As ações da Cemig (CMIG4) são boas para investir? Os investidores já podem estar de olho nela (seja porque vai subir ou porque vai cair) e nós sabemos o que fazer para saber o que eles estão pensando
As ações da Cemig (CMIG4) podem ser bem atraentes por ser uma grande empresa, com linhas de transmissão em 22 estados e atendendo 17 milhões de pessoas. Além disso, companhias do setor elétrico são conhecidas por pagar bons dividendos. Valerá mesmo a pena?
As ações da Cemig (CMIG4) são o tema deste artigo a fim de responder esta pergunta. Mas mais do que saber o negócio da empresa, sua história e detalhes sobre suas ações você precisa conhecer a metodologia que utilizamos para decidir pela compra ou pela venda desses ativos. O Raio X Preditivo observa o volume de negócios, que detecta a atuação dos big players institucionais e, dessa forma, encontra regiões seguras para trade e investimentos de longo prazo, com menor risco e maior potencial de ganhos.
A Cemig tem o seguinte número de ações:
- Ordinárias: 735.847.624
- Preferenciais: 1.465.523.064
- Total: 2.201.370.688
E, destas, estão em livre negociação no seguinte número:
- Quantidade de Ações Ordinárias: 360.768.393 (49,03%)
- Quantidade de Ações Preferenciais: 1.442.098.974 (98,40%)
- Total de Ações: 1.802.867.367 (81,90%)
O QUE É A CEMIG E SUAS AÇÕES (CMIG4)?
Segundo a página das ações da Cemig (CMIG4) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:
- Atividade Principal: Concessionária de serviço público de energia elétrica.
- Classificação Setorial: Utilidade Pública / Energia Elétrica / Energia Elétrica
A Companhia Energética de Minas Gerais S.A, mais conhecida como Cemig, é uma sociedade de economia mista. Seu capital é aberto com ações negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3. O controle é do governo do Estado de Minas Gerais, possuindo aproximadamente 51% das ações ordinárias da empresa (CMIG3).
É a única empresa do setor elétrico da América Latina a fazer parte do índice Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), criado pelo Dow Jones em 1999. O índice reconhece a capacidade das empresas em sustentabilidade corporativa e criação de valor para os acionistas em longo prazo, por conseguirem aproveitar as oportunidades e gerenciar os riscos associados a fatores econômicos, ambientais e sociais.
Sua capacidade instalada é de mais de 6 mil MW e a empresa possui 5 mil km de linhas de transmissão com presença em 22 Estados. Sua estrutura está disponível para 17 milhões de pessoas.
São aproximadamente 150 mil investidores em quase 40 países. Alem de ter suas ações negociadas na B3, ela também está na bolsa de Nova York e na bolsa de Madrid. A sede é em Minas Gerais, como era de se esperar.
Atuação:
• Geração
• Transmissão
• Comercialização
• Distribuição
• Soluções energéticas
• Distribuição de gás natural.
O processo de reestruturação de 2019 proporcionou lucro líquido de R$ 2,1 bilhões, o maior no primeiro semestre de sua história, além de investimentos em várias áreas.
Pode ser privatizada em breve, diante dos planos de redução de déficit do Estado de Minas Gerais.
Foi fundada em 1952 pelo governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek de Oliveira. É a maior empresa integrada do setor de energia elétrica da América do Sul, em número de clientes, e a maior da América Latina, em quilômetros de rede e de equipamentos e instalações.
Representa 181 sociedades e 17 consórcios.
No Chile, opera uma linha de transmissão, em consórcio com a Alusa Holding. No estado de Minas Gerais, a Cemig é responsável por 96% do abastecimento de energia elétrica.
Em 2006, a Cemig passou a controlar 26,06% da Light Rio, adquirindo também a Light Esco, empresa do Grupo Light, que atua com compra, venda, importação, exportação e prestação de serviços de consultoria no setor de energia elétrica.
Em 2014, adquiriu 83% do capital social e 49% das ações da SAAG Investimentos, do Grupo Andrade Gutierrez. Isso proporcionou crescimento em sua participação na Madeira Energia, consórcio responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. Localizada no Rio Madeira, em Rondônia, a Usina de Santo Antônio será a segunda maior hidrelétrica de turbinas bulbo do mundo.
A Companhia tem presença forte também na Gás de Minas Gerais (Gasmig) com 56% da participação.
Não bastasse isso, a Cemig tem ainda a CEMIGTelecom, que em 2010, comprou 49% da Ativas Data Center, empresa de tecnologia da informação, prestadora de serviços de infraestrutura de hospedagem física e armazenamento de base de dados. Também possui 49% da Axxiom, que fornece produtos e serviços de gestão de energia e automação de softwares.
A Cemig também é a única concessionária do setor elétrico da América Latina a fazer parte do índice The Global Dow Index. O índice foi criado em 2008, e inclui 150 empresas líderes mundiais de 25 países.
A Cemig foi eleita pela nona vez consecutiva no para compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo. O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) faz uma análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto de sustentabilidade corporativa.
O que são as ações da Cemig (CMIG4)?
Em algum momento da história de uma empresa, é detectado uma oportunidade de crescimento. Porém, pra aproveitar essa oportunidade, é preciso de recursos. Muito possivelmente, os recursos atuais estão comprometidos com as operações já em andamento.
O que fazer? Tomar um empréstimo? Um financiamento? Mesmo desconsiderando os enormes valores que seriam tomados, somente os juros desse tipo de escolha seriam suficientes pra comprometer qualquer desenvolvimento futuro.
A solução mais inteligente, nesses casos, é a abertura de capital. A abertura de capital significa que a empresa vai lançar ações que serão negociadas na bolsa. Cada ação representa a menor fração de tudo o que a empresa vale: é um pedaço da companhia.
Se pegarmos, de fato, o número de ações da empresa e multiplicarmos pela cotação dessas ações, teremos o valor da companhia precificado pelo mercado em determinado instante. Nem sempre esse valor faz jus ao que realmente ela vale, mas esse conceito é algo que você deveria olhar mais pra frente.
Depois de todo um processo, a empresa colocará suas ações naquilo que chamamos de oferta pública de ações (em inglês, IPO). Nesse dia, investidores de todos os portes e perfis vão comprar ações da companhia. No caso, a Cemig (CMIG4) lançou as ações CMIG4.
Quando o investidor compra ações CMIG4 está comprando um pedaço da empresa. Os donos de ações CMIG4 estão aceitando dividir os riscos do empreendimento com a Cemig (CMIG4), por exemplo. Em troca, eles participam do crescimento da companhia.
De fato, se a companhia valoriza, se ela cresce, se se torna mais promissora com todo o dinheiro que captou na IPO (isto é, essa captação foi bem utilizada e com sucesso), as ações valorizam na mesma proporção e os investidores (sócios ou acionistas, tanto faz), vem o valor de seu patrimônio em ativos crescer.
Além disso, uma empresa maior tende a ter mais lucros. Parte dos lucros deve ser dividida entre os acionistas na proporção de ações que eles possuem. Então, os investidores passam a ter seu investimento remunerado através de dividendos.
Boa parte do mercado não está interessada em se associar às empresas. Eles, os traders, só compram ações pra poder ver uma variação positiva, uma valorização, e tão logo isso aconteça eles vendem as ações, realizando lucro imediatamente.
Se eles acham que as ações podem cair, ao contrário, vendem os ativos (mesmo sem tê-los; já explico como isso é possível). Eles alugam as ações de um investidor, vendem e recompram quando elas estiverem mais baratas, ficando com o “troco”, que é seu lucro. Parece bizarro, mas essa operação, chamada de venda a descoberto, é corriqueira e facilitada pela bolsa e pelas corretoras de valores.
AÇÕES DA CEMIG (CMIG4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?
As ações da Cemig (CMIG4) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que já se chamou Bovespa e, mais tarde, BM&FBovespa. A B3 resultou da união entre Bovespa, Bolsa de Mercadorias e Futuros e Cetip.
Todas as negociações acontecem em ambiente eletrônico, sem participação direta de humanos. Todos os negócios são intermediados pela Plataforma Unificada Multiativos, a PUMA.
A PUMA garante velocidade e segurança a todas as transações e torna acessível o negócio em bolsa para todos os que tiverem uma conta na corretora de valores e um computador conectado à internet.
Toda essa acessibilidade e os recordes recentes da bolsa atraíram literalmente milhões de novos investidores pessoas físicas para o mercado: de 500 mil investidores desse perfil, em poucos meses, a bolsa chegou a 2 milhões deles. O otimismo, no entanto, deve ter surpreendido a muitos quando da última crise.
Diversos desses novatos desconhecem que a maior parte do volume da bolsa de valores é de responsabilidade de investidores institucionais. Embora essas megacorporações não visem o dinheiro das pessoas físicas, e sim de outros fundos menores e bancos centrais, elas também acabam vitimadas pela atuação desses big players.
Tão somente por não saberem se posicionar de acordo. De fato, geralmente, os institucionais estão comprando quando todos estão vendendo em desespero, dando liquidez às suas operações que sempre envolvem um número monstruoso de ativos. Elas passam a vender quando todos estão otimistas, comprando a preços cada vez mais elevados, em estado de euforia, dando liquidez para que os institucionais desovem um número inimaginável de ativos no topo do mercado (ativos que compraram baratinho quando o mercado começava a formar um fundo).
Por isso, é muito importante para os investidores pessoa física saberem se comportar sabendo dessa realidade, a do domínio dos investidores institucionais. Se soubermos ler a atuação desses participantes, poderemos nos posicionar de maneira mais segura em nossos investimentos ou operações, sejam elas de curtíssimo, longuíssimo prazo ou prazos intermediários.
Para isso, nossa recomendação é o Raio X Preditivo, que ensina a interpretar o volume dos negócios nos gráficos dos ativos. Pois é conhecido que oitenta por cento ou mais do volume negociado na bolsa de valores é de responsabilidade de uns poucos big players.
Quais ações a Cemig possui?
A Cemig possui apenas ações ordinárias, que são as ações que dão direito a voto nas assembleias.
Essas ações também têm direito a dividendos.
A Cemig também possui ações preferenciais, que não têm direito a voto, mas que têm prioridade no recebimento de dividendos e outros proventos.
Qual são os códigos das ações da Cemig
Se vamos começar a investir em ações ou negociar ações como as da Cemig (CMIG4), é importante que saibamos, no mínimo, como funcionam os códigos de negociação desses ativos.
Os códigos têm geralmente quatro letras em caixa alta seguidas de um numeral de um ou dois dígitos. Os códigos de negociação também são chamados de ticker.
O código de negociação das ações da Cemig é CMIG4 (preferenciais) e CMIG3 (ordinárias)
O dígito 3 indica que se trata de uma ação ordinária. Dígitos 4, 5 ou 6 mostram que se tratam de ações preferenciais com diferentes classes e características cada uma. O dígito 11 indica que se trata de uma Unit, que reúne em sua estrutura algumas ações preferenciais e algumas ações ordinárias.
As ações da Cemig (CMIG4) são negociadas em quais bolsas?
As ações da Cemig (CMIG4) são negociadas na bolsa de valores brasileira. Isso não impede que sejam negociadas em bolsas estrangeiras, como é o caso desses ativos, também presentes na bolsa de Nova York e Madrig.
Diversos ativos brasileiros são negociados em mercados de outros países através de programas de recibos ou similares.
Um exemplo disso são as ADRs (American Depositary Receipts), recibos que são negociados no mercado americano.
As ADRs são negociadas como se fossem as próprias ações. As ações de fato ficam sob a guarda ou custódia de um banco local, no entanto.
FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA CEMIG (CMIG4)?
Existem diversas maneiras de se ganhar com ações da Cemig (CMIG4) no mercado de ações. As mais conhecidas são as seguintes:
Trade em ações da Cemig (CMIG4)
Quando queremos ganhar dinheiro com ações da Cemig (CMIG4) ou qualquer outra ação através do trade não estamos interessados em investir (por investir, entendemos comprar ativos para ficar com eles durante um longo tempo).
Nosso objetivo aqui é entrar em operações – de compra ou de venda – e sair delas tão rápido quanto possível, no momento em que essas operações derem um certo lucro de acordo com nossa estratégia.
- Podemos comprar caso achemos que o preço das ações vai subir: se o preço de fato subir, realizamos o lucro com uma venda das ações. Porém, se o preço das ações cair, teremos prejuízo.
- Podemos vender ações caso achemos que o preço das ações vai cair: se o preço de fato cair, realizamos o lucro com uma recompra. Porém, se o preço das ações cair teremos prejuízo.
Podemos vender ações que não temos através de uma operação muito comum conhecida como venda a descoberto. Primeiro, com o intermédio da corretora de valores, alugamos as ações de um investidor. Depois, vendemos. Tão logo as ações caiam, compramos essas mesmas ações com um preço mais barato. A diferença de preço entre as duas operações é nosso lucro. Claro, se as ações começarem a subir de preço, em algum momento teremos que comprar elas mais caras e teremos prejuízo.
O trade também pode ser classificado de acordo com sua duração:
- Day trade: operações que começam e terminam no mesmo dia.
- Swing trade: operações que duram alguns dias.
- Position trade: operações que duram algumas semanas.
Note que, no trade, dificilmente as operações duram mais que um mês, pois o trader opta por não ficar exposto durante muito tempo aos riscos da bolsa.
Ganhar dividendos com ações da Cemig (CMIG4)
Os investidores são diferentes. Eles escolhem ações pra comprar e pra ficar com elas por tempo indefinido, esperando que no longuíssimo prazo elas valorizem. Ele não se desfaz delas de jeito nenhum, mesmo em momentos em que elas possam desvalorizar por qualquer razão. Inclusive, quando elas ficam mais baratas, veem isso como uma oportunidade de comprar ainda mais ativos de uma empresa que eles consideram boa, saudável e sólida.
Outro objetivo dos investidores é, ao longo do tempo, receber os dividendos, que são a parte dos lucros que é dividida entre os acionistas. Cada ação tem direito a um certo valor de dividendos. Quanto mais ações tenho, portanto, mais dividendos recebo.
Assim, os investidores vão inclusive usar os dividendos pra comprar mais ações. Com mais ações, receberão mais dividendos e poderão comprar mais ações que, por sua vez, darão mais dividendos e assim por diante, remunerando com cada vez mais potência seu investimento.
No entanto, pra que isso dê certo, as ações precisarão pagar dividendos regularmente (empresas que não lucram acabam por não pagar dividendos). Além disso, os dividendos devem ser valiosos frente ao preço da ação. Podemos verificar isso através do dividend yield, que é uma porcentagem que mostra quanto os dividendos valem frente ao preço da ação.
INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA CEMIG (CMIG4): QUAL DECISÃO TOMAR?
Independentemente de todas as vantagens expostas pela Cemig a respeito de suas estratégias e de suas ações CMIG4, recomendamos que se faça uma análise do comportamento dos big players (investidores institucionais) quanto a esses ativos. A análise do volume é fundamental para isso (a maior parte do volume e sobretudo os picos de volume de negócios em um ativo não aconteceria se a atuação profissional não estiver envolvida).
Para tanto, nossa recomendação é usar os conceitos e ferramentas do Raio X Preditivo.
- O longo prazo se torna mais interessante nos momentos de crise quando os possuidores fracos estão vendendo ações a qualquer preço, dando liquidez aos grandes players, que precisam comprar muitos ativos: recomenda-se, depois que se escolheu boas empresas, boas ações, fazer compras pequenas, periódicas e a cada queda, sem tentar adivinhar o fundo.
- O curto prazo (day trade, swing trade, position trade) precisa obrigatoriamente de conceitos e ferramentas que auxiliem na interpretação do volume de negócios a fim de encontrar os pontos em que os grandes players estão posicionados, com maior chance de serem defendidos ou rompidos caso o preço chegue ali.
Em ambos os casos, recomendamos sempre que o investidor e o trader só posicione a parcela de seu dinheiro que o deixe confortável frente ao risco que está se correndo.
FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA CEMIG (CMIG4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR
- Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
- Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
- Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
- ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
- Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
- A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.
COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA CEMIG (CMIG4)?
O Raio X Preditivo é uma metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica em conceitos e ferramentas. Tanto conceitos como ferramentas estão voltados para a análise do volume e do fluxo de ordens. Para a Nova Análise Técnica, o volume é o combustível dos movimentos do mercado. O volume é a causa e o preço é o mero efeito. No entanto, vemos diversos cursos e metodologias se baseando unicamente na análise dos preços e em indicadores voltados para isso.
Acreditamos que lendo as causas (volume) temos condições de nos antecipar aos efeitos mais interessantes (movimentos de preço).
Assim, seguindo o posicionamento dos grandes players (os investidores institucionais), temos mais condições de encontrar zonas saudáveis de trade, em que os risco é pequeno e a possibilidade de ganho maior.
COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA CEMIG (CMIG4)?
- Inscreva-se em um curso: não espere negociar ações com sucesso sem antes ter conhecimento da realidade do mercado. De preferência escolha um curso que ensine a analisar o volume. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
- Abra a conta na corretora de valores: é grátis, sem custo algum
- Comece a treinar no simulador: tanto a conta demo quanto a plataforma gráfica de negociação são gratuitas. Treine suas novas habilidades. É claro que a conta demo é mais fácil: não é dinheiro de verdade em jogo. Mas se você não for bem nem na conta demo, que dirá na conta real...
Só depois de ter algum sucesso, transfira dinheiro para a corretora e comece a comprar ações da Cemig (CMIG4) e de outras empresas da bolsa de valores.
CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA CEMIG (CMIG4)
Diversos fatores devem ser analisados diante da Cemig, como o fato de ela ter uma atuação tão ampla no país e particularmente no Estado de Minas Gerais, um dos mais importantes economicamente do país, sem falar que ela deve ser privatizada em breve. Mas o significado disso tudo só é dado pela participação dos investidores institucionais, os big players. Estão comprando? Estão vendendo? A que patamares de preço. Apenas a cuidadosa análise do volume que só o Raio X Preditivo dá pode nos dar com segurança a possível posição desses participantes e, a partir disso, podemos tomar, com menos risco, nossas decisões.