Ações da Usiminas (USIM5): Como Investir?

As ações da Usiminas (USIM5) são boas para investir? Os investidores profissionais e os big players dão sinais de compra através do volume de negociações que poucos investidores sabem ler, mas que a gente ensina pra você

As ações da Usiminas (USIM5) são de uma das maiores siderúrgicas do mundo e uma das mais tradicionais do planeta, líder na produção de aços planos. É uma gigante. Mas seria isso, por si só, motivo para investirmos nesses ativos? A resposta não passa somente pelo fato de ela ser uma companhia forte e segura (dificilmente algo mais sério vai acontecer com ela), pois mesmo grandes empresas passam por momentos em que as ações desvalorizam com força. Vimos isso antes: subprime, pandemia, crises de commodities, guerras, etc... mas como saber o momento certo de comprar, mesmo quando estamos falando de empresas seguras?

As ações da Usiminas (USIM5) certamente são o tema deste artigo. Mas para responder esta pergunta precisamos apresentar a metodologia que utilizamos para tomar nossas decisões de compra e venda de ativos na bolsa de valores. O Raio X Preditivo, através da análise do volume de negócios na bolsa de valores, detecta a atuação dos big players, aqueles participantes fortes capazes de influenciar a direção dos preços, tanto para cima quanto para baixo, de maneira a nos posicionarmos de acordo com essas potências financeiras. O volume aponta as faixas de preço que esses participantes estão defendendo, o momento em que a demanda e a oferta estão com a bola toda ou secando e, portanto, antecipa os momentos de grande queda ou grande alta, aumentando a sua possibilidade de lucro e reduzindo o seu risco.

A Usiminas tem o seguinte número de ações:

  • Ordinárias: 705.260.684
  • Preferenciais: 547.818.424
  • Total: 1.253.079.108

E elas estão em livre negociação nas seguintes proporções:

  • Quantidade de Ações Ordinárias: 161.021.703 (22,83%)
  • Quantidade de Ações Preferenciais: 515.080.823 (94,02%)
  • Total de Ações: 676.102.526 (53,96%)


O QUE É A USIMINAS E SUAS AÇÕES (USIM5)?

Segundo a página das ações da Usiminas (USIM5) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Venda de produtos siderúrgicos, como Chapas Grossas, Laminados a quente a frio, placas, galvanizados, entre outros.
  • Classificação Setorial: Materiais Básicos / Siderurgia e Metalurgia / Siderurgia.

A Usiminas (Usinas Siderurgicas de Minas Gerais S.A) trabalha na área de siderurgia e lidera a produção e comercialização de aços planos. No setor de produção, a Usiminas possui duas plantas siderúrgicas, sendo uma em Minas Gerais e outra em São Paulo.

Sua fundação se deu em 1956 em Coronel Fabriciano, em área que viria posteriormente a ser o município Ipatinga, no Vale do Aço, Minas Gerais, como empresa estatal no governo de Juscelino Kubitschek.

Em 1964, o então distrito de Ipatinga, localizado a 220 km de Belo Horizonte, se emancipa de Coronel Fabriciano e a Usiminas passa a estar neste novo município.

Em 1962 a siderúrgica entrou em operação. Em 1991 foi a primeira empresa privatizada dentro do programa de desestatização do governo federal.

Em 1999, dentro do Plano de Otimização da Produção, o grupo investiu US$ 852 milhões. Entre as inovações estavam a linha de tiras a frio e a criação da Unigal. A Soluções Usiminas nasceu em 2009 e a área de mineração teve início em 2010.

Os principais acionistas do grupo são o Grupop Nippon, a Ternium-Tenaris e a Previdência Usiminas.

Trata-se do maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo.

Atualmente designa um pool de diversas empresas, estando empenhada com a transparência no relacionamento com o mercado de capitais:

  • Mineração Usiminas: Operações de mineração e transporte ferroviário, criada em 2010 através de uma joint venture com o grupo japonês Sumitomo Corporation. Tem participação de 20% no capital da MRS. Localizada no município de Itatiauçu (MG), na Serra Azul.
  • Soluções Usiminas: Distribuição e transformação de aço, criada em 2009 com a fusão das companhias Fasal, Rio Negro, Dufer, Zamprogna e Usicort. Possui onze unidades industriais no Brasil.
  • Usiminas Mecânica: Montagem industrial e bens de capital, investindo na indústria de gás e energia, habitação popular e infraestrutura.
  • Unigal Usiminas: Processamento de aço galvanizado por imersão a quente. Criada em 1999 através de uma joint venture entre a Usiminas e a Nippon Steel.

O que são as ações da Usiminas (USIM5)?

As ações da Usiminas (USIM5), assim como de qualquer outra empresa negociada na bolsa de valores, são “pequenos pedaços” da companhia.

Quando uma empresa decide vender suas ações na bolsa, como aconteceu recentemente com a Usiminas, a intenção é captar recursos através de investidores. Esses investidores comprarão as ações e esse dinheiro será usado para o crescimento da companhia. Os investidores estão dispostos a compartilhar os riscos do empreendimento. E, ao mesmo tempo, se os recursos forem bem utilizados, a empresa passará a valer mais e as ações valorizarão proporcionalmente.

Uma empresa pode, então, se tornar ainda mais lucrativa. Se ela se torna mais lucrativa, dividirá parte desses lucros com esses investidores (acionistas), em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.

História da Usiminas (USIM5)

  • Década de 50 - Na década de 50, um grupo de idealizadores articulou um importante movimento para viabilizar a implantação da primeira grande usina de siderurgia de Minas Gerais.
  • 1956 - A Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. (USIMINAS) é uma das maiores siderúrgicas do Brasil, fundada em 25 de abril de 1956, em um cenário brasileiro de euforia e otimismo gerados pelo Plano de Desenvolvimento do governo Juscelino Kubitschek, no Horto de Nossa Senhora, atual Ipatinga.
  • 1958 - A Usiminas tornou-se uma joint venture, com a participação de capital estatal em parceria com acionistas japoneses, permitindo um novo estilo de gestão compartilhada - nos moldes da iniciativa privada. Com o aporte de capitais do Governo de Minas Gerais, do Governo Federal e do Japão
  • 1962 - Originalmente criada como uma empresa estatal com o apoio do capital e da tecnologia japonesa foi inaugurada em 1962 no então distrito de Ipatinga, que na época pertencia ao município de Coronel Fabriciano. No dia 26 de outubro de 1962, João Goulart inaugurou a Usina Intendente Câmara. Com uma tocha trazida de Ouro Preto simbolizando os inconfidentes mineiros, o Presidente da República acendeu o primeiro alto-forno da usina.
  • 1963 - A usina estava em formação e contratava várias pessoas para o seu crescimento. Mas os empregados contratados, em sua grande maioria, não eram dotados de experiência no ramo siderúrgico e não entendiam muito do assunto. Os acidentes de trabalho eram trágicos e frequentes. Em 7 de outubro de 1963, em uma greve, lançaram mão da autoridade policial e indiscriminadamente fez-se uso das metralhadoras e o caos se instalou no episódio que ficou conhecido como o Massacre de Ipatinga.
  • Década de 70 - Na década de 70, era época do milagre brasileiro em que a economia se mostrava recuperada e em franco crescimento, reflexo das novas medidas adotadas pelo Governo Federal e das pesadas dívidas que os militares contraíam com fundos internacionais. A Usiminas foi responsável pelo fornecimento do insumo básico para a reativação da indústria pesada – naval, automobilística e de construção civil.
  • 1971 – A capacidade de produção alcançou 1 milhão de toneladas de aço ao ano. Isso garantiu sua passagem para três novas fases de expansão, capacitando-a, ao final da década, a produzir 3,5 milhões de toneladas anuais.
  • Década de 80 - No início dos anos 80, o Brasil começava a sofrer o impacto das dívidas contraídas pela ditadura militar na década de 70. Inflação galopante, desemprego e queda do PIB, lançando um novo desafio à Usiminas: ajustar-se a esse conturbado quadro conjuntural. Quando o período crítico chegou ao fim, abrindo novas perspectivas à indústria siderúrgica, a Usiminas, com sua economia normalizada, desenvolveu uma postura ágil e planejada, criando oportunidades para intensificar a busca por tecnologias mais avançadas e por maior grau de automação de suas unidades produtivas.
  • 1991 - Tornou-se a primeira estatal privatizada em 24 de outubro de 1991 pelo então presidente Fernando Collor de Mello. Apesar dos protestos ocorridos na época e da série de demissões após a privatização, o rompimento dos vínculos estatais representou para a empresa uma maior competitividade e produtividade, o que permitiu que já em 1994 fosse considerada pela revista Exame, especializada em negócios e administração, a melhor empresa do país. Em um dos anos seguintes, uma das subsidiárias da USIMINAS do período estatizado, a UMSAUSIMEC - Usiminas Mecânica, também foi considerada pela mesma revista, a empresa do ano. A livre iniciativa marcou o início de novas etapas de expansão e desenvolvimento para a usina nos anos 90. Um plano de metas foi programado envolvendo investimentos da ordem de 2,1 bilhões de dólares - o maior volume já realizado por uma siderúrgica brasileira.
  • 1999 - Dentro do Plano de Otimização da Produção, com investimento de 852 milhões de dólares, a Usiminas destacou o desenvolvimento de dois projetos: a nova Linha de Tiras a Frio e criação da Unigal.
  • 2005 e 2006 - O aço, deixou de ser, apenas uma siderúrgica, tornando-se sinônimo de um sistema que atua em siderurgia e em negócios onde o aço está presente, dentro e fora do Brasil.
  • 2008 - A Usiminas deu início a um processo de reestruturação em seus processos administrativos e produtivos, alterando a sua organização e as formas de operação, além de mudanças nas estratégias.
  • 2009 – A Usiminas dispensou setecentos trabalhadores em função da queda nas atividades e passou a operar com cerca de 50% da capacidade. No mesmo ano foi lançada a nova logotipo da empresa que passou a ter ao lado do nome, um símbolo estilizado de uma panela de transporte de ferro gusa. As empresas adquiridas pela companhia, como Cosipa e Zamprogna, passaram a funcionar sob nome Usiminas.
  • 2018 - Por volta de 12h40min, ocorreu uma explosão de um tanque de gás LDG (Linz Donawitz Gas) na área da Aciaria dentro da usina de Ipatinga e provocou um tremor de 1,8 ponto na Escala Richter sentido em vários bairros da cidade. Por precaução, o complexo industrial foi completamente evacuado, bem como escolas e edifícios públicos vizinhos.
  • 2020 - A Usiminas anunciou a venda da sede administrativa, localizada na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. O edifício em vidro e concreto, projetado pelo arquiteto Raphael Hardy Filho e adornado com jardim do paisagista Burle Marx, foi negociado pelo valor de R$ 130 milhões para dar lugar a um hospital da Fundação São Francisco Xavier, braço social da própria empresa.
  • 2021 - A Usiminas anunciou a nova sede em Belo Horizonte: o Amadeus Business Tower, edifício localizado na Avenida do Contorno, região da Savassi.


AÇÕES DA USIMINAS (USIM5): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Usiminas (USIM5) estão presentes na bolsa de valores brasileira.

Até meados de 2000, nossa bolsa era conhecida como Bovespa. Com a união com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) ela passou a ser conhecida como BM&FBovespa e, finalmente, como B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), depois da união com a Cetip.

Nesse processo de fusões, aos poucos, a bolsa se tornou totalmente eletrônica. O “pit”, onde as negociações em viva-voz aconteciam virou museu. Agora tudo acontece através de computadores, com mais velocidade, segurança e acessibilidade. Dá pra investir e negociar com um simples computador conectado à internet. Até mesmo um celular.

De fato, pode parecer muito fácil e simples entrar na bolsa de valores hoje em dia. E é.

Porém, jamais devemos esquecer que pular pela janela também é. Basta ter vontade. Entrar na bolsa sem saber onde se está metendo pode ter o mesmo efeito de pular pela janela (para seu dinheiro).

Por isso, neste tópico, quero deixar claro sobre onde você está se metendo.

A maior parte dos negócios da bolsa de valores é de responsabilidade dos investidores institucionais (big players).

São umas poucas empresas que controlam boa parte do capital mundial. Preço pra elas não é o único problema: além de terem que encontrar boas ações pra comprar a preços baixos e vender a preços altos, elas precisam dessas ações em grande volume.

Por isso, além do poderio financeiro, elas precisam ter a seu lado elementos que fazem toda a diferença:

  • Algoritmos de negociação automática, pra se aproveitar das mínimas variações de preço e desequilíbrios do mercado
  • Equipamento de ponta para rodar esses códigos sofisticados
  • As mentes matemáticas mais poderosas, para programar e organizar tudo isso
  • Os CEOs mas competitivos e bem informados do planeta.

Em momentos de crise como o que estamos presenciando, elas se aproveitam da liquidez e dos preços cada vez mais baixos e da disposição para a venda (por participantes desesperados) para absorver um grande número de ações.

Assim, é importante, na hora de negociar ações como as ações da Usiminas (USIM5), usarmos uma metodologia que mostre o que esses participantes estão fazendo. Acredite: você não tem nenhuma chance se você não entender a natureza da atuação dos big players.

Para isso, as metodologias com melhor desempenho são aquelas que observam os volumes que só esses participantes são capazes de movimentar. No Brasil, a melhor metodologia para isso é o Raio X Preditivo.

Quais ações a Usiminas possui e quais são os códigos das ações?

A Usiminas possui as seguintes ações:

  • USIM3 – Usiminas Ordinária: Proporciona participação nos resultados econômicos da empresa e concede ao titular o direito de voto em assembleia.
  • USIM5 – Usiminas Preferencial “A”: Oferece ao detentor prioridade no recebimento de dividendos ou, em caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Não concede direito de voto em assembleia.
  • USIM6 – Usiminas Preferencial “B”: Oferece ao detentor prioridade no recebimento de dividendos ou, em caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Não concede direito de voto em assembleia. Basicamente semelhante à USIM5 – Usiminas Preferencial “A”.

A Usiminas aderiu ao Nível I de Governança Corporativa da B3, oficializando e tornando público um compromisso que já faz parte das suas ações cotidianas, passando a beneficiar-se das vantagens de um mercado acionário mais transparente.

As ações da Usiminas (USIM5) são negociadas em quais bolsas?

As ações da Usiminas (USIM5) também são negociadas no mercado dos EUA, através do programa de ADRs.

Os ADRs, American Depositary Receipts, são certificados de ações emitidos por instituições depositárias no exterior, lastreados em valores mobiliários de empresas brasileiras. Considerados importantes instrumentos utilizados pelas empresas para captar recursos no exterior, os ADRs foram desenvolvidos por instituições financeiras internacionais, no intuito de superar as naturais barreiras formadas por diferentes procedimentos operacionais, idiomas, formulações legais, entre outras.

  • USNZY – Usiminas Preferencial: Equivale a 1 (uma) ação preferencial negociada no mercado de origem da Usiminas (B3).
  • USDMY – Usiminas Ordinária: Equivale a 1 (uma) ação ordinária negociada no mercado de origem da Usiminas (B3).

Em setembro de 1994, a USIMINAS lançou seu programa de ADR através de uma listagem 144-A. Posteriormente, em 2001, o ADR de nível I foi solicitado e aprovado pela SEC (Security & Exchange Commission), órgão nos Estados Unidos correspondente à Comissão de Valores Mobiliários. O ADR nível I da USIMINAS é negociado no mercado de balcão norte-americano.

As ações também estão no Latibex (Bolsa De Valores De Madri)

  • XUSI – Usiminas Preferencial: Oferece ao detentor prioridade no recebimento de dividendos ou, em caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Não concede direito de voto em assembleia.
  • XUSIO – Usiminas Ordinária: Proporciona participação nos resultados econômicos da empresa e concede ao titular o direito de voto em assembleia.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA USIMINAS (USIM5)?

Confira duas das principais formas de se ganhar dinheiro com ações da Usiminas (USIM5):

Trade com ações da Usiminas (USIM5)

O trader não quer ser sócio, acionista ou investidor. Ele só quer lucrar da maneira mais rápida possível dentro de sua periodicidade operacional.

  • Se o preço vai subir, na opinião dele, ele compra. Tão logo suba tanto quanto ele gostaria, ele vende e fica com a diferença. Se o preço cair, ele terá prejuízo.
  • Se o preço vai cair, segundo suas análises, ele aluga ações, vende e, quando chegar no seu alvo, mais barato, ele recompra, devolvendo as ações, pagando o aluguel e ficando com a diferença. Se o preço subir, no entanto, ele perdeu dinheiro.

Esse tipo de operação de venda é conhecido como venda a descoberto e, ainda que os iniciantes estranhem de início, ela é bem comum e facilitada pelas corretoras de valores através do aluguel de ações.

Os trades também podem ser classificados pela sua periodicidade operacional:

Ganhar dividendos com ações da Usiminas (USIM5)

O investidor compra as ações pra acumulá-las ao longo do tempo. Sempre que tem uma oportunidade, ele compra. Se as ações caem de preço, ele nem se preocupa compra mais, pois ele escolheu essa companhia por ter analisado seus fundamentos e achado que ela é boa e sólida. Não importa se o preço cai: isso significa que as ações estão baratas, uma vez que a empresa manteve seus fundamentos.

Não bastasse isso, provavelmente, esse investidor escolheu ações que pagam dividendos regularmente. Os dividendos são parte do lucro líquido de um exercício (possivelmente um trimestre) que são divididos entre os acionistas. O investidor usa os dividendos pra comprar mais ações, que darão mais dividendos pra comprar mais ações...

Para essa tática dar certo, as ações precisam ser boas pagadoras de dividendos:

  • Não ter falhas de pagamento de dividendos nos últimos anos: todo o trimestre a empresa apresenta lucro.
  • O valor dos dividendos é bom: o dividend yield é satisfatório.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA USIMINAS (USIM5): QUAL DECISÃO TOMAR?

Independentemente de qualquer coisa, é fundamental estar atento a como os investidores institucionais estão se comportando frente às ações da Usiminas (USIM5).

Estão comprando?

Estão vendendo?

Somente uma metodologia que observe o volume nos dará respostas satisfatórias e que permitam nosso posicionamento, como é o caso do Raio X Preditivo.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA USIMINAS (USIM5)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro.
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta.
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda.
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem.
  • Imposto de Renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro.
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA USIMINAS (USIM5)?

O Raio X preditivo é a metodologia que sabe que o volume é a principal influência sobre o preço. O preço é a causa dos movimentos de preço. O preço é mero efeito disso.

Para isso, usa conceitos e ferramentas, os indicadores Sato’s, para interpretar o comportamento dos investidores institucionais e colocar o trader de varejo ao lado desses participantes fortes, aumentando as chances de lucro.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA USIMINAS (USIM5)?

  • O mercado, a bolsa de valores, em especial, é muito competitivo. Sem fazer um curso para aprender o mínimo que seja, você não terá sucesso. Sugerimos, pelo motivo acima, que escolha o Raio X Preditivo.
  • Depois de abrir uma conta em uma corretora de valores, treine muito seus novos conhecimentos na conta demo (conta simulada) a fim de ganhar segurança. Embora a conta demo seja considerada mais fácil, por não envolver riscos reais, se você não tiver sucesso nela não o terá na conta real.
  • Só então, depois de estudar e treinar muito, comece na conta real. Você poderá investir ou fazer trades com ações da Usiminas (USIM5) ou outras empresas da bolsa de valores.

CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA USIMINAS (USIM5)

Não há dúvida de que a Usiminas é uma grande empresa, muito bem sedimentada e solidificada em seu setor, com posicionamento mundial. Porém isso de nada vale se, por acaso, comprarmos suas ações pouco antes de uma grande queda. O Raio X Preditivo consegue avaliar com grande precisão os momentos de maior risco e os momentos de maior oportunidade através da análise do volume e do posicionamento e atuação dos big players. Encontrando os níveis de preço em que os participantes fortes estão posicionados, seja na compra seja na venda, aumentamos as possibilidades de lucro e reduzimos os riscos. Ao mesmo tempo temos a possibilidade de acompanhar os movimentos de maneira a saber se eles estão comprando – mesmo numa queda – ou distribuindo, vendendo os ativos durante uma alta eufórica que precede uma queda, pegando todos desprevenidos (menos eles). O Raio X Preditivo é especializado nesta leitura e vem revolucionando a maneira de investidores e traders brasileiros verem o mercado.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário