Ações da Rumo (RAIL3): está na hora de investir?

As ações da Rumo (RAIL3) vão cair ou vão subir? Devo comprar ou esperar um pouco? Veja nosso método e as respostas rápidas que ele dá

As ações da Rumo (RAIL3) são da empresa que é a maior operadora ferroviária do país. Considerando todas as vantagens econômicas que esse modal de transporte oferece em relação ao ferroviário, seria uma boa ideia investir nessa companhia?

As ações da Rumo (RAIL3) são o tema deste artigo. Nosso objetivo é tentar responder essa pergunta. Mas a resposta para ela não é estática. Ela é dinâmica. Por mais que uma empresa seja boa, por mais que seus balanços sejam incríveis, tudo vai depender de como o mercado está se comportando em relação ao ativo, particularmente, como os investidores institucionais estão se comportando. A partir da atuação desses big players, quero apresentar para você a metodologia que utilizamos para decidir pelo investimento ou não em ativos da bolsa de valores e também para a tomada de decisões em trades de curto prazo. O Raio X Preditivo se baseia no volume de ativos negociados e na pista que essa informação deixa a respeito dos participantes fortes do mercado.

A Rumo tem 1.854.158.791 e, destas, 1.215.642.613 (65,56%) estão em livre negociação.


O QUE É A RUMO E SUAS AÇÕES (RAIL3)?

Segundo a página das ações da Rumo (RAIL3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Prestar serviços de transporte de cargas através dos modais ferroviário e rodoviário dentre outros isoladamente ou combinados entre si de forma intermodal ou multimodal entre outros.
  • Classificação Setorial: Bens Industriais / Transporte / Transporte Ferroviário

A Rumo é a maior operadora ferroviária do país, resultante da fusão entre Rumo Logística e ALL – América Latina Logística, concluída em 2016. Com aproximadamente 13.500 Km de linhas ferroviárias, 1.200 locomotivas e 33.000 vagões atuamos nas regiões centro-oeste, sul, sudeste e norte, onde quatro dos portos mais ativos do país estão localizados e através dos quais a maior parte da produção de grãos do Brasil é exportada.

A empresa opera também centros de distribuição, instalações de armazenamento e terminais de transbordo tanto diretamente quanto em regime de parceria, com capacidade de armazenagem estática de aproximadamente 900 mil toneladas.

Além disso, controla dois terminais em Santos e tem participação em quatro terminais portuários, três deles localizados no porto de Santos (SP) e um localizado no estado do Paraná. Dentre tais ativos, destaca-se o complexo logístico de Rondonópolis (MT), com capacidade de carregamento mensal de mais de 1 milhão de toneladas.

Os terrenos que arrenda incluem áreas disponíveis para construção e desenvolvimento de armazéns e terminais logísticos, o que possibilita uma expansão ainda maior das operações, bem como o aperfeiçoamento de nossa logística e outros serviços.

O que são as ações da Rumo (RAIL3)?

Quando uma empresa decide vender ações na bolsa de valores ela, literalmente, está vendendo “pedaços” seus. Quem compra ações está comprando uma parte da companhia, por menor que seja. O acionista, o investidor, é um sócio. Como todo sócio, está disposto a dividir o risco do empreendimento com a companhia e, por isso, coloca em jogo um pouco de seu dinheiro.

Se esse dinheiro, que é captado com a venda das ações, for bem utilizado – no pagamento de dívidas, compra de outras empresas, construções de fábricas, compra de terrenos e outros investimentos – a empresa cresce.

Se a empresa cresce, passa a valer mais. E, como cada ação é um pedaço sempre proporcional da empresa, em tese esse papel passa a valer mais também: o investidor tem sua tomada de risco recompensada.

Além disso, uma empresa maior, mais forte e mais desenvolvida tenderá a lucrar mais. Parte dos lucros será dividida com os acionistas. Se eu tenho ações da empresa, receberei parte dos lucros em forma de proventos (dividendos ou juros sobre capital próprio).

História da Rumo (RAIL3)

  • 1996-1998 - Privatização do sistema de Ferrovias Brasileiras
  • 1999 - Criação da ALL
  • 2004 - IPO da ALL
  • 2006 - Aquisição da Brasil Ferrovias
  • 2008 - Projeto Rondonópolis. Criação da Rumo maior operador logistico de exportação de açúcar. A Rumo Logística foi fundada em 2008, pela Cosan, como braço logístico das operações do grupo, atuando no segmento de transporte multimodal de cargas.
  • 2009 - Acordo Rumo & ALL
  • 2010 - ALL adere ao Novo Mercado. Capitalização da Rumo pelo TPG e Gávea
  • 2013 - Conclusão do Projeto Rondonópolis
  • 2014 - Proposta de fusão Rumo & ALL.
  • 2015 - Fusão de Rumo & ALL completa. Em 2015, absorveu a América Latina Logística em um processo de troca de ações, incorporando 12.900 quilômetros de malha ferroviária, 19 milhões de toneladas de capacidade de elevação no Porto de Santos, 966 locomotivas, 28.000 vagões, 11.700 funcionários diretos e indiretos.[
  • 2016 - 1° aumento de capital da Rumo.
  • 2017 – Segundo aumento de capital da Rumo
  • 2018 – Geração de Lucro Líquido
  • 2019 – Rumo vence Leilão da Geração de Lucro Liquido Ferrovia Norte-Sul. Em março de 2019 a empresa ganhou um leilão de concessão da ferrovia Norte-Sul, que permite o uso de 1,5 mil quilômetros entre Estrela D'Oeste em São Paulo, até Porto Nacional no Tocantins. A oferta foi de R$2,790 bilhões e a concessão dura 30 anos.


AÇÕES DA RUMO (RAIL3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações dos Rumo (RAIL3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Os negócios se dão em ambiente eletrônico, sem interferência humana direta. Todas as ordens são executadas através da Plataforma Unificada Multiativos (PUMA).

Com um computador ou um celular, já podemos negociar ações das empresas negociadas.

Porém, esse ambiente é comandado pelos investidores institucionais que, através do volume e de sua necessidade por liquidez, conseguem se aproveitar melhor das variações de preço e até influenciá-las.

Nesse sentido, precisamos de uma metodologia que nos ajude a ler o comportamento do volume de negócios e, por conseguinte, o comportamento desses participantes.

Desse modo, podemos nos posicionar em investimentos e trades que se aproveitem das necessidades desses big players.

Atualmente, a melhor metodologia que consegue fazer isso é o Raio X Preditivo.

Quais ações os Rumo possui?

Os Rumo possuem ações ordinárias. Cada ação ordinária confere ao respectivo titular direito a um voto nas Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias. De acordo com o Estatuto Social da Rumo S.A. e com a Lei das Sociedades por Ações, é conferido aos titulares das suas ações ordinárias direito ao recebimento de dividendos ou outras distribuições realizadas relativamente às ações ordinárias na proporção de suas participações no capital social total da Companhia.

Qual são os códigos das ações dos Rumo

Todas as ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por seus códigos de negociação, também chamados de “ticker”.

Os tickers são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos, conforme o caso.

Os códigos de negociação das ações dos Rumo são os seguintes:

  • Ordinárias: RAIL3

As ações dos Rumo (RAIL3) são negociadas em quais bolsas?

As ações brasileiras podem ser negociadas no exterior se participarem do sistema de recibos das respectivas bolsas estrangeiras.

Não é o caso das ações dos Rumo (RAIL3), que são negociadas unicamente no Brasil.

Um exemplo de programa de recibos são as ADR, dos Estados Unidos. As ADR podem ser negociadas como se fossem ações em bolsas como a de Nova York enquanto as ações a elas correspondentes ficam custodiadas por uma entidade financeira local.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA RUMO (RAIL3)?

Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com as ações da Rumo (RAIL3). Destacamos:

Trade com ações da Rumo (RAIL3)

No trade, não temos intenção de ficar com as ações por muito tempo.

  • Se achamos que vai subir, compramos e encerramos a operação com uma venda. Se cair, temos prejuízo
  • Se achamos que vai cair, vendemos e encerramos a operação com uma compra. Se subir, temos prejuízo

Podemos vender ações que não temos através do aluguel de ações, uma operação bem comum facilitada pelas corretoras.

A duração dos trades podem ser:

Ganhar dividendos com ações da Rumo (RAIL3)

Outra possibilidade é para os investidores, aqueles que pretendem ficar com as ações por muito tempo. Os lucros da empresa são divididos com os acionistas em forma de dividendos. Os dividendos podem ser usados para comprar mais ações e gerar ainda mais dividendos no futuro. Pra isso, deve-se escolher empresas lucrativas e que paguem dividendos regularmente.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA RUMO (RAIL3): QUAL DECISÃO TOMAR?

Em sua página de relacionamento com os investidores, a Rumo apresenta os seguintes argumentos para que optemos por investir:

• Com concessões ferroviárias que conectam tradicionais polos de produção agrícola e industrial aos principais portos do País, possuímos uma estratégia de crescimento que se alicerça em nossos diferenciais competitivos e planos de investimento, bem como nos desafios logísticos enfrentados pelo Brasil. O principal objetivo do nosso negócio é arrojado: mais que dobrar a capacidade de transporte ferroviário nos próximos dez anos.

• Esse plano está em consonância com a necessidade de responder aos gargalos logísticos nacionais. Com pouco mais de 20% de participação na matriz de transporte do País, segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o modal ferroviário é capaz de aumentar a competitividade da indústria nacional e potencializar os negócios. Aumentar sua adesão significa, também, aprimorar as alternativas ao escoamento da produção do agronegócio, responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 37% dos empregos em solo brasileiro, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A empresa também diz trabalhar para assegurar a perenidade dos negócios, combinar a atuação em projetos logísticos intermodais ao transporte ferroviário e estabelecer relações de longo prazo com seus clientes. Os princípios básicos que regem a visão de futuro para o negócio, segundo a companhia, são:

Concentrar o crescimento onde a Rumo tem uma clara vantagem competitiva: O objetivo é atender corredores ferroviários e intermodais que ampliem a participação de mercado entre clientes que, historicamente, utilizam caminhões como principal meio de transporte no Brasil. Assim, pode-se demonstrar as vantagens do modal ferroviário em relação ao rodoviário em segmentos como os de produtos industriais.

• Manter rígidos controles de custos: O compromisso com a perenidade dos negócios está na base da disciplina de execução, com foco em custos baixos e crescimento em volume e receitas. Entre as prioridades estão o controle do consumo de combustível e a gestão de fornecedores.

• Cumprir os compromissos acordados com os clientes: A confiança dos clientes é uma das principais formas de potencializar os resultados do negócio e estabelecer relações comerciais de longo prazo. Entre os focos atuais está elaborar parcerias para ampliar a infraestrutura logística.

• Maximizar a utilização de ativos e o retorno sobre o capital empregado: Para otimizar a lucratividade e o retorno sobre capital investido, emprega programas de maximização do uso dos ativos na malha ferroviária e continua os investimentos na eliminação de gargalos, buscando adequar as aquisições de equipamentos à demanda esperada.

Plano de investimentos

A empresa afirma trabalhar com com uma visão de futuro que combina o aumento da produção e exportação brasileira de grãos com um plano de investimentos com foco na expansão significativa da capacidade e aumento de eficiência. O plano de investimentos de aproximadamente R$ 14 bilhões entre 2019 a 2023, tem foco no longo prazo e propósito claro de manter as taxas de crescimento do nosso negócio, alcançadas ao longo do plano de 2015 a 2018, e ao mesmo tempo reduzir os custos de operação e aumentar a capacidade, a eficiência e o nível de serviço da organização.

Além disso, a companhia está organizada em unidades de negócios, que melhor representam as malhas e os principais setores de mercado que atua. As unidades de negócios são (i) Operação Norte composta pela Malha Norte, Malha Paulista e operação portuária de Santos, (ii) Operação Sul composta por Malha Oeste e Malha Sul e (iii) Operação de Contêineres composta por nossa subsidiária Brado Logística e outros resultados de operações de contêineres.

Operação Norte: A Operação Norte compreende as concessões detidas pelas nossas subsidiárias Rumo Malha Norte e Rumo Malha Paulista. Ademais, possui um importante transbordo nos terminais dos Estados do Mato Grosso e de São Paulo, além dos terminais portuários T16 e T19, os quais são integralmente detidos pela Companhia, e outros terminais nos quais a Rumo detem participações com parceiros estratégicos: o Terminal XXXIX (49,6%), o TERMAG (19,9%) e o TGG (9,9%).

• Operação Sul: A Operação Sul compreende as concessões detidas pelas subsidiárias Malha Oeste e Malha Sul, que operam na malha ferroviária nos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, na Operação Sul, A Companhia possui terminais de transbordo importantes no interior dos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, e opera terminais nos portos de Paranaguá (Estado do Paraná), São Francisco do Sul (Estado de Santa Catarina) e Rio Grande (Estado do Rio Grande do Sul). Na Operação Sul, a Rumo transporta, principalmente, commodities agrícolas como grãos (soja, farelo de soja e milho), açúcar, arroz, trigo e fertilizantes, bem como produtos industriais como combustíveis, papel e celulose. Os principais clientes neste segmento são Santa Terezinha e Bunge.

• Operação de Contêineres: A Operação de Contêineres compreende as operações da Brado Logística, na qual a Rumo possui uma participação de 77,7%. Na Operação de Contêineres, a Companhia transporta produtos agrícolas, bem como produtos industriais.

• Operação Central: A Operação Central corresponde ao tramo central da Ferrovia Norte-Sul, cuja subconcessão foi obtida pela Companhia em leilão realizado em março de 2019. Estre trecho possui 1.537 km e está situada entre Porto Nacional, no estado do Tocantins e Estrela D’Oeste, no estado de São Paulo. A operação encontra-se em fase pré-operacional e deve iniciar suas atividades de transporte em 2021.

O que decidir

Ao decidir comprar ações, além de outros fatores, devemos levar em conta o volume de negócios e o contexto em que esse volume está ocorrendo (entre outros fatores). Um grande volume durante uma queda PODE indicar que big players estão adquirindo ações dessa empresa.

Enquanto os números da companhia (lucro, patrimônio, dívidas, prejuízo e outros) podem levar a erros de interpretação, o volume não mente: se há um grande volume de negócios, algo importante está acontecendo.

Então, antes de decidir investir em uma empresa, considere tentar descobrir como os grandes players estão se posicionando, usando, para isso, o volume de negócios (os big players são responsáveis por 80% ou mais dos volumes de negócios de todos os mercados mundiais).


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA RUMO (RAIL3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA RUMO (RAIL3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia brasileira que analisa o volume como a principal informação que um ativo da bolsa pode ter. O preço, tão valorizado por outras metodologias, é secundário.

O volume é a causa. O preço é apenas o efeito. E é óbvio que, se sabemos ler as causas, conseguimos nos adiantar aos efeitos, que é onde o lucro está.

O volume também é um fator que nos leva aos big players (investidores institucionais): são eles os responsáveis por mais de 80% dos ativos negociados nas bolsas de valores mundiais.

Assim, também podemos dizer que o Raio X Preditivo é a metodologia que estuda a atuação dos investidores institucionais. Assim, tanto traders como investidores conseguem se posicionar ao lado desses participantes fortes, determinando com mais facilidade as posições que estes estão defendendo e a partir das quais desencadearão os movimentos mais interessantes para lucrar, com menos risco.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA RUMO (RAIL3)?

O passo mais fundamental de todos é fazer um curso sobre investimento e trade na bolsa de valores. Sem isso, não há condições de sobrevivência na bolsa de valores, um dos ambientes mais competitivos e violentos que há. Não é para amadores.

Sim, claro, é preciso abrir uma conta em uma corretora, mas não negligencie seu estudo. Depois de abrir a conta, faça operações apenas na conta demo, que é gratuita. Na conta demo, você não corre risco de perder dinheiro enquanto aprende. Só depois de aplicar com sucesso o que está aprendendo na conta demo passe para a conta real.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA RUMO (RAIL3)

A Rumo controla um modal estratégico para a economia nacional e, certamente, ela é a principal e a mais sólida competidora. Não se deixe levar, no entanto, pela empolgação. Mesmo considerando que é uma empresa sólida, com potencial para crescer durante décadas, na bolsa de valores temos que ter o timing correto para investir, ainda que seja no longo prazo. Imagine o que é comprar massivamente uma ação justamente quando ela atinge seu topo histórico, para a seguir despencar e só se recuperar depois de meses ou anos? Grandes empresas não estão isentas desse tipo de acontecimento. Por isso, não se contente com os fundamentos das companhias! Saiba o que os big players estão fazendo e siga o fluxo do dinheiro esperto através de uma metodologia que saiba ler o volume de negócios, como é o caso do Raio X Preditivo.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário