Curso sobre Day Trade: Conheça o RaioX Preditivo!

Saiba como escolher um curso sobre day trade conhecendo as características que fazem uma boa metodologia: conheça o Raio X Preditivo

Um curso sobre day trade é fundamental para começar a operar na bolsa de valores. A aparente simplicidade que temos hoje em dia, em que podemos comprar e vender ativos na bolsa de valores com um simples apertar de botão no celular, esconde um dos mercados mais competitivos do mundo. Só a cara e a coragem e médias móveis dos cursos tradicionais tupiniquins não são suficientes (se você não sabe o que são médias móveis, descubra nossa visão sobre elas clicando aqui).

Um curso sobre day trade deve ensinar a realidade do mercado a seus alunos e aos praticantes da metodologia que ele ensina: sim, que mais de 90% dos investidores e traders do mercado sai da bolsa com menos de um ano e com prejuízos. Sim, que o mercado é dominado por megacorporações de investimento, que podemos chamar de “big players” e que eles operaram de uma maneira totalmente contra intuitiva, com estratégias e tecnologia pensada para escalpelar os pequenos investidores e tirar dinheiro até mesmo fundos de ações com gestores experientes. Sem um curso sobre day trade de qualidade, é fato: você vai perder dinheiro na bolsa e, nesse caso, é melhor nem entrar.

Um curso sobre day trade, assim, é fundamental para termos os melhores resultados, nos protegermos das atuações dos big players e, mais do que isso, um curso sobre day trade de qualidade pode ensinar a usar essas atuações a seu favor. Fique comigo e eu vou explicar tudo.


A VERDADE SOBRE OS MERCADOS FINANCEIROS E O MUNDO DO DAY TRADE

Um curso sobre day trade deve levar em conta o quanto esse mercado é violento e sanguinário. É o mercado mais competitivo do mundo. E os mais fortes desse ambiente tiram proveito de seus recursos financeiros, tecnológicos e de recursos humanos para arrecadar ainda mais dinheiro do que já tem. Eles estão lutando contra gigantes tão grandes quanto eles mesmos e o restante dos participantes, que vão de bancos centrais, passando por fundos de investimento de todos os tamanhos e chegando a participantes tão pequenos quanto eu ou você.

Mais à frente, vou explicar como esses participantes realmente fortes pensam, quais são os problemas que precisam resolver, como fazem para resolver essas dificuldades e como essas soluções que eles adotam tira dinheiro dos traders pessoas físicas que fizeram um curso sobre day trade que ignora as leis mais básicas e fundamentais da atuação desses investidores institucionais.

A partir do momento em que você entende como esses participantes atuam, fica mais fácil tomar decisões de compra e venda de ativos: os riscos ficam menores e a possibilidade de lucro em uma operação fica maior. Além disso, a quantidade de operações que dão certo se multiplica. Resumo: um trader pessoa física que tenha feito um curso de day trade que ensine isso, de forma simples de entender, vai lucrar muito mais.


VEJA O PORQUE O RAIO X PREDITIVO DIFERE DOS DEMAIS CURSOS

O curso sobre day trade mais recomendado com essas características é o Raio X Preditivo. É o curso sobre day trade que primeiro trouxe ao Brasil alguns conceitos que, até então, vinham sendo ignorados pelos demais cursos. Hoje, inclusive, muitos outros cursos sobre day trade badalados vêm adotando conceitos apresentados primeiro pelo Raio X Preditivo. Porém, é de se esperar que, em termos de didática, pioneirismo e aprofundamento dessas técnicas e conceitos, por conta do tempo de especialização na metodologia, o Raio X Preditivo já esteja à frente.

A propósito disso, o sistematizador do Raio X Preditivo, o trader Luiz Sato, já tem quase 30 anos de mercado. Nesse tempo, ele experimentou dezenas metodologias, centenas de indicadores e sistemas e concluiu que 99% do que os cursos sobre day trade oferecem simplesmente não funciona. Ele passou adotar apenas o que funciona. Mais que isso, passou a adotar apenas o que funciona de forma simples e clara.

Vamos ver o que nos oferece o curso sobre day trade Raio X Preditivo.

Big Players

Uma das primeiras coisas que você precisa saber sobre o mercado é da existência de participantes de que já falamos mais acima: os big players. Também vamos chamar os big players de investidores institucionais ou de “dinheiro esperto”.

Esses participantes têm questões diferentes das nossas quando compramos ou vendemos ações ou contratos e minicontratos. Enquanto nós precisamos “acertar” se o preço de um ativo vai subir ou cair, o grande problema é liquidez.

Sim, quando compramos 10 minicontratos de índice, sempre haverá alguém vendendo esse número de minicontratos. E quando precisarmos vendê-los, seja para realizar o lucro, seja para estancar um prejuízo, também haverá quem queira comprá-los.

Porém, um big player precisa lidar com um número muito grande de ativos. Se ele sair comprando 1 milhão de minicontratos imediatamente, isso fará com que o preço do ativo fique gradativamente mais alto.

Então, não é incomum que os big players prefiram comprar ativos quando o mercado está em queda! Note como isso é contra intuitivo! Os outros cursos sobre day trade ensinam que pode existir um comportamento em que um participante compra ativos massivamente em uma tendência de queda? Não eles ensinam que só devemos operar a favor da tendência: comprar quando a tendência é de alta e vender quando a tendência é de baixa.

O fato é que, quando um big player precisa comprar um determinado ativo, ele aproveita o desespero dos outros participantes. O pânico da venda dá a liquidez de que ele precisa para comprar ativos em grande número sem causar a alta da preço. Pelo contrário: ele aproveita para comprar a preços cada vez mais baixos.

O mesmo vale para a venda. O big player aproveita a euforia do mercado, cujos outros participantes estão comprando espontaneamente a preços cada vez mais altos, para distribuir os ativos que compraram enquanto o preço estava despencando.

Mas quem são os big players?

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Suíça fizeram um estudo a partir de companhias transnacionais com atuação em todo o planeta. O resultado foi que 43 mil empresas, juntas, representavam quase todo o capital mundial. O resto é dinheiro pra troco.

Não foi fácil, eles chegaram a essa conclusão a partir de uma base de dados de 37 milhões de empresas.

E de um mundo inteiro de empresas, apenas 43 mil representam quase a totalidade de “dinheiro” disponível no mundo. Vamos considerar que o PIB mundial chega a centenas de trilhões de dólares.

Mas não são esses 43 mil os big players da bolsa.

Os pesquisadores suíços aprofundaram o levantamento. E descobriram que apenas 174 controlam direta ou indiretamente 40% das 43 mil. Isso foi em 2011. Não seria errado imaginar que, 10 anos depois, essa concentração seja ainda maior. Vamos chutar, digamos que apenas 100 controlam hoje 50% das demais. É incrível: 100 empresas têm nas mãos metade do capital mundial, decidindo destinos, muitas vezes com mais autoridade que os governos nacionais. Algumas delas, de fato, têm faturamentos maiores que os PIBs de países inteiros.

Metade dessas 100, estimativamente, têm intensa atuação nos mercados de valores do globo.

Portanto, quando falamos de big players, é a essas empresas a que estamos nos referindo.

Algumas delas:

• UBS AG (empresa suíça de investimentos financeiros).

• Merrill Lynch & Co Inc (banco de investimento estadunidense).

• Vanguard Group (companhia estadunidense de fundos de investimento).

• Legal and General Group PLC (Companhia de seguros, pensões e investimentos, com operações no Reino Unido, Holanda, França, Alemanha, EUA, Egito, Índia e Emirados Árabes).

• JP Morgan Chase & Co (banco com sede nos Estados Unidos).

• State Street Corporation (holding que administra duas companhias financeiras dos EUA).

• AXA (francesa que administra seguros e fundos).

• Fidelity Investments (dos EUA).

• Capital Group Companies Inc (algumas das centenas de empresas que estão sob a guarda desta: Bayer e Volkswagen).

• Barclays PLC (instituição financeira do Reino Unido).

Ah, se você acha que eu estou inventando tudo isso, pode ler o estudo na revista em que foi publicado originalmente aqui.

O segredo está no volume

Mas como detectar a atuação desses gigantes? E mais: como detectar a atuação desses gigantes em tempo real?

Afinal, eles não divulgam suas estratégias. Não é do interesse deles uma vez que estão competindo cada um contra transnacionais de igual magnitude.

O segredo é o volume de negócios. Onde há grandes volumes de negócios, pode ter certeza: há atuação de investidores institucionais, big players.

Sem eles, não há volume. Há baixa liquidez em um ativo. Quando eles se retiram de uma negociação, o volume cai enormemente.

Por isso, no Raio X Preditivo, consideramos que o volume é a informação mais importante de um gráfico. Um curso sobre day trade que ensina metodologias que ignoram o volume e focam apenas no preço, fazem o aluno “voar às cegas”, ignorando a participação dos big players que andam pelo mercado sem tomar conhecimento das formiguinhas que estão esmagando ao passar.

O volume pode ser considerado o combustível do movimento do preço. Quando há pouco volume, o movimento não se sustenta, como um carro que fica sem combustível no meio de uma subida.

E essa regra nem é uma grande novidade. É até incrível que os cursos sobre trade a venham ignorando:

• Maior demanda (leia procura ou compra) gera alta dos preços. Quanto mais gente está comprando algo, mais os preços sobem pois grande procura gera escassez. Se não tem pra todo o mundo um produto ou um ativo, seu preço sobe

• Maior oferta (leia vendas) gera queda de preço. Quanto mais gente está querendo vender, maior a abundância e o produto ou ativo fica mais barato

Por isso, guarde essa regra:

• O volume é a causa

• O preço é o efeito do volume

• Se você lê e entende a causa, você se adianta ao efeito

O estudo de volume é fundamental para um curso sobre day trade.

Indicadores modernos

Para entender o volume dessa forma, a partir da perspectiva dos big players e da influência desse fator, como causa, sobre o preço, o efeito, o Raio X Preditivo é um curso sobre day trade que se fundamenta em dois pilares.

• Conceitos: alguns deles você já está conhecendo neste artigo, mas tem muito mais. Big players, ranges, padrões psicológicos em V, fluxo, zonas de trade location, regiões de alto volume, preço médio ponderado pelo volume... um verdadeiro arsenal de ideias que vão fazer você entender o mercado como nunca imagionou.

• Ferramentas: são os indicadores Sato’s. O trader Luiz Sato, sistematizador do Raio X Preditivo, trouxe os melhores indicadores para ler o volume e os adaptou a seu jeito de operar, o mesmo jeito de operar que você vai aprender nesse curso sobre day trade

Eis alguns dos indicadores (muitos outros estão por vir ainda):

• Sato’s Force Histograma: visualiza o volume acumulado a cada pernada de alta ou de baixa

• Sato’s Result: fundamental para visualizar de forma rápida se os esforços feitos pelo volume estão correspondendo em deslocamento de preço. Em tese, um alto volume deveria proporcionar um grande movimento, mas se isso não acontece, temos informações importantes. Do mesmo modo, não é esperado que um pequeno volume de negócios provoque um movimento expressivo

• Sato’s Bar: com o Sato’s bar sabemos cirurgicamente em que candles houve atuação dos grandes players, candle a candle

• Sato’s Defense: com esse indicador sabemos o preço médio dos big players e quais são os níveis de preço que eles estão dispostos a defender

• Sato’s Market Profile: é um indicador de volume, mas em vez de mostrar o volume no eixo do tempo do gráfico, mostra o volume no eixo do preço. Dessa maneira, sabemos os níveis de preço em que houve mais ativos negociados e, logo, onde estão as posições dos big players


Didática impecável

Uma das coisas de que todos os alunos falam sobre o Raio X Preditivo:

• A qualidade dos vídeos produzidos para ensinar os conceitos e as técnicas

• A qualidade didática, conferida pelo coordenador pedagógico Osney Cola: conceitos complexos são ensinados de maneira simples que até uma criança entende

• Muito conteúdo gratuito: está em dúvida sobre que curso sobre day trade fazer? Não tem problema. Tem muito conteúdo gratuito no Youtube e você poderá comprovar a qualidade didática, dos conceitos e das ferramentas.

• Enquanto você estiver no curso você poderá ver duas aulas semanais ao vivo. Uma delas acontece às terças, no Youtube, e é para toda a comunidade interessada. A outra acontece aos domingos e é apenas para alunos matriculados

• Todo esse conteúdo fica disponível no site do Raio X Preditivo: possibilidade de estudar a qualquer hora do dia, a qualquer dia da semana.

• Assistência aos alunos, desde para fazer download e instalação das ferramentas a análise de operações, semanalmente. A equipe está pronta para tirar suas dúvidas.

• Curso de nivelamento caso você esteja chegando agora em que, inclusive, você vai aprender a operar e, acima de tudo, a gerenciar os seus riscos


PRA QUEM É INDICADO?

O curso é indicado para:

• Quem está pensando em começar a fazer day trade: nada como começar com o pé direito. Muita gente investe dezenas de milhares de reais com cursos sobre day trade de fim de semana que, no fim, se mostram inúteis. Este não é um curso de um fim de semana. Ele dura um ano e você tem acesso a todo o conteúdo a qualquer momento. E não se preocupe, caso você não saiba nem o que é a bolsa de valores. O curso de nivelamento vai tornar tudo mais fácil pra você

• Pra quem já opera e está tendo resultados ruins: o Raio X Preditivo é um curso que vai mudar a sua chave. Você vai entender porque fica levando stops e violinadas a toda hora e porque suas entradas em operações têm sido erradas

• Pra quem já opera e está tendo resultados bons: se os seus resultados na bolsa de valores já estão satisfatórios, certamente o Raio X Preditivo vai torná-los ainda melhores. Se o que você faz já dá certo, com uma leitura do volume de ativos negociados seus lucros vão se multiplicar


CONCLUSÃO

Um curso sobre day trade é fundamental para meter as caras no mercado mais competitivo do mundo. Porém existe muito curso sobre day trade por aí. E, vou ser sincero, muitos deles não dão resultado. E, depois de não dar resultado, os professores dirão que a culpa é do seu emocional ou do seu psicológico.

Nós, do Raio X Preditivo, acreditamos que se a metodologia é boa e se mostra eficiente, se o gerenciamento de risco é bom, as questões psicológicas e emocionais ficam de fora. Afinal, seria estressante até para o paraquedista mais experiente saltar se ele não confia em quem dobrou seu paraquedas. Isso diz muito sobre “quem dobrou os paraquedas” dos outros cursos do mercado tupiniquim.

Assim, se você procura um curso sobre day trade que lhe dê esse nível de confiança, eu não teria dúvida e ficaria com o Raio X Preditivo.


Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário