Ações da Equatorial Energia (EQTL3): Hora de Investir?

Quando você pensa em comprar ações da Equatorial Energia (EQTL3), não imagina onde está se metendo: neste artigo eu jogo uma real pra você

As ações da Equatorial Energia (EQTL3) são as ações de uma empresa que está presente tanto na produção quanto na transmissão de energia elétrica, bem como de outros serviços. É sabido que empresas do setor elétrico têm demanda constante e crescente, à media que a economia cresce e o setor é mais exigido. Seria um bom motivo para investir nesses ativos?

As ações da Equatorial Energia (EQTL3) são o tema deste artigo em que tentaremos responder a essa pergunta. Mas mais do que saber sobre a empresa, sua história e seus negócios – e mesmo sobre seus fundamentos – é responder: o que os participantes fortes do mercado acham dessa ação e como eles se manifestam a esse respeito através da compra ou venda massiva deles. Eles não divulgam esses movimentos, pelo menos não em tempo real. Mas a metodologia do Raio X Preditivo consegue acompanhar essas atuações através da análise criteriosa do volume de negócios e saber o que esses big players – bem informados e capazes de influenciar o preço dos ativos - estão fazendo com grande taxa de acerto. Dessa forma, o Raio X Preditivo consegue encontrar regiões de entrada para investimentos e trade, com risco reduzido e grande potencial de resultados positivos.

A Equatorial Energia tem 1.128.934.585 ações ordinárias, sendo que, dessas, 1.100.513.485 (97,48%) estão em livre negociação.


O QUE É A EQUATORIAL ENERGIA E SUAS AÇÕES (EQTL3)?

Segundo a página das ações da Equatorial Energia (EQTL3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Empresa holding com atuação no setor elétrico.
  • Classificação Setorial: Utilidade Pública / Energia Elétrica / Energia Elétrica.

A Equatorial Energia é uma holding multi-utilities, com atuação nos segmentos de:

  • Distribuição, através da Equatorial Maranhão, Equatorial Pará, Equatorial Piauí, Equatorial Alagoas, CEEE-D e CEA;
  • Transmissão, com 8 projetos 100% concluídos e a Intesa, linha operacional que cruza os Estados do Tocantins e Goiás,
  • Saneamento, através da Companhia de Saneamento do Amapá;
  • Geração Renovável e Distribuida, através da Echoenergia e da E-nova, respectivamente;
  • Comercialização, através da Helios, e
  • Serviços, através da Equatorial Serviços.

No Maranhão, a Equatorial Energia controla a Equatorial Maranhão, única concessionária de distribuição de energia elétrica no estado, que possui área de atuação de 332 mil km² – cerca de 3,9% do território brasileiro, sendo a 2ª maior distribuidora do Nordeste do Brasil em termos de área de concessão. A Equatorial Maranhão possui 2,4 milhões de clientes, atendendo a cerca de 7 milhões de habitantes – ou 3,37% da população do Brasil.

Em 2017, a Equatorial Maranhão distribuiu 6.194 GWh, representando um crescimento de 0,4% em relação a 2016. Atendendo aos 217 municípios que compõem o estado do Maranhão, a Equatorial Maranhão em 2017 somou ao seu mercado 74 mil novos consumidores, um aumento de 3,2% em relação a 2016, e encerrou o exercício com 2.433.501 consumidores.

No Pará, a Equatorial Energia controla a Equatorial Pará desde novembro de 2012, também única concessionária de distribuição de energia elétrica do estado, que possui área de atuação de 1.248 mil km², cerca de 14,7% do território brasileiro. A Equatorial Pará possui 2,6 milhões de clientes, atendendo a cerca de 8,2 milhões de habitantes – ou 4,0% da população do Brasil.

No Piauí, a Equatorial adquiriu o controle acionário da Equatorial Piauí em outubro de 2018, distribuidora de energia que cobre todo o Estado do Piauí. A concessão possui área de 251 mil km², e possuía 1,3 milhão de consumidores ao final de 2020.

Em Alagoas, a Equatorial adquiriu o controle acionário da Equatorial Alagoas em março de 2019, distribuidora de energia que cobre todo o Estado de Alagoas. A concessão possui área de 27 mil km², e possuía 1,1 milhão de consumidores ao final de 2020.

No Rio Grande do Sul e no Amapá, a Equatorial adquiriu o controle acionário da CEEE-D e da CEA ao longo de 2021. As informações das concessões estão presentes na tabela com o detalhamento das concessões de distribuição.

  • Transmissão

No segmento de transmissão, a Equatorial possui 8 projetos de construção e operação de linhas de transmissão e subestações, vencidos em 2 leilões de novos empreendimentos organizados pela ANEEL. Os projetos começaram a entrar em operação em 2019, e em 2022 todos já estavam 100% operacionais.

  • Geração

No segmento de geração, a Equatorial atualmente possui o controle acionário da E-Nova Instalação e Manutenção, empresa de geração distribuída com atuação no nordeste do país, e iniciou a operação de aquisição da Echoenergia Participações S.A. em outubro de 2021.

  • Comercialização

A companhia também atua na comercialização de energia através da Helios Energia Comercializadora e Serviços, controlada da Solenergias, empresa da qual a Equatorial possui participação desde novembro de 2011.

  • Saneamento

A Equatorial Energia atua ainda no setor de saneamento através da Companhia de Saneamento do Amapá, Sociedade de Propósito Específico controlada pela Equatorial, em conjunto com a SAM Ambiental.

O que são as ações da Equatorial Energia (EQTL3)?

As ações de uma companhia são “pequenos pedaços” dessa empresa. São a representação financeira de tudo o que ela vale, quando somadas. Uma ação individual é a menor fração desse capital. As ações somadas são tudo o que a empresa vale em determinado momento: pegue o valor das ações e multiplique pelo total de ações e você saberá esse valor.

Por que uma empresa decide vender “partes” dela na bolsa?

Para angariar recursos e, com esses recursos prosseguir seus planos de expansão: pagar dívidas, comprar terrenos, construir fábricas, investir em tecnologia, pesquisa, comprar outras empresas...

Quando eu compro as ações, estou disposto a dividir com a companhia os riscos desse empreendimento.

Porém, se os recursos forem bem utilizados, se for uma boa empresa, ela vai crescer. E vai valorizar. Se a empresa como um todo valoriza, as suas partes (ações), valorizam proporcionalmente.

Isso se manifesta através de uma maior demanda por essas ações. Mais gente quer comprar ações dessa empresa. Se a demanda aumenta, sobre qualquer produto ou sobre ações, o preço aumenta.

E, se eu já tenho essas ações, elas vão valorizar e o meu dinheiro investido vai se multiplicar.

Além disso, uma empresa deve dividir parte de seus lucros com os acionistas. O nome disso é dividendo. Os proventos podem vir em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio, que são quase a mesma coisa. Na prática, é dinheiro na conta.

História da Equatorial Energia (EQTL3)

  • 1999-2000 – Brisk Participações

A Equatorial Energia S.A. (anteriormente denominada Brisk Participações S.A.) foi constituída em 16 de junho de 1999 pela PPL Global LLC., inicialmente, para participar do leilão de privatização da Companhia Energética do Maranhão (“CEMAR”)

  • 2004 – Surgimento da Equatorial Energia

A Equatorial Maranhão (Antiga CEMAR) foi criada em 1958 com o propósito de distribuir energia elétrica em todo o Estado do Maranhão. A partir de 2001, a Equatorial Maranhão passou a apresentar problemas econômico-financeiros, colocando em risco a adequada prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica no Estado do Maranhão. Em 21 de agosto de 2002, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL determinou a intervenção administrativa na CEMAR por 180 dias, prorrogada até 3 de maio de 2004.

  • 2005 – Chegada da PCP ao capital

No segundo trimestre de 2005, a GP Investimentos iniciou as negociações com o PCP Latin America Power Fund Ltd., um fundo de private equity pertencente a ex-sócios do Banco Pactual S.A., para investimentos na Companhia.

  • 2006 – IPO

Em 30 de março de 2006, ocorreu a listagem das ações da Companhia na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão

  • 2007 – PCP consolida o controle acionário

Em 5 de novembro de 2007, a Companhia apresentou ao mercado um plano de reestruturação que contemplava 3 etapas.

  • 2008 – Incorporação da participação na Light

A segunda etapa do plano de reestruturação tratava da incorporação, pela Companhia, da PCP Energia Participações S.A., aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 12 de fevereiro de 2008. Em outubro de 2008, a Companhia concluiu a aquisição de 25% do controle da Geradora de Energia do Norte S.A. (“Geramar”).

  • 2009 – Alienação da Participação na Light

Em dezembro de 2009, a RME, holding controladora da Light S.A. foi cindida em 3 partes, sendo que parte das ações da Light S.A. pertencentes à RME foram transferidas à CEMIG, Andrade Gutierrez Concessões S.A. e Luce Empreendimentos e Participações S.A.

  • 2011 – Cisão da Equatorial

Em maio de 2011, o FIP PCP alienou sua participação na Redentor Energia para a Parati S.A., sociedade detida por CEMIG e Redentor FIP. Em novembro de 2011, a Equatorial Energia ampliou seu campo de atuação a partir da aquisição indireta, através de sua subsidiária integral 55 Soluções, de 51% do capital da Sol Energias Comercializadora de Energia S.A.

  • 2012 – Aquisição da Equatorial Pará

Assinou com os controladores da Equatorial Pará um Contrato de Compra e Venda de Ações e Outras Avenças. Ainda em dezembro de 2012, a Equatorial concluiu sua operação de aumento de capital

  • 2015 – Pulverização do capital

No 1º semestre de 2015, após duas operações no mercado acionário, as ações em circulação da Companhia passaram a ser de 100% e seu principal acionista passou a ser a Squadra Investimentos, com aproximadamente 15% do capital.

  • 2016-2017 – Ingresso no segmento de Transmissão

Em outubro de 2016 e abril de 2017, a Companhia ingressou no segmento de transmissão, quando participou dos leilões realizados pela ANEEL e venceu a disputa por 8 lotes, para construção de aproximadamente 2,5 mil quilômetros de linhas de transmissão que cobrirão os estados do Pará, Piauí, Bahia e Minas Gerais.

  • 2018 – Investimento na Equatorial Piauí e na Equatorial Alagoas

Vence o leilão de privatização da Equatorial Piauí (Antiga Cepisa), distribuidora de energia do Piauí, que até então era controlada pela Eletrobrás. Em 28 de dezembro de 2018, a Companhia foi vencedora no procedimento licitatório na modalidade de leilão, para a outorga de concessão de serviço público de distribuição de energia elétrica da Equatorial Alagoas (Antiga Companhia Energética de Alagoas S.A.).

  • 2021 – Expansão de atuação e Entrada no Setor de Saneamento

O grupo avançou no segmento de distribuição com a aquisição de duas distribuidoras de energia, nos estados do Rio Grande do Sul e Amapá, e iniciou um novo capítulo em sua trajetória, a partir da entrada no setor de saneamento, com a aquisição da concessão de saneamento do Amapá. Em março de 2021, a Equatorial Energia sagrou-se vencedora no leilão de privatização da CEEE-D, distribuidora de energia do Rio Grande do Sul, que até então era controlada pelo Estado do Rio Grande do Sul, e concluiu o processo de aquisição julho.

  • 2022 – Entrada no segmento de Renováveis

A Equatorial Energia concluiu a aquisição da Echoenergia, empresa que desenvolve, implementa e opera projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Em fevereiro de 2022, a Equatorial concluiu sua operação de aumento de capital (follow on) na qual obteve uma captação líquida de R$2,8 bilhão de recursos líquidos através da emissão de novas ações precificadas a R$23,50 cada.


AÇÕES DA EQUATORIAL ENERGIA (EQTL3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Equatorial (EQTL3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3.

Todas as negociações são em ambiente eletrônico, proporcionado pelo PUMA (Plataforma Unificada Multiativos).

Com um celular ou um computador simples, podemos comprar ações da Equatorial (EQTL3).

Essa facilidade toda esconde o ambiente altamente competitivo dos mercados: grandes empresas financeiras se digladiam entre si em busca de preços vantajosos para compra e venda de grandes volumes de ações e outros ativos negociados.

Esses big players, geralmente distribuem ativos no topo do mercado, aproveitando o otimismo dos participantes mais fracos e acumulam ativos quando todos estão desesperados vendendo. Eles já compram quando está no meio da queda... pense por exemplo na recente queda devido ao Novo Coronavírus. Enquanto tantas pessoas choravam desesperadas, vendendo ações que compraram no topo, com medo de perder tudo, os big players aproveitaram para encher o carrinho enquanto os preços caíam, com ações de empresas que, sabem eles, voltarão a subir mais dia menos dia.

Considerando um cenário desses, é fundamental uma metodologia que nos mostre o comportamento do volume de negociações e, por tabela, o comportamento dos big players. Atualmente, a metodologia que melhor faz isso no Brasil é o Raio X Preditivo.

Quais ações a Equatorial possui?

A Equatorial possui ações ordinárias, com direito a voto nas assembleias e com direito a receber eventuais dividendos.

Qual são os códigos das ações da Equatorial

As ações na bolsa de valores são negociadas através de seus respectivos códigos ou tickers conhecidos por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.

No caso, as ações da Equatorial são negociadas sob o código EQTL3.

As ações da Equatorial (EQTL3) são negociadas em quais bolsas?

As BDRs da Equatorial são negociadas na bolsa de valores brasileira, mas também estão presentes no mercado dos EUA através do programa de ADRs (American Depositary Receipts), sendo negociadas sob o código EQUEY.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA EQUATORIAL ENERGIA (EQTL3)?

Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Equatorial (EQTL3):

Trade com ações da Equatorial (EQTL3)

O trade consiste de operações de curto prazo a fim de ganhar dinheiro com variações de preço de uma ação, seja para baixo seja para cima.

  • Se achamos que a ação vai subir, compramos para vender assim que ela valorizar um certo valor. Se o preço cair, precisamos vender, ainda que com prejuízo.
  • Se achamos que vai cair, alugamos ações, vendemos e recompramos quando estiver mais barata. Se a ação subir, precisamos recomprar de qualquer maneira ou nosso prejuízo vai aumentar com o tempo.

As operações podem ser de day trade (começam e terminam no mesmo dia), swing trade (duram alguns dias) e position trade (duram algumas semanas). Muito embora a duração seja determinada pelo tamanho do alvo (tamanho da variação) e não por uma obrigatoriedade de tempo em si.

Ganhar dividendos com ações da Equatorial (EQTL3)

Os dividendos dizem respeito a parte dos lucros que devem ser divididos com os investidores, na proporção das ações que eles possuem.

Geralmente, quem está mais interessado em dividendos são aqueles participantes com perfil de longo prazo. Eles costumam usar os dividendos para comprar mais ações. Com mais ações, eles passam a receber mais dividendos mais tarde.

Para essa estratégia funcionar, a empresa deve ser boa pagadora de dividendos e ter um bom dividend yield (valor do dividendo frente ao valor total da ação).


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA EQUATORIAL ENERGIA (EQTL3): QUAL DECISÃO TOMAR?

A Equatorial Energia possui as seguintes vantagens competitivas segundo sua página de relacionamento com os investidores:

  • Eficiência na Alocação de Capital: A Equatorial tem como estratégia expandir a sua atuação pela aquisição do controle, independente ou compartilhado, de empresas do setor elétrico, com foco nos segmentos de distribuição, transmissão e geração. O mercado alvo da Companhia abrange todo o território nacional.
  • Solidez Financeira: Em 31 de dezembro de 2020, a dívida líquida consolidada total da Companhia era de R$ 9.645 milhões (proporcionalmente à participação nas controladas). O índice de alavancagem da Equatorial Energia, medido pela relação entre a dívida líquida e o EBITDA era de 2,0 vezes naquela data, sendo mais um indicativo da capacidade financeira da Companhia, fator diferencial para a continuidade do processo de investimento e crescimento futuro.
  • Cultura e Modelo de Gestão Voltados para Resultados: A Equatorial Energia possui uma cultura corporativa voltada para resultados, sólidos valores e metas objetivas. O seu modelo de gestão tem como objetivo proporcionar eficiência operacional e rentabilidade. Esse modelo é baseado em um forte controle orçamentário, na disciplina financeira, na atração e retenção de profissionais qualificados, no estabelecimento de metas individuais, na atualização tecnológica e na remuneração variável para alinhamento de interesses entre acionistas, administradores, colaboradores e prestadores de serviços.
  • Excelência Operacional: A Equatorial preza pela qualidade operacional de suas controladas, tanto do ponto de vista de fornecimento como de atendimento. A Equatorial Maranhão ocupa a 8ª posição no ranking de qualidade da ANEEL (considerando distribuidoras com mais de 500 mil consumidores) nos últimos anos, e a Equatorial Pará evoluiu das últimas posições para a 2ª colocação em 2020.
  • Comprometimento com as Melhores Práticas de Governança Corporativa: A Equatorial Energia adota as práticas diferenciadas de governança corporativa do Novo Mercado da B3 desde 2008, garantindo a seus acionistas direitos complementares àqueles previstos na Lei das Sociedades por Ações e demais regras aplicáveis às sociedades por ações e ao mercado de capitais.
  • Consolidação de Distribuidoras de Energia no Brasil: A estratégia principal da Equatorial Energia consiste em expandir sua atuação nos segmentos de distribuição, transmissão e geração de energia no Brasil, por meio da aquisição do controle, independente ou compartilhado, de empresas do setor elétrico. O grupo mira aquisições com extrema disciplina financeira, calcado na busca por um nível de retorno que seja condizente com os riscos assumidos no negócio em questão.
  • Aumento de Eficiência Operacional e Redução de Perdas Comerciais nas Operações da Equatorial Energia: Nos últimos anos, a Companhia obteve ganhos de produtividade expressivos na Equatorial Maranhão. O grau de eficiência medido pelo número de consumidores por empregado melhorou de 748 em 2003 para 3.304 em 2018.
  • Avaliação Seletiva de Alternativas de Investimentos em Transmissão de Energia: Entre o final de 2016 e início de 2017, a Equatorial arrematou 8 lotes de transmissão, com investimento total estimado em R$ 4,6 bilhões (valores de 2016).

Independentemente de tudo, na hora de investir, pense o seguinte

O termo investir implica “longo prazo”.

Muita gente entrou na bolsa, comprando ações quando o Ibovespa estava a 120 mil pontos pensando em longo prazo. Afinal, a bolsa ia pra cima e avante indefinidamente nas suas cabeças ingênuas.

Coloque-se na pele dessas pessoas. O que elas sentiram quando o Ibovespa chegou perto de 60 mil pontos em meados de março e quase todas as ações acompanharam essa queda de 50%.

Muitos desses venderam, desesperados, com medo de levar prejuízos ainda maiores. Agora, faça um novo exercício de imaginação e pense como eles estão se sentindo com o Ibovespa na faixa de 100 mil pontos de novo.

Não sei em que momento você está lendo isso (eu estou escrevendo no início de julho de 2020): talvez agora a bolsa tenha despencado de novo... talvez tenha engatado uma alta inexorável. Não sei.

Mas movimentos bruscos acontecem de tempos em tempos na bolsa. E quanto mais tempo ficamos nela mais sujeitos a esses tropeços estamos.

Às vezes vale a pena investir: justamente quando todos estão desesperados, desde que escolhamos ações com bom potencial de se recuperarem e aguentarem os desdobramentos de crises como a do coronavírus.

De outro modo, para evitar esses tropeços, nossa recomendação são trades mais curtos.

Em qualquer um dos casos, nossa indicação é: veja o que os big players estão fazendo. Estão distribuindo ativos caros para os cordeiros inocentes? Ou estão “fazendo o favor” de comprar os ativos que os patos estão vendendo a qualquer preço, desesperados?

Para saber sobre isso, fundamental é ter uma leitura do volume. A atividade institucional é denunciada pelo volume e o volume é a causa dos movimentos de preço.

Para saber o que os investidores institucionais estão fazendo recomendamos o Raio X Preditivo.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA EQUATORIAL ENERGIA (EQTL3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro.
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta.
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda.
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem.
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro.

A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA EQUATORIAL ENERGIA (EQTL3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas.

Os conceitos consideram o volume como a causa dos movimentos de preço. Lendo a causa (volume) nos adiantamos aos efeitos (movimentos de preço).

Os maiores responsáveis pelo volume na bolsa são os investidores institucionais que têm padrões de comportamento bem determinado.

Assim também podemos interpretar o Raio X Preditivo como o estudo da atuação institucional nos mercados.

O Raio X Preditivo, através do posicionamento dos big players, nos dá zonas de trade position, em que a probabilidade de acerto é maior do que em qualquer outra na hora de fazer trades ou investimentos de longo prazo.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA EQUATORIAL ENERGIA (EQTL3)?

A melhor forma de começar na bolsa de valores é, antes de mais nada, fazer um curso sobre bolsa, sobre investimentos de renda variável e trade no mercado. Pelas razões acima, indicamos o Raio X Preditivo.

O segundo passo é abrir sua conta na corretora de valores. Mas não devemos começar a fazer negociações ainda, nem investir.

Primeiro coloque em prática seus novos conhecimentos na conta demo que toda corretora deve fornecer gratuitamente. Nela você faz trades sem arriscar dinheiro de verdade. Claro que, sem o fator emocional de colocar dinheiro real em risco, fica mais fácil. Mas se você não conseguir lucrar nem com “dinheiro de mentirinha”, certamente não deve se arriscar ainda na conta real.

Depois de treinar suficientemente, chegou a hora de começar a comprar e a vender ações da Equatorial (EQTL3) e outras ações negociadas na bolsa de valores.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA EQUATORIAL ENERGIA (EQTL3)

Como afirmamos na introdução deste artigo, empresas ligadas ao setor energético, sobretudo aquelas que vem apresentando crescimento e aquisição de fatias importantes no mercado são uma aposta certa. Além disso, empresas de energia costumam pagar dividendos periodicamente e com certa constância. No entanto, nem mesmo essas estão isentas de sofrer com eventuais terremotos na economia mundial ou no seu setor. Assim, é muito importante acompanhar a movimentação dos big players, os participantes fortes do mercado que montam suas enormes posições em ativos criteriosamente, baseados em informações muitas vezes privilegiadas e com capacidade de influenciar o preço dos ativos de acordo com seus interesses. Com o Raio X Preditivo, somos capazes de observar o comportamento desses gigantes, através da análise do volume que só eles são capazes de movimentar, às vezes de forma discreta, às vezes de forma mais aguda. Através da análise do volume conseguimos encontrar o momento certo de investir e de fazer trades, seja apostando na alta, seja apostando na queda de um ativo.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário