Ações da Embraer (EMBR3): Ainda é boa pra comprar?

As ações da Embraer (EMBR3) vão cair ou vão subir? Conheça o negócio da empresa, sua história e nosso método para negociar esta e outras ações da bolsa de valores

As ações da Embraer (EMBR3) são de uma empresa que é um dos motivos de maior orgulho para o nosso país. Trata-se de uma empresa dona de diversas inovações no setor aéreo e também estratégica no que diz respeito ao nosso desenvolvimento e à nossa tecnologia de defesa. Assim é de se supor que essas ações são interessantes para investir. Certo? Talvez.

As ações da Embraer (EMBR3), para decidirmos se devemos investir nelas ou não, antes devem passar por cuidadoso escrutínio, não só conhecendo a empresa e seus detalhes fundamentalistas, mas acima de tudo tentando descobrir o que estão fazendo os big players diante de seus ativos. Os investidores institucionais estão sempre bem informados e, acima de tudo, têm capacidade de fazer o preço se movimentar de acordo com seus interesses. Detectamos o posicionamento desses participantes fortes através da análise cuidadosa do volume de negociações desde que essa informação passe pelo analítico de uma metodologia especializada, como é o caso do Raio X Preditivo. Assim, além de apresentarmos aqui a empresa, também queremos introduzir para você o Raio X Preditivo, que é a metodologia que usamos para decidir tanto para investimentos de longo prazo como para trades de médio, curto e curtíssimo prazo em qualquer ativo negociado na bolsa de valores.

A Embraer tem 740.465.044 de ações ordinárias, das quais 734.604.605 (99,21%) estão em free float (livre negociação).


1. O QUE É A EMBRAER E SUAS AÇÕES (EMBR3)?

Segundo a página das ações da Embraer (EMBR3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Projeto de desenvolvimento, fabricação, comercialização de aeronaves e sistemas e fornecimento de suporte e serviços de pós-venda.
  • Classificação Setorial: Bens Industriais / Material de Transporte / Material Aeronáutico e de Defesa

A Embraer foi criada em 1969 – privatizada em 1994 - com apoio do governo nacional, produzindo o Bandeirante, um avião turbo propulsor, destinado ao uso civil e militar dual, com capacidade para transportar de 15 a 21 passageiros. Dele, muitos outros projetos foram sonhados e desenvolvidos. Hoje, a empresa é o 3º maior fabricante de jatos comerciais do mundo e líder absoluta no segmento de até 130 assentos. Para atender demandas globais, estabeleceu unidades industriais, escritórios e centros de distribuição de peças e serviços nas Américas, África, Ásia e Europa. Tem sede no município de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, e possui diversas unidades no Brasil e no exterior, inclusive joint ventures na China e em Portugal.

O governo brasileiro é detentor de uma Golden Share, que lhe dá o direito de veto sobre determinadas decisões estratégicas sobre a companhia. Mas o capital da Embraer é pulverizado.

Em julho de 2018, a Embraer anunciou parceria estratégica com a Boeing. Divulgou fato relevante sobre a venda do controle da sua divisão de aviação comercial para a fabricante de aviões norte-americana. Também comunicou ao mercado a criação de uma joint venture com a Boeing para a comercialização do cargueiro KC-390, um dos seus mais recentes e promissores projetos voltado para a aviação militar. No entanto, em 24 de abril de 2020, a Boeing desistiu da parceria.

Fabrica aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares, peças aeroespaciais, serviços e suporte na área.

Para testes das aeronaves, a companhia utiliza duas pistas de pousos e decolagens; do aeroporto de São José dos Campos, que possui 2 676 metros de extensão. A área pertence ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, mas é utilizada tanto pela Embraer quanto para transporte aéreo comercial, sendo toda a infraestrutura compartilhada e mantida em parceria com a Infraero; da unidade da Embraer em Gavião Peixoto (aeródromo de Gavião Peixoto), que possui 4.967 metros de extensão e é considerada a mais longa pista de pousos de toda a América Latina.

O que são as ações da Embraer (EMBR3)?

Ações nada mais são do que “pequenos pedaços” de uma companhia. É como se pegássemos tudo o que uma empresa vale, dividíssemos em diversas frações e cada uma dessas frações é uma ação. A ação, portanto, é a menor fração possível da capitalização total de uma empresa.

Uma empresa lança ações na bolsa de valores para vender esses pequenos pedaços. Assim, ela capta recursos para serem investidos da melhor forma. Quem compra ações, divide com a empresa o risco do empreendimento. Mas se a totalidade de recursos captados for bem utilizada, a empresa passa a valer mais.

Ora, se cada ação corresponde a “um pedaço” da empresa, se a empresa passa a valer mais, os “pedaços” valorizam proporcionalmente. Então, quem compra ações – tornando-se sócio, acionista ou investidor – vê seu investimento valorizar. Não só isso, passa a receber lucros, quer dizer, parte dos lucros, em forma de dividendos.

História da Embraer (EMBR3)

  • 1953 - O oficial da Aviação do Exército, Casimiro Montenegro convida o engenheiro aeroespacial e fundador da Focke-Wulf em Bremen, o alemão Henrich Focke e seus engenheiros, para que atuassem no CTA.
  • 1968 - Primeiro protótipo do Bandeirante, cujo primeiro voo foi em 22 de outubro. A aeronave foi restaurada e encontra-se preservada no Museu Aeroespacial, na cidade do Rio de Janeiro
  • 1969 - Fundada como uma sociedade de economia mista vinculada ao Ministério da Aeronáutica, seu primeiro presidente foi o engenheiro Ozires Silva, que havia liderado o desenvolvimento do avião Bandeirante.
  • 1980 - Adquiriu o controle acionário da Indústria Aeronáutica Neiva, que se tornou sua subsidiária, atual divisão de aviação agrícola. Durante as décadas de 1970 e 1980, a empresa conquistou importante projeção nacional e internacional com os aviões Bandeirante, Xingu e Brasília.
  • 1981 - Ao iniciar uma parceria com a Itália em 1981, foi possível elaborar o avião de ataque ar-terra AMX, considerado um importante salto tecnológico para a elaboração de novos projetos.
  • 1986 - Ozires Silva deixou a presidência da empresa para assumir a Petrobras.
  • 1988 - Teve início o desenvolvimento de um avião binacional que seria projetado e construído tanto pela Embraer, quanto pela argentina Fábrica Militar de Aviones (FMA). A aeronave teve a designação de CBA-123, sendo CBA a sigla para Cooperação Brasil-Argentina
  • 1990 - O primeiro protótipo voou, mas seu alto preço, além da crise econômica e política da época, acabou com o projeto.
  • 1991 - Ozires Silva foi convidado a voltar à presidência da empresa e a conduzir o processo de privatização.
  • 1994 - Durante o governo de Itamar Franco, a empresa foi leiloada. Com a privatização da empresa, a União pôde arrecadar cerca de R$ 154 milhões. Em dezembro daquele mesmo ano, a empresa se tornaria a terceira maior empresa mundial no setor.
  • 2000 - Lançou ações nas bolsas de valores de Nova Iorque e de São Paulo
  • 2002 - uma joint venture com a China Aviation Industry Corporation II (AVIC II) criou a Harbin Embraer Aircraft Industry Co. Ltd. (HEAI), possibilitando a construção e venda de aviões ERJ-145 para o mercado da China.
  • 2004 - Foi criada uma associação com a empresa do ramo de defesa Lockheed Martin, para o fornecimento de aviões de sensoriamento remoto, com base no ERJ-145, para a marinha e aeronáutica dos Estados Unidos. No entanto, este projeto foi suspenso em janeiro de 2006. Ainda em 2004, um consórcio liderado pela Embraer foi declarado o vencedor no processo de privatização da OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal S/A), deste modo derrotando o consórcio ítalo-americano que havia sido constituído pelas companhias Alenia Aeronautica e Lockheed Martin
  • 2005 - deu início a uma ofensiva comercial para ampliar sua participação no mercado de aviões executivos, presente apenas com o Legacy, cuja plataforma é o jato ERJ-135. Para tanto, iniciou uma reestruturação interna nessa área, organizada pelo seu então vice-presidente de aviação executiva, Luís Carlos Affonso. Em maio do mesmo ano, anunciou o projeto do Light Jet e do Very Light Jet. Juntamente com modelos em tamanho real, seus nomes oficiais foram divulgados em novembro, durante a National Business Aviation Association (NBAA), em Orlando, como Phenom 300 e Phenom 100, respectivamente.
  • 2006 - Maurício Botelho foi responsável pela reestruturação da empresa, principalmente no âmbito financeiro. O lançamento do projeto da família ERJ-145, jatos comerciais com capacidade de até 50 passageiros, foi um sucesso de mercado que atingiu a marca de mil aviões vendidos em 2006. Em janeiro de 2006 foi anunciado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez o veto dos Estados Unidos à venda de aviões de treinamento Super Tucano ao seu país, por alegada transferência de tecnologia de origem norte-americana, presente na aviônica das aeronaves. Pelo mesmo motivo, foi anunciado veto à venda para o Irã
  • 2010 - Em 16 de setembro de 2010, o Conselho de Administração aprovou a sugestão da diretoria para que o nome empresarial fosse alterado de Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A para simplesmente Embraer S/A
  • 2012 - Foi criada uma nova joint venture com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC), para a fabricação na China dos jatos executivos Legacy 600/650 usando a infraestrutura e demais recursos da já existente joint venture Harbin Embraer Aircraft Industry Co., Ltd. (HEAI). Em setembro de 2012 foram inauguradas em Évora, Portugal, duas novas fábricas (as primeiras no continente europeu).
  • 2013 - Foi a Empresa do Ano da edição especial Melhores e Maiores da Revista Exame, por ter sido a companhia brasileira que mais cresceu em exportações em 2012, 17,6% em relação ao ano anterior, sendo uma das maiores exportadoras do país.
  • 2018 - A Embraer anunciou um acordo de intenções com a norte-americana Boeing para a criação de uma joint-venture. O negócio foi avaliado em 4,75 bilhões de dólares, com a empresa brasileira a representar 20% da participação.
  • 2020 - O acordo foi rescindido unilateralmente pela Boeing, mantendo a joint venture para comercialização do cargueiro militar C-390. A justificativa foi que a "Embraer havia descumprido as obrigações contratuais", afirmações inverídicas, segundo a Embraer.


2. AÇÕES DA EMBRAER (EMBR3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Embraer (EMBR3) são negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira, através da Plataforma Unificada Multiativos, que permite negociações exclusivamente eletrônicas, seguras, rápidas e acessíveis.

Podemos comprar e vender ações através de nossos computadores e celulares, tendo uma conta em uma corretora de valores.

Devemos, porém, estar ciente da presença massiva de investidores institucionais nesse mercado, participantes capazes de movimentar os preços de acordo com o controle do volume de ativos comprados e vendidos (aumento de demanda e oferta e também retirada da oferta e da demanda), a fim de se aproveitar de eventos de grande liquidez em quedas e altas dos ativos.

Assim, é fundamental que estejamos munidos de uma metodologia eficiente que permita a leitura do volume e sua influência sobre o preço, a fim de seguirmos o comportamento desse “dinheiro esperto”.

A metodologia que melhor lê a atuação institucional através do volume de negócios, atualmente, é o Raio X Preditivo.

Quais ações a Embraer possui?

A Embraer possui apenas ações ordinárias listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As ações estão listadas no chamado Novo Mercado, o segmento da B3 que pede os mais altos padrões de governança e transparência.

Qual são os códigos das ações da Embraer

As ações da Embraer são conhecidas pelo código EMBR3.

Todas as ações da bolsa de valores são conhecidas pelos seus códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral. O dígito 3 indica que se trata de uma ação ordinária, com características similares ao tópico acima.

A principal característica de uma ação ordinária é o direito ao voto nas assembleias, sendo que cada ação corresponde a um voto.

Os códigos de negociação também são chamados de “ticker”.

As ações da Embraer (EMBR3) são negociadas em quais bolsas?

A Embraer S/A também possui valores mobiliários disponíveis para negociação no principal mercado de ações norte-americano, a Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). Nesse mercado, o investidor pode comprar e vender American Depositary Receipts (ADRs).


3. FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA EMBRAER (EMBR3)?

Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com as ações da Embraer (EMBR3):

Trade com ações da Embraer (EMBR3)

O trade são operações de curto prazo: day trade (começa e termina no mesmo pregão), swing trade (duração de poucos dias), position trade (duração de poucas semanas).

Se achamos que, em algum momento a ação vai cair de preço, compramos e vendemos com lucro ou prejuízo para encerrar a operação.

Se achamos que vai cair, alugamos ações, vendemos e recompramos para encerrar a operação com lucro ou prejuízo. Essa operação, através do aluguel de ações, é chamada de venda a descoberto.

Ganhar dividendos com ações da Embraer (EMBR3)

Os investidores estão interessados na valorização de longuíssimo prazo das ações, mas também nos dividendos que a companhia pode pagar.

Para tanto, devem ficar atentos se a companhia paga dividendos regularmente e se esse valor é suficientemente bom, observando o dividend yield, que é a porcentagem que representa quanto vale o dividendo frente ao preço da ação.


4. INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA EMBRAER (EMBR3): QUAL DECISÃO TOMAR?

Julgamos que um fator mais realista para avaliar se uma ação está boa para ser comprada, mais até do que a divulgação dos resultados é o volume de negociação, do qual podemos deduzir o posicionamento dos big players, os participantes que, muitas vezes, se antecipam aos grandes acontecimentos no preço do ativo.

O volume não mente nunca. Assim, uma subida de preço brusca, mas sem volume, pode significar que um big player que tenha se posicionado na venda irá fazer pressão para que o preço volte a cair, através de mais vendas. Este é só um de muitos exemplos.

Outro exemplo: uma queda brusca de preço, pode ser o momento em que os investidores institucionais aproveitam para comprar ações a preços cada vez mais baratos. A seguir, eles podem esperar que a oferta (investidores querendo vender) se esgote e, então, provocar uma alta, aumentando a demanda, comprando cada vez mais.

Esse tipo de olhar, que ajuda você a interpretar o comportamento futuro do preço de um ativo através da análise do volume é dado por uma metodologia chamada Raio X Preditivo.


5. FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA EMBRAER (EMBR3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro.
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta.
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda.
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem.
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro.
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


6. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA EMBRAER (EMBR3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que privilegia o estudo do volume de negócios na hora de decidir pela compra e pela venda de ativos da bolsa de valores. As leis de mercado que regem os ativos da bolsa (oferta e procura) vale para todos e as ações da Embraer não são exceção. Por exemplo, maior volume de compras em um nível de preço indica que haverá mais dificuldade de o preço passar dali (a não ser que aconteça um volume muito grande de vendas).

Assim, o Raio X Preditivo considera que o volume é a causa dos movimentos de preço. E o preço não passa de efeito.

Ora, se focamos nas causas, nos adiantamos aos efeitos, que é o que precisamos antecipar para obter lucro.

Como a maior parte dos volumes de negociação dos mercados mundiais é de responsabilidade dos big players, podemos dizer também que o Raio X Preditivo é o estudo do comportamento desses participantes fortes, também conhecidos como investidores institucionais.


7. COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA EMBRAER (EMBR3)?

  • Passo Fundamental: fazer um curso sobre bolsa de valores, trade e investimento. Pelos motivos acima recomendamos o Raio X Preditivo. Sem um curso, qualquer que seja, é inviável ter bons resultados neste que é um dos mercados mais competitivos que existe
  • Abra uma conta em uma corretora de valores
  • Comece a fazer uso da conta simulada: é mais fácil treinar primeiro em um ambiente em que não há risco de perder.
  • Só depois de ter bons resultados na conta simulada passe para a conta real. A conta simulada é bem mais fácil, por não envolver o fator emocional (perder dinheiro de verdade influencia e muito!), porém, se você não tiver bons resultados na conta simulada não será na real que conseguirá
  • Agora sim... depois de treinar semanas ou meses na conta simulada, comece a operar na contar real.


8. CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA EMBRAER (EMBR3)

A Embraer é uma das empresas mais sólidas e respeitadas do Brasil. Porém, mesmo empresas sólidas não estão livres de terem suas ações desvalorizadas pelos mais variados motivos. Então, se você está pensando nesses ativos para o longo prazo ou mesmo para fazer trades de curta duração nossa recomendação é que você escolha o momento certo para isso. Desse modo, para encontrar esses momentos, é fundamental uma leitura cuidadosa da atuação dos big players. Esses participantes fortes não só estão melhor informados que qualquer outro participante do mercado como são capazes de influenciar a movimentação dos preços de acordo com seus interesses. O Raio X Preditivo é capaz de, através do rastro de volume que esses big players deixam, encontrar regiões seguras de trade e regiões vantajosas para entrar em um investimento. Para isso, você pode contar com os conceitos e as ferramentas fornecidas por essa metodologia.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

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