa dessa volatilidade. Ao passo que outras metodologias usarão o próprio preço (mero efeito) como fator primordial na tomada de decisões.

Como o volume de negociações na bolsa, geralmente é ocasionado pelos big players, pelos investidores institucionais, também podemos considerar que o Raio X Preditivo se trata do estudo da atuação desses participantes, usando suas posições como referência para encontrar oportunidades de trades saudáveis: em que o risco é menor do que a chance de lucrar, isto é, se houver prejuízo ele será pequeno e, se houver ganhos, eles serão grandes.

Para tanto, o Raio X Preditivo usa uma série de conceitos e ferramentas (indicadores Sato’s) para aplicar esses conceitos de forma intuitiva sobre o deslocamento do preço no tempo, nos gráficos dos ativos.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA COSAN (CSAN3)?

O primeiro passo é fazer um curso sobre bolsa de valores, investimento e trade. Se você leu até aqui, deve ter entendido que bolsa de valores não é uma “aplicação”, como as que você faz num banco. Exige que você seja mais ativo e menos passivo.

Recomendamos um curso que analise o volume de negócios e a atividade institucional, como o Raio X Preditivo.

Só então abra sua conta na corretora. A partir daí, treine na conta simulada antes de operar de verdade. Ela é mais fácil, por você não estar perdendo dinheiro real, mas se não conseguir aplicar os conceitos e ferramentas nela, de maneira a fazer bons trades, não será na conta real que conseguirá.

Depois de treinar por tempo suficiente, aí sim, pode começa a comprar e vender ações da Cosan (CSAN3) e outros ativos da bolsa de valores.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA COSAN (CSAN3)

A Cosan é uma empresa enorme e com um conjunto de investimentos bem integrado e sinérgico (um ajuda o outro a crescer de forma harmônica). Trata-se de uma das maiores empresas de seu setor. Sem dúvida é uma companhia sólida e segura. Mas, se é hora de investir ou não, isso depende. Mesmo grandes empresas podem ter seus ativos desvalorizados por “n” razões! Para encontrar o momento certo de investir ou mesmo para fazer trades de curta duração, o mais recomendável é acompanhar os big players. Esses participantes fortes não só estão melhores informados como também podem influenciar o preço dos ativos de acordo com seus interesses. No Raio X Preditivo, fazemos isso seguindo as pistas que os big players deixam no gráfico através do volume de negociações. Através do volume, lido com os conceitos e ferramentas certas, encontramos regiões de negociação com excelente relação entre possibilidade de ganhos e risco.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário