Ações da Via (VIIA3): Vai cair ou Vai subir?

As ações da Via (VIIA3) são boas para investir? Este método está mudando o jeito dos brasileiros fazerem trades e investimentos

As ações da Via (VIIA3) são um bom investimento? Depois da recuperação da grande queda provocada pela pandemia e pelo Novo Coronavírus, companhias do varejo como ela despencaram novamente por causa do desaquecimento da economia e da inflação. Mas não seria agora um bom momento para investir, dado que as ações podem estar “baratas”?

As ações da Via (VIIA3), para responder essa questão, são o tema deste artigo. Mas acreditamos que a resposta está em outro fator. O Raio X Preditivo observa o volume de negócios das ações para encontrar o rastro do dinheiro dos big players do mercado. Através dessa informação, descobre os momentos menos arriscados tanto para comprar quanto para vender qualquer ativo negociado nos mercados mundiais.

A Via tem 1.598.431.289 de ações ordinárias e quase a totalidade delas, 1.576.975.642 (98,66%), está em livre negociação em nossa bolsa de valores.


O QUE É A VIA E SUAS AÇÕES (VIIA3)?

Segundo a página das ações da Via (VIIA3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Comércio / Eletrodomésticos.

A Via Varejo é especializada em eletroeletrônicos e móveis e inclui o e-commerce Extra.com.br, Casas Bahia, PontoFrio e Bartira.

Em quase todo o território nacional, a rede Casas Bahia tem 700 lojas e foi avaliada em R$ 800 milhões.

A rede PontoFrio possui mais de 250 lojas e está presente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

A fábrica Bartira produz cerca de 750 produtos por hora e representa 35% da venda de móveis da Via Varejo.

A companhia em sua atual configuração nasceu em 2010, com a união da Casas Bahia, da família Klein, e do Pontofrio, do Grupo Pão de Açúcar. Em 2019, o GPA sai do controle que volta às mãos de Michel Klein, que assume a presidência do Conselho Administrativo.

Foi em 2021, que a companhia passou a ser conhecida apenas como Via. O objetivo da mudança: ir além do varejo.

A companhia atua na forma omnicanal, com marcas top of mind oferecendo uma série de serviços e soluções financeiras que retroalimentam e impulsionam o ecossistema. Na atuação online, é reconhecida como destino em diversas categorias chaves, como eletrônicos e móveis. Criou uma nova ferramenta de vendas – Me chama no Zap – em que conta com mais de 20 mil vendedores online que atendem clientes de forma digital, porém humanizada.

Os parceiros do marketplace usufruem da força das marcas, plataforma de serviços e logística alavancar as vendas.

A logística está a serviço do formado omnicanal, com forte cobertura geográfica, com todas as lojas servindo como pontos para retirada de produtos comprados online – Retira Rápido – e como apoio logístico.

As soluções financeiras permitem a democratização do crédito e inclusão do brasileiro através de uma oferta de crédito competitiva

Marcas

  • Casas Bahia - Com mais de seis décadas de atuação, a marca Casas Bahia tem uma forte conexão com todos os brasileiros. Atua nas vendas online (1P e 3P) por meio do site www.casasbahia.com.br e também possui um dos apps mais baixados, além de mais de 900 lojas, localizadas em 21 Estados e do DF. É reconhecida como uma das marcas Top of Mind, por 15 anos consecutivos e uma das marcas mais valiosas do Brasil segundo ranking da consultoria Interbrand, avaliada em aproximadamente R$ 700 milhões.
  • Ponto - Ponto também possui longa tradição junto aos brasileiros. É um dos varejistas líderes de mercado em especial no mercado do Rio de Janeiro, sendo referência em inovação e produtos de tecnologia. A marca também possui uma forte operação online (1P e 3P) por meio do site www.pontofrio.com.br e também disponibiliza aplicativo mobile. Suas lojas estão concentradas nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
  • Bartira - Uma grande vantagem competitiva da Via no segmento de móveis é atuar de forma integrada e controlar a maior Fábrica de Móveis do Brasil e da América Latina, com 1,4 mil colaboradores. Bartira fabrica cerca 2,4 milhões de produtos/ano que são fornecidos com exclusividade para as Casas Bahia. Em 2020, iniciou um novo canal de vendas via exportação para os Estados Unidos por meio de novos parceiros comerciais.
  • Extra.com - Marca de 17 anos de atuação no mercado nacional. Atua exclusivamente no e-commerce 1P e 3P através do site www.Extra.com.br onde oferece um amplo número de SKUs, como: itens automotivos, fraldas, móveis, utilidades domésticas, etc. Em 2013 fomos o primeiro e-commerce a começar uma plataforma para marketplace e isso nos ajudou a reforçar ainda mais o nosso posicionamento e grande sortimento de produtos. Em 2020, foi lançado o aplicativo (app) do www.extra.com.br para celular, que permite ao consumidor fazer suas compras de onde estiver, entre outras funcionalidades.

Ecossistema Financeiro Via

  • banQi - Marca lançada em junho de 2019 atua como carteira 100% digital e tem como objetivo promover a inclusão econômica, social e digital dos brasileiros. Com o aplicativo do banQi, os clientes da Via têm acesso ao carnê Casas Bahia digitalmente e podem fazer consultas, pagamentos e controlar as parcelas sem a necessidade de ir até uma das lojas. O aplicativo também fornece acesso a diversos serviços bancários. Em 2021, o banQi obteve a licença do Banco Central para atuar como Sociedade de Crédito Direto, possibilitando a realização de operações de empréstimos e financiamentos a clientes e parceiros utilizando recursos próprios. Adicionalmente lançamos o banQishop, alavancando a fidelização de parceiros através da oferta de um “marketplace”.
  • Rede Celer - Em 2021, a Via adquiriu a Rede Celer, uma fintech que nasceu como uma plataforma de soluções de pagamentos e hoje oferece um pacote completo de Bank-as-a Service (BaaS), permitindo que outras fintechs disponibilizem a seus clientes uma conta digital completa integrada a serviços de pagamentos, compreendendo alternativas de cash-in e cash-out, emissão e processamento de cartões, gestão de cobrança e transferências, incluindo ao tradicional portfólio o PIX.

Logística Via

  • ASAPLog - Adquirida pela Via em 2020, a ASAPLog é uma empresa de tecnologia especializada em soluções para logística de última milha. Por meio de uma plataforma de fácil usabilidade, privilegia o crowdshipping – quando os entregadores são pessoas comuns que usam seus próprios meios de transporte – como solução para a etapa final da entrega (última milha). Está presente em todos os mini-hubs da Via, propiciando uma economia e maior eficiência nos custos da entrega última milha.
  • CNT - Adquirida em 2022, A CNT é uma logtech especializada em ofertas completas para operações de e-commerce, multi-marketplace e plataformas no modelo plug & play, atuando em (i) fulfillment e (ii) fullcommerce (white label) através de soluções personalizadas e baseada em tecnologias proprietárias. Possui parceria com as principais transportadoras e conexão com grandes marketplaces através de soluções próprias para integração HUB e ERP.

O que são as ações da Via (VIIA3)?

Existe um momento na história de uma empresa como a Via (VIIA3), que surgem grandes oportunidades de desenvolvimento. Porém, para aproveitar essas oportunidades, é preciso de dinheiro para dar andamento aos projetos necessários para isso. Porém, a essa altura, todos os recursos da companhia já estão comprometidos com as operações já em curso.

Pra conseguir esse dinheiro, a empresa pode lançar mão de empréstimos ou financiamentos. No entanto, essas possibilidades incorrem em juros importantes que podem comprometer os resultados lá na frente. Outras vezes, o montante é muito alto.

Uma possibilidade mais inteligente é abrir capital, o que significa, basicamente, vender seu capital na bolsa de valores em forma de ações.

Portanto, ações nada mais são do que a menor fração possível do capital social de uma companhia. Como se fosse o menor pedaço possível de tudo o que a empresa vale.

As ações são vendidas inicialmente num evento chamado IPO, letras que, do inglês, significam Oferta Pública de Ações. Nesse dia, a empresa vende suas ações para os investidores dos mais variados calibres. Os investidores, por sua vez, aceitam dividir com a empresa o risco do empreendimento. Em troca, a companhia capta recursos.

Se tudo der certo, a companhia vai investir bem esses recursos e vai crescer. Vai valer mais. Como cada ação corresponde a um certo valor do que a empresa vale, elas valorizam proporcionalmente. Todos ganham: a empresa teve recursos para investir em seu crescimento e os investidores viram sua tomada de risco render frutos, vendo o seu financeiro crescer.

Não só isso, uma companhia maior tende a lucrar mais. E os lucros líquidos, em parte, devem ser divididos com os acionistas em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.

Existe uma parte dos participantes do mercado, porém, que não estão interessados em serem investidores, acionistas ou sócios das empresas. Os traders, também chamados popularmente de especuladores, gostam de comprar ações e vende-las tão logo valorizem suficientemente, lucrando em prazos mais curtos, que podem chegar a semanas ou mesmo alguns segundos, sim, segundos.

Eles podem até mesmo vender ações que nem tem – numa operação chamada venda a descoberto, em que alugam ações de um investidor – e recomprá-las mais baratas, caso acreditem que o preço de um ativo vai cair.

História da Via (VIIA3)

  • 1946 - Fundação do Pontofrio (Globex).
  • 1996 - Realização da oferta pública inicial de ações (IPO) de Globex.
  • 2001 - Globex realiza associação com Unibanco para formação da Investcred. Passamos a oferecer cartões de crédito private label, cartões de crédito co-branded, entre outros serviços
  • 2009 - Companhia Brasileira de Distribuição adquire o controle da Globex; Acordo de associação das operações do Pontofrio e Casas Bahia.
  • 2010 - Casa Bahia Comercial Ltda constitui uma nova sociedade (“Nova Casa Bahia”) mediante a conferência de ativos e passivos operacionais. A totalidade do capital social da Nova Casa Bahia foi transferida para o patrimônio da Globex, por meio de incorporação das ações de emissão da Nova Casa Bahia ao patrimônio de Globex. Entre os ativos transferidos estão as lojas Casas Bahia, marca Casas Bahia, CDs, estoques, crediário, a fábrica de móveis Bartira, entre outros ativos. Companhia Brasileira de Distribuição transfere para a Globex todos os estabelecimentos comerciais onde eram operados os negócios de varejo de bens duráveis (“Lojas Extra-Eletro”);
  • 2012 - A Companhia é renomeada para Via Varejo.
  • 2016 - Reorganização e fusão com Cnova.
  • 2018 - Parceria estratégica com a AirFox para desenvolver soluções de pagamentos móveis e um banco digital. Migração das ações VVAR3 para o segmento especial de listagem Novo Mercado da B3
  • 2019 - Via Varejo e Airfox anunciam o lançamento do banQi, um conceito de banco digital inovador; Companhia Brasileira de Distribuição aliena a totalidade de sua participação em Via Varejo através de um leilão na bolsa B3, pulverizando o controle em bolsa e tornando-se uma Corporation, sem controlador definido; Ínicio do mandato do novo Management julho 2019.
  • 2020 - Conclusão da aquisição do controle do banQi (Airfox); Aquisição da logtech ASAPLog, e da acquire hire I9XP – empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para e-commerce e, também uma participação minoritária de 16,67% no Distrito, um hub de inovação e startups.
  • 2021 - Mudança da marca “Pontofrio” para “Ponto :>”, com abordagem mais focada em tecnologia e uma comunicação divertida, simples e mais digital; Nova identidade da marca “Via Varejo” para “Via”, reforçando a estratégia da companhia de ser reconhecida como a melhor Via de compras de todos os brasileiros, onde, quando e como eles quiserem; Aquisição da subadquirente Rede Celer; banQi recebe licença do Banco Central para atuar como sociedade de crédito direto (BNQI SCD); Lançamento do Programa Via Next com o investimento minoritário em 3 start-ups: GoPublic, Poupa Certo; e Byebnk. O Via Next é o programa de conexão com startups da Via, desenvolvido em parceria com a Distrito, que tem como um dos objetivos acelerar a transformação digital da Companhia e promover soluções inovadoras para melhorar a experiência do cliente, em toda a sua jornada de compra e relacionamento.
  • 2022 - Aquisição da CNT, logtech especializada em ofertas completas para operações de e-commerce, multi-marketplace e plataformas no modelo plug & play, atuando em (i) fulfillment e (ii) fullcommerce (white label) através de soluções personalizadas e baseada em tecnologias proprietárias).


AÇÕES DA VIA (VIIA3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Via (VIIA3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Os negócios acontecem de maneira totalmente eletrônica. Graças à Plataforma Unificada Multiativos (PUMA) os pregões viva-voz (aquela gritaria) foram extintos.

As negociações eletrônicas não são apenas rápidas, mas também mais seguras e mais acessíveis.

Graças a essa mudança que vem se dando há mais de dez anos, podemos negociar ações da Via (VIIA3) a partir de nossa casa, apenas com uma conta na corretora, um computador com internet e uma plataforma gráfica de negociação.

De fato, pode parecer muito fácil e simples entrar na bolsa de valores hoje em dia. E é.

Porém, jamais devemos esquecer que pular numa fogueira também é fácil. Baste ter um pouco de madeira e fósforos.

Por isso, neste tópico, quero deixar claro sobre onde você está se metendo.

Saiba que estimativamente mais de 80% do volume de negócios da bolsa de valores se dá por conta dos investidores institucionais (big players).

São pouco mais de 50 empresas que controlam boa parte do capital mundial. Além do poderio financeiro, elas têm a seu lado elementos que fazem toda a diferença:

  • Algoritmos de negociação automática, pra se aproveitar das mínimas variações de preço e desequilíbrios do mercado
  • Equipamento de ponta para rodar esses códigos sofisticados
  • As mentes matemáticas mais poderosas, para programar e organizar tudo isso
  • Os CEOs mas competitivos e bem informados do planeta.

Pode ter certeza de que, quando a bolsa despencou na recente crise do Novo Coronavírus, eles estavam comprando de gente e fundos desesperados que fizeram entradas em investimentos e negociações no topo do mercado.

Assim, é importante você ter uma metodologia que mostre o que esses participantes estão fazendo, para não ir na contramão desses participantes com mais chances de controlarem e se aproveitarem dos movimentos de preço.

Para isso, as metodologias com melhor desempenho são aquelas que observam os volumes que só esses participantes são capazes de movimentar. No Brasil, a melhor metodologia para isso é o Raio X Preditivo.

Quais ações a Via possui?

A Via possui apenas ações ordinárias. São aquelas que dão direito a voto nas assembleias, mas que também podem receber dividendos.

Qual são os códigos das ações da Via

As ações da Via podem ser reconhecidas pelo código VIIA3.

As ações da Via (VIIA3) são negociadas em quais bolsas?

As ações da Via são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e estão no programa de recibos dos EUA, sendo negociadas em forma de ADRs naquele mercado, sob o código GBXPY.

Recibos podem ser negociados como ações comuns, porém as ações de fato ficam sob custódia no país de origem, evitando assim duplicidade de negociação.

Os ADRs, American Depositary Receipts, são certificados de ações emitidos por instituições depositárias no exterior, lastreados em valores mobiliários de empresas brasileiras. Considerados importantes instrumentos utilizados pelas empresas para captar recursos no exterior, os ADRs foram desenvolvidos por instituições financeiras internacionais, com o intuito de superar as naturais barreiras formadas por diferentes procedimentos operacionais, idiomas, formulações legais, entre outras.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA VIA (VIIA3)?

Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Via (VIIA3) e com outras ações da bolsa. Dentre as quais destacamos os seguintes:

Trade com ações da Via (VIIA3)

No trade, podemos comprar ações VIIA3 com a intenção de vender mais tarde quando elas valorizarem.

Esse prazo pode ser de curtíssimo a médio prazo: day trade (operações que começam e encerram no mesmo dia), swing trade (operações que duram mais de dois dias a duas semanas) ou position trade (de duas semanas a alguns meses).

O interessante é que no trade podemos ganhar até quando achamos que a ação vai cair: vendemos (primeiro alugando ações de alguém que as possui) e recompramos, depois, mais barato. E a diferença entre esses dois valores é o lucro.

Ganhar dividendos com ações da Via (VIIA3)

Para aqueles que acreditam na bolsa de valores como uma forma de investimento a longo prazo (não recomendamos, exceto quando as ações desvalorizam muito rapidamente e acreditamos que a empresa vai se recuperar e sobreviver à crise), os dividendos podem ser uma forma de renda, caso a empresa os pague com regularidade.

O que são dividendos?

As empresas são obrigadas a dividir com seus acionistas 25% dos seus lucros. Essa fatia é dividida por ação.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA VIA (VIIA3): QUAL DECISÃO TOMAR?

De um modo geral, vemos o investimento de longo prazo em ações com certa cautela. A bolsa de valores tem uma característica predominantemente especulativa e, no longo prazo, esse cenário é ainda mais incerto. Veja o que aconteceu com os milhões de brasileiros que investiram em ações recentemente, pensando em longo prazo, e viram, com o Novo Coronavírus, diversos de seus papeis desvalorizarem.

No entanto, é justamente no auge dessas crises que começamos a ver vantagem no posicionamento de longo prazo para algumas companhias. Devemos:

  • Escolher empresas capazes de sobreviver aos períodos mais agudos da crise, de seu desenvolvimento e de seus desdobramentos
  • Observar o comportamento dos grandes players, analisando o volume de negócios (eles estão comprando ou vendendo?). Esse tipo de análise é possível através de ferramentas oferecidas pelo Raio X Preditivo
  • Levar em consideração que novas quedas podem acontecer: não entrar em ações achando-se que já se chegou ao fundo. Pode cair mais. Tenha dinheiro extra para aguentar emocionalmente e para fazer novas entradas com as ações ainda mais baratas
  • Esteja ciente que a colheita dos frutos desse tipo de estratégia pode demorar décadas

De um modo geral, no entanto, na bolsa aconselhamos operações de mais curto prazo, movidas pela observação do comportamento do big players, denunciados pelo volume de negócios que só eles conseguem movimentar.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA VIA (VIIA3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA VIA (VIIA3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia e um treinamento que sistematiza a Nova Análise Técnica com conceitos e ferramentas.

Os conceitos se voltam para a interpretação do volume e do fluxo de ordens. E, por consequência, para a atuação institucional (profissional).

As ferramentas, por sua vez, se encarregam de colocar esses conceitos, essa teoria, para funcionar diretamente sobre o gráfico de maneira intuitiva e simples.

O Raio X Preditivo não é uma metodologia que dá sinais de compra e venda, mas que incentiva o trader a tomar suas próprias decisões a partir da interpretação do volume de negócios e sua influência direta sobre o preço.

Para a Nova Análise Técnica, o preço é mero efeito do volume e o volume é a causa que movimenta o preço.

Tendo isso em mente, lendo as causas temos mais condições de nos antecipar aos efeitos mais prováveis.

A metodologia não só permite encontrar zonas de negociação com assimetria de risco positiva (baixo risco e alta probabilidade de ganho) como antecipar saídas de operações antes que o lucro seja devolvido ou prolongamento das mesmas caso o volume e o fluxo de ordens assim o permitam.

Por último, podemos dizer que o Raio X Preditivo é o estudo do comportamento dos big players, já que são eles os responsáveis pelos maiores volumes de negociação da bolsa em qualquer momento.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA VIA (VIIA3)?

Se você já criou a sua conta na corretora de valores e já começou a operar VIIA3, já começou errado. Pare agora.

Primeiro, se matricule em um curso sobre a bolsa de valores, sobre negociação, trade e investimento.

E não qualquer curso. Tem que ser um curso, pelos motivos expostos no tópico anterior, que privilegie o estudo do volume de ativos negociados. Não vou mentir pra você: a maioria dos cursos sobre bolsa de valores se baseia apenas no preço dos ativos. E isso não funciona.

Começar a negociar ações sem conhecimento, sem um curso adequado, é como tentar sobreviver na selva, sozinho, apenas com um dia de treinamento com os escoteiros. Na bolsa, você não encontra escoteiros. Nela estão os animais carnívoros mais sanguinários que você já ouviu falar e eles não dão a mínima bola se você perder TODO o seu dinheiro. Nem mesmo se você morrer ou for grandemente prejudicado por causa disso.

Já matriculado, abra sua conta na corretora de valores. Mas não coloque seu dinheiro lá ainda. Aproveite que é tudo grátis. Sobretudo a conta demo e a plataforma de negociação gráfica. Com esses recursos, você vai colocar seus conhecimentos em prática, negociando ativos “de mentirinha”, sem colocar seu dinheiro em risco.

Você precisa ganhar confiança nos seus novos conhecimentos, da mesma forma que um piloto comercial passa por um simulador antes de colocar a vida de seus passageiros sob seus cuidados. E você está colocando a vida financeira de pessoas sob seus cuidados a partir do momento que coloca dinheiro na bolsa: a sua, de seus familiares e pessoas queridas.

Este é o momento de ganhar confiança nas técnicas que você está aprendendo. No começo é muito fácil achar que, quando acertamos foi porque seguimos as técnicas e quando erramos é porque não seguimos. Acredite, nem sempre “erros” e “acertos” correspondem ao uso das técnicas. Às vezes a gente perde porque seguiu as técnicas aprendidas e isso é o certo. A confiança vem quando as perdas são muito menos frequentes e menores do que os acertos e quando percebemos que seguimos o aprendido à risca.

A confiança nas técnicas vai eliminar o fator emocional de quando você colocar dinheiro de verdade em jogo. Se você não for bem na conta demo, não será na real que isso acontecerá.

Depois de treinar por alguns meses, aí sim, está na hora de colocar dinheiro na sua conta da corretora e começar a operar as ações da Via (VIIA3) e outros ativos negociados na bolsa de valores.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA VIA (VIIA3)

A Via é uma empresa de grande porte e parece ter resiliência para enfrentar as intempéries da economia. Isso, no entanto, não a deixou isenta de grandes perdas no valor de suas ações. A pergunta continua sendo se este seria o momento de comprar, dado que elas podem estar “baratas”. É muito difícil avaliar isso com dados da empresa apenas ou mesmo tendo conhecimentos sobre os incertos rumos da economia. O melhor é acompanhar a movimentação dos participantes mais fortes do mercado, pois eles estão mais bem informados e têm mais condições de defender posições compradas ou vendidas, conforme o caso. O Raio X Preditivo faz isso através da análise do volume, que entrega o posicionamento desses participantes.

Deixe seu comentário