Ações da BrMalls (ALSO3): Como investir?

Um método para saber se as ações da BrMalls (ALSO3) vão cair ou vão subir baseado em uma informação “secreta” dos gráficos

As ações da BrMalls (ALSO3) são os ativos negociados em bolsa de uma das principais empresas de shopping centers do Brasil. Com mais de 20 anos de atuação, a empresa possui uma ampla rede de shopping centers em todo o país, atendendo a uma ampla base de clientes. Além de ser uma das maiores empresas de shopping centers do país, a BRMalls também é uma das mais bem-sucedidas, com uma história de crescimento e expansão constantes.

A BRMalls é uma empresa de capital aberto e suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Será que vale a pena investir?

As ações da BrMalls (ALSO3) são, para responder essa pergunta, o tema deste artigo. Mas precisamos destacar que conhecer a empresa nem sempre é suficiente. Para tomar decisões imediatas no mercado precisamos conhecer algumas das leis mais importantes que regem o sobe e desce dos preços das ações. O Raio X Preditivo entende das leis da demanda e da oferta que, por sua vez, podem ser compreendidas a partir do volume de negócios em um ativo. O volume de negócios apresenta a atuação dos big players, os investidores institucionais que, por sua vez, conseguem prever os acontecimentos com mais competência, inclusive influenciando o desenrolar dos preços. Com o Raio X Preditivo, você se torna mais capaz de se posicionar no momento certo e na ponta correta (compra ou venda) sem se contrapor ao que esses participantes fortes pretendem.

A BrMalls tem 828.273.884 e a totalidade dessas ações está em livre negociação. Importante lembrar que, a partir de janeiro de 2023, todas as BRML3 foram convertidas em ações da Aliansce Sonae, devido à fusão das duas empresas e, agora, elas são negociadas como ALSO3 (ticker da Aliansce).


O QUE É A BRMALLS E SUAS AÇÕES (ALSO3)?

Segundo a página das ações da BrMalls (ALSO3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Holding.
  • Classificação Setorial: Financeiro / Exploração de Imóveis / Exploração de Imóveis.

A brMalls é uma empresa nacional que busca ser referência em inovação e oferecer ambientes que atendam a diversos perfis de consumidores. Em 31 de dezembro de 2020, possuía participação em 31 shopping centers, totalizando aproximadamente 6 mil lojas e 1.274,2 mil m² de ABL. Além disso, presta serviços de administração e/ou comercialização para outros 27 shopping centers. A empresa possui shopping centers em todas as regiões do Brasil e é diversificada por segmento de renda, atendendo consumidores de diferentes classes sociais. Desde a criação da empresa até março de 2020, realizou 43 aquisições, 29 vendas totais ou parciais de participação, inaugurou 11 shoppings greenfields e realizou 21 projetos de expansão.

A companhia tem focado em crescimento através de quantidade e extração de valor em ativos considerados mais eficientes, aprimoramento de processos internos e fortalecimento do portfólio. O portfólio da companhia foi segmentado em quatro tiers, sendo os tiers 1 e 2 shoppings localizados em áreas de alta densidade populacional, ativos dominantes em suas regiões de atuação, com alto potencial de consumo e alta preferência do consumidor e do lojista. Os tiers 3 e 4 incluem shoppings com baixa representatividade de NOI, ativos não administrados pela brMalls e ativos em maturação. Atualmente, 93% do NOI da companhia está exposto a shoppings tier 1 e 2.

O que são as ações da BrMalls (ALSO3)?

Ações nada mais são do que “pequenos pedaços” de uma companhia. É como se pegássemos tudo o que uma empresa vale, dividíssemos em diversas frações e cada uma dessas frações é uma ação. A ação, portanto, é a menor fração possível da capitalização total de uma empresa.

Uma empresa lança ações na bolsa de valores para vender esses pequenos pedaços. Assim, ela capta recursos para serem investidos da melhor forma. Quem compra ações, divide com a empresa o risco do empreendimento. Mas se a totalidade de recursos captados for bem utilizada, a empresa passa a valer mais.

Ora, se cada ação corresponde a “um pedaço” da empresa, se a empresa passa a valer mais, os “pedaços” valorizam proporcionalmente. Então, quem compra ações – tornando-se sócio, acionista ou investidor – vê seu investimento valorizar. Não só isso, passa a receber lucros, quer dizer, parte dos lucros, em forma de dividendos.

História da BrMalls (ALSO3)

  • 1949: Fundação da ECISA, empresa de construção civil
  • 1970-2000: ECISA atua no setor de desenvolvimento e investimento em shopping centers e constrói/administra shoppings em diversas cidades do Brasil
  • Final da década de 1990: Atividades de administração de shopping centers e comercialização de lojas e espaços de mall & merchandising são transferidas para outras sociedades (EGEC e Dacom)
  • 2006: GP Investimentos e Equity Internacional compram ECISA, EGEC e Dacom e criam a brMalls
  • 2006-atual: brMalls realiza 43 aquisições, 29 vendas totais ou parciais de participação, inaugura 11 shoppings greenfields e realiza 21 projetos de expansão. Atualmente possui 31 ativos, 26 de administração própria, e recebe cerca de 40 milhões de clientes por mês.
  • 2022: Fusão com a Aliansce Sonae


AÇÕES DA BRMALLS (ALSO3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da BrMalls (ALSO3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 através de um sistema de negociação eletrônica chamado Plataforma Unificada Multiativos (PUMA). Com um celular ou um computador conectado à internet e uma conta em uma corretora de valores, podemos comprar e vender ações ou qualquer outro ativo negociado na bolsa de valores.

Milhões de brasileiros aproveitaram toda essa facilidade e entraram na bolsa entre 2018 e 2019 e início de 2020. Sem saber que estavam entrando em um dos mercados mais competitivos e sanguinários que existe. Estavam movidos por um momento de otimismo e euforia econômica, com tantas mudanças prometidas na economia. A bolsa não parava de bater recordes.

A esta altura, os investidores institucionais já estavam distribuindo ativos para as novas pessoas físicas chegando e até mesmo para fundos de ações de menor porte. É isso que os investidores institucionais fazem: distribuem ativos nos momentos de otimismo e recompram quando todos estão em pânico.

Foi isso o que aconteceu na crise do novo coronavírus. As ações começaram a despencar e muitos novatos e investidores de menor porte passaram a vender as suas ações, desesperados. Os investidores institucionais já estavam comprando: baratinho, baratinho.

É assim que eles agem.

Por isso, é importante ter a seu lado uma metodologia que permita a leitura do comportamento dos investidores institucionais. Isso só é possível através da análise do volume de negócios: eles são responsáveis por 80% dos negócios ou mais apesar de estarem em pequeno número (poucas empresas podem ser consideradas “big players”).

Atualmente a metodologia que melhor faz a leitura do volume é o Raio X Preditivo.

Quais ações a BrMalls possui?

A BrMalls possui apenas ações ordinárias listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As ações estão listadas no chamado Novo Mercado, o segmento da B3 que pede os mais altos padrões de governança e transparência.

A listagem nesse segmento especial assegura ao investidor:

  • Direito de tag along de 100% sobre o preço pago pelas ações ordinárias do acionista controlador no caso de venda do controle acionário da empresa.
  • A empresa também se compromete a manter em circulação uma parcela mínima de ações representando 25% de seu capital social (free float mínimo de 25%).
  • Direito ao dividendo mínimo obrigatório de 25% do lucro líquido de cada exercício social.
  • Direito a voto pleno.
  • Direito de preferência na subscrição de ações, debêntures conversíveis em ações ou bônus de subscrição.

Qual são os códigos das ações da BrMalls

As ações da BrMalls são conhecidas pelo código ALSO3. Anteriormente, antes da fusão com a Aliansce, eram conhecidas como BRML3.

Todas as ações da bolsa de valores são conhecidas pelos seus códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral. O dígito 3 indica que se trata de uma ação ordinária, com características similares ao tópico acima.

A principal característica de uma ação ordinária é o direito ao voto nas assembleias, sendo que cada ação corresponde a um voto.

Os códigos de negociação também são chamados de “ticker”.

As ações da BrMalls (ALSO3) são negociadas em quais bolsas?

A BrMalls também possui valores mobiliários disponíveis para negociação no principal mercado de ações norte-americano, a Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). Nesse mercado, o investidor pode comprar e vender American Depositary Receipts (ADRs) da companhia.

American Depositary Receipts (ADRs) são certificados emitidos por um banco americano que representam ações de empresas estrangeiras. Os ADRs são negociados em bolsas americanas, como a NYSE (New York Stock Exchange) e a NASDAQ, e permitem que as pessoas comprem e vendam ações de empresas estrangeiras sem precisar lidar com as complicações legais e burocráticas de possuir ações de empresas estrangeiras diretamente. Os ADRs são emitidos em dólares americanos e os dividendos são pagos em dólares também. Eles facilitam o investimento em empresas estrangeiras para os investidores americanos e são uma maneira conveniente para as empresas estrangeiras aumentarem a sua visibilidade e acesso ao capital americano.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA BRMALLS (ALSO3)?

Existem diferentes maneiras de obter lucro com as ações da BrMalls (ALSO3). Uma delas é fazendo trades, ou operações de curto prazo, como day trades, swing trades e position trades. Isso pode incluir comprar as ações se a previsão é de valorização no curto prazo, ou vender e depois recompra-las para realizar o lucro ou interromper prejuízos. Outra forma é receber dividendos, ou parte dos lucros da empresa, que podem ser reinvestidos em mais ações e gerar mais dividendos. É importante verificar o histórico de pagamentos de dividendos e o dividend yield da empresa antes de investir.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA BRMALLS (ALSO3): QUAL DECISÃO TOMAR?

Em sua página de relacionamento com investidores, a BrMalls apresenta as seguintes estratégias, vantagens e objetivos que trazemos de forma resumida:

  • Fortalecer o portfólio de shopping centers através da ampliação da participação em ativos de alta qualidade (Tiers 1 e 2) e modernização de ativos existentes.
  • Fortalecer o core business através da melhor exploração de ativos e criação de atratividade para lojistas e consumidores.
  • Ampliar e rentabilizar o business de mídia através da comercialização de espaços publicitários em shoppings próprios e de terceiros.
  • Evoluir os shoppings para centros de entretenimento e oásis de segurança.
  • Investir em novas iniciativas que promovam o crescimento e ampliem a relevância da empresa no mercado.
  • Expandir a presença digital da BrMalls através da criação de plataformas de varejo online e desenvolvimento de soluções de pagamento e serviços financeiros.
  • Fortalecer a sustentabilidade ambiental, social e de governança da empresa.
  • Aumentar a eficiência operacional através da automação e inovação tecnológica.
  • Fortalecer a relação com lojistas e parceiros de negócio.
  • Aumentar o retorno aos acionistas através da distribuição de dividendos e valorização do preço das ações.

Mais do que números de resultados ou notícias ou dados da empresa, julgamos que o comportamento institucional é determinante para a decisão do pequeno investidor ou trader na hora de comprar ou vender uma ação.

Os big players são responsáveis por mais de 80% do volume de negócios das bolsas mundiais. Esse volume denuncia se eles estão se posicionando na compra ou na venda de ativos e antecipa movimentos importantes de preço.

Se há um fator que deve ser levado em consideração para sabermos se devemos investir em qualquer ação, este fator é o volume de negócios e em que contexto.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA BRMALLS (ALSO3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA BRMALLS (ALSO3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que considera o volume como a causa dos movimentos de preço.

O preço é uma informação secundária!

Sem o volume o preço não se move ou, então, quando se move, não tem força para sustentar um movimento sólido.

Por outro lado, se observamos as causas (volume), conseguimos nos adiantar aos efeitos.

Como a maior parte do volume de negócios das bolsas mundiais é de responsabilidade dos investidores institucionais (estima-se que mais de 80%), podemos considerar que o Raio X Preditivo é uma metodologia que estuda o comportamento desses participantes fortes.

Dessa forma o pequeno investidor e o pequeno trader, conseguem se posicionar de acordo com o comportamento desses big players, encontrando zonas de negociação mais seguras, com maior potencial de ganho e menor risco.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA BRMALLS (ALSO3)?

  • Se inscreva em um curso sobre bolsa de valores, trade e investimento na bolsa. Sem isso, não há como se dar bem em um mercado tão competitivo
  • Abra sua conta em uma corretora de valores
  • Primeiro treine na conta demo: aplicar seus conhecimentos novos na conta demo vai ser mais fácil pois não há o fator emocional da perda real de dinheiro envolvido
  • Sem obter sucesso na conta demo, não será na conta real que você conseguirá. A conta real é mais difícil e você deve estar seguro do que está fazendo
  • A partir de um treinamento na conta demo, de estudo aprofundado em uma metodologia que analise o volume (recomendamos o Raio X Preditivo), passe a operar ações da BrMalls (ALSO3) em sua conta real

CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA BRMALLS (ALSO3)

A BRMalls é uma empresa de shopping centers que atua há mais de 20 anos no Brasil. Com uma ampla rede de empreendimentos espalhados pelo país, a empresa atende a uma ampla base de clientes e é uma das maiores do setor no Brasil. Além disso, a BRMalls tem uma história de crescimento, o que a torna uma opção interessante para os investidores. No entanto, é importante lembrar que investir em ações envolve riscos. Uma metodologia sólida de análise, portanto, é fundamental. O Raio X Preditivo, nesse sentido, se funda na atuação dos big players para tomar suas decisões, pois estes são os participantes com maior capacidade preditiva e capacidade de influência sobre o preço. Para tanto, o Raio X Preditivo se baseia na análise do volume, dado fundamental para entender o posicionamento dos participantes mais fortes do mercado. Com isso, você consegue se posicionar lado a lado com esses parceiros fortes, evitando ir na contramão do que eles pretendem. O resultado é uma maior taxa de acertos, um menor risco e uma consequente maior lucratividade em seus investimentos.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário