ETHE11: como investir na criptomoeda ethereum fácil

Com o ETHE11 é possível investir na criptomoeda ethereum de um jeito prático e seguro: mas você precisa de uma estratégia que siga os grandes investidores do mercado

O ETHE11 é um ETF (fundo de índice) que permite investir em ethereum, a segunda mais popular criptomoeda e a segunda com maior capitalização, perdendo apenas para o bitcoin. Tudo isso direto por sua corretora de valores, totalmente regulada e segura, sem precisar colocar seu dinheiro em alguma exchange obscura e sem regulação por nossos órgãos responsáveis.

O ETHE11, considerando isso e as oscilações fortes que as criptomoedas de um modo geral costumam ter, seria de fato um bom investimento? Considerando as características tecnológicas das criptomoedas e sua aceitação cada vez maior, acreditamos que há sim a possibilidade de colocar uma parte de seu dinheiro neste ativo, sabendo-se dosar a quantidade ao observar-se o risco. Porém, há melhores momentos de entrar nesse tipo de investimento e também os melhores para sair. Para melhor estimar esses momentos, nossa indicação é a metodologia que segue os grandes investidores através dos rastros de volume que eles deixam durante suas negociações massivas, o Raio X Preditivo, que aqui apresentaremos.


O QUE É O ETHE11?

ETHE11 é um fundo de índice ou exchange traded fund (ETF) que reproduz as oscilações de preço da ethereum, a segunda maior criptomoeda da atualidade.

Segundo a Hashdex, gestora do ETF ETHE11:

“Além de ser o segundo maior ativo digital em valor de mercado, o Ethereum é considerado a infraestrutura do futuro digital. A blockchain Ethereum é a principal plataforma global para aplicativos descentralizados (DApps), como DEX (Decentralized Exchanges, ou corretoras descentralizadas), DeFi (Decentralized Finance, ou finanças descentralizadas), NFTs (Non-Fungible Tokens, ou tokens não fungíveis) e Web3. Criada em 2015, a rede do Ethereum apresenta crescimento exponencial em termos de desenvolvedores ativos, que atuam na criação de novos DApps, em um ciclo virtuoso: quanto mais DApps são desenvolvidos na plataforma, mais usuários são atraídos, gerando valor para os criptoativos a ela associados e incentivando a criação de novos DApps. O ETHE11 é um produto que oferece acesso ao Ethereum de forma simples, segura e regulada na Bolsa Brasileira.”

• Objetivo do produto: retornos similares em reais (R$), antes de taxas e despesas, do Nasdaq Ethereum Reference Price (NQETH)

• Política de investimento: mínimo de 95% em cotas do fundo de índice alvo, o Hashdex Nasdaq Ethereum ETF que, por sua vez, investe em ativos financeiros emitidos e/ou negociados no exterior, em particular, Ethereum ou em posições compradas no mercado futuro, de modo a refletir de modo geral a performance do NQETH

• Público alvo: investidores em geral que entendam os riscos envolvidos


O QUE É UM FUNDO DE ÍNDICE

ETF (Exchange Traded Funds) é um tipo de investimento também conhecido como Fundo de Índice. O ETF reproduz um índice da bolsa de valores e, por consequência, o desempenho dos ativos que compõem esse índice, ou até mesmo um índice formado por um único ativo, como é o caso do ETHE11, que reproduz o NQETH (Nasdaq Ethereum Reference Price).

Por aqui, o ETF mais conhecido é o BOVA11, que replica as oscilações do Ibovespa. Para investir nele, não é necessário dispor de grandes quantias e comprar milhares de ações de várias empresas. Você pode comprar apenas o BOVA11 na quantidade que quiser, através da mesma plataforma de compra de ações.

Além do método de compra ser parecido, o imposto de renda também é bem parecido. De fato, a diferença entre comprar ações e ETFs é mínima. Mas existe uma diferença quanto aos dividendos, que no caso do ETF não são pagos, mas assimilados ao patrimônio do fundo. É padrão obrigatório que o ETF fique sob responsabilidade de uma empresa gestora; do ETHE11 a gestão fica a cargo da Hashdex.

Até o presente momento, incluindo o ETHE11, a B3 possui 64 ETFs sendo negociados.

Alguns exemplos:

• XINA11: acompanha o índice MSCI China, que é composto por empresas chinesas de grande e médio porte listadas em todos os mercados incluindo China A-shares, B shares, H-shares, Red Chips, P chips, e listagens estrangeiras como por exemplo ADRs no NYSE.

• DIVO11: busca replicar o índice Dividendos - IDIV

• GENB11: reproduz o índice S&P/B3 Ingenius

• XFIX11: replica o IFIX-L, um índice que mede o indicador de desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários de maior liquidez negociados na B3.

• ECOO11: fundo favorece as ações de empresas com menor produção de gases de efeito estufa

Podemos dizer que o ETHE11 é um ETF que investe um mínimo de 95% em cotas do fundo de índice alvo, o Hashdex Nasdaq Ethereum ETF que, por sua vez, investe em ativos financeiros emitidos e/ou negociados no exterior, em particular, Ethereum ou em posições compradas no mercado futuro, de modo a refletir de modo geral a performance do NQETH


QUAIS MOEDAS FAZEM PARTE DO ETHE11

O ETHE11 é composto pela criptomoeda ethereum apenas.

O Ethereum, segundo a Wikipédia, na verdade é o nome da rede que é uma plataforma descentralizada capaz de executar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas usando a tecnologia blockchain.

Essas aplicações atuam como programadas sem possibilidade de censura, fraude ou interferência de terceiros, devido às características de imutabilidade dos contratos. A rede ethereum possui uma máquina virtual descentralizada Turing completude, a Ethereum Virtual Machine (EVM). Ela funciona a partir de scripts executados em uma rede internacional de nós públicos.

Foi fundado por Vitalik Buterin em janeiro de 2014 e trazido à forma por uma documentação escrita por Gavin Wood. Foi trazido à vida via crowdfunding, sendo o terceiro maior projeto já financiado desta forma na história. Seu lançamento oficial se deu em 30 de julho de 2015.


É VANTAJOSO INVESTIR EM ETHE11?

Veja algumas vantagens de se investir em ETHE11:

• Uma vantagem que chama atenção nesse tipo de ativo é que você não precisa ter uma carteira virtual e comprar as criptomoeda por meio de uma Exchange (corretora de criptoativos).

• Você investe com mais segurança, amparado pelo CVM que fiscaliza e regula os ETFs, bem como a Anbima, e a própria gestora Hashdex é auditada pela KPMG.

• Assim como os bens, a renda também precisa ser declarada, mas no caso dos ETFs, como a ETHE11, a tributação é bem simplificada. Ao contrário das criptomoedas, que exigem detalhes na declaração.

• Na maioria dos casos, os ETFs possuem alta liquidez, ou seja, sempre estão sendo comprados e vendidos.

• Você pode diversificar sua carteira de investimentos, comprando poucas cotas de cada ETF, como o ETHE11, por exemplo.

Desvantagens:

• Há quem diga que investir em um ETF que reproduz uma criptomoeda, como é o caso da ETHE11, não é o mesmo que investir diretamente nesse mercado. De fato, não é, mas o foco aqui é mostrar que você pode fazer isso de forma segura e pela bolsa de valores.

• Taxa de Administração: é cobrada uma taxa de 0,70% ao ano sobre o valor investido. Além dessa taxa, incidem encargos como contribuições federais, municipais e estaduais, bem como honorários de auditores.

• Trata-se da exposição a uma criptomoeda, cujo preço pode oscilar 10%, 20%, 30% ou mais em pouco tempo. Então tenha muita calma nessa hora! Não saia comprando tudo que conseguir logo de cara. Especialistas inclusive recomendam que você tenha no máximo 5% desse ativo em sua carteira.


UMA ESTRATÉGIA PARA INVESTIR EM ETHE11

Quando estourou a crise decorrente da pandemia, cujas bolsas despencaram como não era comum ver, apresentamos a estratégia Sato’s Kamikaze. O intuito dela é investir a longo prazo, a partir de momentos de crise aguda.

Ao longo da história, foi possível conhecer as causas de tantas dessas crises, como o crash de 1929, o subprime de 2008 e agora vivemos o reflexo da pandemia de Covid 19. E das outras vezes, houve recuperação. E será que mesmo assim é possível acontecer novas quedas? Sim, é possível. Por esse motivo, a estratégia que trouxemos, aplicada aos ativos revelados a partir dos conceitos da metodologia Raio X Preditivo, deve considerar os seguintes elementos:

• Entrada para longo prazo

• Desapego do dinheiro envolvido (como se ele tivesse deixado de existir)

• Valores pequenos que você aguente caso as quedas continuem

• Aportes contínuos, cautelosos e pequenos a cada nova queda

Essa estratégia se aplica muito bem ao ETHE11, sabe por que? Justamente porque as criptomoedas “se comportam" num ritmo semelhante ao de uma crise. Em síntese, elas são altamente voláteis.

Mas se você pretende se aventurar nesse investimento, lance mão de uma metodologia que apoie suas estratégias, de modo que você saiba a hora certa de comprar e de vender, como é o caso do Raio X Preditivo, que apresentamos adiante.


FICOU INTERESSADO? VEJA AS TAXAS E IMPOSTOS PARA INVESTIR E NEGOCIAR ETHE11

As taxas são as seguintes:

• Taxa da gestora: 0,70% ao ano sobre o valor investido

• Taxa de corretagem: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda cobram e esse valor varia de empresa para empresa

• Taxas da bolsa: incluem registro, negociação e outras

• ISS: incide sobre a taxa de corretagem, caso a corretora cobre

• Imposto de renda: no momento da venda do ativo, caso haja lucro, você precisa pagar 15% sobre esse lucro ao Leão. Se for day trade (operação que começa e termina no mesmo dia) a taxa é de 20% sobre o lucro. Isso é pago a cada mês. Detalhamos isso em outro artigo


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR A NEGOCIAR E A INVESTIR EM ETHE11

O Raio X Preditivo possui conceitos e ferramentas capazes de te apontar os momentos ideais para comprar ou vender ativos da bolsa de valores, e também de outros mercados.

Essa metodologia é voltada para o estudo do volume de negócios, e é ele quem determina o movimento dos preços dos ativos. Na prática, o volume impulsiona o preço. Ou seja, o volume é a causa e o preço é o volume.

No caso de um momento de forte queda, é possível saber de forma mais assertiva se o ativo pode subir logo em seguida ou se ele pode cair ainda mais dando chance para mais um aporte. E também, podemos descobrir se é chegada a hora de vender o ativo depois de uma forte alta, para comprá-lo novamente depois.

Podemos dizer que o Raio X Preditivo estuda o comportamento dos investidores institucionais, que muitas vezes são responsáveis pelas negociações cujo volume impacta o preço de forma devastadora. Por isso, é importante que você tenha ao seu lado metodologias que te coloquem no mesmo ritmo desses players, usando a leitura de volume de negócios a seu favor.

Acompanhar os passos dos big players poderá revelar boas oportunidades de entrada, arriscando pouco e aumentando a probabilidade de lucros maiores.


COMO COMPRAR ETHE11

Nos dias de hoje é bem fácil comprar ETHE11, bem como qualquer outro ativo da bolsa de valores. Pelo celular ou computador você consegue abrir uma conta em uma corretora de valores e já depositar o dinheiro que pretende usar para investimentos.

Mas é importante antes de começar a comprar e vender, buscar o conhecimento adequado. Recomendamos o Raio X Preditivo, que pauta conceitos baseados na leitura do volume de negócios. Comece a comprar ETHE11 só depois de fazer o curso.

CONCLUSÃO

O Ethereum é uma criptomoeda das mais fortes. Sem dúvida isso não a isenta, a exemplo das demais que participam desse mercado, de sofrer fortes oscilações, tanto de alta como de queda. No entanto, acreditamos que as características tecnológicas desses ativos e sua aceitação cada vez maior no ambiente digital e real, as tornam uma grande aposta para o longo prazo, ainda que devamos dosar com cuidado a porcentagem de nosso capital que nelas vamos colocar. Além disso, é preciso ficar de olho, como em qualquer outro ativo, criptomoeda ou não, na atuação dos investidores institucionais. Esses participantes fortes aproveitam as impactantes altas para distribuir ativos caros, vendendo ao público eufórico, e compram desses mesmos participantes fracos nos momentos de queda, em que eles estão desesperados a vender a qualquer preço. Para entender essa dinâmica e tirar proveito dela nossa recomendação é que você aprenda a ler o volume de negócios, observando o rastro deixado por esses big players, através do Raio X Preditivo.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário