Ações do Grupo Soma (SOMA3): como investir?

As ações do Grupo Soma (SOMA3) vão dar oportunidade de investimento nos próximos dias? Na verdade, podem dar nas próximas HORAS e você não pode perder o bonde se quiser lucrar. Aprenda a metodologia que ensina a se antecipar às grandes altas e às grandes quedas

As ações do Grupo Soma (SOMA3) pertencem a uma importante companhia de moda brasileira que abriu seu capital recentemente na bolsa de valores. Depois de um período de muitas aquisições, que incluíram a tradicional Hering, será um bom momento para investir nessa empresa?

As ações do Grupo Soma (SOMA3) são o tema deste artigo, mas acima de tudo queremos falar aqui para você sobre a metodologia que utilizamos para determinar os melhores momentos para comprar qualquer ativo da bolsa, inclusive este. O Raio X Preditivo utiliza o comportamento dos grandes players institucionais a fim de determinar a hora certa de comprar e de vender. Através do volume de negócios conseguimos detectar a posição dos participantes fortes do mercado, se estão comprando, se estão vendendo e com que intenções. Não poucas vezes, por exemplo, o Raio X Preditivo observa que os big players compram passivamente durante uma queda para montar posições fortes, com grande facilidade, para em dado momento, comprar agressivamente e provocar uma alta depois que “encheram o carrinho”.

O Grupo Soma tem 784.747.373 ações ordinárias e, destas, 490.736.222 (62,53%) estão em livre negociação.


O QUE É O GRUPO SOMA E SUAS AÇÕES (SOMA3)?

Segundo a página das ações do Grupo Soma (SOMA3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: (i) a confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida; e (ii) o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios de qualquer material.
  • Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Comércio / Tecidos/ Vestuário e Calçados

O Grupo Soma nasceu da fusão das marcas Animale com a Farm em 2010. Trata-se de uma empresa de varejo que ganhou renome com moda feminina. Desde 2014, porém, começou a ingressar em negócios focados no vestuário masculino e infantil.

Hoje, inclui as marcas Fábula, A. Brand, Foxton, Cris Barros, Off Premium e Maria Filó. Recentemente, comprou a Hering.

São 250 lojas próprias no Brasil voltadas às classes A e B, além de duas nos Estados Unidos. Em 2019, o grupo teve lucro líquido de R$ 126,8 milhões, com uma receita de R$ 1,3 bilhão.

O Grupo Soma realizou sua Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) em 2020. A companhia ingressa na B3 no segmento Novo Mercado, de mais alto grau de governança corporativa.

Ao todo, são 5300 funcionários e, em 2019, um crescimento de 19%.

O que são as ações do Grupo Soma (SOMA3)?

Ações são pequenos pedaços do capital social de uma companhia. É como se pegássemos tudo o que uma companhia supostamente vale, dividíssemos em frações muito pequenas. Essas frações, conhecidas como ações, são negociadas na bolsa de valores.

Ao comprar ações, eu passo a ser dono de uma parte da empresa, por menor que essa parte seja.

Mas por que as companhias fazem isso?

Muito bem. Às vezes, as empresas veem oportunidades de crescimento. Mas pra aproveitar essas oportunidades é preciso dinheiro. E, provavelmente, todo o dinheiro da empresa já está envolvido com a atual operação.

Seria necessário pedir um empréstimo ou financiamento. Mas isso tem juros que podem corroer qualquer resultado positivo que supostamente teríamos adiante.

A solução? Abrir capital. É um longo processo que culmina na IPO, do inglês Oferta Pública de Ações. Nesse dia, parte das ações, que representam parte do capital social da companhia, são vendidas aos investidores.

Os investidores aceitam dividir o risco do empreendimento e, em troca, caso tudo dê certo, verão as suas ações valorizarem ao longo do tempo, caso os recursos captados com a IPO sejam bem utilizados. Se isso acontecer, naturalmente, a empresa começa a valer mais. Se ela vale mais, os “pedacinhos”, as ações, passam a valer mais, proporcionalmente.

Além disso, uma empresa maior e mais forte, tende a ter mais lucros. Os lucros são divididos entre os acionistas, na proporção de ações que possuem, em forma de dividendos. Os dividendos são, geralmente, 25% dos lucros líquidos de um exercício. Essa porcentagem pode mudar de acordo com o estatuto social da companhia.

Porém, nem todos os participantes do mercado estão interessados em investimento de longo prazo ou mesmo em dividendos.

Os traders costumam comprar ações já com a ideia de vendê-las, tão logo valorizem suficientemente pra obter lucro. E, se acham que o preço das ações vai cair, podem até mesmo vender (mesmo sem tê-las, através do aluguel de ações) pra recomprar quando estiverem mais baratas.


AÇÕES DO GRUPO SOMA (SOMA3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações do Grupo Soma (SOMA3), a exemplo de todas as outras ações do mercado brasileiro, são negociadas na bolsa de valores B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

A nossa bolsa já foi conhecida como Bovespa. Depois, ela se fundiu com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e passou a ser chamada de BM&FBovespa. Em 2017, tivemos a união com a CETIP e ganhou o seu nome atual: B3.

A bolsa hoje é totalmente eletrônica. O pregão viva voz foi extinto e as negociações são mais rápidas, seguras e acessíveis. Com um computador e uma conta na corretora já dá pra negociar ações do Grupo Soma (SOMA3).

De fato, pode parecer muito fácil e simples entrar na bolsa de valores hoje em dia. E é.

Mas não podemos confundir essa facilidade com a ideia de que seria fácil tirar dinheiro e fazer o dinheiro crescer na bolsa de valores. Não é.

A bolsa de valores é dominada pelos investidores institucionais, os big players, umas poucas empresas gigantescas, responsáveis por 80%, talvez mais, das negociações que nela ocorrem.

São umas poucas empresas que controlam boa parte do capital mundial. Preço pra elas não é o único problema: além de terem que encontrar boas ações pra comprar a preços baixos e vender a preços altos, elas precisam dessas ações em grande volume.

Por isso, além do poderio financeiro, elas precisam ter a seu lado elementos que fazem toda a diferença:

  • Algoritmos de negociação automática: também conhecidos como robôs HFT (High Frequency Trading). Eles conseguem posicionar e reposicionar operações de compra em frações de segundo, escondendo assim o posicionamento dos big players. E também tirando proveito das menores distorções de preço do mercado
  • Equipamento de ponta pra rodar esses códigos sofisticados: até mesmo há o cuidado de que esses equipamentos fiquem sediados o mais próximo possível da bolsa pra haver a menor possibilidade de latência
  • Programadores altamente sofisticados pra projetar esses programas e organizar tudo isso
  • Os CEOs mas competitivos e bem informados do planeta: as pessoas que comandam as companhias institucionais geralmente não sabem apenas as notícias com semanas de antecedência. Muitas vezes, eles são a notícia. Quem está melhor informado? Um alto executivo da Goldman ou o jornalista que aperta o botão “publicar” no portal de notícias? Por isso, a melhor forma de se informar de forma direta é entender como esses participantes estão se portando no mercado (mesmo que não saibamos o motivo. Ou melhor dizendo a desculpa).

Assim, é importante, na hora de negociar ações como as ações do Grupo Soma (SOMA3), termos uma metodologia que “denuncie” a atuação desses participantes. Pois são eles, através do volume, que ditam o comportamento do preço.

Para isso, as metodologias com melhor desempenho são aquelas que observam os volumes que só esses participantes são capazes de movimentar. No Brasil, a melhor metodologia pra isso é o Raio X Preditivo.

Quais ações o Grupo Soma possui?

O Grupo Soma possui apenas ações ordinárias, que dão direito a voto nas assembleias e também têm direito a proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio.

Qual são os códigos das ações do Grupo Soma

O código das ações do Grupo Soma é SOMA3. Todas as ações da bolsa são reconhecíveis por seus códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral, também conhecido como ticker.

As ações do Grupo Soma (SOMA3) são negociadas em quais bolsas?

As ações do Grupo Soma não participam de nenhum programa de recibo, como as American Depositary Receipts. As ADR permitem que ações nacionais sejam negociadas nos Estados Unidos.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DO GRUPO SOMA (SOMA3)?

Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações do Grupo Soma (SOMA3).

Trade com ações do Grupo Soma (SOMA3)

O trade é basicamente operação de curto prazo, evitando ficar exposto ao risco da bolsa durante muito tempo. Imagine as pessoas que compraram bolsa a 120 mil pontos pensando em longo prazo como se sentiram com o surgimento da pandemia...

O trade pode ser day trade, quando começa e termina no mesmo dia, swing trade, quando dura poucos dias e position trade, quando dura poucas semanas.

Compramos quando achamos que a ação vai subir de preço, já com a intenção de vender, quando houver um lucro substancial ou quando houver um pequeno prejuízo (para evitar perdas maiores).

Se achamos que vai cair, podemos fazer uma venda a descoberto: alugamos ações, vendemos e recompramos para encerrar a operação, seja no lucro, seja no prejuízo.

Ganhar dividendos com ações do Grupo Soma (SOMA3)

Os investidores de longo prazo estão interessados na valorização das ações ao longo das décadas, mas também nos dividendos que é uma parte do lucro da companhia distribuído entre os acionistas. Estes dividendos podem ser usados para comprar ainda mais ações que, então, trarão mais dividendos. É sempre importante verificar se a empresa é boa pagadora de dividendos para aplicar esta estratégia. Aparentemente, no momento, não é o caso da Heringer (SOMA3).


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DO GRUPO SOMA (SOMA3): QUAL DECISÃO TOMAR?

Independentemente de qualquer número que a empresa divulgue, existem muitos fatores que não estão sob o controle dela e que também estão muito além de nosso radar.

Nossa metodologia, tanto para o longo prazo quanto para o curto consiste em não desprezar e, pelo contrário, valorizar o poder de oferta e demanda do mercado, bem como a necessidade de liquidez dos big players.

Se os investidores institucionais estão comprando, podem influenciar imediata ou posteriormente um processo de alta de uma ação. Da mesma forma se estão vendendo. O que muitos nem desconfiam: quando as ações estão caindo, muitas vezes, os big players estão comprando dos investidores fracos, que estão desesperados. Quando as ações estão subindo, os big players já começaram o processo de “desovar” as ações que compraram baratas durante uma queda.

Assim, antes de pensar em investir em qualquer ação, independentemente de sua postura – de longo ou de curto prazo – é fundamental analisar o comportamento dos institucionais.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DO GRUPO SOMA (SOMA3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DO GRUPO SOMA (SOMA3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que foca no volume de ativos negociados.

Para o Raio X Preditivo, o volume é a causa. O preço é mero efeito.

Infelizmente, a maior parte dos cursos oferecidos no Brasil ensina apenas a leitura do preço, que dá resultados atrasados ou até equivocados quanto ao que está acontecendo em um ativo.

Entendemos que se temos uma leitura adequada das causas, no caso o volume, temos condições de nos adiantar aos efeitos.

O Raio X Preditivo também pode ser considerado uma metodologia de estudo do comportamento dos investidores institucionais. São eles os responsáveis por, estimativamente, mais de 80% do volume negociado nas bolsas mundiais. E, dessa forma, eles comandam o andamento dos preços. Colocar-se ao lado desses gigantes, emulando sua atuação, é a garantia de operações e até de investimentos mais acertados.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DO GRUPO SOMA (SOMA3)?

Não faça nada antes de se inscrever em um curso sobre bolsa de valores.

É engraçado como as pessoas fazem curso até para fazer bolos, que é uma atividade supostamente simples.

E, na hora, de entrar num dos ambientes mais sanguinários que existem, com a possibilidade de perdas significativas, muito mais significativas que um simples bolo solado, queimado, batumado ou cru, entram como se estivessem indo para um campo florido. Não é um campo florido. É uma guerra. E você pode perder dinheiro. Muito dinheiro.

Um curso evita que isso aconteça das formas mais estúpidas.

Escolha um curso que privilegie a análise dos ativos através do volume negociado e não do preço. A maior parte dos cursos enfoca o preço e, por experiência, isso não traz bons resultados.

Não mesmo.

Sempre pergunte a essência do curso a quem estiver vendendo. Se ele não mencionar que o volume é o principal fator, fuja e procure outro.

Escolhido o curso, está na hora de abrir a conta na corretora de valores.

Mas ainda não é o momento de depositar o dinheiro. Primeiro você precisa treinar as técnicas que está aprendendo na conta demo, uma conta em que você opera “dinheiro de mentira” em suas negociações de ações e outros ativos. Esta é a hora de ganha confiança na metodologia que está aprendendo.

Com confiança na metodologia, o fator emocional na hora de operar na conta real, com dinheiro de verdade, é reduzido enormemente. Não passe para a conta real enquanto não tiver resultados na conta demo. Se nem na conta demo você conseguir, como conseguiria na conta real?

Depois de algumas semanas ou meses treinando, aí sim, está na hora de passar a conta real. Deposite dinheiro na conta da corretora e comece a negociar ações da Soma (SOMA3) e de outras empresas da bolsa, bem como muitos outros ativos e derivativos disponíveis.

CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DO GRUPO SOMA (SOMA3)

O Grupo Soma é uma grande empresa, mas isso não basta para nossa decisão em investimento. Nós, do Raio X Preditivo, somos partidários de que toda decisão na bolsa de valores deve passar pela análise do comportamento e da atuação dos investidores institucionais, os big players. E isso só é possível através da análise do volume de negócios. Nenhuma informação na bolsa de valores é mais absoluta e menos passível de engano que o volume e o Raio X Preditivo lê esse dado como nenhuma outra metodologia o faz. Até mesmo os deslocamentos de preço no gráfico podem ser enganadores. Porém, o volume é absoluto e inegavelmente aponta regiões de preço em que há posições fortes montadas e sendo defendidas. É a partir dessas regiões que partem os grandes movimentos e o posicionamento nesses pontos garantem baixo risco e alta possibilidade de lucro.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário