Ações da Itaúsa (ITSA4): Como investir?

As ações da Itaúsa (ITSA4) vão cair ou vão subir? Esta empresa é, sem dúvida, segura e sólida. Mas este seria o melhor momento para investir? A leitura do volume de negócios dá as pistas do momento certo de começar a fazer aportes

As ações da Itaúsa (ITSA4), em MINHA opinião, são seguras e sólidas. Mas, para você, a opinião de outra pessoa NUNCA deve bastar na hora de tomar uma decisão séria como investir no mercado de renda variável. Minha recomendação é que você desenvolva e aprenda uma metodologia que lhe ajude a tomar as decisões baseando-se no contexto real do mercado. Mesmo empresas sólidas podem apresentar topos de preço e não queremos entrar nesses investimentos nesses momentos, antes de uma queda forte.

As ações da Itaúsa (ITSA4), assim, são o tema deste artigo, claro. Mas é fundamental que você conheça a metodologia do Raio X Preditivo, a partir da qual você poderá tomar suas decisões ombro a ombro com os investidores institucionais, os big players, que comandam o mercado. Tudo a partir da leitura do volume de negócios, conceitos e ferramentas de aplicação rápida e simples, que podem lhe ajudar tanto em trades rápidos como em investimentos de longo prazo.

A Itaúsa tem o seguinte número de ações:

  • Ordinárias: 3.034.329.659.
  • Preferenciais: 5.797.026.018.
  • Total: 8.831.355.677.

Destas, estão em livre negociação as seguintes:

  • Quantidade de Ações Ordinárias: 1.114.419.004 (36,73%).
  • Quantidade de Ações Preferenciais: 4.736.140.654 (81,70%).
  • Total de Ações: 5.850.559.658 (66,25%).


O QUE É A ITAÚSA E SUAS AÇÕES (ITSA4)?

Segundo a página das ações da Itaúsa (ITSA4) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Gestão de Participações Societárias (Holding).
  • Classificação Setorial: Financeiro / Intermediários Financeiros / Bancos.

A Itaúsa é uma holding brasileira de investimentos, de capital aberto, com mais de 45 anos de trajetória. Atua nos segmentos financeiro, bens de consumo, materiais de construção civil, saneamento, energia e infraestrutura. Seu portfólio é composto por: Itaú Unibanco, XP Inc., Dexco, Alpargatas, Aegea Saneamento, Copa Energia e Nova Transportadora do Sudeste (NTS).

A Itaúsa afirma conduzir de forma cautelosa a ampliação do seu portfólio por meio de um criterioso processo de alocação eficiente de capital. As teses de investimento usualmente incluem visão da indústria de atuação, performance operacional e financeira da companhia, direcionadores de crescimento e de criação valor, ambiente competitivo, principais riscos e oportunidades, potenciais impactos positivos socioambientais e análise dos parceiros estratégicos, de modo a garantir o alinhamento com a cultura, a estratégia e a gestão da Itaúsa.

Presente na carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI), a Itaúsa foi incluída pela primeira vez em 2003. Este é considerado o principal ranking de sustentabilidade empresarial do mundo. Integrada por 317 empresas de 30 países, a carteira conta com apenas 7 brasileiras.

A Itaúsa também está presente na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, para a qual foi selecionada pela primeira vez em 2006. A holding ainda figurou o ranking de “Mudanças Climáticas” na categoria Leadership, avaliada pelo CDP (Carbon Disclosure Projet) Latin America em 2018.

Nos últimos anos, a Itaúsa intensificou o movimento de reavaliação de seu portfólio de negócios com vistas a manter retornos atrativos no longo prazo, controle de riscos, crescimento da lucratividade e do fluxo de caixa.

Nesse sentido, o portfólio da empresa garante presença em 50 países por meio de suas empresas investidas.

Itaú

  • Atuação em 18 países.
  • 55 milhões de clientes.
  • Mais de 95 mil colaboradores.

XP Inc.

Holding detentora de plataformas tecnológicas de investimentos, serviços financeiros e educação, entre outros.

Alpargatas

4 fábricas principais no Brasil, além de 9 escritórios em outros 9 países, em 3 continentes.

Duratex

6 unidades florestais e 16 unidades industriais no Brasil e 3 fábricas na Colômbia.

AEGEA

Presente em 126 munícipios em 12 estados brasileiros, atendendo mais de 11 milhões de pessoas.

Copagaz

Player relevante no mercado de GLP no Brasil.

NTS

Responde pelo transporte de cerca de 50% do gás natural consumido no Brasil.

O que são as ações da Itaúsa (ITSA4)?

As ações de uma empresa como as da Itaúsa (ITSA4) são, cada uma, a menor fração possível de seu capital social. Isto é, o menor “pedaço” possível de tudo o que a empresa vale em determinado momento.

A empresa abre capital, tornando-se uma empresa de capital aberto, a fim de captar recursos para seus projetos futuros (pagamento de dívidas, construção de novas fábricas, capital de caixa e muitos outros investimentos possíveis). Com capital aberto, seu capital passa a ser negociado na bolsa.

Ao comprar ações, estou comprando uma parte da empresa. Me torno sócio, investidor, acionista. Estou dividindo com a companhia o risco do empreendimento. Ao mesmo tempo posso vir a lucrar com essa tomada de risco: o valor da empresa pode vir a aumentar se os recursos captados forem bem aplicados e uma maior lucratividade me paga dividendos (dividendos são parte dos lucros da companhia divididos entre os acionistas).

Ao vender seu capital na bolsa, parte dele pelo menos, a empresa capta os recursos de que precisa para crescer.

Em 26 de junho de 2001, a Itaúsa aderiu voluntariamente ao Nível 1 de Governança Corporativa da B3 e dentre os compromissos que assumiu destacam-se: a manutenção em circulação de uma parcela mínima de ações, representando 25% do capital, para garantir liquidez aos papeis, além do fornecimento de informações que auxiliam os investidores e acionistas na avaliação do valor da empresa para tomada de decisão de investimento.

As ações preferenciais (ITSA4) estão entre as mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e sua alta liquidez tem permitido a ação figurar consistentemente entre as 10 empresas com maior peso no Índice Bovespa (Ibovespa), principal índice da B3.

História da Itaúsa

  • 1975: Cria a Holding Investimentos Itaú S.A. com as empresas Banco Itaú e Dexco no portfólio.
  • 1982: Adquire a participação da Elekeiroz, e mais tarde, em 1986, assume o seu controle.
  • 1985: Funda a Itautec com o objetivo de colocar o Grupo Itaú na dianteira da automação bancária do País.
  • 1991: Adota o nome Itaúsa - Investimentos Itaú, incorporando assim, pela primeira vez, a marca "Itaúsa”.
  • 1998: Realiza desinvestimentos na Itaú Seguros S.A., sendo que Itaúsa detinha 91,1% do capital volante da controlada.
  • 2003: Foi selecionada pela 1ª vez para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index DJSI World.
  • 2008: Associa-se aos fundadores do Unibanco para formar, à época, um dos 20 maiores bancos em valor de mercado do mundo.
  • 2009: Associa-se à Satipel e criamos a maior indústria de painéis de madeira do Hemisfério Sul.
  • 2013: Inicia o processo de desinvestimento da Itautec para priorizar negócios com maior geração de valor aos acionistas.
  • 2017: Adquire 27% da Alpargatas S.A. e forma o Bloco de Controle, em conjunto com BW/Cambuhy. Adquire a participação de aproximadamente 8% na Nova Transportadora do Sudeste S.A. – NTS
  • 2018: Revisa o portfólio de investimento com a alienação da totalidade das ações da Elekeiroz; Conclusão da venda da participação remanescente da Oki.
  • 2019: Publica primeiro Relato Integrado e fomos selecionados, pela 16ª vez, para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index DJSI World. A Itautec passou a ser subsidiária integral e encerra seu registro de companhia aberta. Aumenta a participação acionária na Alpargatas para 29%
  • 2020: Aquisição de aproximadamente 49% da Copagaz, que adquiriu Liquigás, criando líder de mercado no setor de GLP. Altera a denominação social para Itaúsa S.A.
  • 2021: Reorganização societária do Itaú Unibanco resultou na transferência de 40,5% do capital total da XP Inc. para uma nova empresa, a XPart S.A. Conclusão da incorporação da XPart pela XP Inc. Dessa forma, a Itaúsa passou a deter aproximadamente 15% do capital total da XP Inc. direta e indiretamente, se tornando o segundo maior investimento do portfólio da holding em valor mercado. Aquisição de aproximadamente 13% do capital total da Aegea, empresa líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Investimento adicional na NTS, passando a deter 8,5% do seu capital social.


AÇÕES DA ITAÚSA (ITSA4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Itaúsa são negociadas na bolsa de valores brasileira que, hoje, é conhecida como B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Todas as negociações se dão em meio eletrônico. Há mais de 10 anos o pregão viva voz não existe mais e não se dá um berro sequer para fazer uma compra e uma venda.

As ordens são dadas e executadas por intermédio da Plataforma Unificada Multiativos (PUMA). É graças a ela que, através de um celular e um computador podemos comprar e vender ações da Itaúsa (ITSA4) e de outras empresas também.

Porém, nesse ambiente, aparentemente tão acessível e inocente, se reúnem algumas das empresas fEsses big players costumam esconder suinanceiras mais competitivas que existem, sedentas por extrair cada centavo possível do mercado, aproveitando momentos de grande liquidez. a atuação através de várias estratégias. Porém, podemos segui-los através do volume elevadíssimo de seus negócios. Estima-se que 80% ou mais do volume negociado nas bolsas do mundo seja de responsabilidade desses participantes.

Nesse sentido, é importante usar uma metodologia que permita a leitura adequada do volume, permitindo que acompanhemos a atuação desses participantes.

Sobre isso, falaremos no tópico sobre o Raio X Preditivo.

Quais ações a Itaúsa possui?

A Itaúsa (ITSA4) possui ações ordinárias, que são aquelas que dão direito a voto nas assembleias, e ações preferenciais, que não tem direito a voto, mas que tem prioridade no pagamento de proventos (dividendos, juros sobre capital próprio e outros benefícios). As ações ordinárias também têm direito a receber dividendos e só não têm preferência na ordem e na disponibilidade desses proventos se houver ações preferenciais.

Qual são os códigos das ações da Itaúsa

O código das ações preferenciais da Itaúsa é ITSA4. E as ordinárias são negociadas sob o código ITSA3.

As ações da Itaúsa (ITSA4) são negociadas em quais bolsas?

As ações da Itaúsa (ITSA4) são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, não sendo negociadas em outras bolsas do mundo. Isso seria possível através de um programa de recibos, como acontece com outras ações. Por exemplo, ADR são recibos negociados nos Estados Unidos como se fossem ações, enquanto as ações a elas correspondentes ficam sob custódia no Brasil.

A título de curiosidade, algumas empresas do portfólio da Itaúsa, como XP e Itaú Unibanco tem suas ações negociadas nos Estados Unidos. A XP com as ações propriamente ditas (por aqui, no Brasil, elas são negociadas como BDRs) e o Itaú com ADRs.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA ITAÚSA (ITSA4)?

Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Itaúsa (ITSA4).

Trade com ações da Itaúsa (ITSA4)

O trade é basicamente operação de curto prazo, evitando ficar exposto ao risco da bolsa durante muito tempo. Imagine as pessoas que compraram bolsa a 120 mil pontos pensando em longo prazo como se sentiram com o surgimento da pandemia...

O trade pode ser day trade, quando começa e termina no mesmo dia, swing trade, quando dura poucos dias e position trade, quando dura poucas semanas.

Compramos quando achamos que a ação vai subir de preço, já com a intenção de vender, quando houver um lucro substancial ou quando houver um pequeno prejuízo (para evitar perdas maiores).

Se achamos que vai cair, podemos fazer uma venda a descoberto: alugamos ações, vendemos e recompramos para encerrar a operação, seja no lucro, seja no prejuízo.

Ganhar dividendos com ações da Itaúsa (ITSA4)

Os investidores de longo prazo estão interessados na valorização das ações ao longo das décadas, mas também nos dividendos que é uma parte do lucro da companhia distribuído entre os acionistas. Estes dividendos podem ser usados para comprar ainda mais ações que, então, trarão mais dividendos. É sempre importante verificar se a empresa é boa pagadora de dividendos para aplicar esta estratégia.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA ITAÚSA (ITSA4): QUAL DECISÃO TOMAR?

Em sua página de relacionamento com investidores, a Itaúsa aponta as seguintes razões para investir:

  • Portfólio diversificado de empresas
  • Boa geração de caixa, histórico consistente de resultados e alta rentabilidade.
  • Gestão ativa de portfólio com área de M&A dedicada
  • Novos investimentos com disciplina e prezando a criação de valor.
  • Acesso a negócios usualmente fora do alcance à maioria dos investidores.
  • Monitoramento contínuo das empresas do portfólio com foco na criação de valor.
  • Compromisso com a sustentabilidade corporativa: Engajamento em temas Socioambientais e de Governança (“ESG”) na holding e nas empresas investidas.
  • Grandes ativos, retornos atrativos: Portfólio negociado em bolsa com desconto de holding excessivo.
  • Oportunidade de precificação adequada do nível de desconto.

Independentemente de qualquer coisa que a empresa divulgue, existem muitos fatores que não estão sob o controle dela e que também estão muito além de nosso radar.

Nossa metodologia, tanto para o longo prazo quanto para o curto, consiste em não desprezar e, pelo contrário, valorizar o poder de oferta e demanda do mercado, bem como a necessidade de liquidez dos big players.

Se os investidores institucionais estão comprando, podem influenciar imediata ou posteriormente um processo de alta de uma ação. Da mesma forma se estão vendendo. O que muitos nem desconfiam: quando as ações estão caindo, muitas vezes, os big players estão comprando dos investidores fracos, que estão desesperados. Quando as ações estão subindo, os big players já começaram o processo de “desovar” as ações que compraram baratas durante uma queda.

Assim, antes de pensar em investir em qualquer ação, independentemente de sua postura – de longo ou de curto prazo – é fundamental analisar o comportamento dos institucionais.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA ITAÚSA (ITSA4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA ITAÚSA (ITSA4)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que foca no volume de ativos negociados.

Para o Raio X Preditivo, o volume é a causa. O preço é mero efeito.

Infelizmente, a maior parte dos cursos oferecidos no Brasil ensina apenas a leitura do preço, que dá resultados atrasados ou até equivocados quanto ao que está acontecendo em um ativo.

Entendemos que se temos uma leitura adequada das causas, no caso o volume, temos condições de nos adiantar aos efeitos.

O Raio X Preditivo também pode ser considerado uma metodologia de estudo do comportamento dos investidores institucionais. São eles os responsáveis por, estimativamente, mais de 80% do volume negociado nas bolsas mundiais. E, dessa forma, eles comandam o andamento dos preços. Colocar-se ao lado desses gigantes, emulando sua atuação, é a garantia de operações e até de investimentos mais acertados.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA ITAÚSA (ITSA4)?

Minha dica para quem está começando: não abra sua conta na corretora ainda.

Primeiro escolha um curso que ensine sobre a bolsa de valores, sua realidade, sobre negociação, sobre trade e investimento.

Isso é fundamental. Sem investir em educação você não tem chance. Zero chance. Nada.

Ninguém se envolve em nenhuma atividade de risco – e a bolsa é basicamente risco – sem um conhecimento prévio. Você já ouviu falar de alguém que faz mergulho de alta profundidade sem se preparar durante um bom tempo antes? Não. Sabe por quê? Porque se você for mergulhar a trinta metros de profundidade ou mais sem saber o que está fazendo você vai provavelmente morrer.

Por que diabos as pessoas pensam que a bolsa é algo que dá para entrar “só pra ver o que dá”?

O curso que você escolher deve encarar como principal informação o volume de ativos negociados. É isso que move os preços. No entanto, a maior parte dos cursos vendidos no Brasil e no mundo, enfatizam o preço e sua movimentação. Por nossa experiência, isso não funciona.

Depois de matriculado no curso, abra a conta na corretora de valores. É grátis e você pode deixar ela zerada sem custo algum. E já ter acesso à conta demo. Na conta demo, você pode fazer operações de compra e venda sem arriscar seu suado dinheirinho, testando e aprendendo na prática as técnicas que o seu curso está ensinando.

É neste instante que você tem a chance de ganhar confiança nas técnicas ensinadas por seus novos professores. Com confiança na metodologia, o fator emocional fica de fora, o mais de fora possível, quando você colocar dinheiro de verdade na jogada.

Depois de treinar um tempo e depois de ter tido “lucro”, ainda que “de mentirinha”, está na hora de passar para a conta real. Se você não lucrar nem na conta simulada, então espere. Se nem na conta simulada você tiver lucro, não será na real que isso vai acontecer.

Assim que estiver seguro, agora sim. Deposite o dinheiro na conta da corretora e comece a operar ações da Itaúsa (ITSA4), ações de outras empresas e outros ativos e derivativos disponíveis na bolsa de valores.

CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA ITAÚSA (ITSA4)

De fato, é notável como uma empresa como a Itaúsa é sólida e segura para investir. Mas, lembre-se: mesmo grandes empresas têm topos de preços para suas ações, depois dos quais pode haver uma queda expressiva. Isso pode acontecer com qualquer companhia, mesmo as melhores. Esses momentos, certamente, não são os melhores para começar a investir. Assim, não é uma boa ideia fazer aportes quando o mercado está em seu máximo. É importante, por isso, saber ler o comportamento dos big players que, geralmente, nos momentos de euforia do mercado, estão distribuindo ações para os “patos”. Por outro lado, vale a pena saber ler as quedas em que eles estão acumulando ativos, comprando dos investidores fracos que estão vendendo com prejuízo. Essa leitura é possível através do volume de negócios, especialidade do Raio X Preditivo, que faz isso através de conceitos e ferramentas simples de entender e aplicar na realidade do mercado.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário