Ações da RaiaDrogasil (RADL3): Vale a pena investir?

Tem gente que fica irritada quando falamos isto sobre investimento em ações da RaiaDrogasil (RADL3). Mas é nossa opinião sobre qualquer ação. Atenção.

As ações da RaiaDrogasil (RADL3) são de uma das maiores empresas de drogarias e farmácias do Brasil. Uma coisa é certa: sempre vamos precisar de medicamentos e materiais ligados à saúde. Mas isto basta para investirmos em uma companhia como essa?

As ações da RaiaDrogasil (RADL3) são o tema deste texto na intenção de responder essa pergunta, mas já adianto que não basta saber tudo sobre uma empresa e um setor de negócios, nem tampouco seus fundamentos. O Raio X Preditivo acredita que a informação mais importante para decidir um investimento é o comportamento dos investidores institucionais que, através de seus interesses, times fortemente informados e amparados por alta tecnologia, são capazes de manipular os preços dos ativos ou, ao menos, se adiantar aos movimentos mais fortes. Essa metodologia observa tal comportamento a partir do volume financeiro de negócios, que deixa pistas do que esses gigantes estão fazendo e planejando na bolsa de valores.

A RaiaDrogasil tem 1.651.930.000 de ações ordinárias e, destas, 1.193.161.059 (72,23%) estão em livre negociação.


O QUE É A RAIADROGASIL E SUAS AÇÕES (RADL3)?

Segundo a página das ações da RaiaDrogasil (RADL3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Comércio de Produtos Farmacêuticos. Perfumarias e Afins
  • Classificação Setorial: Saúde / Comércio e Distribuição / Medicamentos e Outros Produtos

A Raia Drogasil (RD) é uma empresa de varejo especializada em drogarias. Foi criada em 2011, a partir da fusão entre Raia e Drogasil A companhia trabalha não apenas com a rede de farmácias, mas também serviços e marcas exclusivas.

Os pilares do negócio são as farmácias que totalizam 196 anos de história. Com mais de 1.800 lojas, possui plataformas próprias de vendas, atendendo 97% do mercado consumidor farmacêutico brasileiro.

Na área e serviços, possui a 4Bio Medicamentos Especiais e Univers, plataforma de gestão de saúde. Entre as marcas exclusivas da rede, está a Needs, B-Well, Triss, Caretech, Nutrigood e Le Pop.

O primeiro negócio que deu origem ao grupo foi a Pharmacia Raia, fundada em 1905 em Araraquara. Em 1935 surgiu a Drogasil, a partir da fusão de dois pequenos grupos: Drogaria Bráulio e Drogaria Brasil. No ano de 1937, ambas as empresas iniciam sua expansão.

A Drogasil abriu capital na Bolsa de Valores em 1977. Em 1994 a empresa começou a reformular a marca e ingressou no Novo Mercado da B3, então Bovespa. Em 2010 a Raia realizou sua oferta pública de ações e também ingressou no Novo Mercado. Em 2011 ocorreu a fusão das operações.

O que são as ações da RaiaDrogasil (RADL3)?

Uma empresa decide lançar ações na bolsa de valores a fim de captar recursos que, por meio de empréstimos ou financiamentos, sairiam muito caros (juros).

Lançar ações é sofisticar o modo como a companhia é vista pelo mercado e, ao mesmo tempo, captar esses recursos junto a investidores de todos os portes que aceitam dividir os riscos do negócio.

Se os riscos forem superados, e a empresa usar bem os recursos captados com a venda das ações (que nada mais são que uma parte da empresa), as ações valorizam junto com o valor total da companhia. Os investidores veem o seu capital crescer e ainda são remunerados com dividendos, que são parte dos lucros que devem ser divididos com os acionistas.

História da RaiaDrogasil (RADL3)

  • 1905 - Raia: O farmacêutico João Batista Raia inaugura, em Araraquara (SP), a primeira unidade da Pharmacia Raia.
  • 1935 - Drogasil: Sob o comando do farmacêutico José Pires de Oliveira Dias, a empresa surge a partir da fusão de dois pequenos grupos de farmácias do Estado de São Paulo: Drogaria Bráulio e Drogaria Brasil.
  • 1937 - Raia: Com a expansão para outras cidades, a Raia torna-se uma rede, com lojas em Araraquara, Araçatuba e Piracicaba (SP).
  • 1937 - Drogasil: Com a incorporação de outras cinco drogarias tradicionais, a Drogasil é criada, já com o conceito de rede.
  • 1966 - Raia: Dez anos após a morte do fundador, seu genro Arturo Pipponzi consolida o controle a gestão da empresa.
  • 1977 - Drogasil: A empresa abre seu capital, tornando-se a primeira do varejo farmacêutico a integrar a Bolsa de Valores de São Paulo.
  • 1994 - Drogasil: É iniciado um processo de reengenharia, com a adoção de novo layout nas lojas, processos de TI e gestão de pessoas, que culminou na nova Rede Drogasil, mais eficiente e moderna.
  • 2005 - Raia: A empresa completa 100 anos, com 135 filiais em quatro estados, 70 mil clientes atendidos e 6 milhões de produtos vendidos por mês.
  • 2007 – Drogasil: Drogasil faz uma oferta de ações e ingressa no Novo Mercado da Bovespa.
  • 2008 – Raia: Com a entrada dos fundos de private equity PRAGMA e GAVEA, a Raia fortalece sua governança corporativa e sua capacidade de investimento.
  • 2010 – Raia: Droga Raia faz a sua oferta pública de ações (IPO) e ingressa no Novo Mercado, segmento que inclui as empresas com o mais elevado nível de governança corporativa da Bovespa.
  • 2010 – Drogasil: A empresa completa 75 anos, com 300 lojas e presença em cinco estados brasileiros.
  • 2011 – Drogasil e Droga Raia: anunciam a fusão de suas operações, que culminou com a criação da Raia Drogasil S.A., a maior rede de farmácias do Brasil em número de lojas e faturamento.
  • 2012 – Criação da identidade corporativa da Raia Drogasil S.A. e mudança de todos os funcionários da matriz para uma sede única, no Butantã, em São Paulo. Incorporação da Raia S.A e criação de uma única empresa pronta para seguir o processo de integração e sinergia.
  • 2014 – Conclusão do upgrade na plataforma proprietária de varejo e unificação total dos sistemas corporativos em 28 de fevereiro.
  • 2015 – Entrada no segmento de Especialidades através da Aquisição do controle da 4Bio, a então segunda maior varejista de medicamentos especiais do Brasil.
  • 2017 – 5 anos após a fusão, a companhia anuncia a mudança da sua marca corporativa para RD – Gente, Saúde e Bem-estar.


AÇÕES DA RAIADROGASIL (RADL3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Raiadrogasil (RADL3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 – Brasil, Bolsa, Balcão.

A Plataforma Unificada Multiativos é responsável por um ambiente de negociações absolutamente eletrônicas, sem participação humana direta: com um celular e um computador conectado à internet já conseguimos realizar negociações de ativos, de forma simples e acessível.

Tal acessibilidade esconde, no entanto, a influência dos big players que, sendo responsáveis por mais de 80% dos negócios da bolsa no Brasil e no mundo, se aproveitam dos movimentos de preço e até, através desse volume, conseguem influenciar o preço.

Assim, precisamos ter à mão uma metodologia que nos dê a leitura dessas posições dos investidores institucionais para, dessa forma, nos posicionarmos de acordo com essas estratégias “pesadas” que têm a melhor condição de saírem vencedoras.

Quais ações a Raiadrogasil possui?

A Raiadrogasil possui apenas ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias e também recebem dividendos quando a empresa os distribui.

Qual são os códigos das ações da Raiadrogasil

O código de negociação das ações da Raiadrogasil é RADL3.

As ações da Raiadrogasil (RADL3) são negociadas em quais bolsas?

As ações da Raiadrogasil (RADL3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, mas também nas bolsas dos Estados Unidos, na forma indireta de ADRs (American Depositary Receipts). São recibos que “representam” as ações no território estrangeiro. As ações de fato ficam custodiadas por aqui, no número equivalente de ADRs vendidas no exterior. O código das ADRs da Raiadrogasil é RADLY.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA RAIADROGASIL (RADL3)?

Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Raiadrogasil (RADL3).

Trade com ações da Raiadrogasil (RADL3)

No trade, não estamos considerando investir, mas lucrar no curto prazo, considerando o caráter altamente especulativo da bolsa.

  • Se achamos que vai subir, iniciamos a operação com uma compra. E encerramos com uma venda. Se o preço cair, temos prejuízo
  • Se achamos que vai cair, iniciamos a operação alugando ações e, a seguir, vendendo-as. Encerramos a operação com uma compra. Se o preço subir, teremos prejuízo

As operações têm alvos em termos de variação de preço. Quanto mais distante o alvo, mais demorada essa operação será:

Ganhar dividendos com ações da Raiadrogasil (RADL3)

O investidor encara as ações de empresas que considera boas e promissoras como uma “poupança”. Depois que as compra, não pretende mais vendê-las. Se o preço cai, aproveita para comprar mais. Conta com os dividendos para comprar ainda mais. Os dividendos são parte dos lucros, que devem ser divididos com os acionistas.

Com os dividendos, compra mais ações que, então, garantirão mais dividendos no futuro e servirão para comprar ainda mais ações.

Para essa tática dar certo, é preciso que a empresa... PAGUE dividendos. Você vai perceber que nem todas as ações da bolsa têm essa característica. Além disso, os dividendos devem ter um bom dividend yield, que é a porcentagem que indica quanto o dividendo vale frente ao valor da ação.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA RAIADROGASIL (RADL3): QUAL DECISÃO TOMAR?

Quando olhamos para uma empresa como a Raiadrogasil, na situação em que ela está hoje, olhando para o que ela foi há alguns anos, ficamos muito desconfiados.

E com razão.

Mas nada impede que participantes fortes saibam de informações que participantes menos informados nem fazem ideia e que esses já estejam se posicionando nela, seja no curto ou no longo prazo.

Para saber se isso é verdade, precisamos analisar o padrão de comportamento do volume de negócios. Ora, sabemos que certos volumes só são produzidos com participação institucional.

Através desse tipo de análise, conseguimos saber o que fazer e ficar do lado daqueles que têm mais chance, através do controle da demanda e da oferta, de movimentar o preço para uma ou outra direção (alta ou queda).

Embora seja simples enunciar isso, é preciso dominar alguns conhecimentos e conceitos e fazer uso das ferramentas de leitura de volume certas. Esses conceitos e ferramentas, atualmente, são dados pela metodologia do Raio X Preditivo.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA RAIADROGASIL (RADL3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA RAIADROGASIL (RADL3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que coloca o volume em primeiro lugar, como a causa dos movimentos do preço, enquanto o preço é secundário, mero efeito do volume.

Se observamos as causas, temos mais chance de nos adiantarmos aos efeitos, que é o que nos interessa para obter lucro ou mesmo ver nosso patrimônio crescer com uma grande empresa.

Para isso, o Raio X Preditivo lança mão de ferramentas (indicadores Sato’s) e conceitos voltados para a análise do volume.

Como boa parte do volume é de responsabilidade dos big players (investidores institucionais, dinheiro esperto), estimativamente mais de 80% das movimentações nos mercados mundiais, também podemos dizer que o Raio X Preditivo, é o estudo da atuação desses participantes fortes nas bolsas.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA RAIADROGASIL (RADL3)?

Claro que faz parte da compra e da venda de ações dos Raiadrogasil (RADL3) a abertura de uma conta em uma corretora de valores. Porém, antes disso, é fundamental que você se inscreva em um curso sobre o tema. De preferência, um curso que ajude a entender a importância do volume e sua influência sobre os deslocamentos de preços dos ativos.

Depois de abrir a conta na corretora de valores, é fundamental que você treine muito na conta demo, que toda corretora de valores fornece a seus clientes gratuitamente. Nela você pode colocar em prática seus novos conhecimentos.

Só passe adiante, operando na conta real, depois de treinar com sucesso na conta demo. Claro que a conta simulada é mais simples! Mas não espere ter sucesso na conta real se não tiver sucesso na conta demo.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA RAIADROGASIL (RADL3)

Mais do que avaliar a Raiadrogasil, seu setor e seus fundamentos, o principal para decidir o timing certo de comprar ações é observar a atuação institucional. Os big players sabem se antecipar aos grandes movimentos de preço e até mesmo desencadeá-los quando isso é de seu interesse. O Raio X Preditivo observa sobretudo o volume financeiro dos ativos negociados e entende o que esses big players estão fazendo e o que pretendem fazer a seguir. Dessa forma, encontra momentos de menor risco para iniciar um investimento ou mesmo para fazer trades de curto prazo em qualquer ativo negociado na bolsa de valores, aumentando as possibilidades de ganhos e o patamar dessa lucratividade.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário