Ações da Marfrig (MRFG3): É a hora de comprar?

As ações da Marfrig (MRFG3) podem estar na sua carteira de investimentos, mas você precisa saber a hora certa de investir usando a metodologia que usa o jogo dos big players a seu favor

As ações da Marfrig (MRFG3) são dessa empresa que é uma das maiores produtoras de proteína do mundo e dona de algumas das marcas mais conhecidas do consumidor brasileiro e do mundo: presente em 100 países, com 30 mil empregados em 21 unidades produtivas bovinas, 10 centros de distribuição e comerciais e espalhadas por quatro continentes. Mesmo assim, mesmo sabendo que se trata de uma empresa forte, será que esse é o momento de investir? Não pode cair? De fato, não foram poucas as vezes em que mesmo empresas fortes e que continuam sólidas viram o preço de suas ações despencar por n razões.

As ações da Marfrig (MRFG3) e a companhia são o tema deste artigo, mas apenas uma análise cuidadosa pode responder a questão sobre investir ou não. Por isso, queremos aqui apresentar para você a metodologia Raio X Preditivo que, a partir da análise do volume de negócios, detecta a posição dos grandes investidores institucionais, os big players e que ensina, a partir do comportamento desses participantes fortes, como você deve se posicionar em qualquer tipo de ativo do mercado, se na compra ou se na venda.

A Marfrig tem 660.000.000 de ações ordinárias e, dessas, 316.724.584 (45,81%) estão em livre negociação.


O QUE É A MARFRIG E SUAS AÇÕES (MRFG3)?

Segundo a página das ações da Marfrig (MRFG3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Produção e distribuição de alimentos à base de carne bovina, suína, ovina e avícola, in natura, elaborados e processados, couros semi-terminados e terminados, além de outros produtos alimentícios.
  • Classificação Setorial: Consumo não Cíclico / Alimentos Processados / Carnes e Derivados.

A Marfrig é a principal produtora de hambúrgueres do mundo e uma das maiores empresas de proteína bovina do globo, em capacidade. Seu foco está em alimentos de alto valor agregado à base de proteína animal, basicamente bovina, e de opções variadas, prontas para o consumo, como vegetais congelados, ovinos, peixes e molhos.

A empresa foi fundada em 2000, sendo uma das companhias brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas, seus produtos estão presentes em mais de 100 países. Porém, pode-se dizer que o início das operações da Marfrig foi em 1986, com a distribuição de cortes de carnes para grandes redes de restaurantes. Nos anos 1990 é inaugurado o primeiro centro de distribuição próprio. Em 2005 começa o processo de internacionalização, com a aquisição de empresas na Argentina, Uruguai e Chile.

São cerca de 30 mil empregados em 21 unidades produtivas bovinas, 10 centros de distribuição e comerciais e espalhadas por quatro continentes.

A Marfrig também está na produção e comercialização de itens à base de proteína vegetal, a partir do Brasil.

É a primeira empresa no país a atuar nesse nicho em escala comercial para o food service. Nessa atividade, mantém acordo exclusivo com a norte-americana Archer Daniels Midland Company (ADM), que inclusive deu origem à PlantPlus Foods!, criada em 2020. Resultado de joint venture entre as duas companhias, a PlantPlus! produz e comercializa alimentos de base vegetal por meio de canais de varejo e das redes food service nas Américas do Sul e do Norte.

O início das negociações de ações na bolsa foi em 2007.

  • Em 2009 adquiriu a Moy Park, produtora de aves da Irlanda.
  • Em 2010 incorporou a Keystone Foods, fornecedora global de alimentos para redes de restaurante e serviço rápido.
  • Em 2018 a Marfrig adquiriu a National Beef, dos Estados Unidos, e vendeu a Keystone Foods.
  • Em 2019 adquire as empresas VG e Iowa, especializadas em hambúrgueres.

O que são as ações da Marfrig (MRFG3)?

As ações da Marfrig (MRFG3) nada mais são do que uma fração de tudo o que a empresa vale. O valor de cada ação multiplicada pelo total de ações nos dá o valor dessa empresa, sua capitalização.

Uma companhia abre capital e passa a negociar seus “pedacinhos” em forma de ação para captar recursos para investir. Esses recursos, se bem usados, vão fazer a empresa valer mais com o tempo. Se ela vale mais, os pedacinhos, as ações, passam a valer mais, proporcionalmente.

Ao comprar ações, eu estou aceitando dividir o risco desse empreendimento com a empresa. Claro que, ao abraçar o risco, eu estou pensando na possibilidade de a empresa valer mais e as ações que comprei valorizarem.

Uma empresa que valoriza, certamente tem lucros maiores: os lucros são divididos comigo, uma parte deles, em forma de dividendos, que é outra forma de remunerar minha tomada de risco.

História da Marfrig (MRFG3)

Em 2000, com foco no crescimento, a Marfrig passou a operar uma unidade de processamento de carne bovina em Bataguassu (Mato Grosso do Sul) e nos anos seguintes em Promissão (São Paulo) e Paranatinga (Mato Grosso). No mesmo período, também adquiriu a unidade de Tangará da Serra (Mato Grosso) e iniciam as atividades de exportação por meio da GJ.

Em outubro de 2006, adquiriu a maior empresa de carnes uruguaia, a Tacuarembó, por 35 milhões de dólares. Em maio de 2007, comprou também no Uruguai o frigorífico La Caballada por 26 milhões de dólares. Com a compra, a Marfrig passou a ser a maior exportadora de carnes do Uruguai. Em novembro do mesmo ano, adquiriu por 266,8 milhões de dólares a empresa de alimentos argentina Quickfood. Em junho de 2008, comprou a maior empresa alimentícia da Irlanda do Norte, a Moy Park, por 348 milhões de libras ou 680 milhões de dólares. Em setembro de 2009, comprou a Seara Alimentos por 706,2 milhões de dólares. Em junho de 2010, fez a sua maior aquisição ao comprar por 1,26 bilhão de dólares a americana Keystone Foods e que fornece carnes para as principais companhias de fast-food dos Estados Unidos. No mesmo ano, a Marfrig tornou-se a segunda maior exportadora de frango e suínos do Brasil, e também se tornou a segunda maior provedora de produtos elaborados e processados de suínos e de produtos derivados de aves. Com aproximadamente 90 mil funcionários,[carece de fontes] o Grupo Marfrig é o maior produtor de ovinos na América do Sul, a maior companhia de carnes na Argentina, o maior produtor de aves no Reino Unido e a maior companhia privada no Uruguai e na Irlanda do Norte.


AÇÕES DA MARFRIG (MRFG3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Marfrig (MRFG3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) através da Plataforma Unificada Multiativos (PUMA), que deixou o pregão viva voz para trás há cerca de uma década.

Com um computador ou celular conectado à internet, consigo negociar ativos da bolsa de valores com extrema simplicidade.

É assim que milhões de brasileiros estão entrando com grande facilidade de acesso em um dos mais competitivos mercados do mundo, se oferecendo para serem dilapidados por grandes empresas, os investidores institucionais ou big players.

São eles que distribuem ativos nos momentos de euforia. Por exemplo, como quando a bolsa chegou a 120 mil pontos: veio a pandemia, os preços caíram e os big players recompraram esses ativos a preços baratos. Os desesperados deram liquidez a esse tipo de operação.

Os possuidores fracos costumam comprar no topo, nos momentos de otimismo, e vender nos fundos, com grandes prejuízos.

É possível acompanhar esse comportamento observando o volume de negócios. Apenas a participação institucional gera grandes volumes (80% dos negócios, estimativamente é de responsabilidade dos big players).

Assim, uma metodologia que mostre tal atuação, através do volume, como o Raio X Preditivo, é fundamental para quem quer operar na bolsa no mesmo sentido que os participantes com maior chance de controlar e se aproveitar o preço a seu lado.

Quais ações a Marfrig possui?

A Marfrig possui ações ordinárias apenas. São as ações que permitem o voto nas assembleias. Além disso, as ações ordinárias também recebem dividendos ou juros sobre capital próprio.

Qual são os códigos das ações da Marfrig

Todas as ações da bolsa de valores são conhecidas por seus códigos de negociação. Os códigos, também conhecidos como ticker, são formados por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos, conforme o caso. O código das ações da Marfrig é MRFG3.

As ações da Marfrig (MRFG3) são negociadas em quais bolsas?

Atualmente, as ações da Marfrig (MRFG3) são negociadas, além da bolsa de valores brasileira, também no mercado dos Estados Unidos. Isso se dá através do programa de ADRs. Os American Depositary Receipts são um instrumento criado para permitir e facilitar que investidores norte-americanos negociem ações de empresas que não são dos Estados Unidos. Por meio deste instrumento, um número determinado de ações ordinárias da Marfrig passa a ser representado por um ADR, que é precificado e negociado em dólares no mercado de balcão norte-americano (OTC). O pagamento dos dividendos relativos a estes instrumentos também é feito em dólares.

O Programa de ADRs – Nível 1 visa a ampliar as formas de acesso aos investidores, principalmente àqueles domiciliados no exterior, bem como a ampliar a liquidez das ações da Companhia. A Companhia esclarece que o Programa de ADRs Nível 1 não representa emissão de novas ações.

Informações Gerais das ADRs – Nível 1

  • Mercado: OTC (Mercado de Balcão Norte- Americano)
  • Código: MRRTY
  • Código ISIN: US56656T1051
  • Código CUSIP: 56656T105
  • Razão: 1:1 (ação ordinária por ADR)
  • Banco Depositário: Deutsche Bank Trust Company Americas
  • Moeda Local: BRL
  • Banco Custodiante: Deutsche Bank S.A.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA MARFRIG (MRFG3)?

Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Marfrig (MRFG3). Destacamos as seguintes:

Trade com ações da Marfrig (MRFG3)

Fazer trade significa, na linguagem popular, especular.

Isto é: compramos quando achamos que o preço vai subir e vendemos, mesmo sem ter a ação, quando achamos que vai cair. A operação de compra é encerrada com uma venda. A operação de venda é encerrada com uma compra.

A ideia é realizar lucro no médio, no curto ou no curtíssimo prazo, sem compromisso em ficar com ações ou acumulá-las.

Também podemos ter prejuízo. Se compramos e as ações começarem a cair de preço, em algum momento teremos que decidir vender para que o prejuízo não aumente.

A operação de venda é possível através do aluguel de ações, intermediado pela corretora de valores. Primeiro, alugamos as ações de um investidor, então as vendemos e, finalmente, as compramos de volta quando estiverem mais baratas. Se o preço subir, em algum momento teremos que encerrar a operação de qualquer maneira, ou o prejuízo ficará ainda maior. Esse tipo de operação é chamado de venda a descoberto.

O trade também pode ser classificado de acordo com sua duração:

Ganhar dividendos com ações da Marfrig (MRFG3)

O investidor, por outro lado, tem outra visão. Ele escolhe boas empresas e, a partir daí, passa a comprar ações sempre que for possível, sem se importar se o preço está subindo ou caindo. Inclusive, se o preço cai, ele vê isso como uma oportunidade de comprar ações supostamente “baratas”.

Ele vai acumular ações como uma forma de patrimônio.

Além disso, além de acumular ações, ele pode visar receber dividendos, que são parte do lucro da companhia dividido entre ações.

Quanto mais ações eu tenho, mais dividendos recebo. O investidor pode usar os dividendos para comprar mais ações. Essas novas ações gerarão, mais tarde, mais dividendos e ele poderá comprar ainda mais ações.

Para isso, ele deve escolher ações que paguem dividendos regularmente, sem falhas, a cada exercício, geralmente trimestrais. Além disso, o valor dos dividendos frente ao preço da ação tem que valer a pena (para saber isso, olhamos um indicador chamado dividend yield).


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA MARFRIG (MRFG3): QUAL DECISÃO TOMAR?

Independentemente da estratégia da empresa, sempre pense em investimento, longo prazo, com cuidado.

Veja o que aconteceu com aqueles novatos da bolsa, milhões de pessoas, que entraram no mercado quando o Ibovespa estava em 120 mil pontos. Veio a pandemia e isso surpreendeu todas essas pessoas. Quem vendeu com prejuízo viu a bolsa se recuperar em poucos meses. Se decidiu voltar teve outra surpresa! A bolsa caiu novamente. Longo prazo é um lugar perigoso no mercado de risco e você deve estar ciente dessas possibilidades todas.

Porém, numa crise tão grave como a que acompanhamos – bem como outras que CERTAMENTE virão -, surgem muitas oportunidades. Precisamos escolher empresas que estejam em condições de superar a crise e seus desdobramentos.

Nunca devemos colocar muito dinheiro numa estratégia de longo prazo: apenas dinheiro que “não vamos precisar”. Se ocorrerem novas quedas, devemos estar com o sangue frio o suficiente para mantermos a posição e, não só isso, comprar mais ações. Sem falar que a colheita de frutos pode demorar décadas e a retomada de um ciclo de alta pode levar até mesmo alguns anos.

Nessa estratégia e na estratégia de curto prazo, o fundamental, porém, é o uso de uma estratégia que foque na leitura do volume: assim fazemos uma interpretação do que os grandes players estão fazendo, comprando ou vendendo. O volume nos dá pistas importantes de quando, onde, e como nos posicionarmos em ações as mais diversas. Atualmente a metodologia que melhor nos dá isso é o Raio X Preditivo.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA MARFRIG (MRFG3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro.
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta.
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda.
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem.
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro.
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA MARFRIG (MRFG3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que considera o volume como a principal informação para se analisar ativos negociados na bolsa.

Para o Raio X Preditivo, o volume é a causa. O preço é mero efeito.

No entanto, muitos cursos vendidos por aí continuam a focar apenas no preço.

Se focamos na causa, porém, conseguimos nos adiantar aos efeitos e ter operações e investimentos muito mais assertivos, com maior chance de sucesso.

Também podemos afirmar categoricamente que o Raio X Preditivo é o estudo do comportamento dos investidores institucionais, visto que apenas eles são capazes de através do controle dessa variável, desencadear certos movimentos de preço.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA MARFRIG (MRFG3)?

O primeiro passo para comprar ações da Marfrig (MRFG3) é se inscrever em um curso sobre bolsa de valores e trade.

É fundamental que esse curso considere o volume como a principal informação do gráfico. Um dos melhores cursos nesse sentido e talvez o único do Brasil que abertamente levanta essa bandeira é o Raio X Preditivo.

Só depois de inscrito abra sua conta em uma corretora de valores.

Primeiro treine muito os conceitos que vai aprender no curso em uma conta simulada (toda corretora oferece isso gratuitamente).

Depois de treinar bastante, garanta que tenha resultados positivos na conta simulada. A conta simulada é mais fácil por não envolver o fator emocional (você não perde dinheiro de verdade). Porém, também é verdade que, se você não tiver sucesso na conta simulada, seu resultado será bem pior na conta real.

Só então comece a operar ativos em sua conta real.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA MARFRIG (MRFG3)

A aposta mais segura seria dizer que, sim, a Marfrig vai valorizar, vai crescer e se solidificar ainda mais ao longo dos anos. Mas quando você está falando de seu dinheiro não deve fazer apostas. A coisa mais segura a se fazer é ter critérios objetivos para entrar e sair de um investimento, critérios objetivos para comprar e para vender qualquer ação. Mesmo os relatórios das companhias, por boa ou má fé, podem nos enganar. Então, em quem confiar? Para o Raio X Preditivo, a informação mais relevante é o volume de negócios: ele não mente e ele é irretocável. O volume de negócios mostra onde está o dinheiro, onde estão as posições dos investidores que realmente podem influenciar os grandes movimentos através de montagens de posições massivas ou vendas gigantescas que derrubam o mercado. Se antecipando através dessas informações que só o Raio X Preditivo sabe ler como ninguém, você reduz as chances de comprar um topo e aumenta a possibilidade de investir antes do mercado ir para cima.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário