Ações da Klabin (KLBN11): Vender ou Comprar? Está na hora?

As oportunidades que você está perdendo nas ações da Klabin (KLBN11) e tudo o que você pode ganhar com elas se usar o método que eu apresento aqui

As ações da Klabin (KLBN11) são de uma empresa cujo produto, mesmo com a digitalização em uma época em que cada vez mais se fala em metaverso, continua e continuará em voga: papel e celulose. Parece que tão cedo o papel e produtos assemelhados não nos deixarão. Precisamos de papel para embalagem, para higiene e outras aplicações que abrangem todas as áreas da indústria e do comércio. Seriam então as units da Klabin um bom investimento? (Units são um mix de ações ordinárias e ações preferenciais).

As ações da Klabin (KLBN11) são o tema deste artigo que visa responder a essa pergunta. Mas o principal tópico ao qual você deve ficar atento é a metodologia que utilizamos para comprar e vender ações através do comportamento institucional, denunciado pelo volume de negócios. O Raio X Preditivo fica atento à atuação institucional para encontrar os melhores pontos de investimento e trade.

A Klabin tem o seguinte número de açoes:

  • Ordinárias: 2.081.728.595
  • Preferenciais: 3.536.164.161
  • Total: 5.617.892.756

Estão em livre negociação nos seguintes números:

  • Quantidade de Ações Ordinárias: 701.285.006 (33,69%)
  • Quantidade de Ações Preferenciais: 2.862.078.809 (80,94%)
  • Total de Ações: 3.563.363.815 (63,43%)


O QUE É A KLABIN E SUAS AÇÕES (KLBN11)?

Segundo a página das ações da Klabin (KLBN11) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Empresa brasileira de base florestal. Produtora de papéis e cartões para embalagens. embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. além de ser recicladora e produtora de toras para serrarias.
  • Classificação Setorial: Materiais Básicos / Madeira e Papel / Papel e Celulose.

A Klabin S.A é uma sociedade anônima de capital aberto, com 22 fábricas no Brasil e uma na Argentina. É a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do país e líder na produção de embalagens de papel.

A Klabin é a única companhia do mercado brasileiro a oferecer soluções em celuloses de fibra curta, fibra longa e celulose fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais.

Desde 2014, faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (ISE) e, em 2020, também passa a ser a única empresa brasileira do mercado de papel e celulose a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), nas carteiras de Índice Mundial e Índice de Mercados Emergentes.

Planta e colhe a própria matéria-prima, de forma sustentável. Produz e fornece três tipos de celulose: fibra curta (eucalipto), fibra longa (pinus) e celulose fluff, produzidas na Unidade Puma, inteiramente projetada para este fim, gerando múltiplas soluções para o mercado.

Produz papéis e cartões a partir de celulose própria de fibra curta e de fibra longa, com certificação FSC® (C001941)., atendendo a padrões mundiais de qualidade e sustentabilidade.

Fornece soluções únicas em papelão ondulado e sacos industriais, que melhoram e geram valor para os processos e produtos finais dos clientes.

O que são as ações da Klabin (KLBN11)?

As ações das empresas nada mais são do que pequenos pedaços do total do capital da companhia.

Quer dizer, a soma de todas as ações, em tese, dá tudo o que essa companhia vale em determinado momento.

Mas por que uma empresa decide vender esses pequenos pedaços para o mercado?

Porque ela precisa de recursos para seus planos de crescimento. Ao vender parte de seu capital ela capta esses recursos junto ao mercado, como investidores que decidem que vale a pena correr o risco do empreendimento.

Os investidores aceitam correr o risco. Mas se os recursos captados forem bem utilizados, a empresa valoriza e as ações valorizam proporcionalmente.

A empresa pode se tornar mais lucrativa. Parte dos lucros devem ser divididos com os acionistas em forma de dividendos e juros sobre capital próprio. E essa é outra forma que os investidores têm para serem remunerados (veremos mais sobre isso abaixo).

História da Klabin (KLBN11)

  • 1889 - A história da Klabin inicia-se com a chegada de duas famílias de imigrantes lituanos ao Brasil
  • 1899 - Irmãos e primos da Lafer-Klabin, fundaram na cidade de São Paulo, a Kablin Irmãos & Cia., uma loja, oficina de fabricação e importadora de artigos de escritórios e tipografia.
  • 1902 - A KIC arrenda a Fábrica de Papel Paulista, em Itu, com o fim do contrato em 1907.
  • 1909 - A KIC constitui sua primeira fábrica, a Companhia Fabricadora de Papel, que começa a operar somente em 1914 e já na década de 1920, torna-se uma das maiores fabricantes do setor em solo brasileiro.
  • 1920 - Abre o escritório da Klabin Irmãos e Cia. no Rio de Janeiro, então capital do Brasil
  • 1934 - Fundada a Klabin do Paraná (Indústrias Klabin do Paraná de Celulose) e iniciada a instalação de uma fábrica na Fazenda Monte Alegre (localizada em Tibagi, nesta época), que era de propriedade de uma empresa francesa falida e esta repassou seus ativos para o Banco do Estado do Paraná, com a intenção de saldar suas dívidas.
  • 1951 - O Grupo passou a investir na produção de raiom com a aquisição de parte da Rilsan Brasileira S/A, em 1951, e em novos setores industriais, como na aquisição da Companhia Universal de Fósforos, em 1955, em São Paulo. 
  • 1953 - Inaugurado, com a presença do próprio presidente Getúlio vargas, a Usina Hidrelétrica Presidente Vargas, no Paraná, construído e administrado pela Klabin. No setor de transporte, inaugurou em 1959 o Bonde Aéreo.
  • 1961 - A Unidade Vila Anastácio, na época, passou a ter a capacidade de produção de papel ondulado considerada a maior da América Latina.
  • 1963 - Inaugurada a máquina de papel nº 6 (Projeto de Expansão III) da Unidade Monte Alegre, na ocasião, o presidente João Goulart, junto com demais autoridades, visitou a fábrica.
  • 1969 - Foi dado início as atividades da fábrica de papel kraft e celulose de fibra longa Papel e Celulose Catarinense (PCC), em Lages (SC). A unidade foi pioneira no país em branqueamento de celulose por dióxido de cloro.
  • 1973 - Início a produção da Papelão Ondulado do Nordeste (Ponsa), em Goiana (PE), pioneira na fabricação de celulose a partir do bagaço de cana. Em Lages foi dado início a Celucat Artes Gráficas, para produção de sacos e envelopes.
  • 1979 - Foi criado o Parque Ecológico Samuel Klabin, localizado na Fazenda Monte Alegre, com uma área de aproximadamente 11 mil hectares, sendo que 71% são formados de florestas naturais.
  • 1979 - Profissionalização administrativa em suas empresas e logo após, cada família criou uma holding, que individualmente, determinava um integrante para representá-los no conselho geral. Foi estabelecido então o Conselho de Administração e a abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo. Nos anos seguintes o Grupo adaptou-se e modernizou-se em relação a gestão administrativa, em face a expansão do seu poderio industrial, com a multiplicação de empresas em solo nacional e os diversos investimentos internacionais.
  • 1980 - Celebrado oficialmente a conclusão do Projeto IV, do programa de modernização e expansão da produção de papel das Indústrias Klabin do Paraná. 
  • 1984 - Criado o Programa de Fitoterapia da Klabin, com o objetivo de produzir produtos fitoterápicos, utilizando-se de espécies botânicas nativas. O Programa foi o primeiro no mundo relacionado ao manejo de produtos florestais não madeireiros certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC) em 1999. 
  • 1989 - No Parque ecológico foi criado o Criadouro Científico, dedicado à conservação e ao estudo de comportamentos das espécies de fauna. Também o Centro de Interpretação da Natureza Frans Krajcberg
  • 1995 - A então denominada IKPC - Indústrias Klabin de Papel e Celulose S.A. adquiriu participação da Votorantim na KIV Participações S.A. (sociedade constituída pelas empresas Klabin S.A., Parisa Participações S.A. (Grupo Iochpe) e S.A. Indústrias Votorantim).
  • 1997 - Em joint venture com a Kimberly-Clark, é criada a KCK Tissue S.A. , para a produção de papéis sanitários na Argentina. 
  • 1998 - Em 1998 é criado pela Portaria 182 do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a RPPN Estadual Fazenda Monte Alegre, área de 3.852 hectares. Ainda em 1998 as florestas da Klabin são certificadas pelo FSC, sendo a primeira empresa das Américas do setor de celulose e papel a receber a certificação. Já na Unidade de Piracicaba é inaugurada a máquina de reciclagem da TetraPak.
  • 2000 - Passou a deter, 99% das ações de Klabin Riocell S.A. (atualmente Klabin S.A.). Em julho de 2000 adquiriu a fabricante brasileira de papéis e caixas de papelão Igaras (Igaras Papéis e Embalagens) por 918 milhões de reais, com três unidades: Otacílio Costa (SC), Ponte Nova (MG) e Angatuba (SP). Na época da aquisição a Klabin aumentou a sua participação no mercado de caixas papelão do brasileiro de 18% para 30%. 
  • 2001 - Com a reestruturação aplicada na companhia, passa a adotar a marca Klabin S.A.
  • 2003 - O grupo decide encerrar a produção de papel imprensa e no ano de 2008, é inaugurado o Projeto de Expansão MA - 1100, na Unidade Monte Alegre (PR). A unidade passa a se posicionar entre as dez maiores fábricas de papel do mundo e a Klabin entre os seis maiores fabricantes globais de cartões de fibras virgens.
  • 2011 - A Arauco Forest Brasil, subsidiária da Celulosa Arauco y Constitución, anunciou junto com a Klabin a compra de uma área de 107 mil hectares de terras no Paraná, sendo 63 mil hectares de florestas comerciais (reflorestamentos). A compra foi estimada em 473,5 milhões de dólares, onde adquiriram 100% do capital total da empresa Florestal Vale do Corisco Ltda. com sede em Jaguariaíva.
  • 2016 - Com o início das operações de sua nova fábrica, a Unidade Ortigueira, no Paraná, passou a fornecer simultaneamente ao mercado celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff (matéria-prima usada na fabricação de fraldas e absorventes que era apenas importada no país) a partir de uma única unidade industrial com um investimento de 8,5 bilhões de reais. Anunciou a compra da Embalplan Indústria e Comércio de Embalagens, localizada no município de Rio Negro, no Paraná, além da compra da Hevi Embalagens, localizada em Manaus, no Amazonas. Elevou em 10%, ou em 70 mil toneladas anuais, a capacidade de produção de caixas de papelão ondulado.
  • 2017 - Inaugurado o Centro de Tecnologia da Klabin, em Telêmaco Borba, com objetivo de criar novas tecnologias de alta complexidade e aplicações sustentáveis, que completa a integração das frentes de pesquisa e desenvolvimento das áreas de negócio da companhia. 
  • 2020 - A Klabin expandiu o seu setor de embalagens, comprando da concorrente International Paper sua divisão de embalagens no Brasil, representando um aumento de 310 mil toneladas/ano. Foram adquiridas as unidades localizadas em Suzano, Franco Rocha e Paulínia (São Paulo); Manaus (Amazonas) e Rio Verde (Goiás). Já a unidade de Nova Campina (SP), que estava inclusa na negociação, foi vendida para o Grupo Klingele Paper & Packaging. Incorporou a Sogemar e encerrou a disputa que envolvia o pagamento de royalties para a família Lafer-Klabin pelo uso da marca "Klabin". Ainda em 2020 a receita líquida da companhia atingiu 11,9 bilhões de reais e o Ebitda aumentou 14%, para 4,9 bilhões de reais.
  • 2021 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vendeu em bolsa 21 milhões de units da Klabin, cerca de 25% da fatia que detinha no capital da companhia. O BNDES levantou 598,1 milhões de reais e ainda se manteve no capital da Klabin, com participação de 5,4%. A Klabin anunciou um investimento adicional de 2,6 bilhões de reais no projeto Puma II, na Unidade Puma. O investimento total neste projeto resultou em 12,9 bilhões de reais.


AÇÕES DA KLABIN (KLBN11): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Klabin são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e o atual formato de negociações eletrônicas através da Plataforma Unificada Multiativos (PUMA) torna a compra e venda de ações muito fácil, bastando um celular ou um computador.

Porém, muitos investidores iniciantes não entendem que essa aparente facilidade esconde um dos mercados mais competitivos e agressivos que existem. Nele, big players (investidores institucionais) lutam por liquidez na compra e na venda de grandes, enormes, posições em ações.

Imagine o que aconteceu neste início de 2020. Diversos desses participantes gigantescos passaram a distribuir, no momento de euforia, diversos ativos caros aos milhões de novatos que entraram na bolsa de valores, movidos pela euforia a entrar na bolsa.

Quando a bolsa começou a cair, eles começaram a comprar desses mesmos novatos que estavam vendendo, desesperados, seus ativos a qualquer preço. E o que vimos a seguir é que a bolsa recomeçou a subir (note que o clima de euforia vem voltando cada vez mais a medida que a bolsa ultrapassou novamente os 100 mil pontos).

Para evitar problemas desse tipo, tanto investidores quanto traders devem ficar de olho no volume de negócios a fim de deduzir a possível atuação destes big players: eles estão distribuindo ativos caros ou acumulando ativos que consideram baratos?

Uma das melhores metodologia que faz a leitura do comportamento do volume atualmente é o Raio X Preditivo, ajudando os investidores e traders a se posicionar de acordo com a atuação dos investidores institucionais.

Quais ações a Klabin possui?

A Klabin possui ações ordinárias e preferenciais e também units que são um mix entre ordinárias e preferenciais (como se você comprasse um pacote de ações. Ações ordinárias são aquelas ações que dão direito a voto nas assembleias e que também tem direito a proventos tais como dividendos ou juros sobre capital próprio. As preferenciais não têm direito a voto, mas tem prioridade no pagamento de proventos.

Qual são os códigos das ações da Klabin

As ações da Klabin são conhecidas pelos códigos de negociação KLBN3 (ordinárias), KLBN4 (preferenciais) e KLBN11 (units).

As ações da Klabin (KLBN11) são negociadas em quais bolsas?

Atualmente, as ações da Klabin (KLBN11) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e também nos Estados Unidos, no formado de ADRs (American Depositary Receipts).

ADR é um certificado de depósito emitido por bancos norte-americanos, representativos de ações de empresas sediadas fora dos Estados Unidos, facilitando, dessa forma, o investimento estrangeiro na Klabin S.A. O preço de uma ADR costuma ser próximo ao preço da ação de seu mercado de origem, ajustado pela proporção entre ADR e ação original. Cada ADR corresponde a 2 Units da Klabin (1 ADR = 2 KLBN11).


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA KLABIN (KLBN11)? 

Podemos ganhar dinheiro com operações com ações da Klabin (KLBN11) de diversas formas:

Trade com ações da Klabin (KLBN11)

Fazer trade significa que não estamos interessados em investir, isto é, comprar ações pra ficar com elas por um longo período.

Nosso objetivo é entrar em operações, sejam elas de compra ou de venda, pra lucrar o mais rápido possível, de acordo com a nossa estratégia.

Podemos:

  • Comprar, quando achamos que o preço das ações irá subir. Tão logo suba a um patamar de acordo com nossa estratégia, vendemos com lucro. Se cair, teremos prejuízo, teremos que vender mesmo com um preço mais baixo.
  • Vender, quando achamos que o preço das ações irá cair. Tão logo caia, recompramos. Se subir, devemos vender em certo momento, mesmo com prejuízo, sob pena de ver esse prejuízo ficar ainda maior.

A venda de ações “sem ter as ações” é bem comum e é conhecida como venda a descoberto ou short. Ela é possível através do aluguel de ações intermediado pela corretora de valores. Esse processo é bem simples, na verdade. Depois de recomprar as ações, ao final da operação, elas são devolvidas ao investidor que as alugou e o aluguel é pago.

Os trades podem ser divididos também de acordo com sua periodicidade:

Ganhar dividendos com ações da Klabin (KLBN11)

Os investidores são aqueles participantes do mercado que estão interessados em acumular ações, não importa o momento, se de queda ou de alta. Inclusive, se o preço das ações estiver caindo, eles aproveitam pra comprar ainda mais ações, pois estariam “baratas”. Claro que não podem ser ações de qualquer empresa.

A escolha de ações pra esse tipo de estratégia é muito criteriosa e exige a análise dos relatórios trimestrais das companhias e até outros fatores mais abstratos, como quem são os diretores, a satisfação dos empregados e clientes, o posicionamento da companhia em seu setor e até o setor em questão.

A partir daí, o investidor vai acumular mais e mais ações. Uma das vantagens é que periodicamente eles receberão os dividendos, a parte dos lucros que é dividida entre os acionistas. Quanto mais ações ele tem, mais dividendos recebe. Com os dividendos, compra mais ações. Com mais ações, recebe ainda mais dividendos no próximo exercício e assim por diante.

Claro que, pra essa estratégia ter um bom funcionamento, necessário é que a companhia tenha lucros em todos os exercícios, de maneira que pague dividendos com constância, e os dividendos pagos sejam de um bom valor relativo, considerando um indicador chamado dividend yield.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA KLABIN (KLBN11): QUAL DECISÃO TOMAR?

Nossa postura, tanto para o investimento quanto para os trades de curto prazo, é verificar o posicionamento dos big players nos ativos.

Assim, por exemplo, verificamos na última grande queda de nossa bolsa, que várias empresas tiveram um grande volume de negociações.

Diversos big players aproveitaram que possuidores fracos venderam ações no desespero, a um preço baixo. Eles aproveitam esse movimento para “encher o carrinho”, absorvendo a oferta de papéis.

A questão é analisar o volume de negócios elevado e tentar entender se os investidores institucionais estão fazendo parte desse movimento na compra ou na venda. E também quais as regiões de preço em que mais absorveram ou distribuíram ativos. Essas regiões serão defendidas e a partir delas partem os movimentos mais importantes e fortes do preço, momentos em que podemos tirar proveito para entrar em operações.

Atualmente a metodologia que melhor faz esse tipo de análise é o Raio X Preditivo.

Claro, que no caso de investimento, a qualidade da empresa faz parte da análise, mas não se pode ignorar o posicionamento dos big players.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA KLABIN (KLBN11)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA KLABIN (KLBN11)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que considera o volume de ativos negociados mais importante que o próprio preço do ativo.

O volume de ativos negociados é a verdadeira causa dos movimentos de preço. O preço por sua vez é mero efeito.

Ao estudar ao volume, o Raio X Preditivo permite que o trader ou investidor se adiante aos efeitos, podendo encontrar zonas seguras de trade e entrada em investimentos, bem como eventuais saídas dessas iniciativas.

Como boa parte do volume de negócios dos mercados é de responsabilidade dos investidores institucionais (big players) também podemos dizer que o Raio X Preditivo é o estudo da atuação desses participantes com maior potencial de aproveitar os momentos de liquidez e ter mais influência sobre o que acontecerá com o preço.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA KLABIN (KLBN11)?

Eu poderia falar aqui sobre você precisar abrir uma conta em uma corretora e outros passos básicos.

Mas vou enfatizar o fato de que você PRECISA fazer um curso, qualquer curso sobre bolsa de valores antes. Obviamente, pelos motivos acima, recomendamos o Raio X Preditivo (ênfase nas causas).

Mas, independentemente do que você escolher, saiba que, sem conhecimentos mínimos não há chance de sucesso: a bolsa é um dos mercados mais competitivos e violentos que existe.

Depois de aberta sua conta em uma corretora de valores, treine muito na conta demo, em que não arriscará perder dinheiro. Esse fator torna operar na conta demo mais fácil, mas não espere ter sucesso na conta real sem treinar na conta demo antes com “lucro” e “consistência”.

Depois de treinar bastante, aí sim, pode começar a operar ativos de verdade.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA KLABIN (KLBN11)

Como pudemos ver, a Klabin é uma empresa forte e sólida, com uma longa história e que vem acompanhando as mudanças dramáticas de seu setor. Dificilmente terá grandes dificuldades no futuro e, aparentemente, sempre precisaremos de produtos derivados de celulose, especialidade da empresa. Porém, mesmo empresas com essas características passarão por momentos em que o preço de suas ações pode despencar. Para se antecipar a esses momentos nossa recomendação é ficar de olho no comportamento dos investidores institucionais: sempre bem informados e com capacidade de movimentar o preço de acordo com seus interesses. O Raio X Preditivo faz isso acompanhando o volume de negociações e seguindo a pista desses participantes fortes.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário