Ações da Gerdau (GGBR4): como investir?

As ações da Gerdau (GGBR4) podem ser um bom investimento, mas apenas se você souber seguir os passos dos grandes investidores institucionais através de um método que observa o volume

As ações da Gerdau (GGBR4) podem ser um bom investimento de longo prazo ou até mesmo um bom ativo para fazer trades de curto prazo. Porém, é importante usar uma metodologia correta para comprar e vender qualquer ativo na bolsa, sob o risco de perder dinheiro.

As ações da Gerdau (GGBR4), assim, são o tema deste artigo, mas acima de tudo queremos apresentar para você a metodologia que utilizamos para comprar e vender na bolsa de valores baseando nossas negociações nas atitudes dos players que controlam os mercados, os investidores institucionais. Fazemos isso observando o volume de negócios que só esses participantes são capazes de movimentar através da metodologia do Raio X Preditivo.

A Gerdau tem o seguinte número de ações:

  • Ordinárias: 573.627.483
  • Preferenciais: 1.146.031.245
  • Total: 1.719.658.728

E elas estão em livre negociação nos seguintes números:

  • Quantidade de Ações Ordinárias: 14.031.044 (2,45%)
  • Quantidade de Ações Preferenciais: 1.097.534.498 (95,77%)
  • Total de Ações: 1.111.565.542 (64,64%)


O QUE É A GERDAU E SUAS AÇÕES (GGBR4)?

Segundo a página das ações da Gerdau (GGBR4) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Participação e Administração.
  • Classificação Setorial: Materiais Básicos / Siderurgia e Metalurgia / Siderurgia.

A Gerdau é a maior empresa Brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações.

A Gerdau atua em 11 países: Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela e tem mais de 30 mil funcionários.

Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

As ações da empresa são influenciadas diretamente pela atividade econômica no mundo e no Brasil, sobretudo no setor de construção civil. A Metalúrgica Gerdau S/A controla a Gerdau que, por sua vez, é controladora de uma série de empresas do grupo.

O que são as ações da Gerdau (GGBR4)?

As ações da Gerdau (GGBR4) nada mais são do que uma fração de tudo o que a empresa vale. O valor de cada ação multiplicada pelo total de ações nos dá o valor dessa empresa, sua capitalização.

Uma companhia abre capital e passa a negociar seus “pedacinhos” em forma de ação para captar recursos para investir. Esses recursos, se bem usados, vão fazer a empresa valer mais com o tempo. Se ela vale mais, os pedacinhos, as ações, passam a valer mais, proporcionalmente.

Ao comprar ações, eu estou aceitando dividir o risco desse empreendimento com a empresa. Claro que, ao abraçar o risco, eu estou pensando na possibilidade de a empresa valer mais e as ações que comprei valorizarem.

Uma empresa que valoriza, certamente tem lucros maiores: os lucros são divididos comigo, uma parte deles, em forma de dividendos, que é outra forma de remunerar minha tomada de risco.


HISTÓRIA DA GERDAU

  • 1901 - João Gerdau e seu filho Hugo lançam as bases da Gerdau com a Fábrica de Pregos Pontas de Paris em Porto Alegre (RS).
  • 1946 - Curt Johannpeter, genro de Hugo, assume a direção da empresa.
  • 1947 - A empresa se torna uma companhia de capital aberto.
  • 1948 - Início da produção de aço em Porto Alegre - RS.
  • 1957 - Entra em operação a segunda usina de produção de aço.
  • 1964 - Germano, Klaus e Jorge Gerdau Johannpeter assumem postos de liderança na empresa.
  • 1969 - Início da produção de aço nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, além de ingressar no segmento de distribuição de aço.
  • 1980 - Início da internacionalização da empresa.
  • 1983 - A liderança executiva passa a ser conduzida por Jorge (Diretor-Presidente), Germano, Klaus e Frederico Gerdau Johannpeter (Vice-Presidente).
  • 1989 - Ingressa na América do Norte.
  • 1992 - Inicia a produção de aços especiais no Brasil.
  • 1998 - Aquisição de parte do capital social de laminadora na Argentina.
  • 1999 - Ações são listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE)
  • 2001 - Comemoração de 100 anos
  • 2004 - Passa a produzir aço na Colômbia.
  • 2005 - É criado o Instituto Gerdau.
  • 2007 - É criado um novo Comitê Executivo (CEG)
  • 2009 - Início da produção própria de minério de ferro.
  • 2013 - Inicia produção de aços planos no Brasil.
  • 2014 - Fusão de operações na República Dominicana.
  • 2016 - Inicia a produção de chapas grossas na usina de Ouro Branco.
  • 2018 - Gustavo Werneck assume como novo CEO. Os integrantes da família Gerdau Johannpeter passam a se dedicar exclusivamente aos conselhos de administração.


AÇÕES DA GERDAU (GGBR4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

Uma única ação de uma empresa corresponde à menor fração possível da totalidade de seu capital social. Se pegarmos o valor de uma ação e multiplicarmos pelo total de ações, aquilo corresponde ao valor, segundo o mercado, da empresa toda em determinado momento.

Uma empresa vende ações – ou seja esses seus “pequenos pedaços” – na bolsa de valores a fim de captar recursos para seus projetos. Quem compra as ações passa a possuir, literalmente, um pedaço da empresa e, a partir daí, passa a dividir o risco do empreendimento na esperança de que as coisas vão bem, que os recursos captados sejam bem aplicados e, com o tempo, a empresa passe a valer mais.

Portanto, os recursos captados no dia da abertura do capital, conhecido como IPO (Oferta Pública de Ações), deverão ser usados da melhor forma possível. A partir daí, as ações passam a refletir a “opinião” do mercado a respeito do valor da empresa, valor que flutua de acordo com a demanda e a oferta desses papeis. Se tem muita gente querendo comprar ações da Gerdau (GGBR4) o preço sobe. Se tem muita gente querendo vende, o preço cai. Devido a esse mecanismo sutil, nem sempre o valor das ações reflete o que a empresa realmente vale (tanto naquele instante tanto quanto de forma potencial no futuro). Isso dá várias oportunidades de compra, tanto para o longo prazo quanto para o curto.

Os participantes que gostam de valorizações de curto prazo são os traders, que não estão interessados em virar sócios, mas tão somente lucrar em valorizações momentâneas. Eles compram e vendem quando obtém lucro. Ou vendem quando tiverem um prejuízo, depois de comprar e a ação ir contra as suas expectativas.

Os traders também podem vender ações, se acharem que elas vão cair de preço: alugam ações, vendem e recompram quando estão mais baratas. O nome dessa operação é venda a descoberto e é bem comum no mercado, facilitada pela área de BTC das corretoras de valores.

Quais ações a Gerdau possui?

As ações GGBR referem-se à Gerdau S.A. e as ações GOAU referem-se à Metalúrgica Gerdau S.A. Na estrutura de governança corporativa, a Metalúrgica Gerdau é uma holding que controla a Gerdau S.A., com 45,7% de participação. A Gerdau S.A. é outra holding que controla as diversas operações de siderurgia da Gerdau. A única operação que a Metalúrgica Gerdau detém diretamente é de 28,9% de participação na Aços Villares S.A., sendo que os outros 58,4% são controlados pela Gerdau S.A.

Outro fator importante é que a Gerdau S.A. tem maior liquidez em suas ações do que a Metalúrgica Gerdau S.A. As ações preferenciais da Gerdau S.A. (GGBR4) têm uma participação de 3,5% no Ibovespa, enquanto que as ações preferenciais da Metalúrgica Gerdau S.A. (GOAU4) têm uma participação de 1,0% no mesmo índice. Uma maior liquidez representa uma maior agilidade na compra e venda de ações.

A Gerdau possui as seguintes ações:

  • Ações ordinárias têm direito a voto nas assembleias de acionistas e ao recebimento de dividendos ou juros sobre o capital próprio de, no mínimo, 30% sobre o lucro líquido ajustado de cada exercício pagos trimestralmente.
  • Já as ações preferenciais têm preferência (ou direito?) ao recebimento de dividendos ou juros sobre o capital próprio, pagos trimestralmente, e ao reembolso do capital, porém não têm direito de voto nas assembleias.

As ações ordinárias e preferenciais da Metalúrgica Gerdau S.A. e da Gerdau S.A. têm direito de tag along de 100%.

Quais são os códigos das ações da Gerdau

Todas as ações negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), são conhecidas por códigos de negociação. Os ativos da Gerdau têm os seguintes códigos:

  • GGBR3: ordinárias
  • GGBR4: preferenciais

As ações da Gerdau (GGBR4) são negociadas em quais bolsas?

As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Os ADRs (American Depositary Receipts) são recibos de depósitos de ações de empresas estrangeiras negociados no mercado de capitais norte-americano. É através dos ADRs que os investidores podem aplicar seus recursos em empresas não-americanas.

A empresa emissora pode escolher entre quatro tipos diferentes de programas patrocinados de ADRs, cada um com seu próprio conjunto de exigências legais e regulamentares.

A Gerdau tem ADRs de Nível II registrados na NYSE (New York Stock Exchange), o que lhe dá maior visibilidade no mercado americano e possibilita reduzir o custo de captação de recursos naquele mercado.

O programa de ADR nível II requer o preenchimento de todos os registros previstos no Securities Act e o atendimento às exigências de divulgação de informações do Securities Exchange Act de 1934.

O Banco Depositário dos ADRs da Gerdau é o JP Morgan, cuja responsabilidade é a manutenção dos registros, a emissão/cancelamento de ADRs e o pagamento de dividendos ou juros sobre o capital próprio aos detentores desses títulos. Além disso, o Banco Depositário fornece para a Gerdau informações detalhadas sobre a movimentação dos seus ADRs, bem como as tendências e desenvolvimentos desse mercado.

Os DRs (Depositary Receipts) são recibos de depósitos de ações de empresas negociados nos mercados de capitais. É através dos DRs que os investidores podem aplicar seus recursos em empresas estrangeiras.

A Gerdau tem DRs registrados na Bolsa de Madrid (Latibex), o que lhe dá maior visibilidade no mercado europeu e possibilita reduzir o custo de captação de recursos naquele mercado.

A Instituição Depositária dos DRs da Gerdau é o SCL (Servicio de Compensación y Liquidación Valores), e a Instituição Custodiante é a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia S.A.) os quais são responsáveis pela manutenção dos registros, a emissão/cancelamento de DRs e o pagamento de dividendos ou juros sobre o capital próprio aos detentores desses títulos. Além disso, o Banco Depositário fornece, para a Gerdau, informações detalhadas sobre a movimentação dos seus DRs, bem como as tendências e desenvolvimentos desse mercado.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA Gerdau (GGBR4)?

Podemos ganhar dinheiro com as ações da Gafisa (GFSA3) de duas formas distintas:

Trade com ações da Gerdau (GGBR4)

  • Comprar ações quando acreditamos que vão subir e vendê-las quando atingirem o patamar acima desejado. Se caírem, teremos que vender também para evitar prejuízos maiores
  • Vender ações quando achamos que vão cair: para isso, alugamos ações e vendemos. Quando chegarem ao patamar abaixo desejado e previsto, recompramos. Se elas subirem, teremos prejuízo. O nome dessa operação é venda descoberta, quando vendemos “ações que não temos”.

O trade pode ser subdividido em:

Na verdade, a classificação diz mais respeito ao “tamanho” dos alvos da variação do ativo, mas esse tamanho acaba refletindo no tempo de duração das operações.

Ganhar dividendos com ações da Gerdau (GGBR4)

Quando uma empresa lucra, precisa dividir uma parte desses lucros em forma de dividendos.

Investidores de longo prazo gostam de pegar os dividendos e comprar mais ações. Mais ações darão mais dividendos no futuro, que permitirão a compra de mais ações.

Essa estratégia só dá certo se a empresa for lucrativa e pagar dividendos regularmente. Além disso precisamos saber quanto o dividendo representa frente ao valor total das ações (dividend yield).


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA Gerdau (GGBR4): QUAL DECISÃO TOMAR?

Independentemente de qualquer coisa, qualquer relatório, qualquer comportamento de preço, qualquer informação divulgada pela companhia, na tomada dessa decisão é fundamental estar atento a como os investidores institucionais estão se comportando frente às ações da Gerdau (GGBR3).

Estão comprando?

Estão vendendo?

Somente uma metodologia que observe o volume nos dará respostas satisfatórias e que permitam nosso posicionamento, como é o caso do Raio X Preditivo.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA GERDAU (GGBR4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro.
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta.
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda.
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem.
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro.
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA GERDAU (GGBR4)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica.

A Nova Análise Técnica, por sua vez, coloca o volume de negócios como informação primordial a ser analisada, em detrimento do preço, que passa a ser um dado secundário.

O volume é a causa. O preço é o efeito. Se temos uma leitura das causas, nos adiantamos aos efeitos.

Para tal resultado, o Raio X Preditivo se vale de conceitos e ferramentas. As ferramentas ajudam o trader a aplicar os conceitos teóricos na prática, sobre os gráficos.

Dessa forma, é possível detectar a atuação institucional e se posicionar de acordo com ela, pois são esses participantes, através do controle do volume e por sua sede de liquidez, que têm mais condições de movimentar o preço para onde desejam.

Isso proporciona encontrar posições de trade location com mais assimetria de risco: se você errar o trade, perde pouco, e, se acertar, lucra muito.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA GERDAU (GGBR4)?

O primeiro passo para comprar ações da Fras-Le (FRAS3) é se inscrever em um curso sobre bolsa de valores e trade.

É fundamental que esse curso considere o volume como a principal informação do gráfico. Um dos melhores cursos nesse sentido e talvez o único do Brasil que abertamente levanta essa bandeira é o Raio X Preditivo.

Só depois de inscrito abra sua conta em uma corretora de valores.

Primeiro treine muito os conceitos que vai aprender no curso em uma conta simulada (toda corretora oferece isso gratuitamente).

Depois de treinar bastante, garanta que tenha resultados positivos na conta simulada. A conta simulada é mais fácil por não envolver o fator emocional (você não perde dinheiro de verdade). Porém, também é verdade que, se você não tiver sucesso na conta simulada, seu resultado será bem pior na conta real.

Só então comece a operar ativos em sua conta real.

CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA GERDAU (GGBR4)

Claro que as ações da Gerdau são sólidas e seguras. No entanto, cabe um cuidado certeiro para escolher o momento certo de comprar tais ativos. Nada impede que, em algum momento, essas ações caiam de valor repentinamente, como já vimos no passado em eventos que atingiram massivamente setores inteiros ou mesmo todas as empresas da bolsa de valores, sem falar na atuação dos próprios investidores institucionais, que distribuem ativos nos topos e acumulam nos fundos. Para acompanhar esses participantes fortes do mercado, recomendamos o uso da metodologia do Raio X Preditivo que, através do volume financeiro de negociações, consegue detectar com precisão os momentos em que os big players estão atuando e como.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário