Como ser um trader

Você está pensando em viver de investimentos e tirar dinheiro da bolsa? Saiba o que é um trader e o que ele faz para viver

Trader é todo aquele participante da bolsa que não está interessado em comprar ativos para deixá-los “encarteirados” em sua conta. Ele comprar para vender, tão logo atinja um certo patamar de lucro ou, na pior das hipóteses, um patamar de prejuízo. Ele entra nas operações de mercado já com a intenção de sair em algum momento. Diferentemente do investidor, que escolhe as ações pelos fundamentos das empresas e compra ativos para ficar com eles sem tempo determinado.

O Trader, também tem a vantagem de poder ganhar dinheiro com a bolsa em queda, fazendo, para isso, operações de venda a descoberto. Aluga ações de um investidor, as vende e, quando estiverem mais baratas, recompra-as e as devolve ao possuidor de origem.

Este artigo é para que você entenda um pouco melhor o que é ser um trader.

  1. O que é ser um trader?
  2. O que é day trade e como funciona?
  3. O que é Swing trade e como funciona?
  4. Como é a rotina de um Trader?
  5. O que preciso saber para se tornar um Day trader?
  6. Como o Raio X Preditivo pode ajudar a se tornar um Trader de sucesso
  7. Custos e Taxas para ficar atento
  8. Conclusão

• Conheça um método surpreendente para operar na Bolsa de Valores e ser um trader.


1. O QUE É SER UM TRADER?

Ser um trader envolve muitas coisas: posturas, práticas, características. Mas qualquer um pode ser um trader independentemente da profissão, da idade, do gênero e até mesmo, considerando um certo limite, o tamanho financeiro de sua conta.

Isso mesmo. Mesmo com apenas R$ 1000 ou pouco mais que isso já é possível ser um trader. Graças à alavancagem e à margem de garantia, elementos de que falaremos mais adiante.

Um trader é uma pessoa que faz operações em bolsa de valores. Ele compra e vende ativos com a intenção de lucro. Papeis como ações, opções, contratos futuros e minicontratos futuros.

Seu objetivo é obter lucro no curto prazo em operações que podem durar no máximo algumas semanas ou que podem ser tão curtas quanto alguns segundos.

Assim, o trader é um participante que tem menor aversão ao risco. Ele sabe que pode vir a perder dinheiro na bolsa de valores em algum momento, mas confia na sua técnica de negociação e estima que ao longo do tempo, os acertos de suas operações serão maiores que os erros.

Outra característica é que ele vai preferir a Análise Gráfica pra tomar suas decisões em detrimento da Análise Técnica. Aqui, com o Raio X Preditivo, temos o diferencial de deixar de lado o preço ou indicadores baseados em preço como base de nossas decisões, preferindo usar o volume. Mais adiante explicamos.


Quais são os tipos de trader?

Embora nem sempre os traders façam só um tipo de operação, podemos classificar os traders de acordo com a duração de suas posições:

  • Position trader: é o que faz operações que duram algumas semanas no máximo. Ele olha gráficos como o semanal e o diário pra tomar suas decisões. Visa lucros acima de 5% na variação dos ativos operados. Inicia poucas operações semanais, dependendo de quantas já estiverem em andamento simultâneo
  • Swing trader: é o que faz operações que duram alguns dias no máximo. Ele olha gráficos como o diário e o de 60 minutos pra tomar decisões. Seus objetivos estão acima de 1% dos ativos operados.
  • Day trader: suas operações não duram mais que um dia, começam e terminam no mesmo pregão. Com uma variação inferior a 1%, graças à margem de garantia e à alavancagem, ele consegue um bom lucro, até multiplicando seu financeiro em poucos minutos.
  • Scalper: extremamente alavancado, em operações de poucos segundos, o scalper, que é uma subdivisão ainda mais rápida do day trader, alavanca suas operações, operando quantidades e valores em ativos muitas vezes maiores que seu patrimônio, consegue ganhar (ou perder) dinheiro em operações cuja variação em porcentagem dos ativos não chega, às vezes, a 0,1%.

O que é preciso pra ser um trader?

  • Aversão ao risco menor: não há dúvida de que o trader precisa de uma menor aversão ao risco, considerando que uma das características do trade é que ele acontece no mercado de renda variável, contando, com a própria volatilidade do mercado, o sobe e desce dos preços. Por consequência ele pode tanto perder quanto ganhar dinheiro. O tamanho da aversão ao risco vai determinar quanto dinheiro ele arrisca na renda variável e quanto do seu dinheiro ele protege em renda fixa .
  • Gerenciamento de risco: enquanto na renda fixa não nos preocupamos com perdas, na renda variável essas coisas podem acontecer. Assim, o trader precisa estar ciente do quanto pode vir a perder em suas operações sem que isso signifique um estrago muito grande em sua conta .
  • Tempo: algumas modalidades de trade, como o day trade, exigiram maior disponibilidade de tempo (o trader precisa ficar de olho nos gráficos durante o pregão todo ou boa parte dele, pra achar as oportunidades e lidar com elas). Mas mesmo periodicidades mais alongadas precisarão de tempo. O day trade, por exemplo, terá que ao final do dia, olhar como se comportaram os ativos para, então programar suas operações pra serem realizadas automaticamente no dia seguinte. O Position Trader, por outro lado, vai precisar fazer nos fins de semana. Mas mesmo, swing e position precisarão dar uma olhada em suas operações em andamento durante o dia, pra ver se está tudo bem.
  • Vontade de estudar: não adianta começar a comprar e vender ações sem ter estudado antes ou porque aprendeu a usar um indicador qualquer em suas operações, em um vídeo de 10 minutos de Youtube. Você precisa estudar, fazer bons cursos. Nossa recomendação é o Raio X Preditivo.
  • Treino: esta característica vale principalmente para os iniciantes. Você vai precisar treinar antes na conta simulada se estiver começando. E mesmo os experientes, se estiver testando um setup novo, é bom treinar também. É bem diferente operar na conta simulada, pois não estamos usando dinheiro de verdade. Mas uma coisa é certa: se você .
  • Autoconhecimento: o trader precisa ter bem claro quais são suas qualidades e fraquezas relativas ao trade. Ele fica muito nervoso quando está numa operação, quando o ativo está indo para o prejuízo? Sabe realmente identificar oportunidades e o quanto vale a pena ganhar ou perder em determinada operação?


2. O QUE É DAY TRADE E COMO FUNCIONA?

Agora, você deve estar se perguntando como os trades funcionam.

Primeiro vamos explicar o day trade e como o trader o executa e depois as demais modalidades que, embora, sejam, na prática, muito parecidas, têm alguns fatores operacionais diferentes, devido à periodicidade, alvos e gráficos usados pra análise.

No day trade, o trader estará observando a movimentação de determinado ativo. Isso é feito no que é chamado de plataforma gráfica de operação. Ele está olhando, portanto, para o gráfico de um ativo, geralmente o gráfico que demonstra minuto a minuto o comportamento do preço (gráfico de 1 minuto).

De repente, por critérios do próprio trader, ele conclui que há uma possibilidade de o preço fazer um movimento em certa direção, com muito mais força que na direção oposta (que com menores probabilidades também pode acontecer).

Se for um movimento de alta o mais provável, ele compra. Se for um de baixa, ele vende.

Para as operações de day trade, o trader precisa ter na conta um certo valor, chamado margem de garantia, que permite que ele opere ativos com um preço muitas vezes superior ao que ele colocou na corretora de valores. O nome disso é alavancagem e vamos falar sobre isso mais à frente.

Uma vez feita a entrada na operação, ele vai acompanhá-la no gráfico. Muito possivelmente, ele já inseriu seus stops – de gain (lucro) e de proteção (loss) – de forma automática. Esses stops podem ser movidos manualmente à medida que a operação anda. A única recomendação é que, salvo exceções, não se mova o stop de perdas na direção contrária ao do lucro, pois esse comportamento faz com que as perdas fiquem maiores na medida em que ocorrem.


3. O QUE É SWING TRADE E COMO FUNCIONA?

O swing trade, no que diz respeito à parte prática é parecido com o day trade: vai ser detectada uma oportunidade, uma região de alta probabilidade de trade, o trader dará início à operação e acompanhar pra ver o que acontece. Por exemplo, numa operação de compra, o trader poderá ver o preço indo em direção ao seu lucro e ser encerrado automaticamente ao chegar ao stop gain programado.

Poderá também vender algumas ações ou contratos, dependendo que papel está operando, antecipadamente, a fim de fazer um lucro parcial da operação, caso o mercado comece a se mover na direção contrária da esperada, enquanto os papeis restantes continuam comprados.

O preço, por outro lado, pode andar abaixo do nível em que o trader realizou sua compra. Quando atingir o stop loss automático, stop de proteção, a operação será encerrada. Embora com prejuízo, esse valor deverá ser de um nível que não prejudique grandemente o financeiro do trader.

A diferença em relação do day trader com o swing trader é que aquele ficará posicionado e encerrará a operação antes do dia acabar. O outro poderá ficar posionado por dois ou mais pregões.

• Conheça um método surpreendente para operar na Bolsa de Valores e ser um trader.


4. COMO É A ROTINA DE UM TRADER?

A rotina de um trader vai depender da periodicidade que ele opera.

Um day trader irá abrir o terminal de negociação em seu computador pouco antes de o pregão começar e estudar o cenário do dia anterior, observando os gráficos dos 60 minutos ao gráfico de um minuto, traçando possíveis cenários. A partir daí ficará conectado, observando os gráficos durante o dia todo ou por pelo menos um dos períodos, manhã ou tarde.

O swing trader terá mais flexibilidade. Por exemplo, se durante o horário do pregão ele trabalha, vai preferir chegar em casa e, já com o pregão encerrado, com a bolsa parada, vai analisar os gráficos diários e de 60 minutos do mercado ou qualquer outro gráfico de acordo com a sua periodicidade preferida.

Finalmente, vai programar todas as operações que poderão acontecer no dia seguinte, caso certos preços sejam atingidos nos ativos em que vêm procurando oportunidades. Também a essa altura, já terá verificado se operações que estavam em andamento tiveram algum resultado positivo.

O position trader, que faz operações pensando em semanas, por sua vez, poderá até mesmo preparar e verificar suas posições no fim de semana, observando também os gráficos parados e visando objetivos que serão atingidos em prazos mais longos.


5. O QUE PRECISO SABER PARA ME TORNAR UM DAY TRADER?

Para ser um trader, primordialmente, você precisa saber lidar com o risco. Não simplesmente aceitá-lo, mas controlá-lo, sabendo entrar em operações que ofereçam, oportunidades de ganhos grandes, caso deem certo, e possibilidades de perdas pequenas, caso deem errado.

Você vai precisar gostar de estudar, pois aprender o funcionamento do mercado e como isso afeta os preços é difícil: fazer cursos, anotar suas operações bem e malsucedidas e muito mais.

Independente da sua periodicidade, vai ter que se dedicar aos estudos, pois este é um dos mercados mais competitivos que existem.

Quanto tempo disponível

Se você é day trader, precisará ficar de olho no mercado se não o pregão inteiro, pelo menos uma parte da manhã ou da tarde e certamente no momento em que suas operações estão em andamento.

Há quem coloque stops automáticos pra não acompanhar as operações, saindo quando o preço bater no stop loss ou no stop gain, mas essa não é a melhor prática. O ideal é que a saída da operação seja trabalhada reativamente, de acordo com como o mercado se comporta. Os stops automáticos devem ser colocados sim, mas como medida de proteção, caso haja uma volatilidade muito grande, evitando perdas repentinas.

O day trader vai precisar ter algumas horas à noite pra estudar o mercado e posicionar suas entradas automaticamente. Essas entradas já devem ser preparadas com os respectivos stops (loss e gain), mas é bom acompanhar diariamente e, se a operação já teve início, a fim de sair antes de levar um stop desnecessário (não acreditamos que o stop loss e o gain automáticos sejam necessariamente respeitados, desde que haja critério).

Já o position trader precisa de algumas horas no fim de semana a fim de preparar as operações que podem dar entrada durante a semana. O procedimento com os stops é o mesmo que as demais.

Ou seja, quanto ao tempo, há opções pra todos os perfis.

Porém, pode contar aí um tempo extra em que você vai ter que se dedicar estudando o mercado e metodologias operacionais.

Qual o valor mínimo

Para você ter uma ideia, se você for fazer day trade, dá pra começar com valores tão baixos como R$ 100. Afinal, algumas corretoras chegam a pedir apenas poucos reais pra operar minicontratos de índice e de dólar.

Por exemplo, uma corretora que peça uma margem de garantia de R$ 30 pra operar um único mini dólar, significa que você pode com esse dinheiro comprar um papel que vale US$ 10 mil.

Claro que isso não é recomendável. Não entrarei em detalhes, mas cada ponto do mini dólar equivale a R$ 10. Se o preço andar 3 pontos ao contrário da sua posição, você perdeu seus R$ 30 (só pra você ter uma ideia, isso equivale a R$ 0,003 na cotação do dólar em reais).

Softwares e hardwares

Tudo de que você precisa pra ser trader é um computador razoável conectado à internet.

Nele, você vai instalar um software de negociação gráfica, em que você analisa o ativo ao mesmo tempo em que opera, observando as linhas de negociação em diferentes níveis de preço: sua entrada, o stop loss e o stop gain.

Geralmente, as corretoras oferecem um ou mais softwares pra operar gratuitamente. Inclusive com acesso a uma conta demo, em que você não opera dinheiro de verdade, excelente pra treinar.


6. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR A SE TORNAR UM TRADER DE SUCESSO

Geralmente, o trader começa a operar usando a Análise Gráfica tradicional, mas as metodologias da análise gráfica têm um problema.

Elas colocam o preço sob sua atenção.

Para a Nova Análise Técnica, sistematizada pelo Raio X Preditivo, o preço é mero efeito de um fator muito mais poderoso.

O volume.

O volume é a causa dos movimentos do preço e, ao mesmo tempo, o combustível de tendências e oscilações mais fortes.

Todos os conceitos do Raio X Preditivo são voltados para o volume e as ferramentas, que dele fazem parte (indicadores Sato’s), fazem esses conceitos funcionarem na prática de forma clara e intuitiva. Juntos – conceitos e ferramentas – facilitam ao trader encontrar zonas saudáveis de trade, com risco mínimo e possibilidade de ganho máxima.

As zonas saudáveis de trade, geralmente, são os pontos de decisão dos investidores institucionais, os responsáveis por 80%, talvez mais, do volume negociados nas bolsas de valores do mundo.

Desse modo, pode-se dizer que o Raio X Preditivo também é o estudo da atuação dos investidores institucionais, colocando esses participantes fortes como aliados do trader que faz uso dessa metodologia.

• Conheça um método surpreendente para operar na Bolsa de Valores e ser um trader.


7. CUSTOS E TAXAS PARA FICAR ATENTO

  • Taxa de custódia: Era a que era cobrada para manter as ações que você comprou em sua carteira, mas está deixando de existir. As corretoras estão adotando práticas mais competitivas
  • Taxa de corretagem: a taxa de corretagem é a taxa cobrada para a execução de ordens. Depende de corretora pra corretora, do ativo que estamos operando e do volume financeiro ou de ativos envolvidos
  • Taxas da bolsa: As taxas da bolsa envolvem tudo isso e, para pessoas físicas, é uma incidência de pouco mais de 0,03% sobre o valor envolvido. Incide na compra e incide na venda.
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços incide em 5% sobre a taxa de corretagem.
  • Imposto de renda: Incide sobre a lucratividade. É de 20% sobre o lucro nas operações de day trade e de 15% nas outras operações. Dá para descontar os prejuízos de meses anteriores. Nas operações que não são de day trade (que duram mais de um pregão), nos meses em que as vendas forem inferiores a R$ 20 mil, há isenção.

8. CONCLUSÃO

Ser trade implica uma aversão ao risco menor. O trader deve estar ciente de que não acertará todas as operações. Eventualmente perderá dinheiro.

Existem até traders que erram mais que acertam, mas quando acertam, os ganhos compensam todas as perdas anteriores. Essa não é uma situação ideal.

No Raio X Preditivo, valorizamos o aumento da porcentagem de acerto, bem como uma melhor relação entre risco e ganho.

Para ser trader, os iniciantes também precisam estar ciente de que está entrando num dos mercados mais competitivos do mundo: 90%, estimativamente, dos traders perde dinheiro em vez de ganhar. O que faz a diferença nessa hora é um bom gerenciamento de risco, uma boa metodologia baseada em volume (recomendamos o Raio X Preditivo) e tempo dedicado ao estudo e ao treino antes de começar a operar de verdade.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário

Comentários

Trader Cezar Lazzari11/01/2020

Blog Sato Trader ,como Eu Mudei Minha Vida Trabalhando 5 Minutos Por dia. Descubra como acessando esse link: http://bit.ly/sertraderprofissional

Victor11/01/2020

Excelente artigo! Muito bom nos mantermos informados. Eu mudei minha vida trabalhando 5 Minutos por dia com o Método Trader Milionário: http://bit.ly/ometodo-trader-milionario

Alailson Nascimento12/01/2020

TMJ. Sou seu aluno e recomendo o curso Raio X Preditivo. Abraço Satinho!

Mude sua vida 13/01/2020

É necessário estudar pra alcançar a maestria! Haha veja como mudar sua vida operando só cinco minutos por dia: http://bit.ly/MudeSuaVidaCom5Minutos

Rafael29/01/2020

Ótimo artigo Quer ganhar muito dinheiro com a bolsa? VOCÊ TEM 7 DIAS DE GARANTIA INCONDICIONAL! - SEU SUCESSO GARANTIDO OU LHE REEMBOLSAMOS NA HORA! Acesse este link: http://bit.ly/MétodoMilionárionabolsa