As ações da Braskem (BRKM5) podem subir de repente? Parece história, mas existe uma metodologia que estima com precisão a possibilidade de isso acontecer com baixo risco
As ações da Braskem (BRKM5) são um bom investimento? Você pode ter acompanhado todas as polêmicas envolvendo essa empresa nos noticiários nos últimos anos, mas não se pode negar que se trata de uma empresa importante do Brasil, com alta representatividade na cadeia de produção. Suas ações também são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (EUA) e no Latibex, da Bolsa de Madri (Espanha). Em 2016, a Braskem celebrou Acordo de Leniência com autoridades do Brasil, EUA e Suíça, relacionado a fatos apurados envolvendo a companhia no âmbito das investigações da Operação Lava-Jato. Mas seria isso suficiente para decidirmos ou não por um investimento?
As ações da Braskem (BRKM5) são o tema deste artigo em que abordaremos a empresa, sua história e mais detalhes sobre a companhia. Mas acima de tudo quero aqui chamar a atenção para a metodologia que utilizo para ter melhores resultados na bolsa observando o comportamento dos big players do mercado através do volume de negociação. O Raio X Preditivo me ajuda a encontrar os pontos do preço em que os investidores institucionais estão se posicionando na compra e na venda, reduzindo meus riscos e aumentando as chances de lucro.
A Braskem tem o seguinte número de ações:
- Ordinárias: 451.668.652
- Preferenciais: 345.539.182
- Total: 797.207.834
E, destas, estão em livre negociação as seguintes:
- Quantidade de Ações Ordinárias: 12.907.077 (2,86%)
- Quantidade de Ações Preferenciais: 265.691.276 (77,00%)
- Total de Ações: 278.598.353 (34,95%)
O QUE É A BRASKEM E SUAS AÇÕES (BRKM5)?
Segundo a página das ações da Braskem (BRKM5) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Produção de produtos químicos, utilidades de energia elétrica e outros; prestação de serviços industriais; participação em outras sociedades; locação de bens; representação/consignação de produtos químicos.
- Classificação Setorial: Materiais Básicos / Químicos / Petroquímicos
A Braskem é uma empresa petroquímica global focada em soluções sustentáveis da química e do plástico. A companhia é líder no mercado de resinas termoplásticas (polietileno, polipropileno e PVC) das Américas, maior produtora de polipropileno dos Estados Unidos e líder na produção de polietileno no México. Ocupa posição destacada entre as grandes produtoras globais e atua com a perspectiva de estar entre as maiores organizações do setor petroquímico no mundo.
Atualmente, é controlada pela Novonor e anteriormente estava sob o guarda-chuva da Odebrecht, com participação expressiva da Petrobras. Nasceu em 2002 pela integração de seis companhias, está entre as seis maiores do segmento no mundo, com mais de 40 unidades industriais em quatro países.
Com uma equipe de aproximadamente 8 mil integrantes, a Companhia possui ampla diversificação geográfica, por meio de unidades industriais no Brasil, localizadas em Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, além de unidades industriais localizadas nos Estados Unidos, nos estados de West Virginia, Texas e Pensilvânia, unidades industriais na Alemanha, nas cidades de Wesseling e Schokpau, e unidades industriais no México, no estado de Vera Cruz.Com capacidade de produção de cerca de 9 milhões de toneladas, também produz mais de 10 milhões de toneladas de químicos básicos, e é a maior fabricante mundial de biopolímeros, com capacidade anual de 200 mil toneladas de polietileno feito a partir de etanol de cana-de-açúcar (I’m green bio-based).
O modelo de negócio da Braskem integra as operações de químicos básicos e de poliolefinas, o que permite assegurar uma maior eficiência operacional nesta parte da cadeia. A operação de químicos é responsável pelo ciclo de negócios ligados à produção de matérias?primas básicas como eteno e propeno, fundamentais para a operação de poliolefinas, que produz resinas termoplásticas como o polietileno, polipropileno e PVC. As operações da Braskem são organizadas nos seguintes segmentos operacionais:
- Brasil
- Estados Unidos e Europa
- México
A indústria petroquímica é baseada em moléculas de carbono e hidrogênio, derivados principalmente do petróleo e do gás. Além disso, é focada na produção de “building blocks” (principalmente, eteno e propeno), que são convertidos e geram uma ampla gama de produtos. As principais matérias-primas utilizadas são o carvão, o petróleo, o gás natural liquefeito e o gás natural. Cada uma tem origens diferentes e estão relacionadas a processos de produção diferentes.
A composição dos produtos depende crucialmente da matéria-prima usada: matérias-primas mais pesadas produzirão mais produtos do que matérias-primas mais leves em crackers a vapor. O craqueamento a vapor é um dos processos mais importantes para a produção de produtos petroquímicos e consiste em quebrar as ligações C-C ou C-H térmica ou cataliticamente. Os produtos petroquímicos são usados para produzir commodities e especialidades voltados para a produção de polímeros, fibras, borracha etc.
O que são as ações da Braskem (BRKM5)?
As ações de uma companhia nada mais são do que pequenos “pedaços” do seu valor. Uma ação é a menor fração de tudo o que uma companhia vale. Ao comprar ações nos tornamos sócios dessa companhia, acionistas, investidores.
Ao vender suas ações pela primeira vez na bolsa de valores, a companhia capta recursos pra investir em seu crescimento.
Se esses recursos são bem investidos, a empresa passa a valer mais. Cada ação, individualmente, em tese, tende a valer mais proporcionalmente. Os investidores veem seu patrimônio em ações se multiplicar ao longo do tempo, se isso acontecer.
E, se a empresa der lucro, parte desse lucro precisa ser dividido com os acionistas (geralmente 25%, mas pode variar) em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.
Diversos participantes do mercado, no entanto, não estão interessados em ser sócios ou investidores. Os traders, se acham que a ação vai subir de preço, compram pra vender assim que o papel valorize. E, se acham que vai cair, alugam ações, vendem e recompram quando estiverem mais baratas. Essa última operação, embora seja estranha para os iniciantes, é bem corriqueira e o aluguel das ações é intermediado pelas corretoras. A característica dos trades é o curto prazo, tendo no máximo algumas semanas e podendo chegar a apenas alguns segundos de duração.
Bem diferente da postura de um investidor.
História da Braskem (BRKM5)
- 2002 - A partir da integração das empresas Copene, OPP, Trikem, Proppet, Nitrocarbono e Polialden, é criada a Braskem em 16 de agosto de 2002. No mesmo ano, a Cia. tem suas ações listadas na bolsa de São Paulo (B3) e, em 2004, as ADRs começam a ser negociadas na bolsa de Nova Iorque (NYSE)
- 2006 - Braskem adquire a Politeno, 3ª maior produtora de PE no Brasil, aumentando sua capacidade de resinas em 20% e dando início a fase de consolidação da petroquímica no Brasil
- 2007 - Braskem adquire os ativos químicos e petroquímicos do Grupo Ipiranga, incluindo o controle da Copesul, avançando na consolidação do setor petroquímico nacional
- 2008 - Em parceria com a Petrobras, a Braskem inaugura planta de PP em Paulínia, 1º projeto greenfield da Companhia
- 2009 - Em maio de 2009, a incorporação da Petroquímica Triunfo pela Braskem foi aprovada. Criação da JV Braskem-Idesa para a implementação de um projeto petroquímico no México
- 2010 - Braskem anuncia a aquisição da Quattor. Início do processo de internacionalização com a aquisição das plantas de PP da Sunoco nos EUA. Inauguração das plantas de eteno/PE verde no polo petroquímico de Triunfo, Rio Grande do Sul
- 2011 - Aquisição dos ativos de PP da Dow Chemical nos EUA e na Alemanha, tornando-se a maior produtora de PP nos Estados Unidos
- 2012 - Inauguração da nova unidade de produção de PVC no estado de Alagoas, com capacidade de 200 kt/ano
- Início das operações da nova planta de butadieno no polo de Triunfo
- 2016 - Inauguração do complexo da Braskem Idesa no México, parceria com a empresa mexicana Idesa S.A.P.I., representando um marco no processo de diversificação de matéria-prima e internacionalização
- 2017 - Braskem inaugura a nova planta de PE de ultra-alto peso molecular (UTEC®) no Texas, EUA fortalecendo sua presença nas Américas
- 2018 - Na tarde do dia 3 de março de 2018, após fortes chuvas no bairro do Pinheiro em Maceió, um tremor de terra de 2,5 na Escala Richter causou grandes rachaduras nos imóveis do bairro e causou grandes crateras no asfalto de várias ruas e começou a se expandir para outros bairros circunvizinhos. Depois de muitos estudos, foi descoberto que a causa das rachaduras e do afundamento dos imóveis era a exploração de sal-gema do solo do Pinheiro. Com isso, em 2019, a Braskem anunciou o encerramento da exploração de sal-gema em Maceió. Também foi iniciada a desocupação dos imóveis que estavam em áreas com risco de desabamento nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto. Foi iniciada também o tamponamento dos 35 poços de extração de sal-gema.
- 2020 - Braskem inaugura a nova planta de PP nos EUA, fortalecendo sua posição de liderança na produção de PP na região.
- 2021 - A Braskem, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, assumiu novos compromissos para melhorar a vida das pessoas criando as soluções sustentáveis da química e do plástico.
AÇÕES DA BRASKEM (BRKM5): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Braskem (BRKM5) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em ambiente totalmente eletrônico através da Plataforma Unificada Multiativos (PUMA).
As operações são totalmente eletrônicas, rápidas, seguras e acessíveis.
Milhões de brasileiros entraram na bolsa nos últimos meses, sobretudo com a chegada aos 100 mil pontos do Ibovespa, antes da pandemia. Diversas dessas pessoas já estão arrependidas depois de encararem a crise do Novo Coronavírus, vendo seu dinheiro desvalorizar.
Alguns venderam ações com prejuízo, dando liquidez aos investidores institucionais que compraram ações “baratas” em grande quantidade, apostando na retomada dos preços no médio e no longo prazo.
Os grandes players são megacorporações financeiras que, além do poder econômico, contam com tecnologia e recursos humanos altamente qualificados pra se aproveitarem das menores distorções do mercado. Elas precisam de muita liquidez e momentos de crise como o atual são os melhores pra “encher o carrinho”.
Não importando o prazo das operações, o ideal é analisar o comportamento desses participantes fortes, através do volume, para decidir o que fazer. Uma metodologia que nos dá a leitura do volume e da atuação dos big players é o Raio X Preditivo.
Quais ações a Braskem possui?
A Braskem tem as seguintes ações:
- Ordinárias (BRKM3): ações que dão direito a voto nas assembleias, entre outros direitos. Também recebem dividendos e outros proventos, mas as preferenciais têm prioridade nesse quesito
- Preferenciais (BRKM5): não têm direito a voto, mas têm prioridade no recebimento dos dividendos e outros proventos. Costumam ter mais liquidez, mas não é uma regra absoluta
Qual são os códigos das ações da Braskem
Todas as ações negociadas na bolsa de valores são conhecidas por seus códigos de negociação. Os códigos de negociação também são chamados de ticker. Os tickers são formados por sequências de quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos. O código de negociação das ações da BRASKEM é BRKM5 (preferenciais) e BRKM3 (ordinárias).
As ações da Braskem (BRKM5) são negociadas em quais bolsas?
Têm ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (EUA) e no Latibex, da Bolsa de Madri (Espanha). Nos EUA, por exemplo, as ações são negociadas em forma de American Depositary Receipt (ADR), um certificado, emitido por bancos norte-americanos, que representa ações de uma empresa fora dos Estados Unidos. Muitas empresas brasileiras têm suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) através deste instrumento. A empresa ganha visibilidade no mercado internacional e pode ter maior facilidade em captar recursos no exterior, através de empréstimo ou mesmo de emissão de novas ações. As ADRs da Braskem são negociadas na Bolsa de Nova Iorque com o código BAK. ADR-ratio (ou paridade) é o número de ações representadas por uma única ADR. No caso das ADRs da Braskem, este quociente é de 1 para 2 (um ADR é representado por duas ações preferenciais). O depositário do programa de ADRs da Braskem na NYSE é o Bank of New York Mellon (BONY). Como depositário, o BONY é quem emite a ADR, mantém o registro dos proprietários e registra as negociações e distribui os dividendos em dólares aos titulares das ADRs, em caso de distribuição.
FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA BRASKEM (BRKM5)?
Conheça algumas das formas de se ganhar dinheiro com ações da Braskem (BRKM5) e com outras ações da bolsa de valores brasileira:
Trade com ações da Braskem (BRKM5)
Fazer trade significa que não estamos interessados em investir, isto é, comprar ações pra ficar com elas por um longo período.
Nosso objetivo é entrar em operações, sejam elas de compra ou de venda, pra lucrar o mais rápido possível, de acordo com a nossa estratégia.
Podemos:
- Comprar, quando achamos que o preço das ações irá subir. Tão logo suba a um patamar de acordo com nossa estratégia, vendemos com lucro. Se cair, teremos prejuízo, teremos que vender mesmo com um preço mais baixo.
- Vender, quando achamos que o preço das ações irá cair. Tão logo caia, recompramos. Se subir, devemos vender em certo momento, mesmo com prejuízo, sob pena de ver esse prejuízo ficar ainda maior.
A venda de ações “sem ter as ações” é bem comum e é conhecida como venda a descoberto ou short. Ela é possível através do aluguel de ações intermediado pela corretora de valores. Esse processo é bem simples, na verdade. Depois de recomprar as ações, ao final da operação, elas são devolvidas ao investidor que as alugou e o aluguel é pago.
Os trades podem ser divididos também de acordo com sua periodicidade:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações de poucos dias.
- Position trade: operações que duram poucas semanas.
Ganhar dividendos com ações da Braskem (BRKM5)
Os investidores são aqueles participantes do mercado que estão interessados em acumular ações, não importa o momento, se de queda ou de alta. Inclusive, se o preço das ações estiver caindo, eles aproveitam pra comprar ainda mais ações, pois estariam “baratas”. Claro que não podem ser ações de qualquer empresa.
A escolha de ações pra esse tipo de estratégia é muito criteriosa e exige a análise dos relatórios trimestrais das companhias e até outros fatores mais abstratos, como quem são os diretores, a satisfação dos empregados e clientes, o posicionamento da companhia em seu setor e até o setor em questão.
A partir daí, o investidor vai acumular mais e mais ações. Uma das vantagens é que periodicamente eles receberão os dividendos, a parte dos lucros que é dividida entre os acionistas. Quanto mais ações ele tem, mais dividendos recebe. Com os dividendos, compra mais ações. Com mais ações, recebe ainda mais dividendos no próximo exercício e assim por diante.
Claro que, pra essa estratégia ter um bom funcionamento, necessário é que a companhia tenha lucros em todos os exercícios, de maneira que pague dividendos com constância, e os dividendos pagos sejam de um bom valor relativo, considerando um indicador chamado dividend yield.
INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA BRASKEM (BRKM5): QUAL DECISÃO TOMAR?
A Braskem, em sua página de relacionamento com os investidores apresenta as seguintes vantagens aos interessados:
- Empresa Global
- Histórico de sucesso de crescimento orgânica e inorgânico, impulsionado pela nossa estratégia de internacionalização
- Unidades industriais localizadas no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha
- Sinergia comercial global, com escritórios nas Américas, na Europa e na Ásia, atendendo clientes em mais de 70 países.
- Líder nos mercados de atuação
- Líder no Brasil no setor petroquímico e integrada em químicos básicos e polímeros
- Líder na produção de resinas termoplásticas nas Américas e 6ª maior produtora de resinas termoplásticas do mundo.
- Maior produtor de PP na América do Norte e PE no México
- Desenvolvimento e implementação de um Sistema de Conformidade e Governança efetivo
- Conclusão da monitoria externa, após o cumprimento dos compromissos assumidos com o Departamento de Justiça dos EUA (Doj) e com a Securities and Exchange Commission
- Nível 1 de Governança Corporativa da B3, além de atender a requerimentos do Nível 2 e Novo Mercado, com 100% de Tag Along
- Contribuições concretas para o Desenvolvimento Sustentável
- Líder mundial em biopolímeros, com capacidade de produção de 200 kt/ano de PE a partir de matéria-prima renovável
- Compromisso com a economia de baixa carbono e meta de estar entre as melhores empresas químicas do mundo em emissões e GEE
- Compromisso com a destinação adequada dos resíduos plásticos (Economia Circular), com investimento em reciclagem mecânica e química
- Forte cultura do foco no cliente, apoiando as comunidades e direcionada para o futuro.
- Estratégia focada na parceria e proximidade com os clientes e compromisso com o desenvolvimento das comunidades aonde atuamos
- Foco em solução, produtos e processos inovadores para crescer o nosso negócio em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado
- Implementação de iniciativas digitais, com o objetivo de transformar o nosso core business e também criar novos modelos de negócio
- Gestão de Risco como parte de estratégia corporativa
- Estratégia de diversificação de matérias-primas e geográfica para ampliar a rentabilidade do negócio e mitigar riscos
- Hedge natural contra flutuação cambial. A retração da demanda no Brasil tende a ser acompanhada da desvalorização do real (benefício do business dolarizado). O real apreciado tende a ser acompanhando de crescimento da demanda
- Estratégia financeira robusta
- Forte posição de liquidez, com a maior parte das dividas com vencimento no longo prazo (50% após 2030)
- Consistente geração da caixa operacional, mesmo em períodos de ciclos de baixa da indústria petroquímica.
FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA BRASKEM (BRKM5)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA BRASKEM (BRKM5)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que acompanha a atuação dos big players do mercado, os investidores institucionais através da análise e interpretação do volume de negócios.
Para o Raio X Preditivo, o volume é a causa e o movimento de preços é o efeito.
Apesar disso, boa parte das metodologias presentes no mercado de cursos sobre bolsa de valores se limita a analisar o preço.
No entanto, acreditamos que, interpretando a causa (volume), conseguimos nos antecipar aos efeitos (preço) com mais acertos.
Dessa forma, o Raio X Preditivo consegue localizar as regiões que os grandes players consideram importantes e de onde os movimentos de preço mais efetivos deverão partir.
Assim, essa metodologia encontra pontos de trade de alta probabilidade, em que o risco é menor (menor chance de perder uma operação e, se perder, com prejuízo mínimo) e a chance de ganho é maior (maior chance de lucrar e, se lucrar, com lucro superior).
COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA BRASKEM (BRKM5)?
O primeiro passo é adquirir um curso sobre bolsa de valores, compra e venda de ações e investimento. Se não ficou claro até agora que este é um mercado altamente competitivos e que não é pra aventureiros, é bom que fique claro agora. Sem um mínimo de conhecimento, o que não é pouco, seu financeiro será destroçado.
Depois de matriculado e depois de ter adquirido um conhecimento inicial, abra uma conta em uma corretora de valores. Não precisa depositar nada ainda. Deixe a conta zerada. É grátis e não tem taxa de manutenção e de abertura.
Use a conta demo gratuita pra treinar. Embora você não esteja usando “dinheiro de verdade” e isso torne as coisas mais fáceis, ela vai deixar você mais seguro quanto as técnicas que estiver aprendendo. Se você não conseguir executar operações de qualidade na conta demo, na conta real será ainda mais difícil.
Depois de ter treinado, aí sim. Deposite seu dinheiro na conta da corretora de valores e comece a comprar e a vender ações da Braskem (BRKM5) e outros ativos negociados na bolsa de valores. O cardápio é infindável.
CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA BRASKEM (BRKM5)
Como pudemos ver, a Braskem é uma empresa tão importante que as autoridades de diversos países decidiram ser lenientes com ela apesar dos escândalos da lava-jato. É uma companhia que, se cair, leva consigo uma parte importante da economia nacional. Mas seria isso um fator suficiente para investir. Continuamos defendendo a tese de que, mesmo empresas imbatíveis como essa, apresentam momentos adequados para fazermos aportes de investimentos comprando ações. Para encontrar esses momentos, o ideal é verificar o posicionamento dos big players através do Raio X Preditivo, que localiza o momento em que estão sendo feitas grandes apostas, aproveitando esses níveis de preço para investir ou fazer trades com menor risco e maiores chances de lucratividade.