Ações da São Martinho (SMTO3): Vai cair ou Vai subir?

Ações da São Martinho (SMTO3): entender o volume de negócios pode ser a chave para o sucesso nos investimentos

As ações da São Martinho (SMTO3) são de uma empresa do setor sucroalcooleiro, que atua no cultivo e processamento de cana-de-açúcar para produção de açúcar, etanol e energia elétrica. A companhia possui um histórico sólido e bem-sucedido de atuação no mercado, com mais de 80 anos de experiência e uma posição consolidada entre os principais players do setor.

No entanto, a competitividade do setor é intensa, com grandes empresas como a Raízen e a Cosan. Por isso, é importante analisar a São Martinho sob diferentes perspectivas, a fim de avaliar sua atratividade como um investimento.

Uma metodologia interessante para esse tipo de análise é o Raio X Preditivo, que busca identificar a atuação dos participantes fortes no mercado, por meio da análise do volume financeiro de negociações em um ativo. Esse método pode ser utilizado simultaneamente aos dados da companhia, como receita, lucro líquido e endividamento, para obter uma visão mais completa sobre a saúde financeira e a perspectiva de crescimento da São Martinho.

Ao longo deste artigo, exploraremos a atuação da São Martinho, suas perspectivas e desafios no setor sucroalcooleiro, bem como sua atratividade como um investimento. Levando em consideração todas as informações e análises apresentadas, será possível responder se vale a pena ou não investir nessa companhia.

A composição do capital social da São Martinho (SMTO3) é formada apenas por ações ordinárias, totalizando 354.011.329 ações em julho de 2022. Deste total, 143.294.210 ações estão em livre negociação, o que corresponde a aproximadamente 40,48% do capital social da empresa. As ações em free float são aquelas que estão disponíveis para negociação no mercado, ou seja, não estão sob controle de nenhum acionista majoritário ou do próprio controle da companhia. Essas ações podem ser compradas e vendidas livremente pelos investidores, o que aumenta a liquidez da companhia no mercado de capitais.


O QUE É A SÃO MARTINHO E SUAS AÇÕES (SMTO3)?

Segundo a página das ações da São Martinho (SMTO3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Fabricação e comércio de açúcar, álcool e derivados.
  • Classificação Setorial: Consumo não Cíclico / Alimentos Processados / Açúcar e Álcool.

A São Martinho S.A. é uma empresa de capital aberto, do setor sucroenergético, com cotação na B3 sob o código SMTO3. Fundada em 1914, a empresa tem sede em São Paulo e possui cerca de 12.500 empregados. Seu gênero é de Sociedade Anônima.

A empresa é um dos maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, com capacidade de moagem de aproximadamente 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Possui quatro usinas em operação, sendo a Usina São Martinho, localizada em Pradópolis, a maior usina sucroalcooleira em operação no mundo, com moagem aproximada de 10 milhões de toneladas de cana por safra.

Além da produção de açúcar e etanol, a São Martinho também atua com geração de energia elétrica e negócios imobiliários. A empresa-mãe é a LJN Participações, que possui 52,3% das ações da companhia.

A história da São Martinho começou com a chegada da família Ometto, original da Itália, no final do século XIX. Em 1914, eles montaram seu primeiro engenho de cana-de-açúcar, no sítio Olaria. Em 1932, a família iniciou a produção de açúcar.

A São Martinho S.A. anunciou recentemente que suas ações passaram a integrar o índice Ibovespa da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão a partir de 5 de setembro de 2022. A entrada no Ibovespa pode trazer maior visibilidade para a São Martinho, o que pode resultar em um aumento na liquidez das ações e, potencialmente, atrair mais investidores interessados em seus negócios.

O que são as ações da São Martinho (SMTO3)?

As ações da São Martinho (SMTO3) são títulos que representam a fração do capital social da empresa que é negociada na Bolsa de Valores. Ao comprar ações, o investidor se torna um dos acionistas da empresa e tem o direito de receber uma parte dos lucros da companhia, na forma de dividendos, além de poder lucrar com a valorização das ações no mercado.

Uma empresa pode abrir capital para captar recursos financeiros no mercado de capitais, a fim de financiar seus investimentos, projetos de expansão, reduzir sua dívida ou mesmo para permitir que seus acionistas atuais vendam parte de suas ações. A abertura de capital também pode permitir que a empresa ganhe mais visibilidade no mercado e aumente sua reputação, o que pode ser benéfico para seus negócios.

Se a empresa aplica bem os recursos captados, pode aumentar seus lucros e a rentabilidade dos acionistas, o que pode levar à valorização das ações no mercado. Por outro lado, se a empresa aplica mal os recursos captados, pode ter prejuízos e, consequentemente, uma queda no valor das ações.

Alguém pode comprar as ações da São Martinho com o objetivo de obter lucros com a valorização das ações, receber dividendos ou até mesmo para diversificar sua carteira de investimentos. As vantagens de investir em ações da São Martinho podem incluir a participação em uma das maiores empresas do setor sucroenergético do Brasil, com um histórico de bons resultados e perspectivas de crescimento.

História da São Martinho (SMTO3)

  • 1914 - A família Ometto montou seu primeiro engenho de cana-de-açúcar no sítio Olaria, em Limeira (SP).
  • 1932 - Na Fazenda Boa Vista, também em Limeira, a família produziu açúcar pela primeira vez.
  • 1937 - A família Ometto adquiriu a Usina Iracema, em Iracemápolis (SP), que já era uma usina produtora de açúcar e álcool, e a transformou em uma destilaria de álcool e fábrica de açúcar.
  • 1949 - Os Ometto adquiriram a Usina São Martinho, em Pradópolis (SP), que se transformou em uma das maiores processadoras de cana-de-açúcar do mundo.
  • A partir do ano 2000 - Foi criada uma estrutura unificada para administrar o negócio, possibilitando novas oportunidades de investimento. Atualmente, o Grupo São Martinho é composto por quatro usinas: São Martinho em Pradópolis (SP), Iracema em Iracemápolis (SP), Santa Cruz em Américo Brasiliense (SP) e Usina Boa Vista em Quirinópolis (GO), da qual detém 51% e mantém em parceria com a Petrobras Biocombustível. Além das usinas, a Companhia conta também com um escritório em São Paulo, onde estão as áreas de relações com investidores, gestão financeira e planejamento econômico.
  • Desde 2000 - Há um Centro de Serviços Compartilhados em Pradópolis que concentra as atividades administrativas, financeiras, jurídicas, de recursos humanos e de suprimentos, além de informática e controladoria.
  • 2007 - A São Martinho abriu seu capital em 2007, tornando-se uma empresa de capital aberto. Atualmente, a São Martinho é uma das maiores empresas do setor sucroenergético no Brasil, com quatro usinas em operação, capacidade de moagem de 24 milhões de toneladas de cana, produção de açúcar e etanol, geração de energia elétrica e mais de 12.500 funcionários.


AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da São Martinho (SMTO3) são negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira, por meio de corretoras de valores. O mercado de ações é extremamente competitivo e volátil, e é influenciado por diversos fatores, como notícias econômicas, políticas e empresariais, além das ações de grandes investidores e empresas.

Nesse contexto, o Raio X Preditivo pode ser uma ferramenta valiosa para os investidores que desejam analisar o mercado de forma mais precisa e identificar a atuação dos big players. Desenvolvido pelo trader Luiz Sato, o Raio X Preditivo analisa o volume de negociações, que é a causa do movimento dos preços, e utiliza técnicas avançadas de análise para prever os movimentos do mercado.

Com essa ferramenta, os investidores podem identificar a atuação dos grandes investidores e empresas, que muitas vezes têm acesso a informações privilegiadas e podem manipular o mercado por meio de grandes posições e algoritmos avançados. Dessa forma, o Raio X Preditivo pode ajudar os investidores a tomar decisões acertadas e reduzir os riscos de investimento.

Quais ações a São Martinho possui?

A São Martinho (SMTO3) possui apenas ações ordinárias. As ações ordinárias da São Martinho S.A. que fazem parte do Novo Mercado da B3 e, por isso, possuem alguns direitos e deveres específicos. Uma das regras mais relevantes é que essas empresas só podem emitir ações ordinárias com direito a voto. Além disso, as empresas que fazem parte desse segmento precisam seguir práticas e compromissos diferenciados, que permitem um acompanhamento mais detalhado do processo decisório da administração e dos controladores da companhia, pelos demais acionistas e pelo mercado.

Outros direitos e deveres específicos das ações ordinárias incluem o tag along de 100% em caso de alienação do controle, a instalação de área de Auditoria Interna, função de Compliance e Comitê de Auditoria, a realização de oferta pública de aquisição de ações por valor justo em caso de saída da empresa do Novo Mercado, a exigência de conselheiros independentes no conselho de administração, a manutenção de um mínimo de 25% das ações em circulação (free float), ou 15%, em caso de ADTV (volume médio diário negociado) superior a R$ 25 milhões, a estruturação e divulgação de processo de avaliação do conselho de administração, de seus comitês e da diretoria, e a elaboração e divulgação de políticas de remuneração, indicação de membros do conselho de administração, gerenciamento de riscos, transação com partes relacionadas e negociação de valores mobiliários, com conteúdo mínimo. Por fim, as empresas também precisam divulgar simultaneamente, em inglês e português, fatos relevantes, informações sobre proventos e press releases de resultados.

Quais são os códigos das ações da São Martinho

Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), são conhecidas por códigos de negociação.

As ações da São Martinho (SMTO3) são negociadas em quais bolsas?

As ações da São Martinho (SMTO3) são negociadas exclusivamente na B3, a bolsa de valores brasileira. A empresa não optar por participar de programas de recibos, até o momento, como as ADRs (American Depositary Receipts), que são recibos de ações emitidos por bancos americanos que permitem que investidores estrangeiros possam negociar ações de empresas brasileiras nos Estados Unidos.

Os ADRs são uma forma de internacionalizar o investimento em ações, permitindo que os investidores possam negociar ações de empresas de outros países sem precisar lidar com questões cambiais e regulatórias. No entanto, a São Martinho optou por não participar de nenhum programa de recibos, mantendo suas ações exclusivamente no mercado brasileiro.

Isso significa que investidores interessados em comprar ações da São Martinho precisam ter acesso ao mercado brasileiro e estar familiarizados com as regras e regulamentações da B3.


QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3)?

Segundo informações obtidas no site de relacionamento com investidores da São Martinho (SMTO3), em fevereiro de 2023, a posição acionária da empresa é composta por diversos grupos de investidores. O maior acionista da companhia é a LJN Participações S.A., com 190.242.864 ações ordinárias, o que corresponde a 53,74% do capital social da empresa. Os controladores indiretos detêm 12.909.129 ações ordinárias, correspondentes a 3,65% do capital social. Os administradores possuem 845.243 ações, ou seja, 0,24% do capital social, enquanto a tesouraria da empresa detém 7.636.263 ações, representando 2,16% do capital social. Por fim, há 142.377.830 ações ordinárias em circulação, o que corresponde a 40,22% do capital social da companhia e que estão disponíveis para negociação no mercado. Vale lembrar que esses números podem sofrer alterações conforme novas operações de compra e venda de ações forem realizadas pelos investidores.

A LJN Participações S.A. possui participações em diversas empresas de diferentes setores da economia brasileira, mas a lista completa pode incluir outras empresas e varia ao longo do tempo conforme a estratégia de investimentos da empresa.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3)?

Existem algumas formas de ganhar com ações da São Martinho (SMTO3):

  • Trade: É possível ganhar dinheiro com a variação do preço das ações da São Martinho (SMTO3) no curto prazo, comprando e vendendo ações em momentos específicos. Essa é a estratégia conhecida como trade, que pode ser aplicada em diferentes tempos operacionais, como o day trade (compra e venda de ações no mesmo dia), swing trade (compra e venda de ações em um período de alguns dias a algumas semanas) e position trade (compra e venda de ações em um período de semanas a meses). É importante destacar que a estratégia de trade envolve riscos elevados e exige conhecimento técnico e habilidade para operar no mercado.
  • Dividendos: A São Martinho tem distribuído dividendos aos seus acionistas periodicamente. Os dividendos são uma parte do lucro da empresa que é distribuída aos acionistas como forma de remuneração pelo investimento realizado. Vale lembrar que os dividendos podem variar ao longo do tempo e não são garantidos.

Política de dividendos da São Martinho

A política de dividendos da São Martinho estabelece que a empresa irá distribuir anualmente por meio de dividendos e/ou JCP no mínimo 25% do lucro líquido do exercício ou 40% do Lucro Caixa, o que for maior. A distribuição mínima de 40% do Lucro Líquido Caixa poderá não ser adotada em algumas situações, como investimentos relevantes em seus negócios, indicadores de endividamento, mudanças fiscais, entre outros. Caso a empresa opte pelo pagamento de JCP, o montante pago será deduzido dos dividendos do exercício. A empresa também pode realizar o pagamento de dividendos e/ou JCP extraordinários em casos excepcionais. A política foi aprovada pelo Conselho de Administração da empresa em dezembro de 2019.

A São Martinho é uma empresa que realiza o pagamento de dividendos e JCP (Juros sobre capital próprio) aos seus acionistas. Os JCPs são tributados na fonte e os dividendos não.

Com base na tabela fornecida, podemos observar que a empresa realizou o pagamento de dividendos e JCPs em diferentes datas e valores ao longo dos anos. O último pagamento foi em 2022, com a distribuição de um JCP no valor de R$ 0,40418614 em dezembro e de um dividendo de R$ 0,39678318 em agosto.

Além disso, podemos observar que a empresa tem uma política regular de distribuição de dividendos, pois realizou pagamentos nos últimos 13 anos, embora o valor distribuído possa variar de um ano para outro. É importante destacar que a empresa não distribuiu dividendos em todos os anos, tendo optado por JCP em alguns casos.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3): QUAL DECISÃO TOMAR?

Os dados econômico-financeiros da São Martinho (SMTO3) apresentam um cenário positivo, indicando uma evolução em relação ao mesmo período do ano anterior. No Balanço Patrimonial Consolidado, o Ativo Total registrou um aumento significativo, passando de R$17.4 bilhões em 31/03/2022 para R$18.9 bilhões em 31/12/2022. O Patrimônio Líquido Atribuído à Controladora também apresentou crescimento, saindo de R$5.3 bilhões para R$5.8 bilhões no mesmo período.

Na Demonstração do Resultado Consolidado, a Receita de Venda apresentou um crescimento de 13.6%, passando de R$4.2 bilhões no período anterior para R$4.8 bilhões no período atual. O Resultado Bruto apresentou uma queda de 13%, passando de R$1.8 bilhões para R$1.6 bilhões, enquanto o Resultado Financeiro apresentou uma piora, registrando um resultado negativo de R$745.8 milhões, contra um resultado negativo de R$311.2 milhões no período anterior. O Resultado Líquido das Operações Continuadas apresentou uma queda de 31%, passando de R$1.3 bilhões para R$863.8 milhões.

Na Demonstração do Fluxo de Caixa Consolidado, as Atividades Operacionais apresentaram uma queda de 27.5%, passando de R$2.2 bilhões para R$1.6 bilhões, enquanto as Atividades de Investimento também apresentaram queda, passando de R$1.7 bilhões para R$1.1 bilhões. As Atividades de Financiamento também apresentaram queda, passando de R$489.2 milhões para R$341.3 milhões. Apesar disso, houve um aumento no Caixa e Equivalentes, com um saldo positivo de R$137.9 milhões, contra um saldo positivo de R$35.3 milhões no período anterior.

A partir das projeções apresentadas no site de relacionamento com investidores da São Martinho, a companhia espera um aumento de 2% na moagem total de cana em relação à safra anterior. No entanto, a empresa enfrenta desafios climáticos que podem afetar o volume e a qualidade da cana disponível para processamento.

A empresa também espera investir R$ 2,6 bilhões em capex para a safra 22/23, um aumento de 6,4% em relação à safra anterior. Esse aumento é impulsionado principalmente por investimentos em melhorias operacionais, como o fechamento de circuitos de água e a reposição de equipamentos agrícolas e industriais.

Além disso, a empresa planeja investir em modernização e expansão, com destaque para a construção da planta de etanol de milho em Goiás.

A posição da empresa

Resumo de motivos para investir, segundo a empresa em seu site de relacionamento com investidores:

Gestão agrícola diferenciada, resultando em um dos menores custos de produção de açúcar e etanol do mercado.

  • Posse de cerca de 55 mil hectares de terras próprias, localizadas em áreas valorizadas, sendo parte relevante da verticalização do suprimento de cana própria da Companhia.
  • Estrutura financeira robusta, com disciplina de capital e baixo endividamento, além de rating de grau de investimento.
  • Maior usina de processamento de cana-de-açúcar do mundo, com uma pêra ferroviária própria, conectada com a malha até o Porto de Santos, e capacidade de armazenagem de açúcar e etanol ampliada.
  • Inserida no Novo Mercado, segmento de maior padrão de governança corporativa entre as empresas listadas na B3, com comitês internos e políticas formais que reforçam a estrutura de governança.

Nossa posição

É importante fazer a própria análise antes de tomar decisões de investimento porque nem sempre as informações disponíveis publicamente refletem completamente a realidade da empresa ou do mercado. Além disso, muitas vezes as informações são interpretadas de maneira diferente por diferentes investidores, levando a decisões de investimento divergentes.

Um exemplo disso é o caso das Lojas Americanas, que apresentaram resultados financeiros positivos e que, agora, está sendo investigada após ter sido revelada uma inconsistência contábil de R$ 20 bilhões. Somada com a dívida bruta da empresa, de R$ 19,3 bilhões, abre um rombo de R$ 40 bilhões em débitos. A descoberta abalou o mercado, e a empresa perdeu mais de R$ 8 bilhões em seu valor de mercado em apenas um dia.

Portanto, acompanhar a atuação dos big players, como bancos de investimento e fundos de investimento, pode ser uma forma interessante de obter informações sobre o mercado, já que esses participantes têm acesso a recursos e informações privilegiadas que muitas vezes não estão disponíveis ao público em geral.

O Raio X Preditivo é uma ferramenta que usa a análise do volume de negociações para identificar como os investidores institucionais estão se comportando no mercado. Essa ferramenta pode ser usada para identificar as ações que estão sendo compradas ou vendidas pelos grandes investidores, permitindo que os investidores individuais possam tomar decisões mais acertadas.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • A taxa de corretagem é uma cobrança realizada pelas corretoras pelos serviços de execução das ordens de compra e venda. Seu valor pode variar de acordo com a corretora e costuma estar relacionado ao tamanho ou valor financeiro da ordem.
  • A taxa de custódia é um serviço de manutenção das ações em sua conta, no entanto, algumas corretoras estão deixando de cobrar essa taxa.
  • As taxas da bolsa de valores, também conhecidas como emolumentos, podem variar em torno de 0,03% ou um pouco mais do valor financeiro de cada ordem de compra ou venda emitida.
  • O ISS, ou Imposto Sobre Serviços, é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem.
  • O Imposto de Renda é cobrado sobre o lucro obtido na venda das ações. Para operações de day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia, a alíquota é de 15%. É possível realizar o abatimento de prejuízos do mês atual com os lucros do mesmo período, para calcular a alíquota de 20%. Além disso, em operações com mais de um dia, há isenção de imposto em vendas inferiores a R$ 20 mil em um mês, mesmo que haja lucro.
  • A B3, a bolsa de valores brasileira, cobra uma taxa de 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3)?

É importante destacar que o volume é a causa e o preço é o efeito no mercado financeiro. Metodologias que se concentram apenas no preço podem levar a erros de interpretação e consequentemente a decisões equivocadas. Os big players, por sua vez, aproveitam momentos de pânico para acumular posições e momentos de euforia para distribuir, tendo em vista que para eles a liquidez é mais importante do que o preço em si.

Nesse sentido, o Raio X Preditivo pode ser uma ferramenta valiosa para identificar a atuação desses grandes investidores, permitindo que o investidor possa se posicionar de forma mais adequada. Dessa forma, o uso do Raio X Preditivo pode ajudar a investir de forma mais assertiva em ações da São Martinho (SMTO3) e em outros ativos do mercado financeiro.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3)?

Para comprar ações da São Martinho (SMTO3), é necessário ter uma conta em uma corretora de valores mobiliários. É importante escolher uma corretora confiável e que ofereça uma plataforma de negociação segura e eficiente.

Antes de iniciar as operações, é recomendado buscar conhecimento sobre o mercado financeiro e sobre a análise técnica, como o Raio X Preditivo. Esse curso pode ajudar a entender melhor a movimentação do mercado e a identificar possíveis manipulações pelos grandes investidores.

Também é importante praticar em uma conta demo, oferecida por muitas corretoras, antes de operar com dinheiro real. A conta demo permite testar as técnicas aprendidas sem arriscar dinheiro real.

Após escolher a corretora e treinar as técnicas, basta fazer o login na plataforma de negociação, escolher o ativo desejado (no caso, SMTO3), definir o valor e a quantidade de ações que deseja comprar e enviar a ordem de compra.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA SÃO MARTINHO (SMTO3)

Em conclusão, investir em ações da São Martinho (SMTO3) pode ser uma oportunidade interessante para aqueles que buscam investimentos de longo prazo e desejam se expor ao setor sucroalcooleiro brasileiro. No entanto, é importante ressaltar que o investimento em ações sempre envolve riscos e incertezas, e é fundamental realizar uma análise detalhada da empresa e do setor antes de tomar qualquer decisão.

O Raio X Preditivo é uma técnica que pode ajudar os investidores a entender melhor o comportamento do mercado e antecipar possíveis movimentos de preço. Por isso, é altamente recomendado que os investidores interessados em operar com ações da São Martinho e outros ativos financeiros passem por um curso de formação, como o Raio X Preditivo, e pratiquem em uma conta demo antes de realizar operações com dinheiro real.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário