Fundo Imobiliário HSML11: Comprar ou Vender?

Como investir no fundo de investimento imobiliário (FII) HSML11 de forma sólida e segura. Saiba como eu sigo os big players para tomar minhas decisões

O fundo de investimento imobiliário HSML11 é um FII cujos recursos são investidos em shopping centers. Como todo FII é um recurso acessível para quem está interessado em investir no mercado de imóveis. E em MINHA opinião trata-se de um ativo seguro e sólido. Porém, você não deve confiar na opinião de ninguém para fazer seus investimentos. Nem na minha. Você deve saber analisar por conta própria os seus investimentos.

Assim, o fundo de investimento imobiliário HSML11 certamente é o foco deste artigo, mas é fundamental que você entenda a importância de aprender uma metodologia de análise que segue o comportamento dos investidores institucionais, os big players. Esses participantes fortes do mercado dificilmente entram em investimentos para perder e frequentemente o fazem em grandes volumes financeiros, o que afeta drasticamente o comportamento do preço. O Raio X Preditivo, assim, analisa o volume de negócios para entender o comportamento desses investidores institucionais.


O QUE É UM FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é a modalidade em que você pode investir de várias maneiras em uma ou mais áreas do mercado imobiliário. Há opções que vão desde imóveis físicos, passando por títulos de crédito (CRI, LCI, LH e outros) e chegando a cotas de outros fundos imobiliários (fundos de fundos).

Se você tem intenção de investir no mercado imobiliário, vale a pena conferir as vantagens dos FIIs.

Boa parte dos investidores de FII foca nessa modalidade para ter um rendimento mensal, vindo dos juros dos títulos ou de aluguéis de imóveis. Além disso, o fundo poderá lucrar com a venda dos imóveis e também dos títulos, e da venda das cotas de outros fundos e distribuir esse lucro para os cotistas (interessante lembrar que se o FII investe em outros fundos, esses fundos por sua vez, pagam rendimentos ao seu FII).

Inevitável compararmos o investimento em FII com a aquisição de um imóvel, mas é certo que quando você se aprofundar na análise desse tipo de ativo vai perceber que as possibilidades são variadas e mais atrativas que a compra do imóvel de fato. Comprar e manter um imóvel como forma de investimento demanda tempo, pode ter um custo de manutenção maior do que você imaginava, é burocrático, sem contar com as obrigações com o pagamento de tributos, e se for o caso, você corre o risco de ter que lidar com a inadimplência se o locatário não honrar com o aluguel. E tem um fator que de certa maneira restringe suas intenções como investidor: imóveis são caros e você terá que ‘colocar’ de uma vez só grande parte do seu dinheiro, e uma vez colocado não poderá contar tão cedo com o montante.

Uma das vantagens é o preço das cotas de FII. Você consegue comprá-las por mais ou menos R$ 100,00 cada, e o preço pode variar dependendo do ativo. Então se você quer correr menos risco ou não quer comprometer tanto seu capital, essa é uma boa opção no mercado financeiro. É claro que você deve considerar os prós e contras na hora de investir e, para muitos, a aquisição de um imóvel pode ter motivos pessoais, como a vontade de comprar por razões emocionais, por exemplo. Mas se um dia houver a necessidade de reaver o dinheiro investido, ou simplesmente a vontade de vender o imóvel isso pode demorar e pode não alcançar o valor que você gostaria.

Falando em vender, em FIIs você pode encontrar a oportunidade de lucrar nas negociações e a vantagem de ter liquidez, enquanto que o imóvel não tem. Você pode comprar o FII a um preço mais baixo e vender a um preço mais alto, e as cotas são negociadas na bolsa do mesmo jeito que as ações das empresas de capital aberto. E também pode vender quando quiser, podendo ter o dinheiro disponível imediatamente na conta da corretora.

Outro ponto favorável dos FIIs é que a parte burocrática é de responsabilidade da administradora do fundo. Mas você não apita nada na gestão e na administração dos imóveis.

Sugerimos que tenha cuidado na hora de decidir, pois quando você investe em FII significa investir em renda variável, portanto as cotas podem desvalorizar. Para os meus critérios, o HSML11 parece seguro e sólido, mas só você pode decidir se investe ou não nesse ativo. Importante se atentar a dados como de ocupação e inadimplência – se for um fundo tijolo – e grau de risco dos títulos – fundos papel – além de outros detalhes.

Sendo assim, é fundamental que você aprenda a observar as particularidades desses ativos, por meio de uma metodologia que analisa, entre outros fatores, comportamento dos investidores institucionais (big players) que só entram em operações que possam render muito no futuro. O Raio X Preditivo é especialista na leitura do cenário de mercado em que esses investidores atuam.

Tipos de FII (Fundo de Investimento Imobiliário)

O HSML11 é um fundo do tipo tijolo, investindo sobretudo em shopping centers.

Veja quais são os tipos de FII:

• Fundos de renda: os gestores compram ou constroem os imóveis que serão alugados (shoppings, lajes corporativas, galpões logísticos, hospitais, escolas, universidades, hotéis, residenciais e até cemitérios! E cada um desses é uma divisão em outras subcategorias). Diversos fundos de renda também se enquadram no tipo chamado de “fundo tijolo”

Fundos de compra e venda: são FIIs que visam a compra de imóveis quando estão baratos e a venda quando valorizam. Por esse motivo, são considerados mais arriscados, porém, caso ocorram ganhos, eles são expressivos

Fundos de desenvolvimento: são fundos que partem da compra de terrenos para a futura construção de grandes empreendimentos, porém dado os riscos de embargo de obras e outras eventualidades também são considerados de maior risco

• Fundos de recebíveis imobiliários ou “fundos de papel”: este se parece mais com um fundo de renda fixa, pois se baseia em Certificados de Recebíveis Imobiliários. É como se o investidor estivesse emprestando dinheiro ao mercado imobiliário, para, ao final, receber o dinheiro de volta com juros

• Fundos de fundos: os fundos de fundos, como o nome indica, são um mix de diversos outros fundos imobiliários e são uma forma de diversificar investindo em apenas um ativo

• Fundos tijolo: eles se misturam ao conceito de fundos de renda, pois, como o nome indica, se referem a imóveis propriamente ditos. Tem por objetivo o recebimento de aluguel e a valorização dos imóveis e, por consequência, das cotas individualmente

• Fundos híbridos: fundos que misturam todas essas categorias, apresentando uma grande flexibilidade de diversificação


O QUE É O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (FII) HSML11

O HSML11 – FII De Shopping Center Renda Gestão Ativa – é um fundo tijolo, isto é, investe em imóveis físicos, preferencialmente shoppings centers: o fundo pode rentabilizar através da compra ou construção para gerar aluguéis ou também ganhar com a venda dos imóveis. O HSML11 tem gestão ativa e é constituído desde 2019 em forma de condomínio fechado, sendo que seu prazo de duração é indeterminado. Obrigatoriamente, 67% do portfólio deve ser formado por shopping centers. Os outros 33% podem ser outros imóveis, desde que previstos no regulamento do FII.

Os rendimentos são distribuídos aos cotistas mensalmente, até o 5º dia útil do mês subsequente ao do recebimento dos recursos pelo fundo.

Quem é o administrador do Fundo de Investimento Imobiliário (FII) HSML11

O HSML11 é administrado pelo Santander Securities Services Brasil Dtvm S.A.

Portfólio do HSML11

Conheça os imóveis que fazem parte do HSML11. Lembre que, como se trata de um fundo de gestão ativa, esse portfólio pode variar ao longo do tempo. Também é importante saber a taxa de ocupação desses ativos, seu estado físico, o grau de inadimplência, se houver e outros detalhes que dizem respeito à saúde do FII:


  • SHOPPING GRANJA VIANNA

Endereço: Km 23,5 da Rod. Raposo Tavares

Bairro: Lageadinho

Cidade: Cotia - SP

Área Bruta Locável: 15.491,76 m2


  • SHOPPING METRÔ TUCURUVI

Endereço: R. Paranabi, 218-224

Bairro: Tucuruvi

Cidade: São Paulo - SP

Área Bruta Locável: 32.998,00 m2


  • SHOPPING PÁTIO MACEIÓ

Endereço: Av. Menino Marcelo, 3800

Bairro: Cidade Universitária

Cidade: Maceió - AL

Área Bruta Locável: 41.244,00 m2


  • SUPERSHOPPING OSASCO

Endereço: Av. dos Autonomistas, 1828

Bairro: Industrial Autonomistas

Cidade: Osasco - SP

Área Bruta Locável: 10.390,13 m2


  • VIA VERDE SHOPPING

Endereço: Estr. da Floresta, 2320

Bairro: Floresta Sul

Cidade: Rio Branco - AC

Área Bruta Locável: 27.284,14 m2


FII HSML11: ONDE E COMO É NEGOCIADO

É fato que o FIIs são a maneira mais simples de investir em imóveis.

Como vimos, administradoras especializadas tomam conta dos fundos, inclusive da escolha dos imóveis que farão parte deles. Logo, o risco de você investir em um imóvel pouco favorável é menor do que se você escolhesse comprar por conta própria. E você faz isso direto na bolsa de valores, rápido e sem complicações.

Mas saiba que o ambiente da bolsa de valores é bastante competitivo, graças aos investidores institucionais, os big players.

São eles que aproveitam quando há liquidez devido a venda desesperada de muitos, e então se posicionam para comprar grandes quantias em ativos. Também são os que vendem quando muitos estão na euforia da compra.

Os big players dispõem de alta tecnologia para operar, além de vantagens financeiras significativas e uma equipe de analistas e gestores experiente sempre preparada para tirar dinheiro do mercado.

Desse modo, recomendamos ficar de olho na atuação desses investidores institucionais. No Raio X Preditivo, fazemos isso acompanhando o volume de negócios com objetivo de encontrar regiões em que os big players imaginam ser vantajosas para operar.


FORMAS DE GANHAR COM O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO HSML11

Destacamos duas das várias maneiras de se ganhar dinheiro com FIIs como o HSML11:

Trade com HSML11

São as operações na bolsa de compra e venda do ativo, ou seja, podemos comprar com a intenção de vender assim que o ativo valoriza num curto ou médio prazo. O prazo é o que determina o tipo do trade: day trade são operações que começam e terminam no mesmo dia; swing trade são operações com mais de dois dias; ou position trade que são as operações de mais de duas semanas. E também é possível vender os ativos sem tê-los, quando acharmos que o preço vai cair. Isso se chama venda descoberta, que nada mais é do que alugar ativos, que são vendidos e tão logo caiam são recomprados por um preço menor. Por fim, o trader devolve os ativos ao investidor original, paga o aluguel e fica com o valor que sobra que é o lucro. Mas se os ativos subirem, o trader vai ficar no prejuízo.

Ganhar dividendos com HSML11

Parte dos investidores tem FIIs na carteira de olho nos rendimentos. No caso dos FIIs, os rendimentos vêm dos aluguéis dos imóveis e dos juros dos títulos, o que faz desse tipo de investimento uma forma de acumular dinheiro, para comprar mais ativos quando os preços caírem. Ou simplesmente ter uma fonte de renda mensal, como se o investidor usasse a bolsa como uma “poupança”.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR NO FII HSML11: QUAL DECISÃO TOMAR?

Para muitos, investir significa posicionar seu financeiro em uma aplicação para que ele passe a valer mais. A maior das dúvidas é colocar onde e por quanto tempo. Até aqui falamos de um ativo de renda variável, negociado na bolsa, e quanto mais tempo fica investido lá menos certeza a gente tem do que vai acontecer com ele.

Enxergar o futuro do mercado já não é fácil lendo as notícias porque o cenário nacional e internacional pode mudar do dia para a noite. Pior ainda se tiver que adivinhar os passos dos grandes investidores. Esses players podem movimentar quantias tão grandes que pode levar preço de um lado para o outro em questão de segundos, usando recursos de tecnologia bem acima da média e informações com alto nível de importância.

Nesse contexto, sugerimos que tome as decisões baseando-se no comportamento desses participantes institucionais. Os conceitos e ferramentas do Raio X Preditivo são ideais para que você encontre as condições na tomada de decisão, através da análise de volume, que pode mostrar a atuação dos big players.


FICOU INTERESSADO NO FII HSML11? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PRA COMEÇAR

• Taxas da corretora: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda adotam essa prática. É uma taxa cobrada a cada operação de compra e venda de ativos

• Taxas da bolsa: a bolsa de valores cobra pequenas taxas sobre o valor envolvido na transação para efetivar, registrar e efetuar outras atividades necessárias para que as compras e vendas aconteçam

• ISS: o imposto sobre serviços incide sobre a taxa de corretagem caso ela exista

• Imposto de renda sobre os rendimentos mensais: isentos para pessoas físicas

• Imposto de renda sobre a venda com lucro: 20% em operações sobre o lucro (não há diferenciação entre operações normais e day trade). A exemplo de ações, é possível descontar os prejuízos anteriores dos lucros atuais

Taxas do FII HSML11

Taxas de 1,30% ao ano sobre valor de mercado sendo:

• Administração: entre 0,10 e 0,20% ao ano dependendo do valor de mercado do fundo com mínimo de R$ 60.000,00 mensais corrigido pelo IGPM.

• Gestão: 1,10% ao ano menos percentual da taxa de administração.

• Escrituração: 0,20% ao ano sobre valor de mercado do fundo.

• O fundo possui taxa de performance


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR COM O FII HSML11

A clássica análise técnica leva o trader a tomar decisões usando o preço como referência.

A Nova Análise Técnica observa a movimentação de preço, mas esse não é o fator decisivo para agir porque o preço é só o efeito. Antes do efeito, vem algo mais importante: o volume. Ele é o que impulsiona o mercado, determinando a queda ou a alta do preço. Logo, o volume é a causa do que acontece com o preço.

O Raio X Preditivo é a Nova Análise Técnica sistematizada, trazendo conceitos e ferramentas voltados para a leitura do volume.

Saber interpretar o volume de negócios nos ajuda entender o movimento dos big players, inclusive para que possamos nos antecipar aos movimentos mais fortes, que é onde o lucro e a valorização do seu dinheiro está


COMO FAÇO PARA COMPRAR FII HSML11

Agora que você conhece mais sobre FIIs, e até pensa em comprar algumas dessas partes dos imóveis saiba que em poucos passos isso é possível. Basta abrir o home broker ou a plataforma de negociação, escolher um FII como o HSML11, definir a quantidade de cotas e clicar em ‘comprar’. Sim, isso mesmo que você está pensando… tudo feito eletronicamente e você estará livre da parte trabalhosa tão tradicional na hora de comprar um imóvel. Embora você não possa morar ou usar como bem entender as cotas que comprou, terá investido de fato no mercado financeiro.

Fique atento às coisas simples:

Talvez você esteja eufórico com a compra do FII que está indo bem, mas isso merece atenção: iniciantes empolgados são um indício de que a bolsa vai cair.

Isso porque é na euforia que os iniciantes compram no topo do preço, e se você não estiver preparado o suficiente tende a vender num fundo por desespero, por não suportar ver o preço cair. Mas em seguida pode ver o preço subir de novo, milagrosamente, depois que você vendeu e ficou no prejuízo.

Portanto, antes de se aventurar, busque o conhecimento adequado. E isso você com certeza vai encontrar no treinamento Raio X Preditivo.


CONCLUSÃO SOBRE O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (FII) HSML11

O fundo imobiliário HSML11 é um ativo que, como já afirmei, tem tudo para ser seguro e sólido. Mas, mais uma vez: nunca, eu disse NUNCA, se baseie na opinião de outra pessoa para tomar suas decisões de investimento. Lembre-se de considerar as características do fundo em questão, os imóveis do portfólio, a taxa de ocupação e a taxa de inadimplência, quem são os ocupantes e se existe a possibilidade de esses ocupantes deixarem os imóveis de uma hora para a outra. Acima de tudo, analise o comportamento institucional, que é um bom termômetro para antecipar o que pode acontecer com um ativo antes mesmo de as informações serem divulgadas em documentos da administradora. Neste último quesito, conte com a metodologia do Raio X Preditivo, especialista em seguir a atuação dos big players através do volume de negócios.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário