Fundo Imobiliário HGLG11: Como investir?

O FII (fundo de investimento imobiliário) HGLG11 até pode ser um bom investimento, mas se você não souber o que os big players estão fazendo, pode entrar na hora errada

O fundo de investimento imobiliário HGLG11 é um fundo do tipo tijolo, isto é, os seus objetos de investimento são imóveis propriamente ditos, particularmente galpões logísticos. Com a demanda cada vez maior de depósitos para as empresas colocarem seus produtos a serem distribuídos aos consumidores e ao resto da cadeia produtiva, pode parecer um bom investimento. Mas qual o momento certo de começar a comprar esse ativo que, além de tudo, pode render valores mensais provindos do aluguel desses galpões?

O fundo de investimento imobiliário HGLG11, assim como qualquer ativo interessante da bolsa, tem importante participação de investidores institucionais. Os chamados big players. Esses participantes, quando estão interessados no potencial de um ativo investem pesado e podemos acompanhar esse interesse através da leitura correta do volume de negócios. O principal objetivo deste artigo, além de apresentar o HGLG11, é demonstrar a metodologia Raio X Preditivo, que segue o comportamento dos investidores institucionais apresentando melhores entradas e saídas de investimentos tanto para investidores de longo prazo quanto para trades, que visam ganhos em prazos menores.


O QUE É UM FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

Um fundo de investimento imobiliário é um ativo de investimento concebido para investir no mercado imobiliário. Existem várias opções, como FIIs que investem em imóveis físicos, títulos de crédito (CRI, LCI, LH, etc.) e cotas de outros fundos imobiliários (fundos de fundos).

O motivo que mais chama atenção para que os investidores comprem o FII é a renda mensal. Essa receita refere-se a aluguéis de imóveis administrados pelo fundo e juros de títulos, e também em caso de venda dos imóveis, títulos ou cotas de outros fundos (não esqueça, se o FII investir em outros fundos, estes por sua vez, pagam rendimentos para o seu FII).

Posso dizer que existem vantagens muito interessantes em entrar no mercado imobiliário investindo em FII.

Possuir imóveis é uma forma de investimento bem conhecida, uma vez que você tenha capital disponível e está procurando uma maneira de aplicá-lo em algo que lhe dê retorno financeiro regular. Aí você começa a pensar em comprar um imóvel para alugar, de olho em arrecadar o aluguel e, assim, ter uma fonte de renda.

É conveniente levantar todas as hipóteses envolvidas na compra de imóveis para essa finalidade. O que significa alugar um ou mais imóveis para diferentes inquilinos? Além do risco de inadimplência, esses efeitos podem custar-lhe tempo devido a deterioração da propriedade, pois terá que se preocupar em fazer os reparos. Nesta lista de reflexões sobre a compra de imóveis, devemos lembrar que os imóveis são caros e não tem liquidez. Portanto, se você precisar usar o valor do seu investimento para comprar um imóvel em uma situação de emergência, essa não é uma opção para você.

A liquidez deve ser incluída nesta decisão, inclusive quanto ao tempo que pode levar para recuperar o valor investido. Vender um imóvel depende de vários fatores, como quando o mercado está favorável. Você pode comprar FIIs a um preço mais baixo e vender a um preço mais alto, mas se você decidir vender seu imóvel, talvez não consiga atingir o preço de venda desejado. E também, a venda das cotas normalmente é rápida, e pode ser feita pela plataforma de negociações da bolsa de valores.

Um ponto a favor dos FII é a diversificação; enquanto que se você investe todo o seu dinheiro em um único imóvel de uma só vez, o retorno é incerto.

Em FIIs, você pode dividir valores entre vários fundos. Dessa forma, você pode avaliar o melhor desempenho, e pode até vender as cotas menos rentáveis para comprar as que estão rendendo mais.

Você que está começando no mercado e prefere começar com um investimento mais baixo ou não possui um capital alto para começar, tem nessa opção preços de cotas bem acessíveis. Com aproximadamente R$ 100,00 é possível comprar cotas de FII.

Toda a burocracia referente aos imóveis fica sob a responsabilidade de uma administradora especializada. É uma bela vantagem, pois dispensa o investidor de ter essa preocupação.

Realmente, negociar FIIs e ações têm semelhanças, e uma delas é que você pode lucrar numa transação de compra e venda. A compra deve acontecer quando o ativo estiver num patamar baixo de preço, para ser vendido após a valorização. E também há a possibilidade de lucrar recebendo os juros dos títulos ou o equivalente dos aluguéis dos imóveis do fundo.

Não podemos deixar de comentar que as cotas de FII podem desvalorizar, pois é um investimento em renda variável e cabe aqui um alerta quanto ao risco envolvido. É prudente analisar bem os fundos antes de comprar cotas, levando em conta seus próprios critérios, sem influência de terceiros em seus planos. É importante olhar a taxa de ocupação e inadimplência, no caso do fundo de tijolo, e grau de risco do título, se for um fundo de papel.

É natural haver dúvidas na escolha de qual investimento fazer, mas para isso e para toda sua jornada como trader você pode contar com uma metodologia para te apoiar. Sugerimos o Raio X Preditivo, que poderá te ajudar a pensar estrategicamente, com embasamento no comportamento dos investidores institucionais (big players) que sempre estão posicionados para lucrar muito.

Tipos de FII (Fundo de Investimento Imobiliário)

O HGLG11 é um fundo do tipo tijolo, com foco em galpões logísticos.

Vejamos abaixo quais são os tipos de FII:

• Fundos de renda: vários fundos de renda se encaixam no chamado “fundo de tijolo”. Nessa modalidade o objetivo é obter a renda vinda da locação dos imóveis (residenciais, hospitais, hotéis, universidades, cemitérios, shoppings, lajes corporativas, galpões logísticos). Cada um desses é uma divisão em outras subcategorias.

• Fundos de compra e venda: são considerados arriscados, pois se tratam de FIIs voltados para a compra de imóveis quando estão baratos, e estes são vendidos quando valorizam. Apesar do risco, quando há ganho costuma ser expressivo.

• Fundos de desenvolvimento: trata-se de fundos que compram terrenos visando construir um empreendimento no futuro. São considerados de risco alto devido às eventualidades que podem ocorrer como embargo de obra, por exemplo.

• Fundos de recebíveis imobiliários ou “fundos de papel”: num primeiro momento você pode até achar que é um fundo de renda fixa, pois se baseia em Certificados de Recebíveis Imobiliários. Justamente, há essa semelhança porque o mercado imobiliário faz a captação do dinheiro de investidores como se fosse um ‘empréstimo’, para que, ao final, eles recebam o dinheiro de volta com juros.

• Fundos de fundos: como já diz o nome, é um mix de vários outros fundos imobiliários. Nesse, você poderá diversificar seus investimentos em um único ativo.

• Fundos tijolo: são os que se referem aos imóveis, e nesse caso os conceitos se assemelham aos dos fundos de renda. Logo, o objetivo aqui é o recebimento de aluguel, a valorização dos imóveis e das cotas individualmente.

• Fundos híbridos: misturam todas as categorias citadas acima, sendo bastante flexíveis no que diz respeito à diversificação.


O QUE É O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (FII) HGLG11

HGLG11 é classificado como um fundo imobiliário do tipo tijolo pois seu foco são empreendimentos de galpões logísticos. O HGLG11 compra ou constrói imóveis para alugar e gerar uma renda mensal. Além disso, procura renda frequente com a potencialidade da valorização dos imóveis bem como do reajuste dos aluguéis.

Constituído em 2010 sob a forma de condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado, os ativos são obtidos pela aquisição de terrenos para construção ou aquisição de imóveis em construção ou prontos, para posterior alienação, locação ou arrendamento.

O HGLG11 também pode ter operações em securitização e os recebíveis gerados servem como lastro em operações.

Os rendimentos do HGLG11 são distribuídos em, no mínimo, 95% dos resultados, mensalmente, sempre no 10º dia útil do mês seguinte ao do recebimento dos recursos.

Portfólio do Fundo de Investimento Imobiliário (FII) HGLG11

  • BETIM

Endereço: Avenida Parque B, 347

Bairro: Aroeiras

Cidade: Betim - MG

Área Bruta Locável: 62.587,00 m2


  • BRASCABOS RIO CLARO

Endereço: Avenida Brasil, 3.464

Bairro: Distrito Industrial

Cidade: Rio Claro - SP

Área Bruta Locável: 11.492,00 m2


  • CENTRO LOGÍSTICO CUMBICA

Endereço: Rua Antônio Utrilla, 1062

Bairro: Cumbica

Cidade: Guarulhos - SP

Área Bruta Locável: 18.276,00 m2


  • CONDOMÍNIO SJC

Endereço: Rua Ambrósio Molina, 1090/1100

Bairro: Jardim Nossa Sra. da Conceicao

Cidade: São José dos Campos - SP

Área Bruta Locável: 69.466,00 m2


  • CREMER BLUMENAU

Endereço: Rua Iguaçu, 291

Bairro: Itoupava Seca

Cidade: Blumenau - SC

Área Bruta Locável: 65.825,00 m2


  • ED. SAFIRA - CENTRO EMPRESARIAL ATIBAIA

Endereço: Avenida Tégula, 888

Bairro: Pte. Alta

Cidade: Atibaia - SP

Área Bruta Locável: 7.747,00 m2


  • GALPÃO CONE G06

Endereço: Rodovia BR-101, 5.225

Bairro: Distrito Industrial

Cidade: Cabo de Santo Agostinho - PE

Área Bruta Locável: 15.731,00 m2


  • GALPÕES EXTREMA

Endereço: Estrada Municipal José Geraldo Aparecido e Rua Josepha Gomes de Souza

Bairro: N/A

Cidade: Extrema - MG

Área Bruta Locável: 34.101,00 m2


  • GERDAU RIO DE JANEIRO

Endereço: Estrada do Pedregoso, 900

Bairro: Campo Grande

Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Área Bruta Locável: 16.532,00 m2


  • GR LOUVEIRA

Endereço: Rua Atílio Biscuola, 1831

Bairro: Terra Nobre

Cidade: Louveira - SP

Área Bruta Locável: 55.202,00 m2


  • ITUPEVA

Endereço: Estrada Joaquim Bueno Neto, 9.835

Bairro: Jardim Alegre

Cidade: Itupeva - SP

Área Bruta Locável: 58.828,00 m2


  • LOJAS AMERICANAS UBERLÂNDIA

Endereço: BR - 497, Km 1480

Bairro: Jardim Europa

Cidade: Uberlândia - MG

Área Bruta Locável: 89.197,00 m2


  • MASTER OFFICES

Endereço: Avenida Guido Caloi, 1.935

Bairro: Santo Amaro

Cidade: São Paulo - SP

Área Bruta Locável: 14.359,00 m2


  • TECH TOWN

Endereço: Rodovia SP 101, Km 9

Bairro:

Cidade: Hortolândia - SP

Área Bruta Locável: 7.885,00 m2


  • TERRENO CONE G04

Endereço: Rodovia BR-101, 5.225

Bairro: Distrito Industrial

Cidade: Cabo de Santo Agostinho - PE

Área Bruta Locável: 5.541,00 m2


  • TETRA PAK MONTE MOR

Endereço: Rua Tobias Bueno de Oliveira, 701

Bairro: Chapéu de Sol

Cidade: Monte Mor - SP

Área Bruta Locável: 24.696,00 m2


  • VOLKSWAGEN VINHEDO

Endereço: Avenida das Indústrias, s/n

Bairro: Bairro Industrial Benedito Storani

Cidade: Vinhedo - SP

Área Bruta Locável: 132.353,00 m2


Quem é o administrador do Fundo de Investimento Imobiliário (FII) HGLG11

O fundo é administrado pela Credit Suisse Hedging Griffo Corretora De Valores S.A.


FII HGLG11: ONDE E COMO É NEGOCIADO

Agora que você já sabe o que são FIIs, investir em imóveis parece ser mais simples.

São as administradoras especializadas que escolhem os imóveis que farão parte dos fundos. Imagine se você escolhesse um imóvel para comprar por sua conta, e não fosse feliz na escolha. No caso de FIIs, alguém experiente fará isso para você.

As cotas de FIIs são negociadas diretamente na bolsa de valores, por meio de uma plataforma de negociação ou mesmo pelo home broker da corretora. Lembrando que o ambiente da B3 é bastante competitivo, principalmente pela participação dos big players.

Os big players são os que mais aproveitam o momento de queda do preço, que é quando há liquidez para que eles possam comprar grandes quantidades das cotas, de FII inclusive. O alvo de venda desses investidores é o momento onde muitos estão eufóricos comprando, no topo do preço.

Por isso, o caminho mais curto para atingir resultados positivos nas operações na bolsa é entender o comportamento desses players. O Raio X Preditivo faz isso observando o volume de negócios, identificando regiões vantajosas de negociação.


FORMAS DE GANHAR COM O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO HGLG11

São várias as formas de se ganhar dinheiro com FIIs como o HGLG11. Destacamos as duas:

Trade com HGLG11

São operações de curto prazo, que consistem na compra da ação ou FII com objetivo de vender depois da valorização, de olho no lucro entre esses dois momentos. O day trade é a operação que começa e acaba no mesmo dia. O swing trade pode começar hoje e terminar daqui poucos dias. E tem também o Position Trade, que pode durar mais de duas semanas. É possível também vender os ativos sem tê-los se acharmos que o seu preço vai cair. Essa operação pode ser feita através do aluguel de ativos, que são vendidos e assim que o preço cai são recompradas por um preço mais baixo. A operação encerra após a devolução dos ativos ao investidor original, quando o trader paga o aluguel e fica com o lucro.

Ganhar dividendos com HGLG11

Vários investidores montam suas carteiras com objetivo de acumular ativos e fazer do rendimento uma fonte de recurso financeiro, que pode ser usado para comprar mais cotas de FII ou para ter uma renda mensal. Quando o preço cai é uma boa oportunidade de compra de mais cotas, sem o desespero de quem não aguenta ver o preço cair e acaba vendendo.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR NO FII HGLG11: QUAL DECISÃO TOMAR?

Investir na bolsa não quer dizer que você precisa dispor de todo ou grande parte do seu capital, pensando no longo prazo sem ter certeza que irá lucrar de fato.

O investimento pode ser impactado por mudanças bruscas no cenário econômico mundial, mas diariamente o que exerce força significativa nas operações na bolsa são as ousadas estratégias dos investidores institucionais. São eles os responsáveis por movimentar o mercado para o lado que os favorece, tendo à disposição recursos financeiros, tecnológicos e informações privilegiadas que os ajudam a se posicionar com o menor risco possível.

Não seria uma boa ideia seguir o rastro desses players? Os conceitos e ferramentas do Raio X Preditivo fazem exatamente isso. Através da observação do volume de negócios, é possível saber a melhor região de entrada nas operações.


FICOU INTERESSADO NO FII HGLG11? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PRA COMEÇAR

• Taxas da corretora: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda adotam essa prática. É uma taxa cobrada a cada operação de compra e venda de ativos

• Taxas da bolsa: a bolsa de valores cobra pequenas taxas sobre o valor envolvido na transação para efetivar, registrar e efetuar outras atividades necessárias para que as compras e vendas aconteçam

• ISS: o imposto sobre serviços incide sobre a taxa de corretagem caso ela exista

• Imposto de renda sobre os rendimentos mensais: isentos para pessoas físicas

• Imposto de renda sobre a venda com lucro: 20% em operações sobre o lucro (não há diferenciação entre operações normais e day trade). A exemplo de ações, é possível descontar os prejuízos anteriores dos lucros atuais

Taxas de administração e outras

A taxa de administração do HGLG11 é de 0,6% ao ano sobre valor de mercado de negociação em bolsa do fundo. Gestão, custódia e escrituração estão inclusas na taxa de administração.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR COM O FII HGLG11

Não precisa ir muito longe para encontrar metodologias de análise técnica clássica, que usam o preço como referência. Na verdade, o preço é somente o EFEITO de um movimento. O que CAUSA esse movimento é o volume de negócios. Ou seja, sem o volume o preço não sairia do lugar, e não haveria movimentação do mercado. O volume é a força da demanda e da oferta, que determinam o preço. Essa é a Nova Análise Técnica.

Com os conceitos e ferramentas do Raio X Preditivo, você terá acesso à sistematização dessa Nova Análise Técnica e poderá aprender a fazer a leitura do mercado a partir do volume.

Essa leitura irá ajudar na sua interpretação do movimento do mercado influenciado pelo posicionamento dos big players. Assim, você terá condições de se antecipar a esses movimentos, ou até acompanhá-los. O importante é não entrar atrasado no movimento.


COMO FAÇO PARA COMPRAR FII HGLG11

Agora que você conhece vários aspectos dos Fundos Imobiliários, pode estar mais interessado em ter imóveis, uma vez que você pode comprar algumas cotas de vários tipos de empreendimentos. Para começar, você deverá ter conta ativa na corretora e fará as operações por uma plataforma de negociações. Lá, escolha um FII como o HGLG11, sinalize a quantidade de cotas que deseja e clique em “comprar”. Bem rápido, você mesmo faz de forma eletrônica, sem complicação e nem corretor. Nem por isso você pode fazer o que quiser nesses imóveis, pois o foco é apenas investimento.

Comprar HGLG11 é bem rápido e simples:

• Você precisará abrir uma conta na corretora de valores de sua preferência

• Transfira o dinheiro que pretende utilizar nas negociações

• Na própria corretora, escolha uma plataforma de negociação para poder abrir a ordem de compra

Sim, é um bom sinal quando o ativo que você comprou tem bom desempenho. Mas o cenário pode mudar, e os iniciantes comprando mais e mais é um sintoma clássico que a bolsa irá cair.

Quem está começando pode cair no conto do preço alto, cuja tendência é comprar mais no momento de topo do preço. Em seguida o preço começa a cair, e esse pessoal que comprou no topo pode se desesperar, vender os ativos e ainda corre o risco de ver o preço subir novamente depois de amargar o prejuízo.

Portanto, busque entender como acontece o movimento do mercado. O Raio X Preditivo irá te oferecer um conteúdo de estudos consciente e alinhado ao que rola de verdade na bolsa de valores.


CONCLUSÃO SOBRE O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (FII) HGLG11

Galpões logísticos ainda têm muito espaço para crescer no Brasil. A demanda do consumo e da cadeia produtiva será cada vez maior. Então, trata-se de um ativo que deve valorizar e gerar renda através do aluguel, sobretudo se esses galpões forem de qualidades e bem escolhidos pela administradora do fundo. Antes de comprar cotas, no entanto, vale a pena analisar os documentos apresentados pela administradora – conferir taxa de ocupação, taxa de inadimplência, qualidade dos imóveis, etc – e conferir análise sérias do ativo. Porém, isso de nada adianta se percebermos que os big players estão distribuindo ativos. Isso pode ser sinal de topo. Ao contrário, se estiverem acumulando, isso indica uma boa oportunidade de compra, com potencial alta. Porém, para ler o volume corretamente é preciso uma metodologia eficiente nesse sentido. No que diz respeito à leitura do volume, a metodologia Raio X Preditivo é a melhor atualmente no Brasil.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário

Comentários

FLAVIO COUTINHO15/03/2023

QUERO INVESTIR EM FUNDOS IMOBILIARIOS. COMO FAZER?