Ações da Taesa (TAEE11): Vai cair ou Vai subir?

A bolsa de valores nunca mais será a mesma depois que você aprender esta metodologia! Aprenda um jeito único de investir em ações da Taesa (TAEE11) e outros ativos do mercado

As ações da Taesa (TAEE11) – na verdade units, ativos que reúnem ações preferenciais e ordinárias em um só pacote - são de uma empresa do setor elétrico presente em 18 estados da federação, dona de 14 mil quilômetros de linhas de transmissão e com 41 concessões sob sua responsabilidade. É uma das maiores empresas desse setor atuante no Brasil, certamente. Ações de empresas do setor de energia costumam ser bastante interessantes para o longo prazo: dividendos e demanda garantida, uma vez que nossa economia depende de energia. Mas será que é esse o momento certo de investir?

As ações da Taesa (TAEE11) estarão sendo apresentadas neste artigo cujo principal objetivo é introduzir noções sobre a metodologia que utilizamos para comprar e vender ativos da bolsa de valores. O Raio X Preditivo analisa as ações a partir do volume de negócios. A partir desse dado conseguimos determinar o posicionamento e a atuação dos grandes players institucionais. Com isso, utilizamos o comportamento desses participantes fortes a nosso favor, evitando ir contra o interesse do movimento desses big players. A possibilidade de lucro aumenta e o risco diminui.

A Taesa tem o seguinte número de ações:

  • Ordinárias: 590.714.069
  • Preferenciais: 442.782.652
  • Total: 1.033.496.721

Destas, estão em livre negociação as seguintes:

  • Quantidade de Ações Ordinárias: 218.568.274 (37,00%).
  • Quantidade de Ações Preferenciais: 437.136.468 (98,72%).
  • Total de Ações: 655.704.742 (63,45%).


O QUE É A TAESA E SUAS AÇÕES (TAEE11)?

Segundo a página das ações da Taesa (TAEE11) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Transmissão de Energia Elétrica.
  • Classificação Setorial: Utilidade Pública / Energia Elétrica / Energia Elétrica.

A Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. – Taesa – é um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil em termos de Receita Anual Permitida (RAP). A empresa é exclusivamente dedicada à construção, operação e manutenção de ativos de transmissão, com 12.362 km de linhas em operação e 1.746 km de linhas em construção, totalizando 14.108 km de extensão e 101 subestações.

Além disso, possui ativos em operação com nível de tensão entre 230 e 525kV, presença em todas as 5 Regiões do país (18 Estados e o Distrito Federal) e um Centro de Operação e Controle localizado em Brasília. Atualmente a Taesa detém 41 concessões de transmissão:

  • 10 concessões que compõem a empresa holding (TSN, Novatrans, ETEO, GTESA, PATESA, Munirah, NTE, STE, ATE e ATE II);
  • 12 investidas integrais (Brasnorte, ATE III, São Gotardo, Mariana, Miracema, Janaúba, Sant’Ana, São João, São Pedro, Lagoa Nova, Ananaí e Pitiguarí
  • 19 participações (ETAU, Transmineiras e os Grupos AIE e TBE).

Ao longo dos anos 2000 a empresa realiza diversas aquisições. Em 2008 é constituída a Taesa Serviços. Em 2010 ocorre a ncorporação da Alterosa, Alvorada, TSN, Novatrans, ETEO e Taesa Serviços pela Companhia. Em 2013 é realizada a Oferta Pública Secundária, levantando R$ 1,3 bilhões.

O que são as ações da Taesa (TAEE11)?

As ações de qualquer empresa, inclusive as ações da Taesa (TAEE11) nada mais são do que a menor fração possível do capital social da companhia. Podemos entender como capital social o valor total da empresa, sua capitalização.

Uma companhia abre capital, torna social o seu capital, como uma forma de captar recursos pra seus projetos, pra sua expansão e até pra pagar dívidas. Isso poderia ser feito através de empréstimos ou financiamentos, mas os juros dessas possibilidades, por vezes, tornam isso inviável ou se mostra estrategicamente menos lucrativo, limitando as possibilidades.

O lançamento de ações acontece num evento chamado IPO, sigla do inglês que, em português, significa Oferta Pública de Ações. Na Oferta Pública de Ações, os investidores comprarão essas frações do capital social, as ações. Nesse processo, a companhia capta recursos.

Assim, esses investidores se tornam acionistas, sócios, donos de um pequeno pedaço da empresa.

Se os recursos captados na IPO forem bem usados, a companhia irá crescer. Crescendo, passa a valer mais. As ações, por outro lado, tendem a acompanhar esse movimento, valorizando-se proporcionalmente. Assim, os acionistas veem também seu patrimônio financeiro crescer, como recompensa de terem dividido o risco com a companhia, no caso de os investimentos não terem ido tão bem assim.

Uma empresa que cresce, então, pode vir a lucrar mais. E, por lei, empresas de capital aberto precisam dividir com seus acionistas parte dos lucros líquidos em forma de dividendos. Muitos investidores compram ações com a intenção de receber esses dividendos que, em tese, deveriam ser cada vez maiores à medida que a companhia cresce.

No entanto, existem diversos participantes do mercado que não estão interessados em investir no longo prazo ou serem sócios das companhias. Eles compram ações já com a intenção de vende-las em prazos menores tão logo elas atinjam um valor mais interessante.

E, se acham que o preço das ações vai cair, eles as vendem – mesmo sem tê-las, em uma operação chamada venda descoberta, que explicarei mais à frente -, e as recompram mais baratas, lucrando na diferença de preço das duas operações.


AÇÕES DA TAESA (TAEE11): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Taesa (TAEE11) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Os negócios são todos em meios eletrônicos, possibilitados pela Plataforma Unificada Multiativo (PUMA). Os pregões viva voz desapareceram há mais de dez anos.

Com isso, podemos negociar ações, como as ações da Taesa (TAEE11) a partir de casa, com um computador comum, ou mesmo um celular, uma conexão com a internet e uma conta em uma corretora de valores.

É quando, então, entramos num dos ambientes mais competitivos do mundo, a bolsa de valores. Nela algumas das empresas mais poderosas do mundo se digladiam, lutando por liquidez.

Elas se aproveitam de momentos de grande euforia, como quando a bolsa chegou a 120 mil pontos para vender ativos aos possuidores fracos. E de momentos de grande desespero, como a crise do novo coronavírus, para comprar dos desesperados que compraram no topo do mercado, por preços irrisórios.

Por isso, é muito importante ter a seu lado uma metodologia focada em volume, a fim de acompanhar o comportamento desses participantes fortes do mercado. Uma das metodologias com melhor desempenho nesse sentido é o Raio X Preditivo.

Quais ações a Taesa possui?

A Taesa (TAEE11) possui ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias e permitem o controle acionário da companhia. As ações ordinárias também têm direito a dividendos e outros proventos. A Taesa também possui ações preferenciais, que são aquelas que dão preferência no pagamento de dividendos, juros sobre capital próprio e outros direitos, mas não dão direito a voto nas assembleias.

Qual são os códigos das ações da Taesa

Os códigos de negociação das units da Taesa é TAEE11. As units, por sua vez, são um mix de ações ordinárias e preferenciais. As ações preferenciais da Taesa são negociadas sob o código TAEE3 e as preferenciais, sob o código TAEE4.

As ações da Taesa (TAEE11) são negociadas em quais bolsas?

As ações da Taesa (TAEE11) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira.

Uma opção seria a negociação de American Depositary Receipts, que são recibos negociados nos Estados Unidos, como se fossem ações, enquanto as ações de fato são custodiadas por uma companhia financeira no Brasil.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA TAESA (TAEE11)?

Existem diversas maneiras de se ganhar com as ações da Taesa (TAEE11):

Trade com ações da Taesa (TAEE11)

O trade é de curto prazo por natureza. O trader não quer ser investidor e sim lucrar rapidamente, sem correr os riscos do longo prazo.

Ele compra se acha que a ação vai valorizar e vende se acha que a ação vai cair de preço.

O trader pode vender ações que não tem, alugando-as de investidores. Quando encerra a operação, busca comprá-las por preços mais baratos, ficando com a diferença.

Esse tipo de operação se chama venda coberta e o aluguel de ações é intermediado pelas corretoras de forma prática e simples.

Os trades podem ser classificados de acordo com sua duração: day trade (começa e acaba no mesmo pregão), swing trade (dura poucos dias) e position trade (dura poucas semanas).

Ganhar dividendos com ações da Taesa (TAEE11)

Os investidores, ou seja, aqueles participantes que compram ações sem a intenção de vender, não importando se elas caem ou sobem, gostam de receber dividendos. Com os dividendos compram mais ações. Quanto mais ações têm, mais recebem dividendos no futuro. Se uma ação de uma empresa que eles consideram boa desvaloriza, aproveitam para comprar mais.

Para esse tipo de estratégia dar certo, é preciso que a empresa seja lucrativa e pague dividendos com regularidade e que eles sejam de um bom valor.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA TAESA (TAEE11): QUAL DECISÃO TOMAR?

A Taesa aponta os seguintes pontos para investimento na empresa em sua página de relacionamento com os investidores:

  • Base de Ativos Premium: Uma Companhia dedicada exclusivamente à atividade de transmissão de energia elétrica; R$ 3.834,5 milhões de Receita Anual Permitida (RAP – ciclo 2022-2023); 41 concessões; 14.107 km de linhas de transmissão
  • Histórico Consistente de Pagamento de Dividendos: Distribuição de dividendos sólida e consistente; Alto payout histórico: cerca de 90% (percentual do lucro líquido distribuído na forma de proventos); Receitas altamente previsíveis (receitas fixas reajustadas anualmente pela inflação); Política de dividendos estabelecida no Estatuto Social da TAESA
  • Crescimento Sustentável com Geração de Valor para o Acionista: Em 10 anos, a TAESA cresceu de 8 para 41 concessões aumentando o valor da sua RAP total de R$ 799 milhões para R$ 3,8 bilhões; Ativos em quase todo o Brasil (18 estados e o Distrito Federal); Estrategicamente posicionada para capturar sinergias em novas aquisições; Foco em ativos que gerem valor ao negócio; 11 lotes vencidos em leilões recentes com retornos bastante atrativos
  • Excelência Operacional: Altas taxas de disponibilidade de linhas de transmissão: acima de 99,95%; Baixo nível de Parcela Variável (PV): 2,27 % da RAP; Uma das maiores margens EBITDA do setor de transmissão; Sólida geração de caixa operacional
  • Histórico Comprovado de Disciplina Financeira: Rígido controle de custos; Mais alto rating de crédito nas duas agências de classificação de risco; Facilidade na captação de recursos com custos competitivos; Diligência na busca por investimentos com retornos atrativos
  • Alto Nível de Governança Corporativa: Sólido Acordo de Acionistas; Nível 2 de Governança Corporativa na B3; Atende a diversos requisitos do Novo Mercado; Robusto arcabouço de Compliance que inclui diversas políticas entre elas “Anticorrupção e Suborno” e “Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo”

Por incrível que pareça, os melhores momentos para comprar ações para o longo prazo são aqueles de crise, de pessimismo. Nesses momentos, os investidores fracos vendem suas ações com medo de perdas ou já realizando prejuízos, vendendo barato ações que compraram caras.

Mas atenção, na hora de escolher empresas para fazer investimentos:

  • Deve ser uma empresa que seja capaz de suportar a crise bem como seus desdobramentos (não pense que nossa economia sairá impune do que está acontecendo agora)
  • Esteja ciente de que novas quedas podem acontecer: portanto coloque um dinheiro nessa estratégia um valor que não lhe doa o coração caso haja uma nova queda de, por exemplo, 50%.
  • A retomada de um ciclo de alta pode demorar até mesmo anos: no entanto, depois de TODAS as crises, houve ciclos de alta magníficos. É preciso ter paciência.
  • A colheita dos frutos pode demorar anos ou décadas: numa estratégia dessas, não podemos nos afobar e tirarmos nosso dinheiro nos primeiros lucros. Quem saiu do investimento depois da crise de 2008, deixou de ganhar muito dinheiro.

Em outros momentos, quando não aproveitamos a oportunidade de uma crise, e a bolsa está repleta de otimismo e euforia (geralmente sentimentos que antecedem uma pancada para baixo), nossa recomendação sempre será a de prazos mais curtos.

No entanto, independentemente disso, em todos os casos devemos usar metodologias de análise que privilegiem o volume, denunciando a atuação dos investidores institucionais. São eles que, com o volume, através da acumulação ou distribuição de grande número de ativos comandam o desenrolar dos preços.

A metodologia que melhor dá esse tipo de leitura atualmente é o Raio X Preditivo.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA TAESA (TAEE11)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA TAESA (TAEE11)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que considera o volume de negócios como a informação mais importante para a tomada de decisões de compra e venda de ações.

O volume é o combustível do mercado. Se não há demanda, o preço não sobe. Se não há oferta, o preço não cai. Como os responsáveis por 80% do volume de negócios, estimativamente, são os big players institucionais, também consideramos o Raio X Preditivo como o estudo do comportamento dos institucionais.

O volume é a causa do movimento do preço. O preço, por sua vez, é mero efeito. Se entendemos o volume, nos antecipamos aos efeitos mais prováveis, tirando proveito deles em operações rápidas, com baixo risco e alto potencial de lucro.

Se ficamos de olho nas causas, lendo, interpretando, chegando a conclusões por conta própria, temos melhores condições de encontrar zonas saudáveis de trade. São aquelas regiões do gráfico em que o risco é pequeno frente a um enorme potencial de ganho.

Além disso, a metodologia da Raio X Preditivo permite que o trader encerre sua operação antes de atingir o stop loss ou o stop gain sem peso na consciência, uma vez que o volume e o fluxo de ordem nos dão sinais em tempo real de fraqueza ou força de um movimento.

Assim, podemos encerrar uma operação que está ganhando antes que ela devolva o lucro ou, pelo contrário, alongá-la, sem nos prendermos a fatores meramente matemáticos e ligados ao preço. O volume é quem manda.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA TAESA (TAEE11)?

Não comece a comprar ações da Taesa (TAEE11) ainda. Se você não estiver matriculado em um bom curso sobre bolsa de valores, mercados, trade e investimento, é praticamente suicídio financeiro.

Ninguém dirige uma Ferrari sem antes fazer um curso de direção. Nem um fusquinha. Se para um ato tão cotidiano quanto dirigir é assim, por que seria diferente para um dos ambientes mais competitivos que existe?

Então, o primeiro passo é se inscrever em um curso. E, de preferência, um curso que leve em conta o volume de ativos operados, negociados, como é o caso do Raio X Preditivo.

A maior parte dos cursos disponíveis só leva em conta o preço e a variação do preço, o que já comprovamos pela nossa experiência, não funciona. Sempre pergunte a quem está vendendo o curso quais são as premissas levadas em conta na estratégia ensinada.

Se ele não mencionar volume, procure outra coisa.

Uma vez matriculado, aí sim, está na hora de fazer a sua conta na corretora de valores.

Mas você não vai depositar dinheiro ainda. Não precisa. Você já terá a sua disposição uma “conta demo” em que poderá operar sem arriscar dinheiro realmente. É a chance que você tem de testar as técnicas e estratégias que está aprendendo.

E, acima de tudo, ganhar confiança nelas: com confiança, o fator emocional de quando estiver operando sua conta real, com dinheiro de fato, vai ser grandemente reduzido.

Se não conseguir ter “lucro” na conta demo, não terá na conta real: sim, é mais difícil quando nosso financeiro está comprometido na jogada.

Depois de treinar um tempo, está na hora de transferir dinheiro para a conta real na corretora de valores e começar a investir, operar e negociar ações da Taesa (TAEE11) e outros ativos disponíveis na bolsa de valores.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA TAESA (TAEE11)

O tamanho e a potência da Taesa – inegáveis – não devem nos convencer por si só a fazer o investimento. Claro que a empresa é boa. Mas isso não significa que este é o melhor momento para comprar ações. Pode ser? Pode. Considere que empresas fortes não estão isentas de verem o preço de suas ações diminuírem por fatores diversos. Mas a compreensão dessa realidade obrigatoriamente deve passar a partir dos participantes fortes que montam e desmontam posições massivas em ativos desta e de outras companhias. Por isso, o Raio X Preditivo aponta que devemos nos basear no volume de negócios para detectar a posição dos big players. Muitas vezes, durante as quedas ele compram, aproveitando a liquidez natural do mercado ofertando ativos cada vez mais baratos. Eles enchem o carrinho antes de provocar uma alta tão logo a liquidez se esgote. Esse movimento é só um exemplo do que podemos detectar através da leitura apurada do volume. E, nesse sentido, o Raio X Preditivo é a melhor metodologia que você vai encontrar atualmente no mercado brasileiro.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário