Ações da Alpargatas (ALPA4): Vale a pena?

As ações da Alpargatas (ALPA4) vão cair ou vão subir? Investimento não se resolve no cara ou coroa. Saiba como os investidores profissionais se comportam

As ações da Alpargatas (ALPA4) são os ativos negociados em bolsa dessa empresa que, para muitos, lembra o verão e nosso estilo descontraído? As famosas Havaianas, com seus solados de borracha e tiras, são o calçado perfeito para os dias quentes de sol. Mas além das Havaianas, a Alpargatas também possui, hoje, outros produtos, como tênis, roupas e acessórios.

Claro, a Alpargatas não é mais a mesma empresa de antigamente. Desde então, ela passou por diversas mudanças e expansões, mas ainda é uma das marcas mais conhecidas e amadas do Brasil. Hoje em dia, a Alpargatas é uma empresa de calçados e vestuário com uma ampla gama de produtos. E mesmo com todas as mudanças, a empresa ainda mantém o espírito descontraído e o compromisso com a qualidade que a tornaram famosa há tantos anos.

Importante destacar a ligação entre a Alpargatas e a Itaúsa (também negociada em bolsa): a Alpargatas é uma das empresas controladas pela Itaúsa. Em 2015, a Itaúsa adquiriu a maior parte das ações da Alpargatas e passou a controlar a empresa. Desde então, a Alpargatas passou a ser uma das subsidiárias da Itaúsa.

As ações da Alpargatas (ALPA4), sabendo-se de tudo isso, seriam um bom investimento? Não basta conhecer a empresa. Não basta saber que se trata de uma companhia consolidada. É preciso saber se o mercado espera que essas ações subam ou caiam e quando. O Raio X Preditivo é uma metodologia que também será aqui apresentada e se baseia no volume de negócios para detectar o posicionamento dos players mais influentes da bolsa, estes participantes que são capazes não só de prever, mas também de influenciar a movimentação das cotações dos ativos mais importantes. Desse modo, o investidor é capaz de se posicionar no momento certo e na direção certa – comprando ou vendendo – aumentando as chances de lucrar e reduzindo os riscos sempre presentes na bolsa de valores.

A Alpargatas tem 339.510.689 ações ordinárias e 343.551.533 ações preferenciais, totalizando 683.062.222 ações. Dessas 683.062.222 ações, 13.716.765 são ações ordinárias em livre negociação, o que representa 4,04% do total de ações ordinárias. 202.765.994 são ações preferenciais em livre negociação, o que representa 59,02% do total de ações preferenciais. O total de ações em livre negociação é de 216.482.759, o que representa 31,69% do total de ações.


O QUE É A ALPARGATAS E SUAS AÇÕES (ALPA4)?

Segundo a página das ações da Alpargatas (ALPA4) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Indústria e comércio de calçados e artigos esportivos.
  • Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Tecidos. Vestuário e Calçados / Calçados.

A Alpargatas é uma empresa de calçados sediada no Brasil que lidera o mercado na América Latina. Possui várias marcas próprias, como Havaianas, Osklen, Topper Argentina e Dupé, e também possui licenças da marca Mizuno. Além de quatro fábricas no Brasil e outras quatro na Argentina, a empresa também possui operações nos Estados Unidos e na Europa. Com mais de 600 lojas em todo o mundo, a maioria delas pertencentes à marca Havaianas, a Alpargatas tem presença em cerca de 150 mil pontos de venda no Brasil e em 10 mil no exterior. A empresa foi fundada em 1907 por Robert Fraser, um imigrante que chegou ao Brasil e começou a produzir alpargatas e calçados na fábrica da Mooca, em São Paulo. Nos anos 1950, a Alpargatas lançou o tênis Conga e o modelo Bamba Basquete, e, nos anos 1960, lançou a Havaianas. Nos anos 1990, a empresa lançou a marca Mizuno no mercado brasileiro e vendeu mais de 100 milhões de pares de Havaianas. Nos anos 2000, a marca Havaianas se expandiu para outros países, e em 2007 a empresa adquiriu a Companhia Brasileira de Sandálias, dona da marca Dupé. Em 2015, a J&F se tornou o principal acionista da Alpargatas, e em 2017 a ITAÚSA adquiriu a participação societária da J&F Investimentos.

O que são as ações da Alpargatas (ALPA4)?

As ações de uma empresa são um pedaço da mesma, que representam o valor total da empresa quando somadas. Cada ação individual é uma fração desse capital. As ações podem ser classificadas em diferentes categorias, como ações ordinárias e preferenciais. As ações ordinárias dão aos seus detentores o direito a voto nas assembleias gerais da empresa e também têm prioridade na distribuição de lucros, enquanto as ações preferenciais têm prioridade na distribuição de lucros, mas não conferem direito a voto.

Quando um indivíduo compra ações, ele está concordando em dividir os riscos do negócio com a empresa. Se a empresa cresce e se valoriza, as ações também valorizam, o que pode se refletir em uma maior demanda por essas ações.

Se o indivíduo já possui as ações, elas valorizarão e o dinheiro investido também se multiplicará. Além disso, as empresas devem dividir parte de seus lucros com os acionistas, através de dividendos ou juros sobre capital próprio, que são quase a mesma coisa e significam dinheiro na conta do acionista.

As empresas podem vender ações na bolsa para arrecadar recursos e financiar projetos de expansão, como pagar dívidas, adquirir terrenos, investir em tecnologia ou pesquisa, ou mesmo adquirir outras empresas. As ações são negociadas em bolsas de valores, onde os compradores e vendedores se encontram para realizar as transações.

O preço das ações é determinado pelo mercado e pode ser afetado por diversos fatores, como a situação econômica do país, o desempenho da empresa e a percepção dos investidores sobre o futuro da empresa.

História da Alpargatas (ALPA4)

  • 1907: A Alpargatas é fundada com o nome de Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados pelo escocês Robert Fraser em São Paulo, em associação com uma indústria inglesa.
  • 1909: A empresa muda de nome para São Paulo Alpargatas Company S.A. e passa a ter sucesso na venda de seus produtos para a produção cafeeira.
  • 1930: O controle acionário da São Paulo Alpargatas é transferido para a empresa argentina.
  • 1948: Início do processo de nacionalização do capital da empresa.
  • 1982: A São Paulo Alpargatas deixa de ter participação argentina e passa para o controle do Grupo Camargo Corrêa.
  • 1999: A Alpargatas adquire mais de 3% da Alpargatas Argentina e se torna a maior calçadista da América do Sul.
  • 2012: A Alpargatas muda sua logomarca.
  • 2013: A empresa compra todas as ações da subsidiária argentina e passa a ter 100% da empresa.
  • 2015: A Alpargatas vende as marcas Topper e Rainha para o grupo liderado por Carlos Wizard Martins por 48,7 milhões de reais.
  • 2015: O grupo Camargo Correa vende a Alpargatas para o conglomerado J&F Investimentos por 2,67 bilhões de reais.
  • 2017: Cambuhy Investimentos, Brasil Warrant e Itaúsa adquirem a Alpargatas por 3,5 bilhões de reais. A aquisição é aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica.


AÇÕES DA ALPARGATAS (ALPA4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Alpargatas (ALPA4) são negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As negociações, a exemplo de todos os outros ativos negociados na nossa bolsa, se dão tão somente em meio eletrônico, através da Plataforma Unificada Multiativos (PUMA).

Com um celular ou um computador e uma conta na corretora de valores, conseguimos comprar e vender ações e disputar o mercado com algumas das empresas mais competitivas e poderosas que existem.

Por isso, é fundamental que tenhamos ferramentas e conceitos de leitura do comportamento do preço, e como ele é influenciado pelo volume de ativos negociados (oferta e demanda), a fim de não tentarmos fazer investimentos ou trades que contrariem o provável interesse desses participantes poderosos.

Uma metodologia como o Raio X Preditivo pode nos colocar em sintonia com as operações desses big players: se eles estão investindo, é provável que isso seja a melhor coisa a fazer. Se estão vendendo, do mesmo modo, essa atitude pode ser mais interessantes para os pequenos investidores também pois, provavelmente, o preço cairá a seguir.

Quais ações a Alpargatas possui?

Existem dois tipos de ações: ordinárias e preferenciais. As ações ordinárias (também chamadas de comuns) são o tipo mais comum de ação e concedem aos acionistas o direito a voto nas assembléias gerais da empresa e o direito de participar da distribuição de lucros, como dividendos. As ações preferenciais (também chamadas de ações de prioridade ou ações de juros preferenciais) geralmente não possuem direito a voto, mas têm prioridade na distribuição de lucros e no recebimento de juros sobre capital próprio. A Alpargatas possui ambos os tipos de ações. É importante notar que cada empresa pode ter diferentes tipos de ações preferenciais com diferentes direitos e privilégios, então é importante ler a documentação da empresa para entender os detalhes de cada tipo de ação.

Qual são os códigos das ações da Alpargatas

Todas as ações da bolsa possuem códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral. O código também é chamado de ticker. Os tickers da Alpargatas é ALPA4 para as preferenciais e ALPA3 para as ordinárias.

As ações da Alpargatas (ALPA4) são negociadas em quais bolsas?

As ações da Alpargatas (ALPA4) são negociadas exclusivamente na bolsa de valores brasileira. Elas não participam de nenhum programa de recibos em mercados estrangeiros, que permitiria que essas ações fossem negociadas em outros países.

Um desses programas seriam as ADRs, que permitem a negociação de ações de empresas de outros países nas bolsas dos Estados Unidos.

ADR (American Depository Receipt, ou Recibo de Depósito Americano, em português) é um título financeiro emitido por um banco americano que representa ações de uma empresa estrangeira que são depositadas em uma instituição financeira local. As ADRs são emitidas em dólar americano e negociadas em bolsas de valores nos Estados Unidos, como a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) ou a Bolsa de Valores de Nasdaq.

As ADRs são emitidas em frações, de modo que os investidores podem comprar quantidades menores de ações da empresa estrangeira. Elas permitem que os investidores americanos comprem e negociem ações de empresas estrangeiras de maneira mais fácil e eficiente, pois eliminam a necessidade de lidar com as diferenças entre as moedas e os sistemas de negociação.

As ADRs são emitidas por um banco depositário, que é responsável por receber e armazenar as ações da empresa estrangeira em nome dos investidores. Os investidores compram e vendem as ADRs como se fossem ações normais, mas os lucros são convertidos de volta para dólar americano e creditados em suas contas. As ADRs são emitidas em proporção ao número de ações da empresa estrangeira que estão sendo depositadas e são negociadas em uma base de um ADR por uma ação.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ALPARGATAS (ALPA4)?

Podemos ganhar dinheiro com ações da Alpargatas de diversas maneiras:

Trade com ações da Alpargatas (ALPA4)

O trade não prevê grande permanência na operação.

A ideia é entrar na operação e, assim que se atingir um certo patamar de lucro, sair dela:

  • Se achamos que vai subir, compramos. Encerramos a operação com uma venda com lucro (caso a ação suba) ou prejuízo (caso a ação caia).
  • Se achamos que vai cair, alugamos ações e vendemos. Encerramos a operação com uma compra com lucro (se a ação cair) ou com prejuízo (se cair).

A venda de ações que não temos é possível através de aluguel de ações, uma operação facilitada pelas corretoras de valores. É bem comum. Esse tipo de venda é chamado de venda a descoberto ou, em inglês, “short”.

Ganhar dividendos com ações da Alpargatas (ALPA4)

Os investidores preferem a compra de ações para ficar com elas durante muitos anos ou décadas. Se a ação cai, eles aproveitam para comprar mais. Eles preferem ações que paguem dividendos. Com os dividendos compram mais ações.

Claro que, para isso ser possível, é necessário que a empresa seja lucrativa e, portanto, tenha bons dividendos. Sempre verifique se a empresa paga dividendos regularmente a cada trimestre e que o dividendo é bom (através do dividend yield).


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ALPARGATAS (ALPA4): QUAL DECISÃO TOMAR?

Consideramos que uma das coisas mais importantes para escolher ações, seja para investir, seja para fazer trade, é entender como os big players estão se posicionando nesses ativos.

Para isso, é fundamental entender o funcionamento do volume de negociações de um ativo e a influência desse fator sobre o preço dele no futuro.

Nesse sentido, uma das metodologias mais funcionais é o Raio X Preditivo.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ALPARGATAS (ALPA4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro.
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta.
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem.
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro.
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA ALPARGATAS (ALPA4)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia certeira que, através do volume de negócios, determina o comportamento mais provável do preço, baseando-se no padrão de comportamento dos investidores institucionais, que se posicionam em grandes quantidades de ativos e precisam de muita liquidez para montar e desmontar essas posições.

Para o Raio X Preditivo, o volume é a causa e o preço é o mero efeito. Estudar o preço sem estudar o volume e colocar este último como determinante é inútil.

Por outro lado, estudando as causas (volume), conseguimos nos adiantar aos efeitos.

Para isso, o Raio X Preditivo se utiliza de conceitos e ferramentas (indicados Sato’s calibrados ao extremo para a leitura do volume) e uma didática incrível que torna extremamente simples entender o comportamento dos big players e as suas consequências sobre o preço dos ativos.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ALPARGATAS (ALPA4)?

  • Iniciar o seu curso de bolsa de valores, investimentos, trade e mercado. Nós recomendamos o Raio X Preditivo. Sem um mínimo de conhecimento, você não tem chance: a bolsa é um dos mercados mais violentos que existe e você não terá a menor chance sem o conhecimento básico correto
  • Abra sua conta na corretora: é grátis. E você não vai investir ainda. Treine na conta demo, em que você fará operações sem risco de perder dinheiro. Teste seus novos conhecimentos em segurança e só passe para a conta real quando estiver tendo resultados consistentes.
  • A conta demo é mais fácil. Porém, se você não conseguir resultados nem na conta demo, não será na conta real que conseguirá: com dinheiro de verdade em risco tendemos a cometer mais riscos
  • Depois de treinar suficientemente, passe para a conta real comprando e vendendo ações da Alpargatas (ALPA4) e outras ações da bolsa de valores.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA ALPARGATAS (ALPA4)

Então, o que podemos dizer sobre as ações da Alpargatas? Bem, a empresa é uma das mais conhecidas e amadas do Brasil, com um amplo portfólio de produtos que vão desde as famosas Havaianas até tênis, roupas esportivas e acessórios. Além disso, a Alpargatas tem uma ligação com a Itaúsa, uma das maiores holding de investimentos do Brasil, o que pode ser um sinal positivo para os investidores. Mas é importante lembrar que investir em ações envolve riscos e que, portanto, é necessário ter uma boa metodologia a sua disposição para tomar as melhores decisões.

O Raio X Preditivo é uma metodologia que está de acordo com a realidade do mercado, não deixando de ignorar a influência marcante dos big players, esses participantes fortes, capazes não só de prever, mas também de influenciar o preço dos ativos em jogo. A partir da análise do volume de negócios, somos capazes de entender o posicionamento e atuação desses investidores institucionais, evitando ir contra seus posicionamentos, dessa forma sendo capazes de acertar mais investimentos, com mais lucro e menos riscos envolvidos.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário