Ações da Shopify (BDR S2H034): Comprar ou Vender?

Como comprar ações da Shopify (BDR S2H034) na hora certa através de uma metodologia que observa um dado que quase ninguém usa no Brasil para a tomada de decisões. Você NUNCA MAIS vai errar

As ações da Shopify (BDR S2H034) estão disponíveis aos brasileiros em forma de BDRs (Brazilian Depositary Receipts), recibos que podem ser adquiridos e negociados da mesma forma que negociamos ações, em reais e diretamente por nossas corretoras locais. Mas será que vale a pena investir nessa empresa?

Bem, quando falamos das ações da Shopify (BDR S2H034), estamos falando de uma das maiores empresas de varejo online do mundo, com sede no Canadá. Sua presença na internet e na mídia é inegável e talvez você tenha já comprado alguma coisa em algumas de suas plataformas. São 1,7 milhão de negócios em 175 países. A presença da companhia é massiva! Mas para sabermos se vale mesmo a pena comprar ativos dessa empresa é preciso analisar muito mais que isso. E não só se a empresa é segura e sólida de acordo com seus fundamentos. Mesmo grandes empresas enfrentam momentos em que o valor de seus ativos despenca por infinitas razões: podemos citar a crise do subprime (2008) e a da pandemia (2020), que atingiram a todos, só para começar. O Raio X Preditivo usa o comportamento dos big players, através da análise de volume de negócios, a fim de antecipar momentos de queda e chegar antes nos momentos de alta: esses big players influenciam o preço das ações e seus rastros podem ser detectados através do volume de negócios. Neste artigo, claro, falaremos sobre a empresa Shopify, sobre BDRs e sobre ações, mas é muito importante que você fique atento nessa metodologia que vamos apresentar.

Os BDRs da Shopify (BDR S2H034) têm uma paridade de 120 para 1, isto é, 120 BDRs equivalem a 1 ação custodiada no mercado de origem. As ações originais são negociadas na Bolsa de Nova York com o código SHOP.


O QUE É UM BDR (BRAZILIAN DEPOSITARY RECEIPT)?

Os Brazilian Depositary Receipts (BDR) são valores mobiliários emitidos no Brasil que possuem como lastro ativos, geralmente ações, emitidos no em seu país de origem. Esses ativos de empresas estrangeiras só podem ser negociados nos países de origem, a exemplo das ações da Shopify (S2HO34). Porém os BDRs tornam a operação desses ativos possível aqui no Brasil.

A empresa que vai lançar as BDRs por aqui compra as ações no exterior e precisa deixá-las custodiadas através de uma instituição financeira daquele país.

Cada BDR representa um determinado número de ações ou uma parte de uma ação. No caso, 120 BDR S2HO34 é 1 ação original (paridade de 120 para 1).

Na prática, ao comprar um BDR você estará comprando uma parte da empresa, como se comprasse uma ação. Quem compra ações se torna acionista da empresa, mas quem compra BDR é apenas um investidor indireto. No entanto, você participa do crescimento (ou desvalorização) dessa companhia da mesma maneira, bem como da divisão de lucros pagos em forma de dividendos. Até outubro de 2020, para investir em BDRs não patrocinados (a imensa maioria dos BDRs negociados na bolsa) só se você fosse investidor qualificado, aquele que tem comprovadamente mais de R$ 1 milhão em investimentos financeiros.

Porém, a partir daquele mês isso mudou e qualquer um que tenha conta em uma corretora de valores com perfil de risco agressivo pode investir em ações estrangeiras através de BDRs.

Além disso, o lote padrão foi reduzido para apenas 1. Quer dizer, você pode comprar uma única ação, digo, BDR da Shopify se quiser (só vale a pena se a taxa de corretagem for zero ou muito baixa).

Assim como as ações negociadas na B3, os BDRs também têm seus códigos. Mas eles seguem uma lógica muito parecida com a das ações.

  • Ele é formado por quatro letras e um número de dois dígitos.
  • BDRs patrocinados nível 2 terminam com os dígitos 32.
  • BDRs patrocinados nível 3 terminam com os dígitos 33. Por exemplo, AURA33, da empresa Aura Minerals.
  • BDRs patrocinados nível 1 não têm uma numeração fixa. Por exemplo, PPLA11, da PPLA Participations.
  • BDRs não patrocinados (só têm nível 1) terminam com os dígitos 34 ou 35 (geralmente para diferenciar ações com direito a voto ou não). Por exemplo, BABA34, da Alibaba Group Holding.

Segundo o site da B3, a diferença entre BDRs patrocinados e não patrocinados é a seguinte:

  • O BDR patrocinado é emitido por uma instituição depositária contratada pela companhia estrangeira emissora dos valores mobiliários e pode ser classificado como Nível I, Nível II ou Nível III.
  • O BDR não patrocinado é emitido por uma instituição depositária, sem envolvimento da companhia estrangeira emissora dos valores mobiliários lastro, e só pode ser classificado como Nível I.


O QUE SÃO AS AÇÕES DA SHOPIFY (BDR S2H034)?

Apresentamos acima o que é um BDR. Vamos esclarecer o que são as ações da Shopify (S2HO34).

Ações são as partes precificadas do todo que a empresa vale. Elas existem para, na maioria das vezes, potencializar o patrimônio da empresa.

Para tirar os projetos do papel, a companhia terá que levantar recursos financeiros de alguma maneira. Empréstimos são outras formas possíveis para dar esse passo, mas cada um tem implicações que podem restringir o desempenho da empresa a médio e longo prazo.

A solução que a uma parte das companhias encontra é vender essas partes precificadas na bolsa de valores, no início ofertadas em IPO (oferta pública inicial) e posteriormente no pregão diário.

Se os projetos da empresa forem bem-sucedidos, a empresa terá a valorização tão esperada e as ações por sua vez passam a valer mais.

Quem se juntar ao grupo de novos acionistas terá o patrimônio valorizado, e ainda poderá surfar na onda da empresa que lucra com o crescimento. Esse lucro é distribuído proporcionalmente entre os investidores; são os chamados dividendos.


O QUE É A SHOPIFY (S2H034)

Shopify Inc. é uma empresa multinacional canadense de comércio eletrônico com sede em Ottawa, Ontário. Shopify é o nome de sua plataforma proprietária de comércio eletrônico para lojas online e sistemas de ponto de venda de varejo. A plataforma Shopify oferece aos varejistas online um conjunto de serviços, incluindo pagamentos, marketing, remessa e ferramentas de engajamento do cliente.

  • A empresa informou que tinha mais de 1.700.000 negócios em aproximadamente 175 países usando sua plataforma em maio de 2021.
  • De acordo com a BuiltWith, 1,58 milhão de sites são executados na plataforma Shopify em 2021.
  • De acordo com a W3Techs, 4,4% dos 10 milhões de sites usam o Shopify.
  • O volume bruto total de mercadorias ultrapassou US$ 61 bilhões para o calendário de 2019.
  • Em julho de 2022, a Shopify está entre as 20 maiores empresas canadenses de capital aberto por capitalização de mercado.
  • A receita total para o ano de 2021 foi de US$ 4,611 bilhões.
  • Em fevereiro de 2021, Shopify anunciou que a empresa formou uma organização de esports chamada Shopify Rebellion, e montou uma equipe profissional de StarCraft II para competir em torneios internacionais. Os membros da equipe incluem o ex-campeão mundial de 2016 Byun Hyun-woo, bem como Sasha Hostyn.

Em abril de 2021, Shopify fez sua primeira entrada na logística de última milha investindo na Swyft, uma startup de logística digital com sede em Toronto.


HISTÓRIA DA SHOPIFY (S2H034)

  • 2006 - A Shopify foi fundada em 2006 por Tobias Lütke e Scott Lake depois de tentar abrir a Snowdevil, uma loja online de equipamentos de snowboard. Insatisfeito com os produtos de comércio eletrônico existentes no mercado, Lütke, um programador de computador profissional, construiu o seu próprio.
  • 2009 - Em junho de 2009, a Shopify lançou uma plataforma de interface de programação de aplicativos (API) e a App Store. A API permite que os desenvolvedores criem aplicativos para as lojas online da Shopify e depois as vendam na App Store da Shopify.
  • 2010 - A Shopify foi nomeada a empresa de crescimento mais rápido de Ottawa pelo Ottawa Business Journal em 2010. A empresa recebeu $ 7 milhões de uma rodada inicial de financiamento de capital de risco da série A em dezembro de 2010.
  • 2011 - Sua rodada da Série B levantou $ 15 milhões em outubro de 2011.
  • 2012 - Em fevereiro de 2012, a Shopify adquiriu a Select Start Studios Inc ("S3"), uma desenvolvedora de software móvel, juntamente com 20 dos engenheiros e designers móveis da empresa.
  • 2013 - Em agosto de 2013, Shopify adquiriu Jet Cooper, um estúdio de design de 25 pessoas com sede em Toronto, e anunciou o lançamento do Shopify Payments, renomeado como Shop Pay em fevereiro de 2020. A empresa também anunciou o lançamento de um sistema de ponto de venda centrado no iPad . Ele usa um iPad para aceitar pagamentos com cartões de débito e crédito. A empresa recebeu $ 100 milhões em financiamento da Série C em dezembro de 2013
  • 2014 - Em 2014, a plataforma hospedou aproximadamente 120.000 varejistas on-line, e foi listada como # 3 na Deloitte 's Fast50 no Canadá, bem como # 7 na Deloitte's Fast 500 da América do Norte. Ganhou US$ 105 milhões em receita em 2014, o dobro do que arrecadou no ano anterior. Em fevereiro de 2014, a Shopify lançou o "Shopify Plus" para grandes empresas de comércio eletrônico com acesso a recursos e suporte adicionais.
  • 2015 - Em 14 de abril de 2015, a Shopify solicitou uma oferta pública inicial (IPO) na Bolsa de Valores de Nova York e na Bolsa de Valores de Toronto sob os símbolos "SHOP" e "SH", respectivamente. A Shopify abriu o capital em 21 de maio de 2015 e, em sua estreia na Bolsa de Valores de Nova York, começou a ser negociada a US$ 28, mais de 60% acima do preço de oferta de US$ 17, com seu IPO levantando mais de US$ 131 milhão. Em setembro de 2015, a Amazon.com anunciou que fecharia seu serviço Amazon Webstore para comerciantes e selecionou Shopify como o provedor de migração preferencial. As ações da Shopify saltaram mais de 20% com a notícia.
  • 2016 - Em abril de 2016, a Shopify anunciou a Shopify Capital, um produto de adiantamento em dinheiro. O Shopify Capital foi inicialmente testado para comerciantes nos EUA e permitiu que eles recebessem um adiantamento sobre ganhos futuros processados por meio de seu gateway de pagamento. Desde o seu lançamento em 2016, a Shopify Capital forneceu mais de US$ 2 bilhões em financiamento para lojistas da Shopify com um adiantamento máximo de US$ 2 milhões.
  • 2017 - Em janeiro de 2017, a Shopify anunciou a integração com a Amazon que permitiria aos comerciantes vender na Amazon a partir de suas lojas da Shopify. As ações da Shopify subiram quase 10% após este anúncio.
  • 2018 - Em setembro de 2018, Shopify anunciou planos para localizar milhares de funcionários no bairro King West de Toronto em 2022 como parte do complexo "The Well", propriedade conjunta da Allied Properties REIT e RioCan REIT. Em outubro de 2018, a Shopify abriu seu primeiro espaço físico em Los Angeles. As vendas online de maconha em Ontário usaram o software da Shopify quando a droga foi legalizada em outubro de 2018. O software da Shopify também é usado para vendas pessoais de maconha em Ontário desde que se tornou legal em 2019.
  • 2019 - Em janeiro de 2019, a Shopify anunciou o lançamento do Shopify Studios, uma casa de produção e conteúdo de televisão e cinema com serviço completo. Em 22 de março de 2019, a Shopify e a plataforma de marketing por e-mail Mailchimp encerraram um acordo de integração devido a disputas envolvendo privacidade e coleta de dados do cliente.
  • 2020 - A empresa anunciou novas contratações em Vancouver , no Canadá, e os efeitos da pandemia de COVID-19 contribuíram para elevar os preços das ações. Em 21 de fevereiro de 2020, a Shopify anunciou planos de ingressar na Diem Association , conhecida na época como Libra Association. Anunciou que mudará toda a sua força de trabalho para o trabalho remoto. Anunciou uma parceria com a Alipay para oferecer suporte a comerciantes com pagamentos internacionais.
  • 2021 - Cerca de metade dos executivos de nível C da Shopify deixaram a empresa no início de 2021. Em 11 de junho de 2021, Shopify anunciou a aquisição do Primer, um aplicativo AR na App Store que permite aos usuários visualizar itens de reforma digitalmente. Em 29 de junho de 2021, a Shopify removeu a participação na receita de 20% para desenvolvedores de aplicativos que ganham menos de US$ 1 milhão por ano.
  • 2022 - Em 22 de março de 2022, a Shopify lançou o Linkpop, um produto para criar um mercado social de marca por meio do qual os comerciantes podem anunciar e comercializar seus produtos por meio de links a serem adicionados em canais de mídia social. Anunciou a aquisição da Dovetale, uma startup de marketing de influenciadores de Nova York. Em junho de 2022, a Shopify fez parceria com o Twitter. Como parte do acordo, o Twitter anunciou que lançaria um aplicativo de canal de vendas para todos os comerciantes da Shopify nos EUA por meio de sua loja de aplicativos. A Lütke anunciou demissões imediatas totalizando cerca de 10% de sua força de trabalho. Em uma mensagem aos funcionários, o CEO disse que o planejamento da empresa em taxas de crescimento continuando na trajetória dos últimos dois anos "não valeu a pena" e forçou a empresa a reduzir o tamanho. Em agosto, anunciou que estava tornando a plataforma de automação de marketing de comércio eletrônico Klaviyo o parceiro de solução de e-mail recomendado para sua plataforma comercial Shopify Plus, com um investimento estratégico de US$ 100 milhões na empresa.


AÇÕES DA SHOPIFY (BDR S2H034): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS

Os BDR S2HO34 são negociados na nossa bolsa de valores, a B3. A ação original é negociada na Bolsa de Nova York, nos Estados Unidos.

Essa forma de investimento em ativos de empresas estrangeiras é recente por aqui. Além disso, foi somente no final de 2020 que qualquer pessoa que tivesse uma conta em uma corretora de valores passou a poder negociar ações da Shopify e de outras gigantes de maneira rápida, prática, simples, pelo celular inclusive.

Nesse exato momento você pode comprar ações da Shopify (BDR S2HO34) com alguns cliques no home broker de sua corretora ou na sua plataforma gráfica de preferência.

Mas recomendamos que fique atento!

Esse é um dos mercados mais dinâmicos e competitivos que existem. Por trás de gráficos que mostram a oscilação de preços estão os investidores institucionais, com seus robôs de negociação de alta frequência (robôs HFT), operando com grandes quantias e sendo programados por gestores e analistas com sangue nos olhos, que pouco se importam de quem e quanto dinheiro vão tirar do mercado, seja de um grande fundo, seja de você.

Por isso, é importante buscar como aliada uma metodologia que entenda o comportamento desses participantes fortes, os chamados big players.

Através da análise do volume, o Raio X Preditivo sabe o que eles estão fazendo, em que valores estão dispostos a defender um ativo e, utilizando essa leitura a favor de trades de curto e longo prazo.

Que ações a Shopify possui?

A Shopify possui a SHOP, que é uma common stock, equivalente às nossas ações ordinárias, aquelas que dão direito a voto nas assembleias da companhia.

Quais os códigos das ações da Shopify?

Na NYSE, as ações da Shopify são negociadas sob o código SHOP. Por aqui, os BDRs são negociados sob o código S2HO34.


FORMAS DE GANHAR COM AS AÇÕES DA SHOPIFY (BDR S2H034)

Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro com as ações da Shopify:

  • Trade com ações da Shopify (BDR S2HO34): negociações para ganhar no curto prazo; compramos se achamos que vai subir de preço, e vendemos quando chegar a um valor maior. Vendemos se achamos que vai cair e recompramos a um preço mais barato.
  • Dividendos das ações da Shopify (BDR S2HO34): investidores mantêm o ativo na carteira com a intenção de receber os lucros da companhia no momento que esta pagar os dividendos. E com o dinheiro dos dividendos, compram mais ações aproveitando momentos de queda do ativo.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR NAS AÇÕES DA SHOPIFY (BDR S2H034): QUE DECISÃO TOMAR?

Em sua página de relacionamento com investidores, a Shopify aponta as seguintes vantagens:

  • Grande e crescente oportunidade: A Shopify está construindo um sistema operacional de comércio global junto com um conjunto crescente de ferramentas e recursos que permitem que comerciantes de todos os tamanhos vendam para qualquer pessoa, em qualquer lugar.
  • Produto de classe mundial: Impulsionada para oferecer suporte à inovação contínua e às rápidas mudanças tecnológicas no comércio, a plataforma da Shopify foi criada para oferecer simplicidade e escalabilidade.
  • Vantagem de dados: Dezenas de bilhões de interações acumuladas ao longo de mais de 10 anos agora são aproveitadas por meio do aprendizado de máquina.
  • Modelo de negócios poderoso: À medida que os lojistas aumentam suas vendas e se tornam mais bem-sucedidos, eles reinvestem em seus negócios, beneficiando seus compradores, seus negócios e a Shopify.
  • Vasto Ecossistema: Continua a expandir e engajar nossa rede global de parceiros. Esse rico ecossistema de desenvolvedores de aplicativos, designers de temas e outros parceiros desempenha um papel crítico no sucesso de nossos comerciantes e ajuda a impulsionar o crescimento de nossa base de comerciantes.
  • Guiada pela missão: uma equipe voltada para o produto focada em tornar nossa missão, tornar o comércio melhor para todos, uma realidade.

Independentemente do que nos diz a empresa, por mais sólida e segura que sua ação seja, a decisão para entrar ou não numa operação de ativos de renda variável será sempre somente sua.

Esse é o tipo de ativo que, no momento de liquidez do mercado, os big players farão questão de comprar. E, geralmente, esse momento é quando ele está em queda, quando os investidores fracos estão suando frio e prontos para vender a uma fração do preço pelo qual compraram, na hora do desespero. Por isso, reitero que só você pode avaliar se vale a pena comprar, quando, como e em que quantidade deve fazê-lo, e também em que momento vender (se for o caso de um trade).

Nesse tipo de decisão você pode contar com uma metodologia que acompanha os big players e, mais do que isso, te apoia para melhorar a leitura do mercado: o Raio X Preditivo. Através da leitura do volume é possível decidir com mais certeza se estamos do lado certo, comprando e vendendo junto com os participantes fortes, que sabem tomar as melhores decisões.


FICOU INTERESSADO NAS AÇÕES DA SHOPIFY (BDR S2H034)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PRA COMEÇAR

Os custos e taxas são similares à negociação de ações:

  • Taxa de corretagem (algumas corretoras não cobram taxa de corretagem)
  • ISS: imposto sobre serviços equivalente a 5% da taxa de corretagem
  • Taxas da bolsa para registro e liquidação da operação
  • Imposto de renda sobre o lucro de venda

No imposto de renda sobre o lucro reside a maior diferença!

Enquanto quando investimos em ações e vendemos valores menores que R$ 20 mil em ações em determinados meses, mesmo que tenhamos lucro, somos isentos de imposto.

Nas BDRs (assim como nos ETFs), mesmo que você venda apenas R$ 1000 e tenha R$ 100 de lucro em determinado mês, terá que pagar R$ 15 (15%) ao leão. E 20% se a operação for de day trade (mas aí tudo bem, porque o lucro no day trade nunca tem isenção).


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR COM AS AÇÕES DA SHOPIFYA (BDR S2H034)

Para o Raio X Preditivo, o volume é a informação mais importante de um ativo. O volume é o que impulsiona o preço, tanto para queda quanto para alta.

Portanto, o volume é a CAUSA. Enquanto o movimento do preço é só o EFEITO.

Mostramos aqui um caminho diferente das metodologias que observam o preço, evitando que a operação comece com atraso em relação ao movimento do mercado. Olhar somente o preço é desprezar aqueles participantes que melhor tiram proveito do pregão.

O Raio X Preditivo oferece conceitos e ferramentas voltados para o comportamento institucional, através do volume. A partir desse comportamento conseguimos encontrar regiões de negociação vantajosas em que arriscamos pouco para o caso de a operação dar errado, perdemos pouco, e ganhamos muito quando dá certo.


COMO FAÇO PRA COMPRAR AÇÕES DA SHOPIFY (BDR S2H034)?

Antes mesmo de abrir uma conta em uma corretora – algo bem simples e fácil hoje em dia -, você precisa antes fazer um curso sobre bolsa de valores. Por essas razões acima e outras mais, recomendamos o Raio X Preditivo.

Depois de iniciar os estudos dos novos conceitos e técnicas, recomendamos também que treine muito em sua conta demo. E você pode fazer isso comprando ações da Shopify (BDR S2HO34) inclusive ou qualquer outra. É de extrema importância que você não pule essa etapa de treino, pois é o seu dinheiro que colocará em risco num mercado muito competitivo. Nesse tempo de treino você poderá experimentar situações hipotéticas de dificuldade e como poderá reagir. Se você não tiver bons resultados em uma conta simulada, dificilmente terá em uma conta real.

CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA SHOPIFY (BDR S2H034)

Claro que a Shopify é uma grande empresa e, se me perguntassem, eu diria que ela é sólida e segura. Mas uma opinião dessas, no vazio, não vale nada. Eu só colocaria minhas fichas nessa companhia se, depois da análise do volume, eu conseguisse detectar que os investidores institucionais estão montando fortes posições nessa empresa. Através da análise do volume é possível descobrir se os participantes fortes estão comprando, mesmo durante uma queda, aproveitando a liquidez que só o desespero dá, ou estão vendendo, mesmo durante uma alta, aproveitando a liquidez que só a euforia consegue. Só depois dessa análise, na qual o Raio X Preditivo é especialista, eu faria meu posicionamento.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário